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Nº
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1º ano do Ensino Médio
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TURMA: 1º ANO
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Data
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DISCIPLINA: HISTÓRIA
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PROF.: SIMONIA
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ASSUNTO: : ATIVIDADE AVALIATIVA 1
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VALOR: 2,5
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NOTA:
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ATENÇÃO: IMRIMIR OU COPIAR AS PERGUNTAS NO CADERNO E RESPONDER.
QUESTÃO 1- Aproveitando-se
da debilidade interna do Império Romano, os germanos começaram uma série de
invasões no início do século V. A Europa Medieval se definiu a partir das
invasões bárbaras. Do século V ao século XV, os europeus viveram a Idade Média,
uma época muito interessante e variada: foi a época do feudalismo.
RESPONDA e JUSTIFIQUE:
A
construção dos castelos medievais visava atender melhor às necessidades de conforto
ou de segurança?
QUESTÃO 2 - Leia com
atenção o texto abaixo:
Na sociedade feudal, que foi característica
da Europa Medieval, uma nobreza guerreira ou eclesiástica, detinha o direito
de mando sobre um território, conhecido como feudo, e o direito de explorar o
trabalho dos camponeses que vivam nessas terras. Para ser um senhor feudal, o
nobre tinha que receber um feudo do rei ou de outro nobre. O suserano era aquele que doava o
feudo; vassalo era aquele que
recebia o feudo. As relações entre o suserano e o vassalo eram de obrigações
mútuas, estabelecidas por meio de um juramento de fidelidade.
CARMO, do Sônia
Irene, COUTO, Eliane. História Integrada – Da Pré-História à Sociedade
Feudal. São Paulo: Edição Especial, 1997.
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EXPLICAR as obrigações do vassalo em relação ao
suserano.
QUESTÃO 3-
A sociedade feudal
era estamental. (...) Procurando definir a sociedade feudal de acordo com a
função específica de cada uma das
camadas, alguns autores classificam-na como formada por aqueles que rezam (clero), aqueles
que lutam (nobres) e aqueles que
trabalham (servos).
SILVA, Francisco de Assis. História Atual e Medieval. São
Paulo: Edição Especial, 1995. p.122.
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EXPLIQUE o significado de
sociedade estamental.
QUESTÃO 4 - Leia atentamente o texto abaixo:
Durante muito tempo, a Idade Média foi
considerada um período de ignorância e superstições, tendo sido inclusive
chamada de “Idade das Trevas”. Realmente, na Idade Média houve um declínio
das atividades artísticas, literárias e científicas. Mas talvez seja um
exagero classificar toda a Idade Média como a “Idade das Trevas”.
PILETTI, Nelson;
PILETTI, Claudino. História e Vida – Da Pré História à Idade Média.São Paulo:
Edição Ática, Volume 3. 1997. p.203.
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COMPROVE, com fatos explicados,
as sentenças abaixo:
a)
De um
modo geral, a cultura medieval, notadamente na Alta Idade Média, marcava-se
pelo TEOCENTRISMO.
b)
Durante
a Idade Média, foi importante o trabalho dos monges católicos na preservação da
cultura greco-romana.
Questão 5 - No século X, várias regiões da Europa sofreram
uma crise generalizada, à qual estão associadas a desestruturação do Império
Carolíngio e as invasões vikings, muçulmanas etc. um clima de insegurança
espalhou-se por várias partes do ocidente europeu.
EXPLIQUE duas (2) soluções
encontradas pelas pessoas dessas sociedades para poderem sobreviver a essas
invasões.
QUESTÃO
6-
A partir da observação da pirâmide, EXPLIQUE o papel desempenhado por cada
um dos personagens que compõem a sociedade feudal.
QUESTÃO 7
- Leia
trecho de um documento que descreve uma cerimônia de vassalagem ocorrida na
França, em 1127.
“ ‘(...) o conde perguntou ao futuro vassalo se
queria tornar-se seu homem (...) e este respondeu: quero; depois, estando suas
mãos apertadas pelas do conde, aliaram-se por um beijo.’
Houve, depois, o seguinte juramento de
fidelidade:
‘Prometo, pela minha fé, ser, a partir deste
instante, fiel ao conde Guilherme e guardar-lhe, contra todos e inteiramente.’”
