sexta-feira, 12 de abril de 2019

3º ano - Revisão de Português - Profªs Edna e Rosilene



NOME:                                                                                                       
3º ano do Ensino Médio
TURMA: 
Data    12 / 04 / 19

DISCIPLINA: PORTUGUÊS/LITERATURA 
PROF.: EDNA / ROSILENE 
ASSUNTO: Atividades de revisão 
VALOR:  
NOTA:


Funções da Linguagem
Os elementos presentes na comunicação estão intimamente relacionados com as funções da linguagem. Elas determinam o objetivo e/ou finalidade dos atos comunicativos, sendo classificadas em:
·         Função Referencial: fundamentada no “contexto da comunicação”, a função referencial objetiva informar, referenciar sobre algo.
·         Função Emotiva: relacionada com o “emissor da mensagem”, a linguagem emotiva, apresentada em primeira pessoa, objetiva transmitir emoções, sentimentos.
·         Função Poética: associada à “mensagem da comunicação”, a linguagem poética objetiva preocupa-se com a escolha das palavras para transmitir emoções, por exemplo, na linguagem literária.
·         Função Fática: relacionada com o “contato da comunicação”, uma vez que a função fática objetiva estabelecer ou interromper a comunicação.
·         Função Conativa: relacionada com o “receptor da comunicação”, a linguagem conativa, apresentada em segunda ou terceira pessoa objetiva sobretudo, persuadir o locutor.
·         Função Metalinguística: relacionada ao “código da comunicação”, uma vez que a função metalinguística objetiva explicar o código (linguagem), através dele mesmo.

1)Relacione as colunas:
a)Mensagem
(  ) é o meio físico por onde circula a mensagem entre o emissor e o receptor.
b) Código
(  ) é o conjunto de enunciados produzidos pela seleção e combinação de signos.
c) Canal
(  ) é a situação ou assunto a que a mensagem faz referência.
d) Contexto
(  ) é o sistema utilizado pelos falantes no ato da comunicação.

2)Relacione os textos com a função da linguagem correspondente:
a)O vento varria as folhas,
O vento varria os frutos,
O vento varria as flores...
BANDEIRA, Manuel. Canção do vento e da minha terra
( ) Função fática
b)_Alô!
- Bom dia!
- Bom dia!
- Quero falar com o João, por favor!
- Só um minuto!
( ) Função poética
c)Eu
Fico pensando em nós dois
Cada um na sua
Perdidos na cidade nua
Empapuçados de amor
Numa noite de verão
Ai! Que coisa boa
À meia-luz, a sós, à toa
LEE, Rita. Caso Sério
( ) Função referencial
d)Não deixe para depois. Compre já seu carro novo!
( ) Função emotiva
e)A maior parte dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) rejeita a volta de doações empresariais para campanhas eleitorais de 2018. A proposta já estava em discussão no Congresso Nacional mesmo antes da polêmica da criação de um fundo público bilionário para bancar os candidatos. Mas, dos 11 integrantes da Corte, pelo menos seis são contrários ao financiamento feito por pessoas jurídicas. Em 2015, o Tribunal julgou inconstitucional esse modelo de doação e hoje manteria o entendimento, caso fosse provocado.”
Revista Veja. Acesso em: 25/08/2017
( ) Função metalinguística
f)O sujeito das orações da língua portuguesa pode ser classificado em simples ou composto.
( ) Função conativa

