segunda-feira, 21 de novembro de 2016

TRABALHO FINAL DE HISTÓRIA - 1º ANO - PROF. SIMONIA - 4º BIM













TRABALHO FINAL DE HISTÓRIA – 4° BIMESTRE – VALOR: 5,0 PTS - 1º ANO

NOME:__________________________________ N° ____ TURMA: ______

ü  O trabalho poderá ser feito em dupla ou individual;
ü  Respostas CLARAS e SEM RASURAS a caneta azul ou preta;


QUESTÃO 1 - Assunto: América: encontro de culturas

Colombo

...Convencido de que a Terra é redonda, Colombo afirmava dispor de mapas que possibilitariam chegar ao Oriente (Índias), navegando em direção oeste. Saindo da cidade espanhola de Palos, em 1492, a expedição comandada por Colombo navegou cerca de dois meses antes de atingir terra firme. Colombo acreditou ter atingido o Oriente, pois baseava-se em relatos de outros navegadores – entre eles Marco Pólo - que o levaram a elaborar mapas equivocados.

DREGUER Ricardo; TOLEDO, Eliete. História: Cotidiano e Mentalidades – Volume 2 - São Paulo: Atual, 1996. p. 120

Colombo partiu da Espanha em agosto de 1492, com três caravelas – Santa Maria, Pinta e Nina – acompanhado de uma tripulação oferecida pelos reis espanhóis. No dia 12 de outubro de 1492, chegou à Ilha de Guanaani, nas Antilhas (América)

EXPLIQUE porque Colombo, ao desembarcar, chamou os nativos de índios ou cannibas

QUESTÃO 2 - Assunto: América: encontro de culturas

Leia com atenção o texto abaixo:

Quando se estudam as primeiras impressões registradas pelos europeus sobre o encontro (...), percebe-se que havia, por parte dos europeus, a preocupação em “libertar” os povos americanos. Isto é, converte-los à fé cristã. Libertá-los, ainda segundo a visão européia, das crendices, das supertições, dos mitos e lendas. Percebe-se, assim, o que será uma constante a partir do encontro: o fato de que o europeu não conseguia aceitar outros povos tal como eles eram, com suas crenças, seus valores; enfim, sua própria história.

FARIA, Ricardo, Adhemar Marques e Flávio Beirutti - História e Companhia
Editora Lê Ltda – Vol.2 – BH – p.70.


A visão inicial dos europeus sobre a América, era que este era um continente inferior.

CITE dois argumentos dos europeus que demonstram sua visão equivocada a respeito dos povos americanos.

Leia o texto abaixo e analise o quadro que se segue. Eles servirão de base para resolver as questões 3 e 4.

Os primeiros contatos entre os povos da América e os europeus foram amistosos. Mas, para obter o máximo de riquezas, os europeus iniciaram um violento processo de exploração dos índios. Os europeus submeteram os índios e tomaram suas terras. Milhões de índios morreram. Essa dominação era abençoada pela Igreja Católica, que via nos dominadores agentes de transmissão da fé cristã. A violência foi tanta, que reduziu drasticamente a população da América Espanhola, conforme o quadro abaixo:

População da América Espanhola (em milhões)
Regiões
Em 1500
Em 1650
México e América Central
40
4
Colômbia
8
1
Império Inca
12
3

Fonte: Leon Pomer – História da América Hispano – indígena. São Paulo: Global, 1983, p.154

QUESTÃO 3 - Assunto: América: encontro de culturas

APRESENTE as justificativas dos europeus para as ações violentas contra os nativos.

QUESTÃO 4 - Assunto: América: encontro de culturas?

CITE dois fatores que contribuíram para a drástica redução da população nativa e a dominação dos europeus na América.

a-    _________________________________________________________________________

b-    _________________________________________________________________________


Questão 5 - Assunto: Direitos Humanos

Leia a reportagem abaixo.

