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E.E TRÊS PODERES
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Ensino Médio
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Série:
2° ano |
Valor: 40,0 pontos
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Disciplina: FISICA
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Profa. : DIEGO / CLAUDIA
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Trabalho - ESTUDOS INDEPENDENTES
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Questão
01–
No Brasil, verifica-se que a Lua, quando está na fase cheia, nasce por volta
das 18 horas e se põe por volta das 6 horas. Na fase nova, ocorre o inverso: a
Lua nasce às 6 horas e se põe ás 18 horas, aproximadamente. Nas fases crescente
(entre a nova e a cheia) e minguante (entre a cheia e a nova), ela nasce e se
põe em horários intermediários.
Sendo
assim, a Lua na fase ilustrada na figura ao lado poderá ser observada no ponto
mais alto de sua trajetória no céu por volta de
A)
seis horas da tarde.
B)
nove horas da manhã.
C)
meio-dia.
D)
três horas da madrugada.
Questão 02 – (Oba-adaptada). Você provavelmente já viu fotos ou filmes que mostram que a lua tem muitas crateras. Por que a Lua tem mais crateras que a Terra?
A)
porque os pedaços de rocha que chegam à Terra são incinerados pela camada
atmosférica.
B)
porque a Lua não tem a camada de ozônio que protege a Terra dos raios solares e
de pedaços de rocha vindos do espaço.
C)
porque a Lua é maior que a Terra, funcionando como escudo.
D)
porque a Lua está sempre com mesma face virada para a Terra, dando uma falsa
impressão.
Questão
03 –
Dois dos mais conhecidos modelos de universo criados antes de nossa época são o
geocêntrico de Ptolomeu e o heliocêntrico de Copérnico. Mais tarde, Kepler
sugeriu algumas mudanças nos modelos anteriores. Sobre esses três modelos, é incorreto afirmar que:
A)
no modelo de Kepler, o movimento dos planetas era elíptico.
B)
no modelo de Copérnico, o Sol estava no centro no Sistema Solar.
C)
o modelo de Copérnico afirmava erroneamente que o movimento dos planetas era
circular.
D)
o modelo de Ptolomeu sofreu duras críticas da Igreja por retirar a Terra do
centro do universo.
Questão
04 –
O fato de a Lua manter sempre a mesma face voltada para a Terra é decorrente
de:
A)
a velocidade de revolução da Lua em torno da Terra ser igual à de translação da
Terra em torno do Sol.
B)
a velocidade de revolução da lua em torno da Terra ser igual à de rotação da
Terra em torno de seu eixo.
C)
a velocidade de rotação da Lua em torno de seu eixo ser igual à de revolução em
torno da Terra.
D)
a velocidade de rotação da Lua em torno de seu eixo ser igual à de rotação da
Terra em torno de seu eixo.
Questão 05 – Sobre
as estações do ano, é correto afirmar que:
A)
tanto o outono quanto a primavera ocorrem sempre quando a Terra se encontra na
posição chamada de Periélio.
B)
no solstício de dezembro a Terra encontra-se na posição chamada de Afélio.
C)
no equinócio de setembro inicia-se o inverno, estação mais fria do ano.
D)
as estações do ano ocorrem exclusivamente devido à rotação da Terra.
Questão 06 – (ENEM 2001) O texto foi extraído da peça Tróilo e Créssida de
William Shakespeare, escrita, provavelmente, em 1601.
“Os próprios céus, os planetas, e este centro
reconhecem graus, prioridade, classe,
constância, marcha, distância, estação, forma,
função e regularidade, sempre iguais;
eis porque o glorioso astro Sol
está em nobre eminência entronizado
e centralizado no meio dos outros,
e o seu olhar benfazejo corrige
os maus aspectos dos planetas malfazejos,
e, qual rei que comanda, ordena
sem entraves aos bons e aos maus."
(personagem Ulysses, Ato I, cena III).
SHAKESPEARE, W. Tróilo e Créssida: Porto: Lello
& Irmão, 1948.
A
descrição feita pelo dramaturgo renascentista inglês se aproxima da teoria
A)
geocêntrica do grego Claudius Ptolomeu.
B)
da rotação terrestre do italiano Galileu Galilei.
C)
heliocêntrica do polonês Nicolau Copérnico.
D) da gravitação universal do inglês Isaac Newton.
