terça-feira, 29 de novembro de 2016

ESTUDOS INDEPENDENTES - 1º ANO - PORTUGUES - PROF. ROSANGELA





E.E TRÊS PODERES
                                      


 Ensino Médio


Série:
1° ano
  Valor: 40,0 pontos       


Disciplina: PORTUGUÊS
Profa. : ROSANGELA  

Trabalho - ESTUDOS INDEPENDENTES






Pesquisar:

01. Variedades linguísticas

02. Funções da linguagem

03. Países em que a Língua Portuguesa é oficial

04. Figuras de linguagem (mais de 15)

05. Gêneros literários

06. Identificar e copiar o contexto histórico, as características, autores principais e obras de destaque referente aos estilos de épocas abaixo
a) Trovadorismo
b) Humanismo
c) Renascimento
d) Quinhentismo
e) Barroco
f) Arcadismo ou Neoclassicismo

07. Acentuação gráfica (inclusive os casos especiais

08. Estrutura e formação de palavras

09 Denotação e conotação

10. Produção de texto e gramática contextualizada

- Texto dissertativo-argumentativo
- Faça uma redação referente ao tema a seguir:

Proposta de redação – (ENEM 2006 – adaptada)
 Uma vez que nos tornamos leitores da palavra, invariavelmente estaremos lendo o mundo sob a influência dela, tenhamos consciência disso ou não. A partir de então, mundo e palavra permearão constantemente nossa leitura e inevitáveis serão as correlações, de modo intertextual, simbiótico, entre realidade e ficção. 
Lemos porque a necessidade de desvendar caracteres, letreiros, números faz com que passemos a olhar, a questionar, a buscar decifrar o desconhecido. Antes mesmo de ler a palavra, já lemos   universo que nos permeia: um cartaz, uma imagem, um som, um olhar, um gesto.  
São muitas as razões para a leitura. Cada leitor tem a sua maneira de perceber e de atribuir significado ao que lê.  Inajá Martins de Almeida. O ato de ler. Internet: <www.amigosdolivro.com.br> (com adaptações). 

Minha mãe muito cedo me introduziu aos livros. Embora nos faltassem móveis e roupas, livros não poderiam faltar. E estava absolutamente certa. Entrei na universidade e tornei-me escritor. Posso garantir: todo escritor é, antes de tudo, um leitor.  Moacyr Scliar. O poder das letras. In: TAM Magazine, jul./2006, p. 70 (com adaptações). 

(...) possuía o que qualquer criança devoradora de histórias gostaria de ter: um pai dono de livraria. 
Até que veio para ela o magno dia de começar a exercer sobre mim uma tortura chinesa. Como casualmente, informou-me que possuía  “As reinações de Narizinho”, de Monteiro Lobato. Era um livro grosso, meu Deus, era um livro para se ficar vivendo com ele, comendo-o, dormindo-o.
(,,, )"E você fica com o livro por quanto tempo quiser." Entendem? Valia mais do que me dar o livro: "pelo tempo que eu quisesse" é tudo o que uma pessoa, grande ou pequena, pode ter a ousadia de querer.
(,,,) Horas depois abri-o, li algumas linhas maravilhosas, fechei-o de novo, fui passear pela casa, adiei ainda mais indo comer pão com manteiga, fingi que não sabia onde guardara o livro, achava-o, abria-o por alguns instantes. (Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector) http://pagina-de-vida.blogspot.com.br/2007/05/felicidade-clandestina-clarice.html (com adaptações)

Existem inúmeros universos coexistindo com o nosso, neste exato instante, e todos bem perto de nós. Eles são bidimensionais e, em geral, neles imperam o branco e o negro.  
Estes universos bidimensionais que nos rodeiam guardam surpresas incríveis e inimagináveis! Viajamos instantaneamente aos mais remotos pontos da Terra ou do Universo; ficamos sabendo os segredos mais ocultos de vidas humanas e da natureza; atravessamos eras num piscar de olhos; conhecemos civilizações desaparecida s e outras que nunca foram vistas por olhos humanos.  Estou falando dos universos a que chamamos de livros. Por uns poucos reais podemos nos transportar a esses universos e sair deles muito mais ricos do que quando entramos.  Internet: <www.amigosdolivro.com.br> (com adaptações). 

Considerando que os textos acima têm caráter apenas motivador, redija um texto dissertativo a respeito do seguinte tema: O poder de transformação da leitura. Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, exemplifique, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas, sem ferir os direitos humanos.  

Observações: 
 - Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da língua portuguesa.  - O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.  - O texto deve ter, no mínimo, 15 (quinze) linhas e no máximo, 20 (vinte), escritas.  - A redação deve ser desenvolvida na folha própria e apresentada a caneta azul ou preta. - O rascunho pode ser feito no verso da proposta, o qual também deverá ser entregue.


Orientações:

O trabalho deverá ser manuscrito, unicamente, pelo aluno em Estudos Independentes. Após encontrar o material da pesquisa de cada item descrito, faça uma síntese enfatizando os pontos mais relevantes. 
Bom trabalho !

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