sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Vem Brincar quadrilha na diversidade - Quadrilha do Noturno



Noturno Três Poderes apostou no tema: “Vem Brincar quadrilha na diversidade, na alegria e na paixão de São João”, fazendo referência a igualdade de gêneros.

A quadrilha do Noturno Três Poderes apostou no tema:  “Vem Brincar quadrilha na diversidade, na alegria e na paixão de São João”, fazendoreferência a igualdade de gêneros. Com uma apresentação modesta, os brincantes da quadrilha Noturno Três Poderes defenderam o tema: Aprender a viver em um ambiente de diversidade é um dos principais desafios do mundo contemporâneo - e, portanto, da Educação. Ao longo da vida escolar, os alunos se deparam com todo tipo de diferença: de gênero, raça, valores, religião, expressão da sexualidade, ritmos de aprendizagem, configurações familiares etc. Diante dessa realidade, nós, educadores, da Escola Estadual Três Poderes da aérea das humanas, Sociologia Ricardo Falcão e Marcos, História Carla Silva, Filosofia José Edilmo e também artes com o professor Saulo, nestes últimos dias  pregamos o discurso da tolerância e do respeito.
Ensinar a importância do respeito à diversidade é fundamental em um ambiente escolar. Ensinar a importância do respeito que se deve ter com as diferenças dos colegas no ambiente escolar é de fundamental importância, O ideal é que todo educador tenha em mente a importância de propiciar ao seu aluno um ambiente que priorize e estimule o respeito à diversidade, ajudando a formar cidadãos mais educados e respeitosos que se preocupam com os outros, possuindo o espírito de coletividade.
Primeiro, devemos perceber que a falta de abertura não significa necessariamente rejeição. O outro é visto com frieza ou até mesmo com desconfiança e temor por representar uma ameaça ao universo conhecido. Sob esse ponto de vista, a reação agressiva ou indiferente àqueles que subvertem nossas convicções sobre o "verdadeiro modo de ser" funciona como uma forma de autoproteção.
Quando ocorre a reação defensiva, o aluno precisa ser orientado a sair da posição de quem está sendo atacado nas certezas e passar a se relacionar com as diferenças por meio de uma perspectiva integradora. Para transformar a reação dos alunos diante das diversidades, o trabalho educacional tem de instigar o questionamento sobre a origem histórica - social, politica, jurídica, econômica, cultural - dos padrões estabelecidos.Contudo, além de buscar o entendimento racional daquilo que foge à nossa familiaridade, é preciso sentir e experimentar o outro, deixando que ele nos afete emocionalmente. Acredito que o contato afetivo é o único capaz de transformar a qualidade das relações pessoais. O que me encanta no outro? O que me incomoda? O que me aterroriza? Provocar essas perguntas e despertar a curiosidade nos alunos também é tarefa da escola.
“Foram dias de ensaio, de dedicação de cada um dos brincantes da nossa quadrilha, por isso eu agradeço a cada pessoa que nos apoiou, confiou  e se dedicou para que a quadrilha da diversidade, da alegria e da paixão e do respeito da igualdade de gêneros, fosse um sucesso!!!! E é assim que vamos aos poucos tendo êxitos culturais e benéficos para a sociedade a escola segundo o diretor Alber  Fernandes e Silva  que aposta no dialogo e na inclusão destes temas no contexto pedagógico para termos uma via  de trocas de saberes.   
A instituição segundo o Diretor só tem a ganhar ao abraçar de maneira pedagógica e respeitosas essa nova geração que esta inserida na Escola Estadual Três Poderes.



















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