Questão
07 – (ENEM 2002). Nas discussões sobre a existência de
vida fora da Terra, Marte tem sido um forte candidato a hospedar vida. No
entanto, há ainda uma enorme variação de critérios e considerações sobre a
habitabilidade de Marte, especialmente no que diz respeito à existência ou não
de água líquida. Alguns dados comparativos entre a Terra e Marte estão
apresentados na tabela.
Planeta
|
Distância
ao Sol (km)
|
Massa
(em relação à terrestre)
|
Aceleração
da gravidade (m/s2)
|
Composição
da atmosfera
|
Temperatura
média
|
TERRA
|
149
milhões
|
1,00
|
9,8
|
Gases
predominantes: Nitrogênio (N) e Oxigênio (O)
|
288
K (+150C)
|
MARTE
|
228
milhões
|
0,18
|
3,7
|
Gás
predominante: Dióxido de Carbono (CO2)
|
218
K
(-550C)
|
Com base nesses dados, é possível afirmar que,
dentre os fatores abaixo, aquele mais adverso à existência de água líquida e
Marte é sua
A)
temperatura média muito baixa.
B)
aceleração da gravidade pequena.
C)
atmosfera rica em CO2.
D)
grande distância ao Sol.
Questão 08 -
(ENEM 2000) A figura abaixo mostra um eclipse solar no instante em que é
fotografado em cinco diferentes pontos do planeta.
Três dessas fotografias estão reproduzidas abaixo.
As fotos poderiam corresponder, respectivamente, aos
pontos:
A) II, V e I.
B) III, V e II.
C) II, IV e III.
D) I, II e III.
Questão 09 -
(ENEM 2009). Na linha de uma tradição antiga, o astrônomo grego Ptolomeu
(100-170 d.C.) afirmou a tese do geocentrismo, segundo a qual a Terra seria o
centro do universo, sendo que o Sol, a Lua e os planetas girariam em seu redor
em órbitas circulares. A teoria de Ptolomeu resolvia de modo razoável os
problemas astronômicos da sua época. Vários séculos mais tarde, o clérigo e
astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543), ao encontrar inexatidões na
teoria de Ptolomeu, formulou a teoria do heliocentrismo, segundo a qual o Sol
deveria ser considerado o centro do universo, com a Terra, a Lua e os planetas
girando circularmente em torno dele. Por fim, o astrônomo e matemático
alemão Johannes Kepler (1571-1630), depois de estudar o planeta Marte por cerca
de trinta anos, verificou que a sua órbita é elíptica. Esse resultado
generalizou-se para os demais planetas. A respeito dos estudiosos citados no
texto, é correto afirmar que
A) 9
B) 4
C) 3
D) 2
Questão 11 – O astrônomo alemão Johannes
Kepler (1571-1630), adepto do sistema heliocêntrico, desenvolveu um importante
papel na história da Ciência, aperfeiçoando as ideias de Copérnico. Ele
conseguiu estabelecer três leis sobre o movimento dos planetas, que permitiram
um grande avanço no estudo da astronomia. Um estudante ao ter tomado
conhecimento das leis de Kepler concluiu, segundo as proposições a seguir, que:
I
– Uma consequência da primeira lei de Kepler (lei das órbitas), é de que o
verão ocorre quando a Terra está mais próxima do Sol, e o inverno, quando ela
está mais afastada.
II
- Para a segunda lei de Kepler (lei das áreas), a velocidade de translação de
um planeta X, em sua órbita, diminui à medida que ele se afasta do
Sol.
III
- Para a terceira lei de Kepler (lei dos períodos), o período de rotação de um
planeta em torno de seu eixo, é tanto maior quanto maior for seu período de
revolução.
IV
– As leis de Kepler só são aplicáveis a luas, planetas e estrelas.
Com
base na análise feita, assinale a alternativa correta:
A) Apenas as proposições
III e IV são verdadeiras.
B) Apenas as proposições I
e II são verdadeiras.
C) Apenas as proposições
I e IV são verdadeiras.
D) Apenas a proposição II
é verdadeira.
Questão 12 – O movimento planetário
começou a ser compreendido matematicamente no início do século XVII, quando
Johannes Kepler enunciou três leis que descrevem como os planetas se movimentam
ao redor do Sol, baseando-se em observações astronômicas feitas por Tycho Brahe.
