TRABALHO FINAL DE HISTÓRIA – 4° BIMESTRE –
VALOR: 5,0 PTS - 1º ANO
NOME:__________________________________ N°
____ TURMA: ______
ü O
trabalho poderá ser feito em dupla ou individual;
ü Respostas
CLARAS e SEM RASURAS a caneta azul ou preta;
QUESTÃO 1 - Assunto: América:
encontro de culturas
Colombo
...Convencido
de que a Terra é redonda, Colombo afirmava dispor de mapas que
possibilitariam chegar ao Oriente (Índias), navegando em direção oeste.
Saindo da cidade espanhola de Palos, em 1492, a expedição comandada por
Colombo navegou cerca de dois meses antes de atingir terra firme. Colombo
acreditou ter atingido o Oriente, pois baseava-se em relatos de outros
navegadores – entre eles Marco Pólo - que o levaram a elaborar mapas
equivocados.
DREGUER
Ricardo; TOLEDO, Eliete. História: Cotidiano e Mentalidades – Volume 2 - São
Paulo: Atual, 1996. p. 120
|
Colombo
partiu da Espanha em agosto de 1492, com três caravelas – Santa Maria, Pinta e
Nina – acompanhado de uma tripulação oferecida pelos reis espanhóis. No dia 12
de outubro de 1492, chegou à Ilha de Guanaani, nas Antilhas (América)
EXPLIQUE porque Colombo, ao desembarcar, chamou os
nativos de índios ou cannibas
QUESTÃO 2 - Assunto: América: encontro de
culturas
Leia com
atenção o texto abaixo:
Quando
se estudam as primeiras impressões registradas pelos europeus sobre o encontro (...), percebe-se que havia,
por parte dos europeus, a preocupação em “libertar” os povos americanos. Isto
é, converte-los à fé cristã. Libertá-los, ainda segundo a visão européia, das
crendices, das supertições, dos mitos e lendas. Percebe-se, assim, o que será
uma constante a partir do encontro:
o fato de que o europeu não conseguia aceitar outros povos tal como eles
eram, com suas crenças, seus valores; enfim, sua própria história.
FARIA,
Ricardo, Adhemar Marques e Flávio Beirutti - História e Companhia
Editora
Lê Ltda – Vol.2 – BH – p.70.
|
A visão
inicial dos europeus sobre a América, era que este era um continente inferior.
CITE dois argumentos dos europeus que demonstram
sua visão equivocada a respeito dos povos americanos.
Leia o
texto abaixo e analise o quadro que se segue. Eles servirão de base para
resolver as questões 3 e 4.
Os
primeiros contatos entre os povos da América e os europeus foram amistosos.
Mas, para obter o máximo de riquezas, os europeus iniciaram um violento
processo de exploração dos índios. Os europeus submeteram os índios e tomaram
suas terras. Milhões de índios morreram. Essa dominação era abençoada pela
Igreja Católica, que via nos dominadores agentes de transmissão da fé cristã. A
violência foi tanta, que reduziu drasticamente a população da América
Espanhola, conforme o quadro abaixo:
População da América
Espanhola (em milhões)
|
||
Regiões
|
Em 1500
|
Em 1650
|
México
e América Central
|
40
|
4
|
Colômbia
|
8
|
1
|
Império
Inca
|
12
|
3
|
Fonte: Leon Pomer –
História da América Hispano – indígena. São Paulo: Global, 1983, p.154
QUESTÃO 3 - Assunto: América: encontro de
culturas
APRESENTE as justificativas dos europeus para as
ações violentas contra os nativos.
QUESTÃO 4 - Assunto: América: encontro de
culturas?
CITE dois fatores que contribuíram para a drástica
redução da população nativa e a dominação dos europeus na América.
a-
_________________________________________________________________________
b-
_________________________________________________________________________
Questão 5 - Assunto: Direitos Humanos
Leia a reportagem
abaixo.
Professor de geografia
dá aula de cidadania
Muitos conhecem o
professor de geografia Aziz Ab'Sáber. Muitos estudaram geografia física
brasileira através de textos dele. Mas poucos conhecem outro trabalho do
professor. Aziz dedica parte de seu tempo a estruturar e montar bibliotecas
comunitárias. Segundo o Ministério da Educação e a Câmara Brasileira do Livro,
há números alarmantes: 16% da população detêm 73% dos livros; mais da metade
dos brasileiros, 61%, tem pouco ou nenhum contato com livro. Em 1999, Aziz e um
grupo de colaboradores montaram postos coleta de livros espalhados pela cidade
de São Paulo. Em farmácias, academias de ginástica, bares. Arrecadaram 40 mil
volumes, suficientes para montar mais de 20 bibliotecas comunitárias.
