quarta-feira, 21 de agosto de 2019

HISTÓRIA - ATIVIDADE AVALIATIVA 1-1º ANO -PRFª - SIMONIA


NOME:                                                                                                       
1º ano do Ensino Médio
TURMA: 1º ANO
Data  

DISCIPLINA: HISTÓRIA 
PROF.: SIMONIA
ASSUNTO:  :  ATIVIDADE AVALIATIVA 1
VALOR:  2,5
NOTA:




ATENÇÃO: IMRIMIR OU COPIAR AS PERGUNTAS NO CADERNO  E RESPONDER.

QUESTÃO 1- Aproveitando-se da debilidade interna do Império Romano, os germanos começaram uma série de invasões no início do século V. A Europa Medieval se definiu a partir das invasões bárbaras. Do século V ao século XV, os europeus viveram a Idade Média, uma época muito interessante e variada: foi a época do feudalismo.

RESPONDA e JUSTIFIQUE:
A construção dos castelos medievais visava atender melhor às necessidades de conforto ou de segurança?


QUESTÃO 2 -  Leia com atenção o texto abaixo:

Na sociedade feudal, que foi característica da Europa Medieval, uma nobreza guerreira ou eclesiástica, detinha o direito de mando sobre um território, conhecido como feudo, e o direito de explorar o trabalho dos camponeses que vivam nessas terras. Para ser um senhor feudal, o nobre tinha que receber um feudo do rei ou de outro nobre. O suserano era aquele que doava o feudo; vassalo era aquele que recebia o feudo. As relações entre o suserano e o vassalo eram de obrigações mútuas, estabelecidas por meio de um juramento de fidelidade.

CARMO, do Sônia Irene, COUTO, Eliane. História Integrada – Da Pré-História à Sociedade Feudal. São Paulo: Edição Especial, 1997.

EXPLICAR as obrigações do vassalo em relação ao suserano.



QUESTÃO 3-  
A sociedade feudal era estamental. (...) Procurando definir a sociedade feudal de acordo com a função específica de cada  uma das camadas, alguns autores classificam-na como formada por aqueles que rezam (clero), aqueles que lutam (nobres) e aqueles que trabalham (servos).

SILVA, Francisco de Assis. História Atual e Medieval. São Paulo: Edição Especial, 1995. p.122.


EXPLIQUE o significado de sociedade estamental.




QUESTÃO 4 - Leia atentamente o texto abaixo:


Durante muito tempo, a Idade Média foi considerada um período de ignorância e superstições, tendo sido inclusive chamada de “Idade das Trevas”. Realmente, na Idade Média houve um declínio das atividades artísticas, literárias e científicas. Mas talvez seja um exagero classificar toda a Idade Média como a “Idade das Trevas”.

PILETTI, Nelson; PILETTI, Claudino. História e Vida – Da Pré História à Idade Média.São Paulo: Edição Ática, Volume 3. 1997. p.203.

COMPROVE, com fatos explicados, as sentenças abaixo:

a)     De um modo geral, a cultura medieval, notadamente na Alta Idade Média, marcava-se pelo TEOCENTRISMO.
b)    Durante a Idade Média, foi importante o trabalho dos monges católicos na preservação da cultura greco-romana.


Questão 5 - No século X, várias regiões da Europa sofreram uma crise generalizada, à qual estão associadas a desestruturação do Império Carolíngio e as invasões vikings, muçulmanas etc. um clima de insegurança espalhou-se por várias partes do ocidente europeu.

EXPLIQUE duas (2) soluções encontradas pelas pessoas dessas sociedades para poderem sobreviver a essas invasões.

QUESTÃO 6-





A partir da observação da pirâmide, EXPLIQUE o papel desempenhado por cada um dos personagens que compõem a sociedade feudal.


QUESTÃO 7 - Leia trecho de um documento que descreve uma cerimônia de vassalagem ocorrida na França, em 1127.

“ ‘(...) o conde perguntou ao futuro vassalo se queria tornar-se seu homem (...) e este respondeu: quero; depois, estando suas mãos apertadas pelas do conde, aliaram-se por um beijo.’
Houve, depois, o seguinte juramento de fidelidade:
‘Prometo, pela minha fé, ser, a partir deste instante, fiel ao conde Guilherme e guardar-lhe, contra todos e inteiramente.’”
(GANSHOLF, François-Louis. Que é feudalismo? Lisboa, Europa-América, 1976. p. 98)

EXPLIQUE o funcionamento do sistema descrito no trecho acima abordando os direitos e deveres dos suseranos e vassalos.

