domingo, 18 de junho de 2017

O que é Educação?Os Regimentos Da Escola Estadual Três  Poderes - noite

Escola Estadual Três Poderes -Turno Noturno

O que é Educação?Os Regimentos Da Escola Estadual Três  Poderes

A direção do turno da noite da Escola Estadual Três Poderes , Diretor Alber, Vice-diretora Delma e o Supervisor George presidiram uma palestra para os alunos do turno da noite, intitulada " O que é Educação? E também sobre os regimentos da Escola.

Segundo o diretor Alber: " Ninguém escapa da educação. Em casa, na rua, na igreja ou na escola, todos nós envolvemos pedaços da vida com ela : para aprender, para ensinar, e vice e versa. Para saber, para fazer ou para conviver, todos os dias misturamos a vida com a educação. Com uma ou com várias: educação ? Educações. É já que pelo menos por isso sempre achamos que temos alguma coisa a dizer sobre a educação que nos invade a vida. A educação, é muito mais do que transmissão de informações ou qualificação profissional, tem o dever de transmitir o legado cultural acumulado pela humanidade historicamente. Essa é uma tarefa verdadeiramente desafiadora, porque envolve mobilização de professores e alunos na apropriação de saberes construídos em diversas áreas, desde a história até a matemática. A escola seria o lugar ideal para dar um vislumbre da grandeza humana, de sua produção cultural, de suas ideias e aspirações, do desenvolvimento das técnicas a serviço da qualidade de vida, dos erros e horrores da história e de como superá-los, aprendendo com eles. A escola é nossa segunda casa

A vice diretora Delma, colocou em pauta todas as regras da Escola 3P, O regimento escolar é um conjunto de regras que definem a organização administrativa, didática, pedagógica, disciplinar da instituição, estabelecendo normas que deverão ser seguidas para na sua elaboração, como, por exemplo, os direitos e deveres de todos que convivem no ambiente. Define os objetivos da escola, os níveis de ensino que oferece e como ela opera. Dividindo as responsabilidades e atribuições de cada pessoa, evitando assim, que o gestor concentre todas as ordens, todo o trabalho em suas mãos, determinando o que cada um deve fazer e como deve fazer.

O supervisor George e a professora Carla Silva , finalizaram com os  pensamentos do celebre educador brasileiro Paulo Freire: Paulo Freire não foi apenas um mero expectador da história do seu povo, de modo que suas ideias trazem clara e explicitas as marcas da sua experiência vivida pelo Brasil. Ele soube reconhecer com clareza as prioridades nesta etapa crucial assinalada pela emergência política das classes populares e pela crise das elites dominantes. E como o seu ponto de partida, e sua opção radical é a libertação dos oprimidos, o sentido mais profundo da sua obra é ser a “ expressão dos oprimidos". Tem mérito não apenas de denunciar uma educação supostamente neutra, como o de distinguir claramente a pedagogia das classes dominantes da pedagogia das classes oprimidas. A sua pedagogia não é apenas para os pobres, mas também era do seu desejo ver os não- pobres e as classes médias se engajando na transformação do mundo. As historias que os alunos contam - baseadas nas suas próprias experiências - são muito importantes para o ensino- aprendizagem e não deve ser ignorada pelos educadores. Tais histórias necessitam serem faladas, ouvidas e afirmadas, mas também criticadas quando personificam.














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