ESCOLA
ESTADUAL TRÊS PODERES
PROFESSORA:
CÁTIA GREISIELA CAMPOS
BELO
HORIZONTE, 2015.
Projeto de Educacional, conversando com o conteúdo de
Revolução Francesa, para os Alunos do Ensino Médio. Atividade curricular
desenvolvida como processo de contribuição do ensino-aprendizagem, apresentado
à Escola Estadual Três Poderes, com o objetivo de Intervenção Pedagógica,
trabalhando temas transversais. Através deste projeto propõe atendimento aos
alunos, para a iniciativa da compreensão da importância do ato de exercer a
cidadania.
Liberdade! Igualdade!
Fraternidade!
(Lema da Revolução Francesa
1789-1799)
1.
INTRODUÇÃO
O presente projeto visa como objetivo principal
uma proposta de intervenção interdisciplinar, com o objetivo direto de
conscientização política. O projeto procurar-se-á em todo o seu processo de
execução, orientar os alunos sobre a importância do ato de exercer a cidadania.
O projeto será desenvolvido pelos alunos,
através de processos, etapas, que nos resultados apresentarão aos alunos a
importância do conhecimento político, partindo do ponto do entendimento da vida
política, ou seja, da compreensão de aços como funções dos cargos (de Vereador
a Presidente da República), para que serve o TRE e TSE, como se funda um
partido político, no Brasil hoje, podemos falar em esquerda e direita? E
finalizando, como formar um partido político, e a legislação brasileira para a
criação de um novo partido.
O projeto em questão foi elaborado pela
Professora de História do turno da manhã, das turmas do 2º Anos do Ensino
Médio. A proposta focará aça busca incessante pela integração dos alunos com o
tema, através de etapas de realização, para que desta forma, o trabalho alcance
seus objetivos, e proporcione aos alunos momentos que poderão contribuir com
sua formação e cidadania.
O tempo de execução para o projeto em questão
fica estabelecido nos meses de agosto e setembro (3º Bimestre). Onde através de
um agendo inicial com os alunos, as datas de apresentações sejam cumpridas.
Principalmente, por ser um projeto sobre
política, o projeto deixa lacunas abertas, para que a adequação necessária possa
ser efetuada durante sua aplicação, considerando que o aluno não é um objeto
pronto. Desta forma, a professora em questão, se propõe também a remodular as
atividades, de acordo com a realidade encontrada e o acompanhamento dos alunos,
como também participação e desempenho.
Assim, a professora conta intensivamente com o
corpo docente da escola, como demais profissionais da comunidade escolar, para
que o projeto possa ser desenvolvido e atingir seus objetivos, focando sempre o
aluno, e atendendo suas necessidades, como ainda contribuindo com seu
desenvolvimento no processo estudantil.
1.1 JUSTIFICATIVA
A iniciativa da proposta deste projeto procura
atender as necessidades encontradas em sala de aula. Dificuldades essas, que
perpassam pelo tema abordado, e a negação, inicial encontrada, pelos alunos em
tratar o tema Política. Assim, o projeto foi elaborado pela professora regente
de História, focando inserir 280 alunos ao mundo da política, ou seja,
conscientizando estes alunos, do valor de seu voto, e de sua importância como
cidadão brasileiro.
O projeto em questão, durante sua realização
receberá devida orientação para estudos e realizações das atividades propostas
pela professora, e as atividades propostas, de intervenção, irão contribuir com
a melhora de conhecimento dos alunos do Ensino Médio.
Assim, o projeto não poderá ser fechado, mas
sim uma proposta onde as lacunas possam apresentar aberturas para inserção de
outras possibilidades, diante da realidade encontrada na escola, e envolvimento
dos alunos com as pesquisas propostas.
O novo é desafiador, porém quando o projeto é bem
apresentado, elaborado e executado, sua aplicabilidade torna-se viável, e o
desafiador, atinge seus objetivos com resultados satisfatórios.
1.2 OBJETIVOS
1.2.1 Objetivo Geral
Oferecer aos alunos, alvo do projeto, conhecimento
básico sobre a importância da política.
1.2.2 Objetivos Específicos
Ø Oferecer
aos discentes debates sobre os temas que envolvam política;
Ø Focar
atividades com tirinhas, charges, mapas, gráficos, pequenos textos, documentos
históricos, reportagens, panfletos; poesias e outras, para despertar nos alunos
o interesse por um assunto tão delicado e necessário.
Ø Direcionar
aos alunos atividade que façam com que os mesmos, possam refletir, interagir e
assimilar os conteúdos, serão feitos dois relatórios e um seminário.
1.3 METODOLOGIA
A proposta apresentada procura inserir de forma
geral, os alunos do 2º Ano do Ensino Médio, a conhecer o valor da política.
Por tamanha necessidade e importância, o projeto
busca práticas pedagógicas simples, onde os alunos poderão contar com os meios
disponibilizados, para execução das etapas.
A metodologia é básica, porém direta, o despertar
para a participação de todos os alunos no projeto, e que ao final possamos ter
280 alunos, conscientes do seu ato de exercer a cidadania, votando, para
decidirem o futuro d o país.
2.
DESENVOLVIMENTO
TRABALHO:
CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA - VALOR: 8,0 PONTOS
Trabalho
em grupo: 4 grupos por sala. Em média, dez alunos por grupo. Observação:
Procurar no dicionário o significado da palavra POLÍTICA e LEGISLATIVO.
1º Etapa: Cada integrante deverá selecionar 4/5
reportagens, sobre política. Após a seleção, o grupo deverá observar quais
temas foram mais selecionados pelos integrantes. Etapa seguinte: deverá ser
elaborado um relatório/texto para ser entregue no dia ___/08/2015, relacionando
os temas selecionados com a atual política do país. Antes do texto, deverá ser
descrito os três temas. Em seguida apresentar o texto, em torno de 40 linhas,
digitado, seguindo as normas abaixo:
Ø Fonte Arial, 12.
Ø Margens 2 cm.
Ø Espaçamento entre linhas 1,5 cm.
Ø Texto Justificado.
Ø
Papel
A4.
2ª Etapa: Os grupos deverão buscar informações
sobre:
Ø As funções dos cidadãos, que eleitos,
passam a exercer funções públicas: dos vereadores a presidência do Brasil,
focar o Poder Legislativo.
Ø A importância da formação de um partido
político e suas funções;
Ø Pesquisar porque existem partidos de
esquerda, direita e centro, e quais as definições para que estes partidos sejam
enquadrados nestas posições;
Ø Pesquisar a importância do TRE –
Tribunal Regional Eleitoral, suas funções e importância no processo eleitoral
brasileiro;
Esta segunda etapa deverá ser
apresentada por cada grupo, onde será feito um sorteio na sala de aula, e o
grupo explica. O sorteio será feito no dia da apresentação, ou seja, todos os
grupos deverão pesquisar todos os temas acima, e organizar a apresentação
antecipadamente. Apresentação ___/___/2015.
3ª Etapa: Os alunos deverão visitar
órgãos como a CMBH - Câmara Municipal de Belo Horizonte e a ALMG – Assembleia
Legislativa de Minas Gerais. Deverão se organizar para assistir uma sessão:
- Debates e votações no Plenário e nas comissões
- Audiências públicas na Capital e no interior
- Eventos de educação para a cidadania
- Seminários legislativos
- Fóruns técnicos
- Ciclos de debates
- Debates públicos
- Audiências públicas na Capital e no interior
- Eventos de educação para a cidadania
- Seminários legislativos
- Fóruns técnicos
- Ciclos de debates
- Debates públicos
Deverá ser feito um relatório, apresentando a visita do grupo, este
relatório deverá incluir uma entrevista com um Vereador e um Deputado, de
preferência de partidos e posições políticas diferentes, e ainda a importância
e funções destes órgãos CMBH e ALMG. Relatório/texto para ser entregue no dia
___/09/2015.
A
etapa acima não foi cumprida, por falta de data no calendário da ALMG e da
CMBH.
4ª Etapa: Os alunos deverão pesquisar a “Declaração dos Direitos do Homem e do
Cidadão” (França,1789) e a “Declaração
Universal dos Direitos Humanos” (ONU,1948), e deverão pesquisar também o “Código Civil Brasileiro” de 1916, que
recebeu uma revisão no final do século XX, e em 2002 foi aprovado. Em seguida,
destaque os direitos de Liberdade, Igualdade e Fraternidade dados aos seres
humanos, focar: social, político e religioso. Escolha os pontos a serem
destacados, não é para falar de todos os artigos, selecione 5 artigos. Elabore
um texto, crie argumentos para justificar as escolhas dos artigos escolhidos
das declarações e articule a comparação com o Código Civil Brasileiro. ____/___/2015.
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO: O trabalho será apresentado em um
seminário final, onde teremos uma mesa redonda com o tema: “A importância de exercer o meu papel
político, atuando como cidadão”. Para esta mesa redonda teremos convidados.
