NOME:
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Nº
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3º ano do Ensino Médio
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TURMA:
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Data 12 / 06 / 19
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DISCIPLINA: PORTUGUES
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PROF.: EDNA/ ROSILENE
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ASSUNTO: LISTA DE EXERCÍCIOS REVISÃO
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VALOR:
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NOTA:
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Questão
1) Relacione as colunas de acordo com a classificação das orações subordinadas:
a)( ) Quanto mais se
estuda, mais se aprende.
b) ( ) “Quando os
porcos bailam adivinham chuva.”
c) ( ) Se queres ser
aprovado, estude muito.
d) ( ) Embora
estudasse muito, não foi aprovado.
e) ( ) Ela se
vestia conforme dita a moda.
f) ( ) Ficou
irritado, porque foi impedido de entrar.
g) ( ) O carro era
tão caro que desistiu da compra.
h) ( ) Estude para
não travar na prova.
i) ( ) “Mais fácil conquistar uma cidade
inteira do que conquistar um amigo ferido”.
I.Oração
subordinada adverbial final.
II. Oração subordinada adverbial conformativa.
III. Oração subordinada adverbial proporcional.
IV. Oração subordinada adverbial condicional.
V. Oração subordinada adverbial comparativa.
VI. Oração subordinada adverbial temporal.
VII. Oração subordinada adverbial concessiva.
VIII.Oração subordinada adverbial consecutiva.
IX. Oração subordinada adverbial causal.
2)Reescreva
as frases a seguir, estabelecendo entre as orações a relação indicada entre
parênteses.
Veja o
exemplo:
Esforçou-se
muito, mas não conseguiu bons resultados. (concessão)
Não
conseguiu bons resultados, embora tenha se esforçado muito.
a)Chegando
o momento, todos sairão rapidamente. (tempo)
________________________________________________________________________________________
b)Estando
doente, Manuel não veio à reunião dos condôminos. (causa)
________________________________________________________________________________________
c)Já
sabiam que estávamos bem preparados, contudo não esperavam a vitória.
(concessão)
________________________________________________________________________________________
d)Como
ficamos muito preocupados, saímos rapidamente do local. (consequência)
________________________________________________________________________________________
e)Corra
ou chegará atrasado. (condição)
________________________________________________________________________________________
f)Ao
chegar o conferencista, todos se calaram. (tempo)
________________________________________________________________________________________
g)Pensando
certo, respondeu errado. (concessão)
________________________________________________________________________________________
h)Abertas
as portas, os visitantes entraram no museu. (tempo)
________________________________________________________________________________________
QUESTÃO
3):Observe a relação entre as orações destes períodos:
Os
jovens curtem a dupla jeans e camiseta porque é uma roupa prática e bonita. A
dupla jeans e camiseta é tão prática e bonita que todos os jovens a curtem.
A) No
primeiro período, a oração destacada é subordinada adverbial causal. Assim, em
que oração está a consequência do fato de a roupa ser prática e bonita?
________________________________________________________________________________________
B) No segundo período, a oração destacada é subordinada
adverbial consecutiva. Assim, em que oração está a causa do fato de os jovens
“curtirem” esse tipo de roupa?
QUESTÃO
4:
No
enunciado “Se a sua casa é um espetáculo, este é o seu
camarote”, há uma oração subordinada adverbial.
A)
Identifique-a.________________________________________________________________________________
B)
Indique o valor semântico expresso por essa
oração.________________________________________
5)
Classifique as orações coordenadas sublinhadas conforme o código abaixo:
( 1 )
oração coordenada assindética
( 2 )
oração coordenada sindética aditiva
( 3 )
oração coordenada sindética adversativa
( 4 )
oração coordenada sindética alternativa
( 5 )
oração coordenada sindética explicativa
( 6 )
oração coordenada sindética conclusiva
( ) Gosto muito de dançar, pois faço “jazz
“desde pequenina.
( ) Recebeu o presente, abriu o pacote e
soltou um largo sorriso.