3) ( (FGV - 2009) Em um dos seus primeiros artigos, no qual foi criada a personagem Jeca Tatu, Monteiro Lobato escreveu: Esboroou-se o balsâmico indianismo de Alencar ao advento dos Rondons. (...) Não morreu, todavia. Evoluiu. O indianismo está de novo a deitar copa, de nome mudado. Crismou-se de “caboclismo”. O cocar de penas de arara passou a chapéu de palha rebatido à testa; (...) Mas o substrato psíquico não mudou: orgulho indomável, independência, fidalguia, coragem, virilidade heroica, todo o recheio em suma, sem faltar uma azeitona, dos Peris e Ubirajaras. A comparação de “caboclismo” com “indianismo”, feita por Lobato no trecho citado, objetivava criticar, nessas correntes literárias, uma visão do índio e do caboclo que se caracterizava pela
(A) animalização. (B) ridicularização. (C) marginalização. (D) socialização. (E) idealização.
4)(UFV MG) Leia as afirmativas abaixo, relacionadas ao Pré-Modernismo brasileiro. I. Lima Barreto, Euclides da Cunha, Monteiro Lobato e Graça Aranha são autores pré-modernistas, cujas obras revelam interesse pela realidade brasileira. II. As obras dos escritores pré-modernistas anteciparam alguns pressupostos temáticos e/ou formais do Modernismo. III.Denomina-se Pré-Modernismo o período de transição entre as tendências artísticas do final do século XIX e o Modernismo. Está correto o que se afirma em
(A) II, apenas. (B) III, apenas. (C) I, II e III. (D) I e II, apenas.
5) Lima Barreto foi uma das figuras mais contraditórias e controvertidas da literatura brasileira do início do século XX. Sobre sua obra, assinale V para verdadeiro e F para falso.
I. Lima Barreto participou do movimento do Pré-Modernismo, que tinha um ideário estético rígido, com linguagem altamente formal e cuja temática dominante era a defesa do regime republicano recém instalado.
II. O autor foi um dos pioneiros no uso do estilo jornalístico na literatura. Com linguagem objetiva e informal, descreve com clareza e simplicidade o cotidiano das classes desfavorecidas, às quais pertencia.
III. Nos seus escritos, denuncia os problemas políticos e os preconceitos sociais de seu tempo, que ele, como mulato pobre, vivenciou.
IV. Em seu livro mais famoso, Triste Fim de Policarpo Quaresma, Lima Barreto foca a vida de uma personagem cujo nacionalismo beira a xenofobia. Por trás disso, faz uma grande crítica à política da República Velha.
 V. Podemos considerar a obra Triste Fim de Policarpo Quaresma um exemplo de nacionalismo ufanista, o que aproxima a obra do Romantismo, pois Policarpo Quaresma é um herói nacionalista.
 6)A partir da comparação entre Monteiro Lobato e Euclides da Cunha, assinale o que for incorreto.
(A) A descrição de dois tipos regionais brasileiros, o caipira e o sertanejo, revela a preocupação dos autores em denunciar nossa distância em relação à imagem pósrepublicana e parnasiana de um país civilizado, próximo à Europa, no ritmo da modernidade.
(B) Apesar das diferenças estilísticas e de tipos específicos de enfoque, Monteiro Lobato e Euclides da Cunha mostram, respectivamente no "Jeca Tatu" e no "sertanejo", paisagens regionais.
 (C) A denúncia da existência desses tipos nacionais marginalizados, esquecidos pela literatura oficial cosmopolita, aproxima Monteiro Lobato e Euclides da Cunha de nosso Modernismo, fazendo com que o anunciem, razão pela qual são designados prémodernistas.
D) Monteiro Lobato e Euclides da Cunha tinham por objetivo fazer a denúncia de problemas estruturais da sociedade brasileira de uma maneira bastante mecanicista ou determinista.
E) Ao focalizar diferentes regiões, as duas obras promovem um descentramento que nunca havia sido realizado na literatura brasileira.
7) (FGV) Monteiro Lobato antecipou algumas ideias defendidas pelos modernistas, mas também adotou posição contrária à arte moderna. Em sua obra, exemplificam essas atitudes antagônicas, respectivamente, a
(A) sátira ao purismo linguístico e a crítica a Anita Malfatti.
(B) valorização da influência estrangeira e o estímulo do espírito crítico das crianças.
(C) predileção pelos temas do passado histórico e a preocupação com as relações sociais no meio rural.
(D) adoção de modelos do Naturalismo e a tematização do folclore brasileiro
(E) defesa da correção gramatical e as adaptações de clássicos da literatura

8)Com a obra Os Sertões (1902), Euclides da Cunha foi um escritor pré-modernista pioneiro ao aproximar a literatura e a história quando recriou literariamente o sangrento conflito da Guerra de Canudos (1897). Além de retratar os conflitos ocorridos durante o período, o autor atribuiu maior destaque a três principais aspectos:
a) A escravidão, o povo e a luta;  b) A terra, o homem e a luta; ) O povo, a raça e a luta; 
d) O homem, a luta, a guerra;      e) O sertão, o homem, a luta.