Cerca de cinquenta anos mais tarde, lsaac Newton corroborou e complementou as
leis de Kepler com sua lei de gravitação universal. Assinale a alternativa,
dentre as seguintes, que NÃO está de acordo com as ideias de Kepler e Newton:
A) A força gravitacional
entre os corpos é sempre atrativa.
B) A força gravitacional
entre duas partículas é diretamente proporcional ao produto de suas massas e
inversamente proporcional ao cubo da distância entre elas.
C) O quadrado do período
orbital de um planeta é proporcional ao cubo de sua distância média ao Sol.
D) Ao longo de uma
órbita, a velocidade do planeta, quando ele está mais próximo ao Sol
(periélio), é maior do que quando ele está mais longe dele (afélio).
Questão 13 –
A Lei
da Gravitação Universal, de Isaac Newton, estabelece a intensidade da força de
atração entre duas massas. Ela é representada pela expressão:
onde
correspondem
às massas dos corpos, r à distância entre eles, G à constante universal da
gravitação e F à força que um corpo exerce sobre o outro. O esquema ao lado
representa as trajetórias circulares de cinco satélites, de mesma massa,
orbitando a Terra.
Qual
gráfico expressa as intensidades das forças que a Terra exerce sobre cada
satélite em função do tempo?
I
– As estrelas nascem a partir de nuvens de gás e poeira cósmica, chamadas
nebulosas, que pela força da gravidade se agrupam, adquirem densidade e calor e
formam um tipo de disco (o mesmo tipo que deu origem ao sistema solar).
II
– A fonte de energia das estrelas é a fusão nuclear. Logo que são formadas, as
estrelas são ricas em Hidrogênio e Hélio. Ao longo de sua vida, a partir da
fusão nuclear, vão sendo formados elementos químicos mais pesados.
III
– “Somos poeira das estrelas”. Essa famosa frase, do astrônomo americano Carl
Sagan, expressa um modo lírico de explicar nossas origens no Universo, pois só
surgimos porque outras estrelas morreram há bilhões de anos, espalhando pelo
espaço matéria composta de diversos elementos químicos que viriam a nos
constituir tempos depois.
A) Apenas as proposições
I e II são verdadeiras.
B) Apenas as proposições
I e III são verdadeiras.
C) Todas as proposições
são verdadeiras.
D) Todas as proposições
são erradas.
Questão 15 – Massa solar é uma
unidade de medida de massa, igual à massa do Sol, usada
em Astronomia para representar a massa
de estrelas, galáxias e corpos de grandes dimensões. Seu símbolo
é
e seu valor é aproximadamente
Por exemplo, se uma estrela de massa
,
possui metade da massa do Sol, dizemos que sua massa é
.
A imagem abaixo mostra alguns dos diversos
estágios de vida das estrelas ao longo de milhões ou até bilhões de anos. A
partir dos estudos feitos em sala, analise as afirmativas a seguir e assinale a
alternativa correta:
I
– A massa de uma estrela é um fator que determina seus estágios de evolução.
II
– O Sol, no fim de sua vida, se transformará em um buraco negro.
III
– A temperatura na superfície das estrelas é praticamente constante ao longo de
toda a sua evolução.
IV
– A Terra, no fim de sua vida, se transformará em uma anã branca.
V
– Daqui a milhões de anos, o Sol poderá dar origem a novos planetas.
São
corretas as seguintes afirmativas:
A) Apenas as afirmativas
III e IV e V.
B) Apenas as afirmativas
I, II e V.
C) Apenas as afirmativas
I e II e III.
D) Apenas as afirmativas
I e V.
Questão 16 – Galileu Galilei fez
várias observações do céu utilizando a luneta. Tais observações serviram para
abalar a crença de que a Terra era o centro do universo. Marque abaixo uma
alternativa que apresenta uma dessas observações.
A) Observou que os
planetas se movem em órbitas elípticas.
B) Observou os satélites
de Júpiter, mostrando que havia outro centro de rotação além da Terra.
C) Observou as fases da
Lua, relacionando-as a mudança de maré.
D) Observou que a
distância da Terra ao Sol varia durante seu movimento de translação.
Questão 17 – As marés consistem
numa mudança periódica do nível das águas oceânicas. Esta mudança ocorre a cada
seis horas, de tal forma que, em um dia, o nível das águas sobe duas vezes e
desce duas vezes. O nível mais alto da maré é chamado de preamar e o mais baixo
de maré baixa. Sobre a causa das marés podemos afirmas que:
A) O efeito de maré
causado pela Lua é mais intenso, pois o raio da Terra é mais significativo na
distância Terra-Lua do que na distância Terra-Sol, causando uma maior variação
na atração gravitacional causada pela Lua.
B) A maré é um efeito
causado somente pelas diferentes intensidades de atração gravitacional do Sol
nas diferentes regiões da Terra.
C) O Sol é o maior
responsável pelas marés, pois a força gravitacional que exerce sobre a Terra é
muito maior do que a força gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra.
D) A maré é causada pelo
movimento de rotação da Terra.
Questão 18 – A segunda Lei de
Kepler é definida da seguinte forma: “Uma
linha unindo um planeta ao Sol varre áreas iguais em períodos de tempo iguais”
Com
base nela e em seus conhecimentos marque a alternativa CORRETA:
A) A velocidade de
translação da Terra é maior quanto mais afastada a Terra estiver do Sol.
B) A velocidade de
translação da Terra é a mesma em toda a sua órbita.
C) A velocidade de
rotação da Terra diminui com o aumento da distância ao Sol.
D) A velocidade de
translação da Terra é maior quando a Terra está mais próxima do Sol e menor
quando ela está mais distante.
QUESTÃO 19 – (UFMG) Daniel brinca
produzindo ondas ao bater com uma varinha na superfície de um lago. A varinha
toca a água a cada 5 segundos. Se Daniel passar a bater a varinha na água a
cada 3 segundos, as ondas produzidas terão maior:
A) frequência.
B) velocidade
C) período.
D) comprimento de onda.
QUESTÃO 20 – (PUC-SP) Em
dezembro de 2004 um terremoto no fundo do oceano, próximo à costa oeste da ilha
de Sumatra, foi a perturbação necessária para a geração de uma onda gigante, um
"tsunami". A onda arrasou várias ilhas e localidades costeiras na
Índia, no Sri Lanka, na Indonésia, na Malásia, na Tailândia, dentre outras.
Um “tsunami” de comprimento de
onda 150 quilômetros, pode se deslocar com velocidade de 750km/h. Quando a
profundidade das águas é grande, a amplitude da onda não atinge mais do que 1
metro, de maneira que um barco nessa região praticamente não percebe a passagem
da onda.
Quanto tempo demora para um
comprimento de onda dessa "tsunami" passar pelo barco?
A) 0,5 min
B) 2 min
C) 12 min
D) 30 min
QUESTÃO 21 – (UNESP-SP) A propagação de uma onda no mar da esquerda para a direita é
registrada em intervalos de 0,5 s e apresentada através da sequência dos
gráficos da figura, tomados dentro de um mesmo ciclo.
Analisando os gráficos, podemos
afirmar que a velocidade da onda, em m/s, é de:
A)
1,5.
B)
2,0.
C)
4,0.
D)
4,5.
QUESTÃO 22 – A figura a seguir que representa
uma onda periódica propagando-se na água (a onda está representada de perfil).
A velocidade de propagação desta onda é de 40 m/s, e cada quadradinho possui 1
m de lado.
O
comprimento de onda, a amplitude, a frequência e o período desta onda valem
respectivamente:
A)
8m, 4m, 5 hz e 0,2 s.
B) 4m, 2m, 50 hz e 0,02s
C) 8m, 2m, 5 hz e 0,2 s.
D) 4m, 4m, 50 hz e 0,02s.
QUESTÃO
23 – Ondas mecânicas podem ser do tipo transversal, longitudinal ou
mistas. Numa onda transversal, as partículas do meio.
A) Não se movem.
B) Movem-se numa direção paralela à
direção de propagação da onda.
C) Movem-se numa direção
perpendicular à direção de propagação da onda.
D) Movem-se ao mesmo ao mesmo tempo
numa direção paralela e numa direção perpendicular à direção de propagação da
onda.
QUESTÃO 24 – Uma manifestação comum das torcidas em
estádios de futebol é a ola mexicana. Os espectadores de uma linha, sem sair do
lugar e sem se deslocarem lateralmente, ficam de pé e se sentam, sincronizados
com os da linha adjacente. O efeito coletivo se propaga pelos espectadores do
estádio, formando uma onda progressiva, conforme ilustração.