Elas se espalham pela
capital e pelo litoral paulista, sempre perto das populações carentes e
necessitadas de incentivo e de práticas culturais. Há bibliotecas em cursos
pré-vestibular populares, associações de moradores e escolas de samba. Aziz diz
que não recebe financiamento público.
“Só quero mostrar que com nada de dinheiro e
boa vontade é possível ajudar o outro.”
(Fonte: - Almanaque de Cultura Popular. Ano
7. Março – 2006. p. 9 Publicação Andreato Comunicação & Cultura)
CONCEITUE
Cidadania
utilizando o texto como referência.
Questão 6 - Assunto:
Declaração dos Direitos Humanos.
Leia o artigo da Declaração dos Direitos
Humanos.
Todas
as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão
e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de
fraternidade.
COMPROVE com duas (2) passagens da reportagem
“Professor de geografia dá aula de cidadania” a prática ou o desrespeito ao que
está sendo tratado no artigo da Declaração dos Direitos Humanos.
Questão 7 - Assunto: a exploração do Brasil
Leia os versos abaixo.
"QUE
PAÍS É ESTE?"
Nas favelas, no Senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a Constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação
Que país é este
No Amazonas, no Araguaia, na Baixada
Fluminense, Mato Grosso, nas Gerais e no Nordeste tudo em paz.
Na morte eu descanso, mas o sangue anda solto
Manchando os papéis, documentos fiéis
Ao descanso do patrão
Que país é este
Terceiro mundo se for
Piada no exterior
Mas o Brasil vai ficar rico
Vamos faturar um milhão
Quando venderemos todas as almas
Dos nossos índios em um leilão
"Que país é este"
A letra da música “Que
país é esse?” denuncia a continuação de uma prática iniciada no Brasil desde
seu “achamento”.
COMPROVE a afirmativa acima utilizando duas (2)
passagens da música.
Questão 8 - Assunto: Racismo no Brasil
Leia o trecho abaixo.
"Como se fosse uma hidra, a desigualdade
racial [no Brasil] recupera-se a cada golpe que sofre. Onde os interesses e os
liames das classes sociais poderiam unir as pessoas ou os grupos de pessoas,
fora e acima das diferenças de 'raça', ela divide e opõe, condenando o 'negro'
a um ostracismo invisível e destruindo, pela base, a consolidação da ordem
social competitiva como democracia racial."
(Florestan
Fernandes, A integração do negro na sociedade de classes)
a)
explique
a
posição do autor sobre a democracia racial no Brasil.
b)
construa
um
texto de no máximo 10 linhas, explicando a origem da desigualdade racial brasileira.
QUESTÃO 9
- Assunto: América:
encontro entre culturas
Observe a imagem a seguir:
Encontro
de índios com europeus (RUGENDAS)
http://br.geocities.com/terrabrasileira/contatos/cunhado.html
A partir do que você observou na imagem acima,
redija um parágrafo comentando o encontro dos europeus com os indígenas
americanos.
QUESTÃO 10
- Assunto: América:
encontro entre culturas
Leia o trecho da música:
Todo dia era dia de índio (...)
Antes que o homem aqui chegasse
Às Terras Brasileiras
Eram habitadas e amadas
Por mais de 3 milhões de índios
Proprietários felizes
Da Terra Brasilis (...)
Pois todo dia era dia de índio
Mas agora eles só tem
O dia 19 de Abril (...)
E no entanto,hoje
O seu canto triste
É o lamento de uma raça que já foi muito feliz
Pois antigamente
Todo dia era dia de índio (...)
Antes que o homem aqui chegasse
Às Terras Brasileiras
Eram habitadas e amadas
Por mais de 3 milhões de índios
Proprietários felizes
Da Terra Brasilis (...)
Pois todo dia era dia de índio
Mas agora eles só tem
O dia 19 de Abril (...)
E no entanto,hoje
O seu canto triste
É o lamento de uma raça que já foi muito feliz
Pois antigamente
Todo dia era dia de índio (...)
Todo Dia Era Dia de Índio
Baby do Brasil - Composição: Jorge
Ben
Analisando
o trecho da música, compare a vida dos índios no período da colonização
européia e na atualidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário