quarta-feira, 21 de junho de 2017

TRABALHO - FILOSOFIA - VIOLENCIA X CONSCIÊNCIA - PROF. RODRIGO


Escola Estadual Três Poderes

Disciplinas: Filosofia

Professor: Rodrigo Souza

TRABALHO AVALIATIVO

Valor: 10 pontos

A consciência é uma das características do homem com maior importância no processo de aprendizagem, pois, tal atividade mental proporciona estar ciente de si e do mundo. Portanto, a conscientização contínua, dá oportunidade ao homem de alimentar sua consciência e tornar-se um sistema aberto para as possibilidades do conhecimento. Dessa forma, o homem sente necessidade de conhecer ainda mais a si mesmo e ao mundo. Estar atento ao mundo nos permite refleti-lo e conceituá-lo de acordo com nossa consciência crítica.         Com base nesse raciocínio, vamos desenvolver trabalhos sobre as principais formas de violência, que vem crescendo a cada dia em nosso cotidiano, por isso, torna-se necessário refletir suas causas e efeitos na sociedade atual. As principais formas de violência atualmente são: violência física, violência institucional, violência intrafamiliar, violência moral, violência patrimonial, violência psicológica e violência sexual.                                                O desenvolvimento deste trabalho deve ser elaborado por grupos de estudos com a participação de no mínimo três e no máximo seis alunos. Sendo que cada grupo está encarregado de desenvolver e apresentar para a turma o resultado final da pesquisa realizada sobre o tema a ele sorteado e estará livre para pensar e criar a forma na qual irá apresentar o trabalho desenvolvido, seja a partir da arte (teatro, música, poemas ou pinturas), da pesquisa de campo (entrevistas ou documentários) ou de forma didática (seminário, cartazes ou slides).

Cada grupo terá no máximo 10 minutos para sua apresentação do tema,  em que a ordem será sorteada. Cada grupo deverá levar em consideração as perguntas a seguir para um melhor desenvolvimento reflexivo sobre os temas a eles atribuídos:

a) O que causa tal violência?,

b) Qual contexto social ela se desenvolve?,

c) Quais são os principais atores que a proporciona?,

d) Quais são os efeitos de tal violência?,

e) Quais medidas devem ser tomadas para minimizar os efeitos de tal violência?,

f) Qual a relação de tal violência com contexto escolar? O que fazer?.

Agora, mãos a obra e bom trabalho a todos!

Glossário:

1     Violência física- Ação ou omissão que coloque em risco ou cause dano à integridade física de uma pessoa.





2     Violência institucional- tipo de violência motivada por desigualdades (de gênero, étnico-raciais, econômicas etc.) Predominantes em diferentes sociedades. Essas desigualdades se formalizam e institucionalizam nas diferentes organizações privadas e aparelhos estatais, como também nos diferentes grupos que constituem essas sociedades.



3     Violência moral- ação destinada a caluniar, difamar ou injuriar a honra ou a reputação da mulher.
 



4     Violência patrimonial- ato de violência que implique dano, perda, subtração, destruição ou retenção de objetos, documentos pessoais, bens e valores.





5     Violência intrafamiliar- acontece dentro de casa ou unidade doméstica e geralmente é praticada por um membro da família que viva com a vítima. As agressões domésticas incluem: abuso físico, sexual e psicológico, a negligência e o abandono.


 



4     Violência psicológica- ação ou omissão destinada a degradar ou controlar as ações, comportamentos, crenças e decisões de outra  pessoa  por meio de intimidação, manipulação, ameaça direta ou indireta, humilhação, isolamento ou qualquer outra conduta que implique prejuízo à saúde psicológica, à autodeterminação ou ao desenvolvimento pessoal.


 

7     Violência sexual- ação que obriga uma pessoa a manter contato sexual, físico ou verbal, ou a participar de outras relações sexuais com uso da força, intimidação, coerção, chantagem, suborno, manipulação, ameaça ou qualquer outro mecanismo que anule ou limite a vontade pessoal. Considera-se como violência sexual também o fato de o agressor obrigar a vítima a realizar alguns desses atos com terceiros.










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