Calcula-se que a
velocidade de propagação dessa “onda humana” é 3,5 m/s, e que cada período de oscilação
contém 15 pessoas, que se levantam e sentam organizadamente e distanciadas
entre si por 50 cm. Nessa ola mexicana, a frequência da onda, em hertz, é
um valor mais próximo de:
A) 3,5
B) 50
C) 7,0
D) 0,5
QUESTÃO 25 – Quando uma corda de violão é colocada
em vibração, gera no ar em sua volta uma onda sonora que caminha com
velocidade média de 340 m/s. Se uma corda vibrar com frequência de 680 Hz,
qual será o comprimento da onda sonora que se propagará no ar?
A) 0,25m
B) 1,0 m
C) 1,5 m
D) 0,5 m
QUESTÃO
26 – O som mais agudo é som de:
A) maior frequência
B) menor frequência
C) maior intensidade
D) menor intensidade.
QUESTÃO
27 – (FUVEST)
O ouvido humano consegue ouvir sons desde aproximadamente 20Hz até 20
000Hz. Considerando que o som se propaga no ar com velocidade de módulo 340m/s,
qual é o intervalo de comprimento de onda detectado pelo ouvido humano?
A) 16,5 m até 16,5 mm
B) 82,5 m até 82,5 mm
C) 165 m até 165 mm
D) 8,25 m até 8,25 mm
B) 82,5 m até 82,5 mm
C) 165 m até 165 mm
D) 8,25 m até 8,25 mm
QUESTÃO 28 – (UFMG-Adaptada) A figura mostra a
bandeira do Brasil de forma esquemática.
Sob
luz branca, uma pessoa vê a bandeira do Brasil com a parte I branca, a parte II
azul, a parte III amarela e a parte IV verde. Se a bandeira for iluminada por
luz monocromática verde, a mesma pessoa verá, provavelmente,
A) a parte I amarela e a II preta.
B) a parte III branca e a II azul.
C) a parte I verde e a II verde.
D) a parte I amarela e a IV azul.
B) a parte III branca e a II azul.
C) a parte I verde e a II verde.
D) a parte I amarela e a IV azul.
Questão 29 – (FGV-SP) Os versos a seguir lembram
uma época em que a cidade de São Paulo tinha iluminação a gás:
"Lampião de gás!
Lampião de gás!
Quanta saudade
Você me traz.
Da sua luzinha verde azulada
Que iluminava a minha janela
Do almofadinha, lá na calçada
Palheta branca, calça apertada"
(Zica Bergami)
Quando uma "luzinha cor verde
azulada" incide sobre um cartão vermelho, a cor da luz absorvida é:
A) verde e as refletidas são a
azul e a
vermelha
B) azul e a refletida é
verde
C) verde e a refletida é
vermelha
D) verde azulada e nenhuma é
refletida
Questão 30 – (ITA-adaptado) Dos
objetos citados a seguir, assinale aquele que seria visível em uma sala
perfeitamente escura.
A) um espelho;
A) um espelho;
B) um fio aquecido ao
rubro;
C) qualquer superfície
clara;
D) uma lâmpada desligada;
QUESTÃO 31 – (UFCE) “Quando dois ou mais
raios de luz vindos de fontes diferentes se cruzam, seguem suas trajetórias de
forma independente, como se os outros não existissem. ” Este texto caracteriza:
A) O princípio da independência dos
raios luminosos.
B) O princípio da reversibilidade dos
raios de luminosos.
C) O princípio da propagação retilínea da luz.
D) A refração da luz.
QUESTÃO 32 – (UFU-MG-010 Adaptada) Ao olhar
para um objeto (que não é uma fonte luminosa), em um ambiente iluminado pela
luz branca, e constatar que ele apresenta a cor amarela, é correto afirmar
que:
A) O objeto
absorve a radiação cujo comprimento de onda corresponde ao amarelo.
B) O objeto
reflete a radiação cujo comprimento de onda corresponde ao amarelo.
C) O objeto
refrata a radiação cujo comprimento de onda corresponde ao amarelo.
D) O objeto
difrata a radiação cujo comprimento de onda corresponde ao amarelo.
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