A
proposta é conseguir um espaço maior, visto que o auditória da escola não
comporta 300 pessoas, e como temos no 2º ano do Ensino Médio 280 alunos, será
de extrema importância recorrer a um espaço mais amplo, para que a apresentação
do trabalho ocorra de forma planejada.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Por sua importância e necessidade, o presente
trabalho, considera importante a participação dos alunos, como também do corpo
docente da escola, a fim de contribuir com a realização deste trabalho/projeto.
A professora, em questão, espera ao final deste
trabalho, tirar no analfabetismo político 280 alunos. Para que estes possam ter
uma noção de política, e começar neste processo, escolher seus candidatos,
cientes de suas funções, e obrigações para com o povo, seus eleitores.
convidados - temas
-Advogado Jadir
Morais Junior com o tema: “A legislação brasileira para formação e
fundação de um partido político”.
-Deputado
Estadual Iran Barbosa com o tema: A importância de exercer o dever
político como cidadão, como membro e representante da Assembleia Legislativa do
Estado de Minas Gerais.
- Advogado
Robson Itamar e membro do MCC – Movimento Cidadão Comum, com o tema: A
importância para o adolescente exercer a cidadania.
-Giovanni Bruno Oliveira Costa - ex-aluno
da Escola Estadual Três Poderes com o tema: Eu
adolescente, por que me tornar um consciente político?
- Alber Fernandes - Diretor da Escola Estadual Três Poderes para fechamento das colocações e temas abordados,
sobre a importância política, para nós jovens.
Texto André William Vasconcelos
Estou aqui
representando cada um de vocês, pois sei que se identificarão em algum momento
com o texto.
Ao começar o terceiro
bimestre, sabíamos que estaríamos estudando Revolução Francesa, o que não
imaginávamos, é que nossa professora de história, Cátia Campos, iria nos
apresentar um projeto, que inicialmente não nos agradou, falar de
política?!?!!?!? Como assim? Justamente nesse momento que o país vive, de
tantas conversas, desconversas, conchavos, agressões verbais, desrespeito entre
nossos representantes eleitos, desrespeito a Democracia, panelas sendo batidas
nas janelas, manifestações com blusas de instituições, que estão sendo
investigadas, e mais e mais, tantas coisas mais. Ufa! Estamos fartos, não
precisamos nos desgastar com mais nada. Será mesmo?
Porém, a professora ao
falar o tema do projeto bimestral, anunciou e calou-se, imagino que isso em todas
as sete turmas, tanto a reação dela como a nossa, foi igual. Resmungamos,
esperneamos, reclamamos, afinal somos alunos, e não seria diferente, qualquer
proposta iríamos reclamar. Ela não desistiu, e muito menos se intimidou, ficou
firme, como sempre, ela esperou, aguardou, e em seguida foi colocando o
processo que iríamos cumprir, inicialmente, no íntimo, sentimos descer as
palavras dela, com um falso sorriso, de que estava tudo bem, ela havia nos
convencido, afinal valeria muitos pontos.
O bimestre transcorreu,
e com ele, nossa postura e dinâmica em relação trabalho, aquilo que iniciou
como desagradável, foi se tornando desafiador, começamos a buscar informações,
a trocar ideias e de repente, estávamos tão empenhados, que o celular da
professora passou de pessoal a educacional. Lá estávamos nós, a todo o momento
enviando perguntas, tirando dúvidas e claro não sendo respondidos de imediato,
esquecemos as vezes que ela não é somente professora, e muitas vezes nos deixar
no vácuo, era proposital, para que resolvêssemos nossas pendências,
crescêssemos.
Fomos persistentes,
sabemos que o trabalho em grupo exige esforço de todos, e como a professora não
aceita reclamações e problemas do grupo, também amadurecemos em solucionar
nossos conflitos. E assim, vamos construindo nossa postura enquanto seres
humanos, e claro, o conhecimento proposto. Ao final, estamos todos
alfabetizados politicamente, somos mais de 250 alunos, e saibam, estaremos em
peso providenciando nossos títulos de eleitores, e diante do aprendizado adquirido,
nos tornamos uma elite politizada, e claro muito exigente, tão quanto o
processo do trabalho da professora Cátia, exigiu de cada um de nós. Ou melhor,
seremos mais exigentes que o trabalho que tivemos para adquirir o conhecimento
proposto inicialmente, pois agora não apenas, sabemos o que é política, o
entorno que a envolve, mas também aprendemos o valor de exercer nossa
cidadania, que recebemos ao nascer, e passamos a executar a partir do momento
que nos tornamos eleitores.
Obrigado!
Agradecimento aos
Convidados
Nós, alunos do 2º ano
do Ensino Médio, da Escola Estadual Três Poderes, agradecemos os convidados
presentes, que disponibilizaram de seu precioso tempo, para estarem conosco e contribuírem
com nossa formação, neste processo de conscientização política. Nos apresentado
valores e importância, que antes não conseguimos enxergar, porém de extrema
importância para a nossa vida como cidadãos brasileiros, com muito orgulho, que
somos.
Agradecemos em especial
cada um de vocês, que estão compondo a mesa, como também a Senhora Barbara
Moraes, o Senhor Igor Monteiro, o senhor João Gabriel Santana, o senhor Isaias
membros do MCC – Movimento Cidadão Comum, os assessores do Deputado Iran
Barbosa, e claro nossos professores presentes, que cederam suas aulas para que
este trabalho pudesse ser realizado, e contribuem diariamente para nossa
formação educacional.
Agradecemos em especial
o nosso vice-Diretor Eduardo e
a supervisora Maria Ângela, por contribuir imensamente com a realização deste
momento.
Agradecemos as pessoas
que contribuíram e atenderam a professora Cátia Campos, confiando em nosso
trabalho e empenho para realização do projeto. Incluímos aqui, a Senhora Sueli
Alves responsável pelo Buffet que está nos atendendo, e aos diretores do Clube
Labareda, na pessoa do Senhor Valdemar, por ceder o espaço, e tornar possível a
realização de uma manhã enriquecedora para nossas vidas.
Cientes que sairemos
daqui, novos cidadãos brasileiros! O nosso muito obrigado!
REFERÊNCIAS
BACHA, M. L.; MALUF, M.
C. C. Promoção e recuperação. Série Ensino Fundamental. 2. ed.
Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Ensino de 1º e 2º Graus.
Brasília, n. 14, 1979.
BATISTA, A. A. G. Capacidades
da alfabetização. Antonio Augusto Gomes et al Belo Horizonte:
Ceale/FaE/UFMG, 2005. (Coleção Instrumentos da Alfabetização, 2).
CERVO,
A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. 3. ed. São Paulo:
MacGraw-Hill do Brasil, 1983.
CHARLOT,
B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Trad. Bruno Magne.
Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
______.
Relação com o saber, formação de professores e globalização: questões
para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.
Cortez,
R. C. Recuperação escolar e as diferentes modalidades de execução. 2004.
172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade de São Paulo. São
Paulo, 2004.
LEMOS,
M. F. A atividade de reforço na escola pública como espaço para construção
da cidadania. 2005. 100 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e
Estudos da Linguagem) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São
Paulo, 2005.
MARCONI,
M. A.; LAKATOS, E. M. Técnica de pesquisa: planejamento e execução de
pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisas, elaboração, análise e
interpretação de dados. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
MATINELLI,
M. Conversando sobre educação em valores humanos. São Paulo: Peirópolis, 1997.
NUNES,
T. Aprender a pensar. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996.
OLIVEIRA,
J. B. A. Desigualdade e políticas compensatórias. In: SCHWARTZMAN, S. (Org.). Os
desafios da educação no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2005. p
53-89.
RATSR, L.E. et. al. Ensinar a pensar. São Paulo: EPU, 1997.
SEBER, M. G. Piaget. O diálogo com a criança e o desenvolvimento do raciocínio. São
Paulo: Scipione, 1997.
TAHAN, M. A
arte de ler e contar histórias. Rio de Janeiro: Conquista, 1999.
Fotos do Evento
Primeiro os preparativos... então obrigada aos alunos que me ajudaram a fazer desse momento o melhor, diretor Alber e alunos do 2Ano, Luiza Barud Torres e Roberto Oliveira Junior... meninos do som e recepção, meninas na recepção simplesmente ARRASARAM!!!!
O momento. ... galera do 2Ano da Escola Estadual Três Poderes, vocês arrasaram... que comportamento, show, elogios e mais elogios, poucos puxões de orelha kkkk, parabéns!!! Provaram que são o futuro desse país. ... que orgulho saber que agora vocês são quase 300 eleitores alfabetizados politicamente, exigentes, e cidadãos conscientes. ... muito feliz...
Meu agradecimento aos alunos e convidados, não tenho foto com todos, estão faltando, me mandem zapzap educacional para novas postagens... atravessamos!!! Muito orgulhosa de vocês meus alunos, agora, alfabetizados politicamente...
Nenhum comentário:
Postar um comentário