Olá queridos alunos e alunas,
Vamos iniciar nosso PROJETO DE LEITURA com as turmas de 2º anos. Por isso, estamos deixando aqui (em formato PDF) o 1º livro que trabalharemos: "A Moreninha", de Joaquim Manuel de Macedo.
A fim de evitar acúmulos de atividades, nossa instrução é que FAÇAM o download e já INICIEM a leitura! Porque em breve incluiremos aqui o EXERCÍCIO AVALIATIVO referente a obra e com a leitura terminada, vocês estarão aptos a resolvê-lo!
Dúvidas, procure seu professor pelo chat do Conexão Escola!
No mais, boa leitura!
_____________________________________________________________________________
A Moreninha
Joaquim Manuel de Macedo
Sinopse:O livro conta a história de Augusto, um garoto que aposta com seus amigos que ele não se apaixonaria por mais de 15 dias pela mesma mulher; seu castigo (no fracasso desta aposta) seria escrever um romance para eles. O romance "A Moreninha" é o resultado dessa aposta (um exercício de metalinguagem). O livro é um exemplo clássico do romantismo. Ele gira em torno da mulher perfeita e de seu herói que luta para ter o amor dela, e os obstáculos para conquistar o objetivo.
Também existem na história costumes bem representados do Rio de janeiro da década de 1840. A obra de Macedo representa todo o esquema e desenvolvimento dos romances iniciais românticos: descrição dos costumes da sociedade do Rio de Janeiro, das festas e tradições, do estilo fluente e leve, da linguagem simples, à beira do desleixo, trama fácil, pequenas intrigas de amor e mistério, e final feliz, com a vitória do amor. Com isso, Joaquim Manuel de Macedo conseguiu ser o autor mais lido do Brasil em seu tempo. Macedo foi, por excelência, o escritor da classe média do Rio de Janeiro, contra a aristocracia rural. Sua pena tinha o gosto burguês; seus romances eram habitados por jovens estudantes idealizados, jovens casados, ingênuos e puros que vagavam pela agitada cidade do Rio de janeiro.
CLICA NA IMAAGEM
Nenhum comentário:
Postar um comentário