QUESTÃO 8 - Observe a ilustração abaixo.



(Fonte: BOULOS, Alfredo Júnior. Coleção  História; Sociedade e Cidadania. São Paulo: FTD, 2004. 6ª série. p. 110)
A economia feudal

a)      IDENTIFIQUE a atividade econômica do feudalismo.

b)      EXPLIQUE como estavam divididas as terras do feudo.


QUESTÃO 9 - Leia o texto.
Movimentos sociais: ontem e hoje
Os movimentos sociais atuais possuem organização, planejamento e objetivos políticos bem definidos. Os operários encontram-se organizados em sindicatos de categoria profissional e confederações, isto é, agrupamentos mais vastos, de representação nacional e internacional. O mesmo ocorre com os empresários e patrões, integrados em amplas associações representativas. Os partidos políticos, as organizações dos estudantes, das mulheres, dos negros, dos índios e outras tantas apresentam em geral as características do grupo que representam. (...)
Os movimentos populares medievais, ao contrário, raramente possuíam objetivos políticos claros. Salvo exceções, os revoltosos não apresentaram uma organização durante o desencadeamento das manifestações. Os chefes emergiam no desenrolar dos acontecimentos e quase nunca exerciam liderança sobre todos os insurretos. Isso facilitava mais a repressão e a dispersão das revoltas. (...)
     (...) Entre 1350 e 1385, uma verdadeira torrente de revoltas atingiu vários reinos, porém nenhuma delas influenciou ou foi influenciada por outra. Foram manifestações isoladas, limitadas no espaço, sem comunicação. (...)
Os camponeses e os artesãos sublevaram-se contra os senhores ou contra a realeza, sem perceber a estrutura de poder que os envolvia: o sistema feudal. Não pretendiam, por causa disso, modificar ou suprimir o feudalismo. As lutas ocorreram no momento de crise do sistema, e elas colaboraram, sem dúvida, para enfraquecê-lo, embora a população não tivesse consciência disso.

(MACEDO, José Rivair. Movimentos populares na Idade Média. p. 67-9)


a)      Os camponeses medievais tinham consciência de seu poder de transformação social?
JUSTIFIQUE sua resposta utilizando trechos do texto.

b)      DIFERENCIE os movimentos populares medievais dos movimento populares atuais.


    
QUESTÃO 10 - Leia a afirmativa abaixo:

O Teocentrismo é a concepção segundo a qual Deus é o centro do universo, tudo foi criado por ele, por ele é dirigido e não há outra razão além do desejo divino sobre a vontade humana”.

A Igreja Católica medieval utilizou-se desse instrumento para poder “manipular” as explicações sobre as relações sociais da época.

Justifique, de acordo com essa visão da igreja, a desigualdade social existente durante o feudalismo.


QUESTÃO 11- REDIJA um parágrafo historicamente correto utilizando os termos a seguir:

Caixa de texto: Poder políico – Suserania e Vassalagem - Descentralização





QUESTÃO 12 - Leia o trecho abaixo:

“A economia feudal possuía base agrária, ou seja, a agricultura era a atividade responsável por gerar a riqueza social naquele momento. Ao mesmo tempo, outras atividades se desenvolviam, em menor escala, no sentido de complementar a primeira e suprir necessidades básicas e imediatas.”

APRESENTE as atividades econômicas que confirmam as características da economia feudal.

QUESTÃO 13 Observe a imagem abaixo:

O TRABALHO DOS SERVOS



http://images.google.com.br/imgres

A partir de sua análise, DESCREVA como era um dia de trabalho dos servos durante o feudalismo.


QUESTÃO 14 - Analise a figura a seguir:




http://www.saberhistoria.hpg.ig.com.br/nova_pagina_145.htm

Entre os séculos V ao X, os mosteiros representavam os principais centros de aprendizagem da sociedade européia. Nesses locais, eram produzidos livros e atividades culturais.
Explique por que a partir do século XI, esses centros religiosos de ensinamento acabaram cedendo espaço para o surgimento das escolas e universidades conduzidas pela iniciativa particular.


Um comentário:

Anônimo disse...

Achei uma lista bem fácil em relação as atividades do professor Everton!