|
E.E TRÊS PODERES
| ||
Ensino Médio
|
Série:
1° ano
|
Valor:
| |
Disciplina: Geografia
|
Profª : Mastrangela
| ||
Trabalho
|
1) A imagem abaixo corresponde a um fragmento de uma carta topográfica
em escala 1:50.000. Considere que a distância entre A e B é de 3,5 cm.
A partir dessas informações, é correto afirmar que:
a) O rio corre em direção sudeste, sendo sua margem esquerda a de maior
declividade. Apresenta um comprimento total de 17.500 metros.
b) O rio corre em direção sudoeste, sendo a margem direita a de maior
declividade. Apresenta um comprimento total de 1.750 quilômetros.
c) O rio corre em direção sudeste, sendo sua margem esquerda a de maior
declividade. Apresenta um comprimento total de 1.750 metros.
d) O rio corre em direção sudoeste, sendo sua margem esquerda a de maior
declividade. Apresenta um comprimento total de 175 metros.
2) Considerando
que a distância real entre duas cidades é de 120km e que a sua distância
gráfica,num mapa, é de 6cm, podemos afirmar que esse mapa foi projetado na
escala:
3)Em um mapa, a
distância entre dois pontos é de 4 cm (quatro centímetros) e a distância real é
de 4 km (quatro quilômetros). Esse mapa está representado na seguinte escala
numérica:
4)Escala gráfica, segundo Vesentini e Vlach (1996, p. 50), “é aquela que expressa diretamente os valores
da realidade mapeada num gráfico situado na parte inferior de um mapa”. Nesse
sentido, considerando que a escala de um mapa está representada como 1:25000 e
que duas cidades, A e B, nesse mapa, estão distantes, entre si, 5cm, a distância real entre essas
cidades é de:
a) 25.000 m
b) 1.250 m
c) 12.500 m
d) 500 m
e) 250 m
a) 25.000 m
b) 1.250 m
c) 12.500 m
d) 500 m
e) 250 m
5)Faça
a análise do mapa abaixo:
a)Crie um título para o mapa
b) Preencha corretamente a legenda no mapa.
c) São elementos que pertencem
aos mapas: legenda, título, escala e rosa dos ventos. Quais são as falhas deste
mapa?
d) Este mapa está com itens essenciais para boa leitura ?Justifique
6)A escala estabelece a correspondência entre o
tamanho real da superfície terrestre e o seu tamanho representado no mapa.
Analise as escalas abaixo:
a)
Qual imagem representa uma escala grande?
b)
Qual imagem representa uma escala pequena?
Na maioria das vezes, o exercício de
vestibular sempre tem as escalas métricas mais comuns: km, metros e cm.
Portanto, anote o seguinte:
§
de km para cm: adiciona-se 5 zeros.
§
de cm para km: corta-se 5 zeros.
§
de km para metro: adiciona-se 3 zeros.
§
de metro para km: corta-se 3 zeros.
§
de cm para metro:
corta-se 2 zeros
§
de metro para cm: adiciona-se
2 zeros
7)
Representar graficamente as escalas:
1:25.000
1:50.000
1:100.000
1:250.000
1:1000.000
8) Elabore
um texto sobre escala: o que é ,para que serve ,quais os tipos de escalas, como
representá-las
9)Ampliar em 5 vezes a escala 1:100.000
10) Reduzir
em 4 vezes a escala 1:25.000
Nenhum comentário:
Postar um comentário