domingo, 9 de julho de 2017

ATIVIDADE DE FÍSICA - 3º ano - Prof. Cassimiro


ATIVIDADE DE FÍSICA

MEMBROS DO GRUPO (MÁXIMO SEIS ALUNOS):

NOME:________________________________________________ Nº: ________ TURMA: ______



LEIA O TEXTO ABAIXO SOBRE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL E NO MUNDO PUBLICADO NA REVISTA EXAME DE 28 DE JUNHO DE 2015.

1,5 bilhão de pessoas vive sem energia elétrica no mundo

Brasília – O Ano Internacional da Luz, criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para sensibilizar os governos do mundo para um fato grave, será comemorado ao longo de 2015. De acordo com a ONU, apesar de todos os avanços científicos da humanidade, 1,5 bilhão de pessoas ainda vivem sem energia elétrica no mundo.

Os desdobramentos do problema são muitos, entre eles a impossibilidade de estudar à noite, dificuldade de acesso à informação, desperdício de comida por falta de geladeira e insegurança. Segundo a Unesco, a prática cultural no continente africano de usar querosene como combustível para lamparinas mata 1,5 milhões de pessoas por ano e é uma das principais causas de problemas respiratórios em milhões de moradores da região.

No Brasil, há 12 anos o governo tenta universalizar o acesso à energia elétrica por meio do programa Luz para Todos. Entretanto, boa parte da população continua sem luz. Segundo o diretor do programa, Aurélio Pavão, do Ministério de Minas e Energia, cerca de 190 mil famílias brasileiras ainda vivem sem energia, a maior parte na zona rural.

Para o diretor, o avanço foi significativo desde 2002, quando o ministério estimou que 10 milhões de pessoas, cerca de 2 milhões de moradias, não tinham luz no país. “Em maio de 2009, o programa cumpriu a meta dos 10 milhões. À medida que avançamos, identificamos novas famílias e novos domicílios no meio rural que também precisavam de energia. O programa já levou energia a 15,5 milhões de pessoas”, esclareceu Pavão.

Ele explicou que são três as razões para a construção de muitas novas casas no país nos últimos anos. “O crescimento econômico, que gerou mais construções nas propriedades familiares, retorno de muitas famílias ao campo e os programas de assistência social, como Bolsa Família, que incrementou a renda das famílias.”

Segundo Aurélio Pavão, nas regiões Sul e Sudeste e parte do Nordeste o acesso à luz já está universalizado.  “A partir de agora, nosso maior desafio são alguns estados do Nordeste, principalmente Bahia, Piauí, Maranhão e Alagoas, além de Goiás, no Centro-oeste, e toda a região Norte.”  O novo prazo para universalização de energia no país é 2018.

Além das 190 mil residências mapeadas pelo ministério, Aurélio Pavão destacou a existência de comunidades isoladas na Amazônia. Elas não estão contabilizadas, mas não têm energia. Pavão explicou que o problema de levar energia para a região são as dificuldades de logística e obstáculos naturais.

Para superar os problemas, o programa foi modernizado com o uso de novas tecnologias, como cabos subaquáticos, postes de fibra de vidro, que boiam facilitando transporte pelos rios, e uso de energia solar. “Em tese, ainda temos uma população grande para atender nessa região, mas a o ministério está conseguindo avançar bastante”, acrescentou. Até maio de 2015, os investimentos no programa Luz para Todos chegavam a R$ 22,7 bilhões (Editor Armando Cardoso).




QUESTÃO DE PROBLEMATIZAÇÃO INICIAL:

A partir da leitura do texto introdutório qual a importância da energia elétrica? Seria possível a sociedade moderna se adaptar a uma vida sem energia elétrica? Discutam em grupo e escrevam a conclusão de vocês.



Resposta livre



1) Construa um circuito elétrico simples (uma pilha, um fio (condutor) e um led. Faça um esboço do circuito construído?

2) Meça, com o circuito aberto, a diferença de potencial (“voltagem”) na pilha e posteriormente na lâmpada. Anote os valores encontrados.

D.D.P.  na pilha  3,00 V         D.D.P.  no led 0,00 V (como o circuito está aberto não há corrente elétrica fluindo, desta forma, embora a pilha forneça 3,00 V não há ddp na pilha.

3) Meça, agora com o circuito fechado, a diferença de potencial na pilha e posteriormente na lâmpada. Anote os valores encontrados.

D.D.P.  na pilha  3,00 V         D.D.P.  no led  3,00 V (supondo que toda a energia fornecida pela pilha esteja sendo aproveitada pelo LED).

4) Que diferença o grupo observou entre a primeira medida (circuito aberto) e segunda medida (circuito fechado)

No circuito aberto não há passagem de corrente deste modo a ddp da pilha é zero, enquanto em um circuito fechado a ddp da pilha é 3,00 V.

5) Meça, com o multímetro, a corrente elétrica que  atravessa o circuito

Ao colocar o multímetro no modo corrente (A), por exemplo, em 200 m  (miliampere) você encontrará um determinado valor. Vamos supor que você encontrou  60 mA, isto é 0,06 A.

6) Encontre o valor da resistência a partir dos dados coletados.

Considerando a ddp no LED de 3,00 V e a corrente de 0,06 A, então temos: R= V/i = 3,00V/0,06ª.

Então: R= V/i = 50 W (50 ohms).

7) Utilizando o multímetro meça o valor da resistência do LED.

É possível que você encontre um valor próximo a 50 Ohms, por exemplo, 46 Ohms ou 53 Ohms. Diferenças nas medidas decorrem da precisão do aparelho, da forma como a medida é feita e de outros fatores de erro nas medidas.

8) Quais hipóteses (explicações) o grupo pode dar para a diferença ou coincidências de medidas entre a primeira e segunda medida na pilha? E entre a primeira e segunda medida na lâmpada (LED)?

Para a primeira medida (3,00 V) com o circuito aberto e para a segunda medida (3,00 V) com o circuito fechado não há diferença apreciável. Significa que os pares de pilhas fornecem uma ddp de 3,00 V. Para o LED mediu-se com o circuito aberto 0,00 V, isto significa que não há tensão no LED com o circuito aberto, pois não há passagem de corrente, mas a tensão é no LED é de 3,00 V, pois há passagem de corrente no circuito e toda a ddp fornecida pela pilha está sendo utilizada, uma vez que não há perda apreciável no circuito.



9) Para o grupo: como vocês descreveriam a corrente elétrica? Por que é preciso uma pilha ou bateria para que haja corrente elétrica?

A corrente elétrica nada mais é do que um fluxo ordenado de cargas elétricas produzidos pela ação de campo elétrico.

Precisamos de uma pilha, pois quando as extremidades de um material condutor estão em diferentes potenciais elétricos, isto é, existe uma diferença de potencial entre elas, a carga flui de uma extremidade para a outra.

OBS>: quando dizemos que a carga flui, queremos dizer que as partículas carregadas do meio fluem. A carga é uma propriedade de determinadas partículas, as mais significantes sendo elétrons, prótons e nêutrons. Quando o fluxo é formado apenas por cargas negativas, são elétrons ou íons negativos que formam a corrente.


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