(GANSHOLF,
François-Louis. Que é feudalismo? Lisboa, Europa-América, 1976. p. 98)
EXPLIQUE o funcionamento do
sistema descrito no trecho acima abordando os direitos e deveres dos suseranos
e vassalos.
QUESTÃO 8
- Observe
a ilustração abaixo.
(Fonte:
BOULOS, Alfredo Júnior. Coleção
História; Sociedade e Cidadania. São Paulo: FTD, 2004. 6ª série. p. 110)
A
economia feudal
a)
IDENTIFIQUE a atividade econômica
do feudalismo.
b)
EXPLIQUE como estavam divididas
as terras do feudo.
QUESTÃO 9
- Leia
o texto.
Movimentos sociais: ontem e hoje
Os
movimentos sociais atuais possuem organização, planejamento e objetivos
políticos bem definidos. Os operários encontram-se organizados em sindicatos de
categoria profissional e confederações, isto é, agrupamentos mais vastos, de
representação nacional e internacional. O mesmo ocorre com os empresários e
patrões, integrados em amplas associações representativas. Os partidos
políticos, as organizações dos estudantes, das mulheres, dos negros, dos índios
e outras tantas apresentam em geral as características do grupo que
representam. (...)
Os movimentos populares medievais, ao
contrário, raramente possuíam objetivos políticos claros. Salvo exceções, os
revoltosos não apresentaram uma organização durante o desencadeamento das
manifestações. Os chefes emergiam no desenrolar dos acontecimentos e quase
nunca exerciam liderança sobre todos os insurretos. Isso facilitava mais a
repressão e a dispersão das revoltas. (...)
(...) Entre 1350 e 1385, uma verdadeira
torrente de revoltas atingiu vários reinos, porém nenhuma delas influenciou ou
foi influenciada por outra. Foram manifestações isoladas, limitadas no espaço,
sem comunicação. (...)
Os camponeses e os artesãos sublevaram-se
contra os senhores ou contra a realeza, sem perceber a estrutura de poder que
os envolvia: o sistema feudal. Não pretendiam, por causa disso, modificar ou
suprimir o feudalismo. As lutas ocorreram no momento de crise do sistema, e
elas colaboraram, sem dúvida, para enfraquecê-lo, embora a população não
tivesse consciência disso.
(MACEDO,
José Rivair. Movimentos populares na
Idade Média. p. 67-9)
a)
Os
camponeses medievais tinham consciência de seu poder de transformação social?
JUSTIFIQUE sua resposta utilizando trechos do texto.
b)
DIFERENCIE os movimentos populares
medievais dos movimento populares atuais.
QUESTÃO 10 - Leia a afirmativa
abaixo:
“O Teocentrismo é a
concepção segundo a qual Deus é o centro do universo, tudo foi criado por ele,
por ele é dirigido e não há outra razão além do desejo divino sobre a vontade
humana”.
A Igreja Católica medieval utilizou-se desse
instrumento para poder “manipular” as explicações sobre as relações sociais da
época.
Justifique, de acordo com essa visão da igreja,
a desigualdade social existente durante o feudalismo.
QUESTÃO
11- REDIJA um parágrafo historicamente correto utilizando os
termos a seguir:
QUESTÃO
12 - Leia
o trecho abaixo:
“A economia feudal
possuía base agrária, ou seja, a agricultura era a atividade responsável por
gerar a riqueza social naquele momento. Ao mesmo tempo, outras atividades se
desenvolviam, em menor escala, no sentido de complementar a primeira e suprir
necessidades básicas e imediatas.”
APRESENTE as
atividades econômicas que confirmam as características da economia feudal.
QUESTÃO 13 Observe a
imagem abaixo:
O TRABALHO DOS SERVOS
http://images.google.com.br/imgres
A partir de sua
análise, DESCREVA como era um dia de trabalho dos servos durante o
feudalismo.
QUESTÃO 14 - Analise a figura a seguir:
http://www.saberhistoria.hpg.ig.com.br/nova_pagina_145.htm
Entre os séculos V ao X, os mosteiros
representavam os principais centros de aprendizagem da sociedade européia.
Nesses locais, eram produzidos livros e atividades culturais.
Explique por que a partir do século XI, esses
centros religiosos de ensinamento acabaram cedendo espaço para o surgimento das
escolas e universidades conduzidas pela iniciativa particular.
Um comentário:
Achei uma lista bem fácil em relação as atividades do professor Everton!
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