sábado, 3 de dezembro de 2016

ESTUDOS INDEPENDENTES - FISICA - 2º ANO - CLAUDIA / DIEGO



E.E TRÊS PODERES
                                      


 Ensino Médio


Série:
2° ano
  Valor: 40,0 pontos       


Disciplina: FISICA
Profa. : DIEGO / CLAUDIA

Trabalho - ESTUDOS INDEPENDENTES




Questão 01– No Brasil, verifica-se que a Lua, quando está na fase cheia, nasce por volta das 18 horas e se põe por volta das 6 horas. Na fase nova, ocorre o inverso: a Lua nasce às 6 horas e se põe ás 18 horas, aproximadamente. Nas fases crescente (entre a nova e a cheia) e minguante (entre a cheia e a nova), ela nasce e se põe em horários intermediários.


 










Sendo assim, a Lua na fase ilustrada na figura ao lado poderá ser observada no ponto mais alto de sua trajetória no céu por volta de

A) seis horas da tarde.

B) nove horas da manhã.

C) meio-dia.

D) três horas da madrugada.


Questão 02 – (Oba-adaptada). Você provavelmente já viu fotos ou filmes que mostram que a lua tem muitas crateras. Por que a Lua tem mais crateras que a Terra?

A) porque os pedaços de rocha que chegam à Terra são incinerados pela camada atmosférica.        

B) porque a Lua não tem a camada de ozônio que protege a Terra dos raios solares e de pedaços de rocha vindos do espaço.

C) porque a Lua é maior que a Terra, funcionando como escudo.

D) porque a Lua está sempre com mesma face virada para a Terra, dando uma falsa impressão.



Questão 03 – Dois dos mais conhecidos modelos de universo criados antes de nossa época são o geocêntrico de Ptolomeu e o heliocêntrico de Copérnico. Mais tarde, Kepler sugeriu algumas mudanças nos modelos anteriores. Sobre esses três modelos, é incorreto afirmar que:

A) no modelo de Kepler, o movimento dos planetas era elíptico.

B) no modelo de Copérnico, o Sol estava no centro no Sistema Solar.                      

C) o modelo de Copérnico afirmava erroneamente que o movimento dos planetas era circular.

D) o modelo de Ptolomeu sofreu duras críticas da Igreja por retirar a Terra do centro do universo.                        



Questão 04 – O fato de a Lua manter sempre a mesma face voltada para a Terra é decorrente de:

A) a velocidade de revolução da Lua em torno da Terra ser igual à de translação da Terra em torno do Sol.

B) a velocidade de revolução da lua em torno da Terra ser igual à de rotação da Terra em torno de seu eixo.        

C) a velocidade de rotação da Lua em torno de seu eixo ser igual à de revolução em torno da Terra.

D) a velocidade de rotação da Lua em torno de seu eixo ser igual à de rotação da Terra em torno de seu eixo.



Questão 05 – Sobre as estações do ano, é correto afirmar que:

A) tanto o outono quanto a primavera ocorrem sempre quando a Terra se encontra na posição chamada de Periélio.

B) no solstício de dezembro a Terra encontra-se na posição chamada de Afélio.

C) no equinócio de setembro inicia-se o inverno, estação mais fria do ano.

D) as estações do ano ocorrem exclusivamente devido à rotação da Terra.



Questão 06 – (ENEM 2001) O texto foi extraído da peça Tróilo e Créssida de William Shakespeare, escrita, provavelmente, em 1601.



“Os próprios céus, os planetas, e este centro

reconhecem graus, prioridade, classe,

constância, marcha, distância, estação, forma,

função e regularidade, sempre iguais;

eis porque o glorioso astro Sol

está em nobre eminência entronizado

e centralizado no meio dos outros,

e o seu olhar benfazejo corrige

os maus aspectos dos planetas malfazejos,

e, qual rei que comanda, ordena

sem entraves aos bons e aos maus."

(personagem Ulysses, Ato I, cena III).

SHAKESPEARE, W. Tróilo e Créssida: Porto: Lello & Irmão, 1948.



A descrição feita pelo dramaturgo renascentista inglês se aproxima da teoria

A) geocêntrica do grego Claudius Ptolomeu.

B) da rotação terrestre do italiano Galileu Galilei.

C) heliocêntrica do polonês Nicolau Copérnico.

D) da gravitação universal do inglês Isaac Newton.



Questão 07 – (ENEM 2002). Nas discussões sobre a existência de vida fora da Terra, Marte tem sido um forte candidato a hospedar vida. No entanto, há ainda uma enorme variação de critérios e considerações sobre a habitabilidade de Marte, especialmente no que diz respeito à existência ou não de água líquida. Alguns dados comparativos entre a Terra e Marte estão apresentados na tabela.



Planeta
Distância ao Sol (km)
Massa (em relação à terrestre)
Aceleração da gravidade (m/s2)
Composição da atmosfera
Temperatura média


TERRA


149 milhões


1,00


9,8

Gases predominantes: Nitrogênio (N) e Oxigênio (O)


288 K (+150C)


MARTE


228 milhões


0,18


3,7

Gás predominante: Dióxido de Carbono (CO2)


218 K
(-550C)



Com base nesses dados, é possível afirmar que, dentre os fatores abaixo, aquele mais adverso à existência de água líquida e Marte é sua

A) temperatura média muito baixa.

B) aceleração da gravidade pequena.

C) atmosfera rica em CO2.

D) grande distância ao Sol.



Questão 08 - (ENEM 2000) A figura abaixo mostra um eclipse solar no instante em que é fotografado em cinco diferentes pontos do planeta.


Três dessas fotografias estão reproduzidas abaixo.




As fotos poderiam corresponder, respectivamente, aos pontos:

A) II, V e I.

B) III, V e II.

C) II, IV e III.

D) I, II e III.



Questão 09 - (ENEM 2009). Na linha de uma tradição antiga, o astrônomo grego Ptolomeu (100-170 d.C.) afirmou a tese do geocentrismo, segundo a qual a Terra seria o centro do universo, sendo que o Sol, a Lua e os planetas girariam em seu redor em órbitas circulares. A teoria de Ptolomeu resolvia de modo razoável os problemas astronômicos da sua época. Vários séculos mais tarde, o clérigo e astrônomo polonês Nicolau Copérnico (1473-1543), ao encontrar inexatidões na teoria de Ptolomeu, formulou a teoria do heliocentrismo, segundo a qual o Sol deveria ser considerado o centro do universo, com a Terra, a Lua e os planetas girando circularmente em torno dele. Por fim, o astrônomo e matemático alemão Johannes Kepler (1571-1630), depois de estudar o planeta Marte por cerca de trinta anos, verificou que a sua órbita é elíptica. Esse resultado generalizou-se para os demais planetas. A respeito dos estudiosos citados no texto, é correto afirmar que

Questão 10 – As leis de Kepler definem o movimento da Terra em torno do Sol. Qual é, aproximadamente, o tempo gasto, em meses, pela Terra para percorrer uma área igual a um quarto da área total da elipse?




A) 9                                    

B) 4

C) 3

D) 2

Questão 11 – O astrônomo alemão Johannes Kepler (1571-1630), adepto do sistema heliocêntrico, desenvolveu um importante papel na história da Ciência, aperfeiçoando as ideias de Copérnico. Ele conseguiu estabelecer três leis sobre o movimento dos planetas, que permitiram um grande avanço no estudo da astronomia. Um estudante ao ter tomado conhecimento das leis de Kepler concluiu, segundo as proposições a seguir, que:

I – Uma consequência da primeira lei de Kepler (lei das órbitas), é de que o verão ocorre quando a Terra está mais próxima do Sol, e o inverno, quando ela está mais afastada.

II - Para a segunda lei de Kepler (lei das áreas), a velocidade de translação de um planeta X, em sua órbita, diminui à medida que ele se afasta do Sol.                                                                     

III - Para a terceira lei de Kepler (lei dos períodos), o período de rotação de um planeta em torno de seu eixo, é tanto maior quanto maior for seu período de revolução.

IV – As leis de Kepler só são aplicáveis a luas, planetas e estrelas.

Com base na análise feita, assinale a alternativa correta:

A) Apenas as proposições III e IV são verdadeiras.

B) Apenas as proposições I e II são verdadeiras.

C) Apenas as proposições I e IV são verdadeiras.

D) Apenas a proposição II é verdadeira.



