Escola
Estadual Três Poderes
Disciplinas:
Filosofia
Professor:
Rodrigo Souza
TRABALHO
AVALIATIVO
Valor:
10 pontos
A
consciência é uma das características do homem com maior importância no
processo de aprendizagem, pois, tal atividade mental proporciona estar ciente
de si e do mundo. Portanto, a conscientização contínua, dá oportunidade ao
homem de alimentar sua consciência e tornar-se um sistema aberto para as possibilidades
do conhecimento. Dessa forma, o homem sente necessidade de conhecer ainda mais
a si mesmo e ao mundo. Estar atento ao mundo nos permite refleti-lo e conceituá-lo
de acordo com nossa consciência crítica. Com
base nesse raciocínio, vamos desenvolver trabalhos sobre as principais formas
de violência, que vem crescendo a cada dia em nosso cotidiano, por isso,
torna-se necessário refletir suas causas e efeitos na sociedade atual. As
principais formas de violência atualmente são: violência física, violência
institucional, violência intrafamiliar, violência moral, violência patrimonial,
violência psicológica e violência sexual. O desenvolvimento
deste trabalho deve ser elaborado por grupos de estudos com a participação de
no mínimo três e no máximo seis alunos. Sendo que cada grupo está encarregado
de desenvolver e apresentar para a turma o resultado final da pesquisa
realizada sobre o tema a ele sorteado e estará livre para pensar e criar a
forma na qual irá apresentar o trabalho desenvolvido, seja a partir da arte (teatro,
música, poemas ou pinturas), da pesquisa de campo (entrevistas ou
documentários) ou de forma didática (seminário, cartazes ou slides).
Cada
grupo terá no máximo 10 minutos para sua apresentação do tema, em que a ordem será sorteada. Cada grupo
deverá levar em consideração as perguntas a seguir para um melhor
desenvolvimento reflexivo sobre os temas a eles atribuídos:
a) O
que causa tal violência?,
b)
Qual contexto social ela se desenvolve?,
c)
Quais são os principais atores que a proporciona?,
d) Quais
são os efeitos de tal violência?,
e)
Quais medidas devem ser tomadas para minimizar os efeitos de tal violência?,
f)
Qual a relação de tal violência com contexto escolar? O que fazer?.
Agora,
mãos a obra e bom trabalho a todos!
Glossário:
1 Violência física- Ação ou omissão que
coloque em risco ou cause dano à integridade física de uma pessoa.
2 Violência
institucional- tipo de violência motivada por desigualdades (de gênero,
étnico-raciais, econômicas etc.) Predominantes em diferentes sociedades. Essas
desigualdades se formalizam e institucionalizam nas diferentes organizações
privadas e aparelhos estatais, como também nos diferentes grupos que constituem
essas sociedades.
3
Violência moral- ação destinada a caluniar, difamar ou
injuriar a honra ou a reputação da mulher.
4
Violência patrimonial- ato de violência
que implique dano, perda, subtração, destruição ou retenção de objetos,
documentos pessoais, bens e valores.
5 Violência
intrafamiliar- acontece dentro de casa ou unidade doméstica e geralmente é praticada
por um membro da família que viva com a vítima. As agressões domésticas
incluem: abuso físico, sexual e psicológico, a negligência e o abandono.
4 Violência psicológica- ação ou omissão
destinada a degradar ou controlar as ações, comportamentos, crenças e decisões
de outra pessoa por meio de intimidação, manipulação, ameaça
direta ou indireta, humilhação, isolamento ou qualquer outra conduta que
implique prejuízo à saúde psicológica, à autodeterminação ou ao desenvolvimento
pessoal.
7 Violência sexual- ação que obriga uma
pessoa a manter contato sexual, físico ou verbal, ou a participar de outras
relações sexuais com uso da força, intimidação, coerção, chantagem, suborno,
manipulação, ameaça ou qualquer outro mecanismo que anule ou limite a vontade
pessoal. Considera-se como violência sexual também o fato de o agressor obrigar
a vítima a realizar alguns desses atos com terceiros.
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