9}Sobre as vanguardas europeias, é correto afirmar, exceto:
a) Entre suas principais manifestações estão o Cubismo, o Futurismo, o Expressionismo, o Dadaísmo e o Surrealismo, todos surgidos na Europa no início do século XX.
b) As tendências literárias que compuseram as vanguardas europeias estavam unidas por um único projetor artístico, cuja proposta era a de retomar os ideais clássicos nas artes e na literatura.
c) As vanguardas europeias influenciaram as artes no mundo ocidental de maneira contundente. No Brasil, as inovações nas artes e na literatura ficaram conhecidas como Modernismo.
d) A palavra “vanguarda” tem origem no francês avant-garde, que significa “o que marcha na frente”, ou seja, as correntes de vanguarda antecipavam o futuro com suas práticas artísticas inovadoras e nada convencionais.
e) Não havia um projeto artístico em comum que agregasse os artistas de vanguarda em torno de uma única proposta, contudo, estavam unidos por uma mesma causa: a de inovar as artes e romper com os padrões clássicos vigentes.

10.PUC - SP)A Semana de Arte Moderna (1922), expressão de um movimento cultural que atingiu todas as nossas manifestações artísticas, surgiu de uma rejeição ao chamado colonialismo mental, pregava uma maior fidelidade à realidade brasileira e valorizava sobretudo o regionalismo. Com isso, pode-se dizer que:
a) romance regional assumiu características de exaltação, retratando os aspectos românticos da vida sertaneja.
b) a escultura e a pintura tiveram seu apogeu com a valorização dos modelos clássicos.
c) movimento redescobriu o Brasil, revitalizando os temas nacionais e reinterpretando nossa realidade.
d) os modelos arquitetônicos do período buscaram sua inspiração na tradição do barroco português.
e) a preocupação dominante dos autores foi com o retratar os males da colonização.

11.UFSC 2013)
https://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2018/02/Clipboard01-169-600x184.jpg
Sobre a Semana de Arte Moderna de 1922 e seu contexto, é CORRETO afirmar que:
A) 
o evento teve consenso em sua aceitação e foi muito bem recebido pelo público, que rapidamente adotou as novas tendências artísticas apresentadas.
b) 
a Semana de Arte Moderna teve impacto restrito sobre alguns poucos artistas plásticos paulistas.
c) 
a Semana de Arte Moderna quase não ocorreu, pois o então presidente, Getúlio Vargas, opunha-se a qualquer manifestação cultural que não tivesse sido organizada pelo governo.
d
o movimento antropofágico aceitava a cultura europeia desde que reelaborada e transformada em um produto nacional.
e) 
os modernistas rejeitavam as tendências artísticas do século XIX, principalmente o romantismo e o parnasianismo.
                                                                                                                                             
 12Classifique as orações em subordinadas adjetivas restritivas ou subordinadas adjetivas explicativas.
a) Lá no quintal está um galo que canta alto.
b) João, que era carteiro, trabalhava muito todos os dias.
c) Odeio pessoas que falam alto.
d) O meu melhor amigo, que sempre me apoia, é você.
e) Ele é um dos trabalhadores que mais venderam este mês.

13.Suponha que o gerente de uma empresa queira informar a seus clientes, por carta, que o estabelecimento enviará pelo correio os carnês para pagamento. Indique a interpretação que o cliente daria à informação do diretor, no caso dos seguintes empregos da vírgula: (1.0)

a)      Os clientes, que já são cadastrados, receberão os carnês de pagamento pelo correio.
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b)      Os clientes que já são cadastrados receberão os carnês de pagamento pelo correio.
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5.Numa cidade, os motoristas de ônibus urbanos estavam em greve por melhores salários. Certo dia, um jornal da cidade publicou, a esse respeito, a seguinte manchete(1.0)

Motoristas que receberam aumento voltaram ao trabalho.
Uma pessoa lê a notícia e diz a alguém:
“– O jornal está noticiando que a greve dos motoristas acabou”.
Pergunta-se: essa pessoa interpretou adequadamente o que leu?
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