sábado, 29 de junho de 2019

LISTA DE EXERCÍCIOS REVISÃO - 3º ANO - PROFª EDNA/ROSILENE



NOME:                                                                                                       
3º ano do Ensino Médio
TURMA: 
Data    12 / 06 / 19

DISCIPLINA: PORTUGUES
PROF.: EDNA/ ROSILENE
ASSUNTO: LISTA DE EXERCÍCIOS REVISÃO
VALOR:  
NOTA:




Questão 1) Relacione as colunas de acordo com a classificação das orações subordinadas:

a)(    ) Quanto mais se estuda, mais se aprende.
b) (     ) “Quando os porcos bailam adivinham chuva.”
c) (    ) Se queres ser aprovado, estude muito.
d) (     ) Embora estudasse muito, não foi aprovado.
e) (     ) Ela se vestia conforme dita a moda.
f) (     ) Ficou irritado, porque foi impedido de entrar.
g) (     ) O carro era tão caro que desistiu da compra.
h) (     ) Estude para não travar na prova.

i) (     ) “Mais fácil conquistar uma cidade inteira do que conquistar um amigo ferido”.

I.Oração subordinada adverbial final.
II. Oração subordinada adverbial conformativa.
III. Oração subordinada adverbial proporcional.
IV. Oração subordinada adverbial condicional.
V. Oração subordinada adverbial comparativa.
VI. Oração subordinada adverbial temporal.
VII. Oração subordinada adverbial concessiva.
VIII.Oração subordinada adverbial consecutiva.
IX. Oração subordinada adverbial causal.

2)Reescreva as frases a seguir, estabelecendo entre as orações a relação indicada entre parênteses.
Veja o exemplo:
Esforçou-se muito, mas não conseguiu bons resultados. (concessão)
Não conseguiu bons resultados, embora tenha se esforçado muito.

a)Chegando o momento, todos sairão rapidamente. (tempo)
________________________________________________________________________________________

b)Estando doente, Manuel não veio à reunião dos condôminos. (causa)
________________________________________________________________________________________

c)Já sabiam que estávamos bem preparados, contudo não esperavam a vitória. (concessão)
________________________________________________________________________________________

d)Como ficamos muito preocupados, saímos rapidamente do local. (consequência)
________________________________________________________________________________________
e)Corra ou chegará atrasado. (condição)
________________________________________________________________________________________
f)Ao chegar o conferencista, todos se calaram. (tempo)
________________________________________________________________________________________

g)Pensando certo, respondeu errado. (concessão)
________________________________________________________________________________________

h)Abertas as portas, os visitantes entraram no museu. (tempo)
________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 3):Observe a relação entre as orações destes períodos:
Os jovens curtem a dupla jeans e camiseta porque é uma roupa prática e bonita. A dupla jeans e camiseta é tão prática e bonita que todos os jovens a curtem.

A) No primeiro período, a oração destacada é subordinada adverbial causal. Assim, em que oração está a consequência do fato de a roupa ser prática e bonita?
________________________________________________________________________________________

B) No segundo período, a oração destacada é subordinada adverbial consecutiva. Assim, em que oração está a causa do fato de os jovens “curtirem” esse tipo de roupa?

QUESTÃO 4:
No enunciado Se a sua casa é um espetáculo, este é o seu camarote”, há uma oração subordinada adverbial.
A) Identifique-a.________________________________________________________________________________

B) Indique o valor semântico expresso por essa oração.________________________________________

5) Classifique as orações coordenadas sublinhadas conforme o código abaixo:

( 1 ) oração coordenada assindética
( 2 ) oração coordenada sindética aditiva
( 3 ) oração coordenada sindética adversativa
( 4 ) oração coordenada sindética alternativa
( 5 ) oração coordenada sindética explicativa
( 6 ) oração coordenada sindética conclusiva