Professor de geografia dá aula de cidadania
Muitos conhecem o professor de geografia Aziz Ab'Sáber. Muitos estudaram geografia física brasileira através de textos dele. Mas poucos conhecem outro trabalho do professor. Aziz dedica parte de seu tempo a estruturar e montar bibliotecas comunitárias. Segundo o Ministério da Educação e a Câmara Brasileira do Livro, há números alarmantes: 16% da população detêm 73% dos livros; mais da metade dos brasileiros, 61%, tem pouco ou nenhum contato com livro. Em 1999, Aziz e um grupo de colaboradores montaram postos coleta de livros espalhados pela cidade de São Paulo. Em farmácias, academias de ginástica, bares. Arrecadaram 40 mil volumes, suficientes para montar mais de 20 bibliotecas comunitárias.
Elas se espalham pela capital e pelo litoral paulista, sempre perto das populações carentes e necessitadas de incentivo e de práticas culturais. Há bibliotecas em cursos pré-vestibular populares, associações de moradores e escolas de samba. Aziz diz que não recebe financiamento público.
 “Só quero mostrar que com nada de dinheiro e boa vontade é possível ajudar o outro.”

(Fonte: - Almanaque de Cultura Popular. Ano 7. Março – 2006. p. 9 Publicação Andreato Comunicação & Cultura)

CONCEITUE Cidadania utilizando o texto como referência.


Questão 6 - Assunto: Declaração dos Direitos Humanos.      

Leia o artigo da Declaração dos Direitos Humanos.
Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.
COMPROVE com duas (2) passagens da reportagem “Professor de geografia dá aula de cidadania” a prática ou o desrespeito ao que está sendo tratado no artigo da Declaração dos Direitos Humanos.



Questão 7 - Assunto: a exploração do Brasil

Leia os versos abaixo.
"QUE PAÍS É ESTE?"


Nas favelas, no Senado

Sujeira pra todo lado

Ninguém respeita a Constituição

Mas todos acreditam no futuro da nação



Que país é este



No Amazonas, no Araguaia, na Baixada Fluminense, Mato Grosso, nas Gerais e no Nordeste tudo em paz.

Na morte eu descanso, mas o sangue anda solto

Manchando os papéis, documentos fiéis

Ao descanso do patrão



Que país é este



Terceiro mundo se for

Piada no exterior

Mas o Brasil vai ficar rico

Vamos faturar um milhão

Quando venderemos todas as almas

Dos nossos índios em um leilão



"Que país é este"



A letra da música “Que país é esse?” denuncia a continuação de uma prática iniciada no Brasil desde seu “achamento”.



COMPROVE a afirmativa acima utilizando duas (2) passagens da música.



Questão 8 - Assunto: Racismo no Brasil



Leia o trecho abaixo.



"Como se fosse uma hidra, a desigualdade racial [no Brasil] recupera-se a cada golpe que sofre. Onde os interesses e os liames das classes sociais poderiam unir as pessoas ou os grupos de pessoas, fora e acima das diferenças de 'raça', ela divide e opõe, condenando o 'negro' a um ostracismo invisível e destruindo, pela base, a consolidação da ordem social competitiva como democracia racial."

(Florestan Fernandes, A integração do negro na sociedade de classes)

a)     explique a posição do autor sobre a democracia racial no Brasil.



b)     construa um texto de no máximo 10 linhas, explicando a origem  da desigualdade racial brasileira.



QUESTÃO 9 - Assunto: América: encontro entre culturas

Observe a imagem a seguir:





Encontro de índios com europeus (RUGENDAS)

http://br.geocities.com/terrabrasileira/contatos/cunhado.html



A partir do que você observou na imagem acima, redija um parágrafo comentando o encontro dos europeus com os indígenas americanos.



QUESTÃO 10 - Assunto: América: encontro entre culturas



Leia o trecho da música:

Todo dia era dia de índio (...)
Antes que o homem aqui chegasse
Às Terras Brasileiras
Eram habitadas e amadas
Por mais de 3 milhões de índios
Proprietários felizes
Da Terra Brasilis (...)
Pois todo dia era dia de índio
Mas agora eles só tem
O dia 19 de Abril (...)
E no entanto,hoje
O seu canto triste
É o lamento de uma raça que já foi muito feliz
Pois antigamente
Todo dia era dia de índio (...)

Todo Dia Era Dia de Índio

Baby do Brasil -  Composição: Jorge Ben

Analisando o trecho da música, compare a vida dos índios no período da colonização européia e na atualidade.




Nenhum comentário: