domingo, 4 de outubro de 2015

PROJETO: CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA – REVOLUÇÃO FRANCESA: EXERCENDO A CIDADANIA.

ESCOLA ESTADUAL TRÊS PODERES
                                     PROFESSORA: CÁTIA GREISIELA CAMPOS
BELO HORIZONTE, 2015.

Projeto de Educacional, conversando com o conteúdo de Revolução Francesa, para os Alunos do Ensino Médio. Atividade curricular desenvolvida como processo de contribuição do ensino-aprendizagem, apresentado à Escola Estadual Três Poderes, com o objetivo de Intervenção Pedagógica, trabalhando temas transversais. Através deste projeto propõe atendimento aos alunos, para a iniciativa da compreensão da importância do ato de exercer a cidadania.

Liberdade! Igualdade! Fraternidade!

(Lema da Revolução Francesa 1789-1799)

1.    INTRODUÇÃO

O presente projeto visa como objetivo principal uma proposta de intervenção interdisciplinar, com o objetivo direto de conscientização política. O projeto procurar-se-á em todo o seu processo de execução, orientar os alunos sobre a importância do ato de exercer a cidadania.
O projeto será desenvolvido pelos alunos, através de processos, etapas, que nos resultados apresentarão aos alunos a importância do conhecimento político, partindo do ponto do entendimento da vida política, ou seja, da compreensão de aços como funções dos cargos (de Vereador a Presidente da República), para que serve o TRE e TSE, como se funda um partido político, no Brasil hoje, podemos falar em esquerda e direita? E finalizando, como formar um partido político, e a legislação brasileira para a criação de um novo partido.
O projeto em questão foi elaborado pela Professora de História do turno da manhã, das turmas do 2º Anos do Ensino Médio. A proposta focará aça busca incessante pela integração dos alunos com o tema, através de etapas de realização, para que desta forma, o trabalho alcance seus objetivos, e proporcione aos alunos momentos que poderão contribuir com sua formação e cidadania.
O tempo de execução para o projeto em questão fica estabelecido nos meses de agosto e setembro (3º Bimestre). Onde através de um agendo inicial com os alunos, as datas de apresentações sejam cumpridas.
Principalmente, por ser um projeto sobre política, o projeto deixa lacunas abertas, para que a adequação necessária possa ser efetuada durante sua aplicação, considerando que o aluno não é um objeto pronto. Desta forma, a professora em questão, se propõe também a remodular as atividades, de acordo com a realidade encontrada e o acompanhamento dos alunos, como também participação e desempenho.
Assim, a professora conta intensivamente com o corpo docente da escola, como demais profissionais da comunidade escolar, para que o projeto possa ser desenvolvido e atingir seus objetivos, focando sempre o aluno, e atendendo suas necessidades, como ainda contribuindo com seu desenvolvimento no processo estudantil.
1.1  JUSTIFICATIVA


A iniciativa da proposta deste projeto procura atender as necessidades encontradas em sala de aula. Dificuldades essas, que perpassam pelo tema abordado, e a negação, inicial encontrada, pelos alunos em tratar o tema Política. Assim, o projeto foi elaborado pela professora regente de História, focando inserir 280 alunos ao mundo da política, ou seja, conscientizando estes alunos, do valor de seu voto, e de sua importância como cidadão brasileiro.
O projeto em questão, durante sua realização receberá devida orientação para estudos e realizações das atividades propostas pela professora, e as atividades propostas, de intervenção, irão contribuir com a melhora de conhecimento dos alunos do Ensino Médio.
Assim, o projeto não poderá ser fechado, mas sim uma proposta onde as lacunas possam apresentar aberturas para inserção de outras possibilidades, diante da realidade encontrada na escola, e envolvimento dos alunos com as pesquisas propostas.
O novo é desafiador, porém quando o projeto é bem apresentado, elaborado e executado, sua aplicabilidade torna-se viável, e o desafiador, atinge seus objetivos com resultados satisfatórios.