( ) Acendeu o “abajour”, guardou os chinelos
e deitou-se.
( ) Não se preocupe, que estaremos aqui.
( ) Ele estudou bastante; deve, pois,
passar no próximo vestibular.
( ) Está faltando água nas represas, por
conseguinte haverá racionamento de energia.
( ) Não vá embora ou eu vendo esta casa.
( )Não é maldade, nem egoísmo.
( ) Ela não só chorava, como também rasgava
as cartas com desespero.
( ) Estudou muito; no entanto, não está
preparado para a prova.
( ) Viajei até ao Norte, porém não consegui
observar todas as paisagens.
( ) Já ensinei a técnica, portanto façam
corretamente o trabalho.
( ) Traz-me as tuas revistas ou terei que
comprar outras.
( ) Seja pelo melhor, seja pelo pior, vou
emigrar para Londres.
( ) O meu amigo não aceita ajuda de
ninguém, por conseguinte vou ajudá-lo sem que perceba.
( ) Tudo é belo por aqui, mas a tristeza
me acompanha.
( ) Eles não terminaram o que tinham que
fazer nem se esforçaram por isso.
( ) Ora sorri, ora chora amargamente.
6)
Assinale a sequência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada
item, uma
correta
relação de sentido:
1.
Correu demais, _____________________caiu.
2.
Dormiu mal,____________________ os sonhos não o deixaram em paz.
3. A
matéria perece, _____________________a alma é imortal.
4. Leu
o livro, ___________________é capaz de descrever as personagens com detalhes.
5.
Guarde seus pertences,_________________________podem servir mais tarde.
a)
porque, todavia, portanto, logo, entretanto
b) por
isso, porque, mas, portanto, que
c)
logo, porém, pois, porque, mas
d)
porém, pois, logo, todavia, porque
e)
entretanto, que, porque, pois, portanto.
7)Junte as orações
dadas em cada item, usando como ligação uma conjunção coordenativa; indique o
tipo de relação estabelecida.
Ex.: Ela não teve tempo de estudar. Esforçou-se e
fazer uma boa prova.
Ela não teve tempo de estudar, no
entanto, esforçou-se em fazer uma boa prova. (adversativa)
a)
O campeonato foi muito duro. Os atletas merecem um longo descanso.
________________________________________________________________________________________________
b)
Você é um grande amigo nosso. Contamos urgentemente com sua ajuda.
_______________________________________________________________________________________________
c)
Ele é uma pessoa competente. É capaz de falhar algumas vezes, como qualquer um
de nós.
________________________________________________________________________________________________
d)
Ele quer ficar rico. Deve trabalhar com muito afinco.
________________________________________________________________________________________________
e) Não desanime diante das dificuldades. A
recompensa vale o esforço.
________________________________________________________________________________________________
f) O velho pai sofria com isso. Não
chorava nem maldizia.
________________________________________________________________________________________________
8)(Uff
2011) Modinha do exílio
Os moinhos têm palmeiras
Onde canta o sabiá.
Não são artes feiticeiras!
Por toda parte onde eu vá,
Mar e terras estrangeiras,
Posso ver mesmo as palmeiras
Em que ele cantando está.
Meu sabiá das palmeiras
Canta aqui melhor que lá.
Mas, em terras estrangeiras,
E por tristezas de cá,
Só à noite e às sextas-feiras.
Nada mais simples não há!
Canta modas brasileiras.
Canta – e que pena me dá!
(Ribeiro Couto)
Os
versos dos poetas modernistas e românticos apresentam relação de
intertextualidade com o poema de Ribeiro Couto, EXCETO em uma
alternativa. Assinale-a.
a) “Vou-me embora pra
Pasárgada / Lá sou amigo do rei / Lá tenho a mulher que eu quero / Na cama que
escolherei” (Manuel Bandeira)
b) “Dá-me os sítios gentis
onde eu brincava / Lá na quadra infantil; / Dá que eu veja uma vez o céu da
pátria, / O céu do meu Brasil!” (Casimiro de Abreu)
c) “Minha terra tem
macieiras da Califórnia / onde cantam gaturamos de Veneza. / Os poetas da minha
terra / são pretos que vivem em torres de ametista,” (Murilo Mendes)
d) “Ouro terra amor e rosas
/ Eu quero tudo de lá / Não permita Deus que eu morra / Sem que volte para lá”
(Oswald de Andrade)
e) “Em cismar, sozinho, à
noite, / Mais prazer eu encontro lá; / Minha terra tem palmeiras, / Onde canta
o Sabiá.” (Gonçalves Dias)
9)(Fuvest 2010)
Mais do que a mais garrida a minha pátria tem
Uma quentura, um querer bem, um bem
Um “libertas quae sera tamen”*
Que um dia traduzi num exame escrito:
“Liberta que serás também”
E repito!
(Vinícius de Moraes, “Pátria minha”, Antologia poética.)
*A frase em
latim traduz-se, comumente, por “liberdade ainda que tardia”.
Considere
as seguintes afirmações:
I. O diálogo com outros textos
(intertextualidade) é procedimento central na composição da estrofe.
II. O espírito de contradição manifesto
nos versos indica que o amor da pátria que eles expressam não é oficial nem
conformista.
III. O apego do eu lírico à tradição da
poesia clássica patenteia-se na escolha de um verso latino como núcleo da
estrofe.
Está
correto o que se afirma em
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e II, apenas. d) II e III, apenas. e)
I, II e III.
10)TEXTO
PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Você sabia que com pouco esforço é possível
ajudar o planeta e o seu bolso?
Ao usarmos
a energia elétrica para aparelhos eletrônicos e lâmpadas também emitimos gás
carbônico, um dos principais gases do efeito estufa. Atitudes simples como
trocar lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes e puxar da tomada os
aparelhos que não estão em uso reduzirão a sua conta de luz e as nossas
emissões de CO2 na atmosfera.
(Planeta
sustentável:
conhecimento por um mundo melhor)
(Mackenzie 2010)
Assinale a alternativa que indica recurso empregado no texto.
a) Intertextualidade, já que
se pode notar apropriação explícita e marcada, por meio de citações, de trechos
de outros textos.
b) Conotação, uma vez que o
texto emprega em toda a sua extensão uma linguagem que adota tom pessoal e
subjetivo.
c) Ironia, observada no
emprego de expressões que conduzem o leitor a outra possibilidade de
interpretação, sempre crítica.
d) Denotação, pois há a
utilização objetiva de palavras e expressões que destacam a presença da função
referencial.
e) Metalinguagem, uma vez
que a linguagem adotada serve exclusivamente para tratar da própria linguagem.
11) (Pucpr
2006) Leia o poema:
Podem ficar
com a realidade
esse baixo
astral
em que tudo
entra pelo cano
eu quero
viver de verdade
eu fico com
o cinema americano
O poeta
Paulo Leminski neste poema usa de procedimento redundante em sua obra. Assinale
a alternativa que identifica esse procedimento:
a) intertextualidade.
b) ironia.
c) crítica à sociedade de
massa. d) fuga à realidade.
e) desejo de viver
intensamente.
12 (Fuvest 2001) Chega!
Meus olhos
brasileiros se fecham saudosos.
Minha boca
procura a "Canção do Exílio".
Como era
mesmo a "Canção do Exílio"?
Eu tão
esquecido de minha terra...
Ai terra
que tem palmeiras
onde canta
o sabiá!
(Carlos Drummond de
Andrade, "Europa, França e Bahia", ALGUMA POESIA)
Neste
excerto, a citação e a presença de trechos.............. constituem um caso
de..............
Os espaços
pontilhados da frase acima deverão ser preenchidos, respectivamente, com o que
está em:
a) do famoso poema de
Álvares de Azevedo / discurso indireto.
b) da conhecida canção
de Noel Rosa / paródia.
c) do célebre poema de
Gonçalves Dias/ intertextualidade.
d) da célebre
composição de Villa-Lobos/ ironia.
e) do famoso poema de
Mário de Andrade / metalinguagem.
13. (UFV-MG) Assinale a alternativa em
que há uma característica que não corresponde ao Modernismo em sua primeira
fase (1922-1930).
a)
Ruptura radical e audaciosa em relação às possíveis estéticas do passado,
quebra total da rotina literária.
b)
Caráter turbulento, polemista, de demolição de valores.
c)
Exaltação exagerada de fatores como mocidade e tempo; o novo, nesta fase, foi
erigido como um valor em si.
d)
Movimento de inquietação e de insatisfação; os novos se lançaram à luta em nome
da originalidade, da liberdade de pesquisa estética e do direito de
“errar”.
e)
Apesar de toda a radicalidade do grupo, é unânime a preocupação dos modernistas
com o purismo da linguagem.
14. A poesia modernista
da 1ª geração caracteriza-se, formalmente, pelo predomínio de:
a)
versos regulares, metrificados, sem rima. b) versos brancos, sem metrificação
regular, com estrofes.
c)
versos livres, sem metrificação regular, sem rima. d) versos regulares, metrificados, com
rima.
e)
versos irregulares, com rima e preferência pelo soneto.
15. (UFPI-PI) A alternativa em que todas
as características correspondem ao Modernismo é:
a)
concepção lúdica da arte, rigor formal. b) moralismo, idealização da
mulher.
c)
verso livre, experimentalismo.
d) jogo antitético, culto da natureza e) senso do mistério, liberdade formal.
16. (PUC-RJ) O movimento
artístico-literário que mobilizou parcela significativa da intelectualidade
brasileira durante a década de 20 e procurou romper com os padrões europeus da
criação tinha como proposta:
I. a
tentativa de buscar um conteúdo mais popular para a problemática presente nas
diferentes formas de manifestação artística.
II.
a tentativa de recuperação das idealizações românticas ligadas à temática do
índio brasileiro.
III.
a valorização do passado colonial, ressaltada a influência portuguesa sobre a
nossa sintaxe.
IV.
a tentativa de constituição, no campo das artes, da problemática da nacionalidade,
ressaltadas as peculiaridades do povo brasileiro.
V. a
desvalorização da problemática regionalista, contida nas lendas e mitos
brasileiros.
Assinale:
a)
se somente as afirmativas I e IV estiverem corretas. b) se somente as
afirmativas I e V estiverem corretas.
c)
se somente as afirmativas II e III estiverem corretas. d) se somente as
afirmativas III e IV estiverem corretas.
e)
se somente as afirmativas II e V estiverem corretas.
17. (UFPA) As ideias de Marinetti
influenciaram muito os nossos autores. Dele, os escritores brasileiros
seguiram:
a) a
exacerbação do nacional e a sintaxe tradicional.
b) a
paixão pela metáfora, intelectualista e rebuscada, e pelas frases de
efeito.
c) a
negação do passado e o uso de palavras em liberdade.
d) o
conceito de felicidade na vida em contato com a natureza, e a fé na razão e na
ciência.
e) o
gosto pelo psicologismo na ficção e a supervalorização da natureza.
18. Para responder à questão abaixo, assinale com V
(verdadeiro) ou com F (falso) as afirmativas sobre a produção literária
brasileira das primeiras décadas do século XX.
(__)
Os movimentos de vanguarda europeus influenciaram significativamente os
escritores brasileiros.
(__)
Houve maior preocupação em romper com os padrões temáticos do que com os
formais.
(__)
Oswald de Andrade e Mario de Andrade protagonizaram as principais mudanças na
primeira fase modernista.
(__) A
recorrência à paródia em relação à poesia antecedente evidenciou a opção
ideológica dos modernistas.
(__)
As diferenças entre poesia e prosa foram enfatizadas neste período.
(PUC-RS) A seqüência correta, resultante do
preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a)
V – F – V – F – V b)
V – F – V – V – F c) F – V – F – F –
V
d) V – V – F – V – F e) F – F – V – V – F
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