Questão 12 – O movimento planetário começou a ser compreendido matematicamente no início do século XVII, quando Johannes Kepler enunciou três leis que descrevem como os planetas se movimentam ao redor do Sol, baseando-se em observações astronômicas feitas por Tycho Brahe. Cerca de cinquenta anos mais tarde, lsaac Newton corroborou e complementou as leis de Kepler com sua lei de gravitação universal. Assinale a alternativa, dentre as seguintes, que NÃO está de acordo com as ideias de Kepler e Newton:

A) A força gravitacional entre os corpos é sempre atrativa.

B) A força gravitacional entre duas partículas é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao cubo da distância entre elas.

C) O quadrado do período orbital de um planeta é proporcional ao cubo de sua distância média ao Sol.

D) Ao longo de uma órbita, a velocidade do planeta, quando ele está mais próximo ao Sol (periélio), é maior do que quando ele está mais longe dele (afélio).





Questão 13 – A Lei da Gravitação Universal, de Isaac Newton, estabelece a intensidade da força de atração entre duas massas. Ela é representada pela expressão: 





onde  correspondem às massas dos corpos, r à distância entre eles, G à constante universal da gravitação e F à força que um corpo exerce sobre o outro. O esquema ao lado representa as trajetórias circulares de cinco satélites, de mesma massa, orbitando a Terra.

Qual gráfico expressa as intensidades das forças que a Terra exerce sobre cada satélite em função do tempo?




Questão 14 – De acordo com o que foi estudado com relação à formação e evolução estelar, analise as afirmativas abaixo e assinale a sequência correta:

I – As estrelas nascem a partir de nuvens de gás e poeira cósmica, chamadas nebulosas, que pela força da gravidade se agrupam, adquirem densidade e calor e formam um tipo de disco (o mesmo tipo que deu origem ao sistema solar).

II – A fonte de energia das estrelas é a fusão nuclear. Logo que são formadas, as estrelas são ricas em Hidrogênio e Hélio. Ao longo de sua vida, a partir da fusão nuclear, vão sendo formados elementos químicos mais pesados.

III – “Somos poeira das estrelas”. Essa famosa frase, do astrônomo americano Carl Sagan, expressa um modo lírico de explicar nossas origens no Universo, pois só surgimos porque outras estrelas morreram há bilhões de anos, espalhando pelo espaço matéria composta de diversos elementos químicos que viriam a nos constituir tempos depois.

A) Apenas as proposições I e II são verdadeiras.

B) Apenas as proposições I e III são verdadeiras.

C) Todas as proposições são verdadeiras.

D) Todas as proposições são erradas.



Questão 15 – Massa solar é uma unidade de medida de massa, igual à massa do Sol, usada em Astronomia para representar a massa de estrelas, galáxias e corpos de grandes dimensões. Seu símbolo é  e seu valor é aproximadamente  Por exemplo, se uma estrela de massa , possui metade da massa do Sol, dizemos que sua massa é .

A imagem abaixo mostra alguns dos diversos estágios de vida das estrelas ao longo de milhões ou até bilhões de anos. A partir dos estudos feitos em sala, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:



I – A massa de uma estrela é um fator que determina seus estágios de evolução.

II – O Sol, no fim de sua vida, se transformará em um buraco negro.

III – A temperatura na superfície das estrelas é praticamente constante ao longo de toda a sua evolução.

IV – A Terra, no fim de sua vida, se transformará em uma anã branca.

V – Daqui a milhões de anos, o Sol poderá dar origem a novos planetas.

São corretas as seguintes afirmativas:

A) Apenas as afirmativas III e IV e V.

B) Apenas as afirmativas I, II e V.

C) Apenas as afirmativas I e II e III.

D) Apenas as afirmativas I e V.



Questão 16 – Galileu Galilei fez várias observações do céu utilizando a luneta. Tais observações serviram para abalar a crença de que a Terra era o centro do universo. Marque abaixo uma alternativa que apresenta uma dessas observações.

A) Observou que os planetas se movem em órbitas elípticas.

B) Observou os satélites de Júpiter, mostrando que havia outro centro de rotação além da Terra.

C) Observou as fases da Lua, relacionando-as a mudança de maré.

D) Observou que a distância da Terra ao Sol varia durante seu movimento de translação.