1.2  OBJETIVOS

1.2.1 Objetivo Geral

Oferecer aos alunos, alvo do projeto, conhecimento básico sobre a importância da política.


1.2.2 Objetivos Específicos

Ø  Oferecer aos discentes debates sobre os temas que envolvam política;
Ø  Focar atividades com tirinhas, charges, mapas, gráficos, pequenos textos, documentos históricos, reportagens, panfletos; poesias e outras, para despertar nos alunos o interesse por um assunto tão delicado e necessário.
Ø  Direcionar aos alunos atividade que façam com que os mesmos, possam refletir, interagir e assimilar os conteúdos, serão feitos dois relatórios e um seminário.



1.3  METODOLOGIA


A proposta apresentada procura inserir de forma geral, os alunos do 2º Ano do Ensino Médio, a conhecer o valor da política.
Por tamanha necessidade e importância, o projeto busca práticas pedagógicas simples, onde os alunos poderão contar com os meios disponibilizados, para execução das etapas.
A metodologia é básica, porém direta, o despertar para a participação de todos os alunos no projeto, e que ao final possamos ter 280 alunos, conscientes do seu ato de exercer a cidadania, votando, para decidirem o futuro d o país.



2.    DESENVOLVIMENTO


TRABALHO: CONSCIENTIZAÇÃO POLÍTICA - VALOR: 8,0 PONTOS

Trabalho em grupo: 4 grupos por sala. Em média, dez alunos por grupo. Observação: Procurar no dicionário o significado da palavra POLÍTICA e LEGISLATIVO.

1º Etapa: Cada integrante deverá selecionar 4/5 reportagens, sobre política. Após a seleção, o grupo deverá observar quais temas foram mais selecionados pelos integrantes. Etapa seguinte: deverá ser elaborado um relatório/texto para ser entregue no dia ___/08/2015, relacionando os temas selecionados com a atual política do país. Antes do texto, deverá ser descrito os três temas. Em seguida apresentar o texto, em torno de 40 linhas, digitado, seguindo as normas abaixo:


Ø  Fonte Arial, 12.
Ø  Margens 2 cm.
Ø  Espaçamento entre linhas 1,5 cm.
Ø  Texto Justificado.
Ø  Papel A4.


2ª Etapa: Os grupos deverão buscar informações sobre:

Ø  As funções dos cidadãos, que eleitos, passam a exercer funções públicas: dos vereadores a presidência do Brasil, focar o Poder Legislativo.
Ø  A importância da formação de um partido político e suas funções;
Ø  Pesquisar porque existem partidos de esquerda, direita e centro, e quais as definições para que estes partidos sejam enquadrados nestas posições;
Ø  Pesquisar a importância do TRE – Tribunal Regional Eleitoral, suas funções e importância no processo eleitoral brasileiro;

Esta segunda etapa deverá ser apresentada por cada grupo, onde será feito um sorteio na sala de aula, e o grupo explica. O sorteio será feito no dia da apresentação, ou seja, todos os grupos deverão pesquisar todos os temas acima, e organizar a apresentação antecipadamente. Apresentação ___/___/2015.

3ª Etapa: Os alunos deverão visitar órgãos como a CMBH - Câmara Municipal de Belo Horizonte e a ALMG – Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Deverão se organizar para assistir uma sessão:


- Debates e votações no Plenário e nas comissões
- Audiências públicas na Capital e no interior
- Eventos de educação para a cidadania
- Seminários legislativos
- Fóruns técnicos
- Ciclos de debates
- Debates públicos

Deverá ser feito um relatório, apresentando a visita do grupo, este relatório deverá incluir uma entrevista com um Vereador e um Deputado, de preferência de partidos e posições políticas diferentes, e ainda a importância e funções destes órgãos CMBH e ALMG. Relatório/texto para ser entregue no dia ___/09/2015.

A etapa acima não foi cumprida, por falta de data no calendário da ALMG e da CMBH.

4ª Etapa: Os alunos deverão pesquisar a “Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão” (França,1789) e a “Declaração Universal dos Direitos Humanos” (ONU,1948), e deverão pesquisar também o “Código Civil Brasileiro” de 1916, que recebeu uma revisão no final do século XX, e em 2002 foi aprovado. Em seguida, destaque os direitos de Liberdade, Igualdade e Fraternidade dados aos seres humanos, focar: social, político e religioso. Escolha os pontos a serem destacados, não é para falar de todos os artigos, selecione 5 artigos. Elabore um texto, crie argumentos para justificar as escolhas dos artigos escolhidos das declarações e articule a comparação com o Código Civil Brasileiro.   ____/___/2015.

APRESENTAÇÃO DO TRABALHO: O trabalho será apresentado em um seminário final, onde teremos uma mesa redonda com o tema: “A importância de exercer o meu papel político, atuando como cidadão”. Para esta mesa redonda teremos convidados.
A proposta é conseguir um espaço maior, visto que o auditória da escola não comporta 300 pessoas, e como temos no 2º ano do Ensino Médio 280 alunos, será de extrema importância recorrer a um espaço mais amplo, para que a apresentação do trabalho ocorra de forma planejada.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Por sua importância e necessidade, o presente trabalho, considera importante a participação dos alunos, como também do corpo docente da escola, a fim de contribuir com a realização deste trabalho/projeto.
A professora, em questão, espera ao final deste trabalho, tirar no analfabetismo político 280 alunos. Para que estes possam ter uma noção de política, e começar neste processo, escolher seus candidatos, cientes de suas funções, e obrigações para com o povo, seus eleitores.

convidados - temas 

-Advogado Jadir Morais Junior com o tema: “A legislação brasileira para formação e fundação de um partido político”.

-Deputado Estadual Iran Barbosa com o tema: A importância de exercer o dever político como cidadão, como membro e representante da Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais.

- Advogado Robson Itamar e membro do MCC – Movimento Cidadão Comum, com o tema: A importância para o adolescente exercer a cidadania.


-Giovanni Bruno Oliveira Costa - ex-aluno da Escola Estadual Três Poderes com o tema: Eu adolescente, por que me tornar um consciente político?

- Alber Fernandes - Diretor da Escola Estadual Três Poderes para fechamento das colocações e temas abordados, sobre a importância política, para nós jovens.

Texto André William Vasconcelos 

Estou aqui representando cada um de vocês, pois sei que se identificarão em algum momento com o texto.
Ao começar o terceiro bimestre, sabíamos que estaríamos estudando Revolução Francesa, o que não imaginávamos, é que nossa professora de história, Cátia Campos, iria nos apresentar um projeto, que inicialmente não nos agradou, falar de política?!?!!?!? Como assim? Justamente nesse momento que o país vive, de tantas conversas, desconversas, conchavos, agressões verbais, desrespeito entre nossos representantes eleitos, desrespeito a Democracia, panelas sendo batidas nas janelas, manifestações com blusas de instituições, que estão sendo investigadas, e mais e mais, tantas coisas mais. Ufa! Estamos fartos, não precisamos nos desgastar com mais nada. Será mesmo?
Porém, a professora ao falar o tema do projeto bimestral, anunciou e calou-se, imagino que isso em todas as sete turmas, tanto a reação dela como a nossa, foi igual. Resmungamos, esperneamos, reclamamos, afinal somos alunos, e não seria diferente, qualquer proposta iríamos reclamar. Ela não desistiu, e muito menos se intimidou, ficou firme, como sempre, ela esperou, aguardou, e em seguida foi colocando o processo que iríamos cumprir, inicialmente, no íntimo, sentimos descer as palavras dela, com um falso sorriso, de que estava tudo bem, ela havia nos convencido, afinal valeria muitos pontos.
O bimestre transcorreu, e com ele, nossa postura e dinâmica em relação trabalho, aquilo que iniciou como desagradável, foi se tornando desafiador, começamos a buscar informações, a trocar ideias e de repente, estávamos tão empenhados, que o celular da professora passou de pessoal a educacional. Lá estávamos nós, a todo o momento enviando perguntas, tirando dúvidas e claro não sendo respondidos de imediato, esquecemos as vezes que ela não é somente professora, e muitas vezes nos deixar no vácuo, era proposital, para que resolvêssemos nossas pendências, crescêssemos.
Fomos persistentes, sabemos que o trabalho em grupo exige esforço de todos, e como a professora não aceita reclamações e problemas do grupo, também amadurecemos em solucionar nossos conflitos. E assim, vamos construindo nossa postura enquanto seres humanos, e claro, o conhecimento proposto. Ao final, estamos todos alfabetizados politicamente, somos mais de 250 alunos, e saibam, estaremos em peso providenciando nossos títulos de eleitores, e diante do aprendizado adquirido, nos tornamos uma elite politizada, e claro muito exigente, tão quanto o processo do trabalho da professora Cátia, exigiu de cada um de nós. Ou melhor, seremos mais exigentes que o trabalho que tivemos para adquirir o conhecimento proposto inicialmente, pois agora não apenas, sabemos o que é política, o entorno que a envolve, mas também aprendemos o valor de exercer nossa cidadania, que recebemos ao nascer, e passamos a executar a partir do momento que nos tornamos eleitores.
Obrigado!

Agradecimento aos Convidados

Nós, alunos do 2º ano do Ensino Médio, da Escola Estadual Três Poderes, agradecemos os convidados presentes, que disponibilizaram de seu precioso tempo, para estarem conosco e contribuírem com nossa formação, neste processo de conscientização política. Nos apresentado valores e importância, que antes não conseguimos enxergar, porém de extrema importância para a nossa vida como cidadãos brasileiros, com muito orgulho, que somos.
Agradecemos em especial cada um de vocês, que estão compondo a mesa, como também a Senhora Barbara Moraes, o Senhor Igor Monteiro, o senhor João Gabriel Santana, o senhor Isaias membros do MCC – Movimento Cidadão Comum, os assessores do Deputado Iran Barbosa, e claro nossos professores presentes, que cederam suas aulas para que este trabalho pudesse ser realizado, e contribuem diariamente para nossa formação educacional.
Agradecemos em especial o nosso vice-Diretor Eduardo             e a supervisora Maria Ângela, por contribuir imensamente com a realização deste momento.
Agradecemos as pessoas que contribuíram e atenderam a professora Cátia Campos, confiando em nosso trabalho e empenho para realização do projeto. Incluímos aqui, a Senhora Sueli Alves responsável pelo Buffet que está nos atendendo, e aos diretores do Clube Labareda, na pessoa do Senhor Valdemar, por ceder o espaço, e tornar possível a realização de uma manhã enriquecedora para nossas vidas.
Cientes que sairemos daqui, novos cidadãos brasileiros! O nosso muito obrigado!

 REFERÊNCIAS

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MATINELLI, M. Conversando sobre educação em valores humanos. São Paulo: Peirópolis, 1997.

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TAHAN, M. A arte de ler e contar histórias. Rio de Janeiro: Conquista, 1999.


Fotos do Evento 

Primeiro os preparativos... então obrigada aos alunos que me ajudaram a fazer desse momento o melhor, diretor Alber e alunos do 2Ano, Luiza Barud Torres e Roberto Oliveira Junior... meninos do som e recepção, meninas na recepção simplesmente ARRASARAM!!!!










O momento. ... galera do 2Ano da Escola Estadual Três Poderes, vocês arrasaram... que comportamento, show, elogios e mais elogios, poucos puxões de orelha kkkk, parabéns!!! Provaram que são o futuro desse país. ... que orgulho saber que agora vocês são quase 300 eleitores alfabetizados politicamente, exigentes, e cidadãos conscientes. ... muito feliz...



































Meu agradecimento aos alunos e convidados, não tenho foto com todos, estão faltando, me mandem zapzap educacional para novas postagens... atravessamos!!! Muito orgulhosa de vocês meus alunos, agora, alfabetizados politicamente...





































































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