(     ) Gosto muito de dançar, pois faço “jazz “desde pequenina.
(     ) Recebeu o presente, abriu o pacote e soltou um largo sorriso.
(     ) Acendeu o “abajour”, guardou os chinelos e deitou-se.
(      ) Não se preocupe, que estaremos aqui.
(      ) Ele estudou bastante; deve, pois, passar no próximo vestibular.
(      ) Está faltando água nas represas, por conseguinte haverá racionamento de energia.
(      ) Não vá embora ou eu vendo esta casa.
(      )Não é maldade, nem egoísmo.
(      ) Ela não só chorava, como também rasgava as cartas com desespero.
(      ) Estudou muito; no entanto, não está preparado para a prova.
(      ) Viajei até ao Norte, porém não consegui observar todas as paisagens.
(      ) Já ensinei a técnica, portanto façam corretamente o trabalho.
(      ) Traz-me as tuas revistas ou terei que comprar outras.
(      ) Seja pelo melhor, seja pelo pior, vou emigrar para Londres.
(      ) O meu amigo não aceita ajuda de ninguém, por conseguinte vou ajudá-lo sem que perceba.
(       ) Tudo é belo por aqui, mas a tristeza me acompanha.
(      ) Eles não terminaram o que tinham que fazer nem se esforçaram por isso.
(      ) Ora sorri, ora chora amargamente.

6) Assinale a sequência de conjunções que estabelecem, entre as orações de cada item, uma
correta relação de sentido:
1. Correu demais, _____________________caiu.
2. Dormiu mal,____________________ os sonhos não o deixaram em paz.
3. A matéria perece, _____________________a alma é imortal.
4. Leu o livro, ___________________é capaz de descrever as personagens com detalhes.
5. Guarde seus pertences,_________________________podem servir mais tarde.

a) porque, todavia, portanto, logo, entretanto
b) por isso, porque, mas, portanto, que
c) logo, porém, pois, porque, mas
d) porém, pois, logo, todavia, porque
e) entretanto, que, porque, pois, portanto.
7)Junte as orações dadas em cada item, usando como ligação uma conjunção coordenativa; indique o tipo de relação estabelecida.
Ex.:  Ela não teve tempo de estudar. Esforçou-se e fazer uma boa prova.
        Ela não teve tempo de estudar, no entanto, esforçou-se em fazer uma boa prova. (adversativa)
a) O campeonato foi muito duro. Os atletas merecem um longo descanso.
________________________________________________________________________________________________
 b) Você é um grande amigo nosso. Contamos urgentemente com sua ajuda.
_______________________________________________________________________________________________
 c) Ele é uma pessoa competente. É capaz de falhar algumas vezes, como qualquer um de nós.
________________________________________________________________________________________________
d) Ele quer ficar rico. Deve trabalhar com muito afinco.
________________________________________________________________________________________________
 e) Não desanime diante das dificuldades. A recompensa vale o esforço.
________________________________________________________________________________________________
  f) O velho pai sofria com isso.  Não chorava nem maldizia.
________________________________________________________________________________________________

8)(Uff 2011)  Modinha do exílio
           
           Os moinhos têm palmeiras

            Onde canta o sabiá.
            Não são artes feiticeiras!
            Por toda parte onde eu vá,
            Mar e terras estrangeiras,
            Posso ver mesmo as palmeiras
            Em que ele cantando está.
            Meu sabiá das palmeiras
            Canta aqui melhor que lá.
            Mas, em terras estrangeiras,
            E por tristezas de cá,
            Só à noite e às sextas-feiras.
            Nada mais simples não há!
            Canta modas brasileiras.
            Canta – e que pena me dá!


(Ribeiro Couto)
 Os versos dos poetas modernistas e românticos apresentam relação de intertextualidade com o poema de Ribeiro Couto, EXCETO em uma alternativa. Assinale-a.
a) “Vou-me embora pra Pasárgada / Lá sou amigo do rei / Lá tenho a mulher que eu quero / Na cama que escolherei” (Manuel Bandeira)   
b) “Dá-me os sítios gentis onde eu brincava / Lá na quadra infantil; / Dá que eu veja uma vez o céu da pátria, / O céu do meu Brasil!” (Casimiro de Abreu)   
c) “Minha terra tem macieiras da Califórnia / onde cantam gaturamos de Veneza. / Os poetas da minha terra / são pretos que vivem em torres de ametista,” (Murilo Mendes)   
d) “Ouro terra amor e rosas / Eu quero tudo de lá / Não permita Deus que eu morra / Sem que volte para lá” (Oswald de Andrade)   
e) “Em cismar, sozinho, à noite, / Mais prazer eu encontro lá; / Minha terra tem palmeiras, / Onde canta o Sabiá.” (Gonçalves Dias)   
  
9)(Fuvest 2010) 
Mais do que a mais garrida a minha pátria tem
Uma quentura, um querer bem, um bem
Um “libertas quae sera tamen”*
Que um dia traduzi num exame escrito:
Liberta que serás também”
E repito!
 (Vinícius de Moraes, “Pátria minha”, Antologia poética.)
*A frase em latim traduz-se, comumente, por “liberdade ainda que tardia”.
Considere as seguintes afirmações:
 I. O diálogo com outros textos (intertextualidade) é procedimento central na composição da estrofe.
II. O espírito de contradição manifesto nos versos indica que o amor da pátria que eles expressam não é oficial nem conformista.
III. O apego do eu lírico à tradição da poesia clássica patenteia-se na escolha de um verso latino como núcleo da estrofe.

Está correto o que se afirma em
a) I, apenas.      b) II, apenas.    c) I e II, apenas.   d) II e III, apenas.   e) I, II e III.   

10)TEXTO PARA A PRÓXIMA QUESTÃO:
Você sabia que com pouco esforço é possível ajudar o planeta e o seu bolso?
Ao usarmos a energia elétrica para aparelhos eletrônicos e lâmpadas também emitimos gás carbônico, um dos principais gases do efeito estufa. Atitudes simples como trocar lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes e puxar da tomada os aparelhos que não estão em uso reduzirão a sua conta de luz e as nossas emissões de CO2 na atmosfera.
(Planeta sustentável: conhecimento por um mundo melhor)
 (Mackenzie 2010)  Assinale a alternativa que indica recurso empregado no texto.
a) Intertextualidade, já que se pode notar apropriação explícita e marcada, por meio de citações, de trechos de outros textos.   
b) Conotação, uma vez que o texto emprega em toda a sua extensão uma linguagem que adota tom pessoal e subjetivo.   
c) Ironia, observada no emprego de expressões que conduzem o leitor a outra possibilidade de interpretação, sempre crítica.   
d) Denotação, pois há a utilização objetiva de palavras e expressões que destacam a presença da função referencial.   
e) Metalinguagem, uma vez que a linguagem adotada serve exclusivamente para tratar da própria linguagem.   
  
11) (Pucpr 2006)  Leia o poema:
Podem ficar com a realidade
esse baixo astral
em que tudo entra pelo cano

eu quero viver de verdade
eu fico com o cinema americano

O poeta Paulo Leminski neste poema usa de procedimento redundante em sua obra. Assinale a alternativa que identifica esse procedimento:
a) intertextualidade.      b) ironia.     c) crítica à sociedade de massa.    d) fuga à realidade.   
e) desejo de viver intensamente.   
  
12 (Fuvest 2001)  Chega!
Meus olhos brasileiros se fecham saudosos.
Minha boca procura a "Canção do Exílio".
Como era mesmo a "Canção do Exílio"?
Eu tão esquecido de minha terra...
Ai terra que tem palmeiras
onde canta o sabiá!
                     (Carlos Drummond de Andrade, "Europa, França e Bahia", ALGUMA POESIA)

Neste excerto, a citação e a presença de trechos.............. constituem um caso de..............
Os espaços pontilhados da frase acima deverão ser preenchidos, respectivamente, com o que está em:
a)  do famoso poema de Álvares de Azevedo / discurso indireto.   
b)  da conhecida canção de Noel Rosa / paródia.   
c)  do célebre poema de Gonçalves Dias/ intertextualidade.   
d)  da célebre composição de Villa-Lobos/ ironia.   
e)  do famoso poema de Mário de Andrade / metalinguagem.   
  
13. (UFV-MG) Assinale a alternativa em que há uma característica que não corresponde ao Modernismo em sua primeira fase (1922-1930). 
a) Ruptura radical e audaciosa em relação às possíveis estéticas do passado, quebra total da rotina literária. 
b) Caráter turbulento, polemista, de demolição de valores. 
c) Exaltação exagerada de fatores como mocidade e tempo; o novo, nesta fase, foi erigido como um valor em si. 
d) Movimento de inquietação e de insatisfação; os novos se lançaram à luta em nome da originalidade, da liberdade de pesquisa estética e do direito de “errar”. 
e) Apesar de toda a radicalidade do grupo, é unânime a preocupação dos modernistas com o purismo da linguagem.

14. A poesia modernista da 1ª geração caracteriza-se, formalmente, pelo predomínio de: 

a) versos regulares, metrificados, sem rima.       b) versos brancos, sem metrificação regular, com estrofes. 
c) versos livres, sem metrificação regular, sem rima.     d) versos regulares, metrificados, com rima. 
e) versos irregulares, com rima e preferência pelo soneto.

15. (UFPI-PI) A alternativa em que todas as características correspondem ao Modernismo é: 

a) concepção lúdica da arte, rigor formal.  b) moralismo, idealização da mulher. 
c) verso livre, experimentalismo.      d) jogo antitético, culto da natureza     e) senso do mistério, liberdade formal.

16. (PUC-RJ) O movimento artístico-literário que mobilizou parcela significativa da intelectualidade brasileira durante a década de 20 e procurou romper com os padrões europeus da criação tinha como proposta: 

I. a tentativa de buscar um conteúdo mais popular para a problemática presente nas diferentes formas de manifestação artística. 
II. a tentativa de recuperação das idealizações românticas ligadas à temática do índio brasileiro. 
III. a valorização do passado colonial, ressaltada a influência portuguesa sobre a nossa sintaxe. 
IV. a tentativa de constituição, no campo das artes, da problemática da nacionalidade, ressaltadas as peculiaridades do povo brasileiro. 
V. a desvalorização da problemática regionalista, contida nas lendas e mitos brasileiros. 
Assinale: 
a) se somente as afirmativas I e IV estiverem corretas.  b) se somente as afirmativas I e V estiverem corretas. 
c) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.  d) se somente as afirmativas III e IV estiverem corretas. 
e) se somente as afirmativas II e V estiverem corretas.

17. (UFPA) As ideias de Marinetti influenciaram muito os nossos autores. Dele, os escritores brasileiros seguiram: 
a) a exacerbação do nacional e a sintaxe tradicional. 
b) a paixão pela metáfora, intelectualista e rebuscada, e pelas frases de efeito. 
c) a negação do passado e o uso de palavras em liberdade. 
d) o conceito de felicidade na vida em contato com a natureza, e a fé na razão e na ciência. 
e) o gosto pelo psicologismo na ficção e a supervalorização da natureza.

18. Para responder à questão abaixo, assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) as afirmativas sobre a produção literária brasileira das primeiras décadas do século XX.

(__) Os movimentos de vanguarda europeus influenciaram significativamente os escritores brasileiros.
(__) Houve maior preocupação em romper com os padrões temáticos do que com os formais.
(__) Oswald de Andrade e Mario de Andrade protagonizaram as principais mudanças na primeira fase modernista.
(__) A recorrência à paródia em relação à poesia antecedente evidenciou a opção ideológica dos modernistas.
(__) As diferenças entre poesia e prosa foram enfatizadas neste período.

 (PUC-RS) A seqüência correta, resultante do preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é
a) V – F – V – F – V                     b) V – F – V – V – F      c) F – V – F – F – V 
d) V – V – F – V – F                     e) F – F – V – V – F


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