Questão 17 – As marés consistem numa mudança periódica do nível das águas oceânicas. Esta mudança ocorre a cada seis horas, de tal forma que, em um dia, o nível das águas sobe duas vezes e desce duas vezes. O nível mais alto da maré é chamado de preamar e o mais baixo de maré baixa. Sobre a causa das marés podemos afirmas que:

A) O efeito de maré causado pela Lua é mais intenso, pois o raio da Terra é mais significativo na distância Terra-Lua do que na distância Terra-Sol, causando uma maior variação na atração gravitacional causada pela Lua.

B) A maré é um efeito causado somente pelas diferentes intensidades de atração gravitacional do Sol nas diferentes regiões da Terra.

C) O Sol é o maior responsável pelas marés, pois a força gravitacional que exerce sobre a Terra é muito maior do que a força gravitacional que a Lua exerce sobre a Terra.

D) A maré é causada pelo movimento de rotação da Terra.



Questão 18 – A segunda Lei de Kepler é definida da seguinte forma: “Uma linha unindo um planeta ao Sol varre áreas iguais em períodos de tempo iguais”

Com base nela e em seus conhecimentos marque a alternativa CORRETA:

A) A velocidade de translação da Terra é maior quanto mais afastada a Terra estiver do Sol.

B) A velocidade de translação da Terra é a mesma em toda a sua órbita.

C) A velocidade de rotação da Terra diminui com o aumento da distância ao Sol.

D) A velocidade de translação da Terra é maior quando a Terra está mais próxima do Sol e menor quando ela está mais distante.



QUESTÃO 19 – (UFMG) Daniel brinca produzindo ondas ao bater com uma varinha na superfície de um lago. A varinha toca a água a cada 5 segundos. Se Daniel passar a bater a varinha na água a cada 3 segundos, as ondas produzidas terão maior:

A) frequência.

B) velocidade

C) período.

D) comprimento de onda.



QUESTÃO 20 – (PUC-SP) Em dezembro de 2004 um terremoto no fundo do oceano, próximo à costa oeste da ilha de Sumatra, foi a perturbação necessária para a geração de uma onda gigante, um "tsunami". A onda arrasou várias ilhas e localidades costeiras na Índia, no Sri Lanka, na Indonésia, na Malásia, na Tailândia, dentre outras.

Um “tsunami” de comprimento de onda 150 quilômetros, pode se deslocar com velocidade de 750km/h. Quando a profundidade das águas é grande, a amplitude da onda não atinge mais do que 1 metro, de maneira que um barco nessa região praticamente não percebe a passagem da onda.

Quanto tempo demora para um comprimento de onda dessa "tsunami" passar pelo barco?

A) 0,5 min      

B) 2 min       

C) 12 min          

D) 30 min        



QUESTÃO 21 – (UNESP-SP) A propagação de uma onda no mar da esquerda para a direita é registrada em intervalos de 0,5 s e apresentada através da sequência dos gráficos da figura, tomados dentro de um mesmo ciclo.


Analisando os gráficos, podemos afirmar que a velocidade da onda, em m/s, é de:

A) 1,5.                    

B) 2,0.                     

C) 4,0.                     

D) 4,5.                       

QUESTÃO 22 – A figura a seguir que representa uma onda periódica propagando-se na água (a onda está representada de perfil). A velocidade de propagação desta onda é de 40 m/s, e cada quadradinho possui 1 m de lado.


O comprimento de onda, a amplitude, a frequência e o período desta onda valem respectivamente:

A)  8m, 4m, 5 hz e 0,2 s.

B) 4m, 2m, 50 hz e 0,02s

C) 8m, 2m, 5 hz e 0,2 s.

D) 4m, 4m, 50 hz e 0,02s.



QUESTÃO 23 – Ondas mecânicas podem ser do tipo transversal, longitudinal ou mistas.  Numa onda transversal, as partículas do meio.

A) Não se movem.

B) Movem-se numa direção paralela à direção de propagação da onda.

C) Movem-se numa direção perpendicular à direção de propagação da onda.

D) Movem-se ao mesmo ao mesmo tempo numa direção paralela e numa direção perpendicular à direção de propagação da onda.



