quarta-feira, 28 de junho de 2017

trabalho Geografia 1º ano - escala - Prof. Mastrangela



E.E TRÊS PODERES
                                      


 Ensino Médio


Série:
1° ano 
  Valor:        


Disciplina: Geografia
Profª : Mastrangela  

Trabalho

1) A imagem abaixo corresponde a um fragmento de uma carta topográfica em escala 1:50.000. Considere que a distância entre A e B é de 3,5 cm. 



 A partir dessas informações, é correto afirmar que:
a) O rio corre em direção sudeste, sendo sua margem esquerda a de maior declividade. Apresenta um comprimento total de 17.500 metros.
b) O rio corre em direção sudoeste, sendo a margem direita a de maior declividade. Apresenta um comprimento total de 1.750 quilômetros.
c) O rio corre em direção sudeste, sendo sua margem esquerda a de maior declividade. Apresenta um comprimento total de 1.750 metros.
d) O rio corre em direção sudoeste, sendo sua margem esquerda a de maior declividade. Apresenta um comprimento total de 175 metros.

2) Considerando que a distância real entre duas cidades é de 120km e que a sua distância gráfica,num mapa, é de 6cm, podemos afirmar que esse mapa foi projetado na escala:
3)Em um mapa, a distância entre dois pontos é de 4 cm (quatro centímetros) e a distância real é de 4 km (quatro quilômetros). Esse mapa está representado na seguinte escala numérica:

4)Escala gráfica, segundo Vesentini e Vlach (1996, p. 50), “é aquela que expressa diretamente os valores da realidade mapeada num gráfico situado na parte inferior de um mapa”. Nesse sentido, considerando que a escala de um mapa está representada como 1:25000 e que duas cidades, A e B, nesse mapa, estão distantes, entre si, 5cm, a distância real entre essas cidades é de:
a) 25.000 m
b) 1.250 m
c) 12.500 m
d) 500 m
e) 250 m

5)Faça a análise do mapa abaixo:


a)Crie um título para o mapa
b) Preencha corretamente a legenda no mapa.
c) São elementos que pertencem aos mapas: legenda, título, escala e rosa dos ventos. Quais são as falhas deste mapa?
d) Este mapa está com itens essenciais para boa leitura ?Justifique
6)A escala estabelece a correspondência entre o tamanho real da superfície terrestre e o seu tamanho representado no mapa. Analise as escalas abaixo:

a) Qual imagem representa uma escala grande?
b) Qual imagem representa uma escala pequena?

Na maioria das vezes, o exercício de vestibular sempre tem as escalas métricas mais comuns: km, metros e cm.
Portanto, anote o seguinte:
§  de km para cm: adiciona-se 5 zeros.
§  de cm para km: corta-se 5 zeros. 
§  de km para metro: adiciona-se 3 zeros. 
§  de metro para km: corta-se 3 zeros.
§  de cm para metro: corta-se 2 zeros
§  de metro para cm: adiciona-se 2 zeros


7) Representar graficamente as escalas:
1:25.000

1:50.000

1:100.000

1:250.000

1:1000.000

8) Elabore um texto sobre escala: o que é ,para que serve ,quais os tipos de escalas, como representá-las

9)Ampliar  em 5 vezes a escala 1:100.000


10) Reduzir em 4 vezes  a escala 1:25.000

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