QUESTÃO 24 – Uma manifestação comum das torcidas em estádios de futebol é a ola mexicana. Os espectadores de uma linha, sem sair do lugar e sem se deslocarem lateralmente, ficam de pé e se sentam, sincronizados com os da linha adjacente. O efeito coletivo se propaga pelos espectadores do estádio, formando uma onda progressiva, conforme ilustração.

Ola mexicana feita por torcedores em estádios de futebol

Calcula-se que a velocidade de propagação dessa “onda humana” é 3,5 m/s, e que cada período de oscilação contém 15 pessoas, que se levantam e sentam organizadamente e distanciadas entre si por 50 cm. Nessa ola mexicana, a frequência da onda, em hertz, é um valor mais próximo de:

A) 3,5

B)  50

C) 7,0

D) 0,5

QUESTÃO 25 – Quando uma corda de violão é colocada em vibração, gera no ar em sua volta uma onda sonora que caminha com velocidade média de 340 m/s. Se uma corda vibrar com frequência de 680 Hz, qual será o comprimento da onda sonora que se propagará no ar?

A) 0,25m

B) 1,0 m

C) 1,5 m

D) 0,5 m



QUESTÃO 26 – O som mais agudo é som de:

A) maior frequência

B) menor frequência

C) maior intensidade

D) menor intensidade.



QUESTÃO 27 – (FUVEST) O ouvido humano consegue ouvir sons desde aproximadamente 20Hz até 20 000Hz. Considerando que o som se propaga no ar com velocidade de módulo 340m/s, qual é o intervalo de comprimento de onda detectado pelo ouvido humano?

A) 16,5 m até 16,5 mm
B) 82,5 m até 82,5 mm
C) 165 m até 165 mm
D) 8,25 m até 8,25 mm





QUESTÃO 28 – (UFMG-Adaptada) A figura mostra a bandeira do Brasil de forma esquemática.


Sob luz branca, uma pessoa vê a bandeira do Brasil com a parte I branca, a parte II azul, a parte III amarela e a parte IV verde. Se a bandeira for iluminada por luz monocromática verde, a mesma pessoa verá, provavelmente,

A) a parte I amarela e a II preta.                                                                     
B) a parte III branca e a II azul.
C) a parte I verde e a II verde.
D) a parte I amarela e a IV azul.

Questão 29 – (FGV-SP) Os versos a seguir lembram uma época em que a cidade de São Paulo tinha iluminação a gás:

"Lampião de gás!

Lampião de gás!

Quanta saudade

Você me traz.

Da sua luzinha verde azulada

Que iluminava a minha janela

Do almofadinha, lá na calçada

Palheta branca, calça apertada"

(Zica Bergami)



Quando uma "luzinha cor verde azulada" incide sobre um cartão vermelho, a cor da luz absorvida é:

A) verde e as refletidas são a azul e a vermelha                                        

B) azul e a refletida é verde                                                               

C) verde e a refletida é vermelha                        

D) verde azulada e nenhuma é refletida                                          



Questão 30 – (ITA-adaptado) Dos objetos citados a seguir, assinale aquele que seria visível em uma sala perfeitamente escura.
A) um espelho;   

B) um fio aquecido ao rubro;             

C) qualquer superfície clara;          

D) uma lâmpada desligada;


QUESTÃO 31 – (UFCE) “Quando dois ou mais raios de luz vindos de fontes diferentes se cruzam, seguem suas trajetórias de forma independente, como se os outros não existissem. ” Este texto caracteriza:

A) O princípio da independência dos raios luminosos.

B) O princípio da reversibilidade dos raios de luminosos.

C) O princípio da propagação retilínea da luz.

D) A refração da luz.



QUESTÃO 32 – (UFU-MG-010 Adaptada) Ao olhar para um objeto (que não é uma fonte luminosa), em um ambiente iluminado pela luz branca, e constatar que ele apresenta a cor amarela, é correto afirmar que:

A) O objeto absorve a radiação cujo comprimento de onda corresponde ao amarelo.

B) O objeto reflete a radiação cujo comprimento de onda corresponde ao amarelo.

C) O objeto refrata a radiação cujo comprimento de onda corresponde ao amarelo.

D) O objeto difrata a radiação cujo comprimento de onda corresponde ao amarelo.









        




Nenhum comentário: