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E.E TRÊS PODERES
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Ensino Médio
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Série:
3° ano |
Valor: 40,0 pontos
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Disciplina: PORTUGUÊS
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Profa. : ROSANGELA
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Trabalho - ESTUDOS INDEPENDENTES
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1. PRÉ-MODERNISMO
Contexto histórico, características, biografia e obra de destaque dos principais autores:
- Lima Barreto
- Monteiro Lobato
- Augusto dos Anjos
- Euclides da Cunha
2. Modernismo português
Conceituar as principais Vanguardas Europeias:
- Cubismo
- Futurismo
- Expressionismo
- Dadaísmo
- Surrealismo
3. Fernando Pessoa e os heterônimos:
- Fernando Pessoa
- Alberto Caeiro
- Ricardo Reis
- Álvaro de Campos
(pesquisar a biografia e um poema de cada escritor acima)
4. MODERNISMO BRASILEIRO
a) Primeira geração
- Características / contexto histórico
- Semana de Arte Moderna
- autores:
Oswald de Andrade
Manuel Bandeira
Mário de Andrade
b) Segunda geração
- Características / contexto histórico
- autores:
Graciliano Ramos
Cecília Meireles
Vinícius de Moraes
Carlos Drummond de Andrade
c) Terceira geração
- Características / contexto histórico
- autores:
Guimarães Rosa
Ariano Suassuna
Clarice Lispector
João Cabral de Melo Neto
5. Movimento Tropicália
6. Concretismo
7. Produção de texto e gramática contextualizada
- Texto dissertativo-argumentativo
- Faça uma redação referente ao tema a seguir:
Proposta de redação – (enem 2006 – adaptada)
Uma vez que nos tornamos leitores da palavra, invariavelmente estaremos lendo o mundo sob a influência dela, tenhamos consciência disso ou não. A partir de então, mundo e palavra permearão constantemente nossa leitura e inevitáveis serão as correlações, de modo intertextual, simbiótico, entre realidade e ficção.
Lemos porque a necessidade de desvendar caracteres, letreiros, números faz com que passemos a olhar, a questionar, a buscar decifrar o desconhecido. Antes mesmo de ler a palavra, já lemos universo que nos permeia: um cartaz, uma imagem, um som, um olhar, um gesto.
São muitas as razões para a leitura. Cada leitor tem a sua maneira de perceber e de atribuir significado ao que lê. Inajá Martins de Almeida. O ato de ler. Internet: <www.amigosdolivro.com.br> (com adaptações).
Minha mãe muito cedo me introduziu aos livros. Embora nos faltassem móveis e roupas, livros não poderiam faltar. E estava absolutamente certa. Entrei na universidade e tornei-me escritor. Posso garantir: todo escritor é, antes de tudo, um leitor. Moacyr Scliar. O poder das letras. In: TAM Magazine, jul./2006, p. 70 (com adaptações).
(...) possuía o que qualquer criança devoradora de histórias gostaria de ter: um pai dono de livraria.
Até que veio para ela o magno dia de começar a exercer sobre mim uma tortura chinesa. Como casualmente, informou-me que possuía “As reinações de Narizinho”, de Monteiro Lobato. Era um livro grosso, meu Deus, era um livro para se ficar vivendo com ele, comendo-o, dormindo-o.
(,,, )"E você fica com o livro por quanto tempo quiser." Entendem? Valia mais do que me dar o livro: "pelo tempo que eu quisesse" é tudo o que uma pessoa, grande ou pequena, pode ter a ousadia de querer.
(,,,) Horas depois abri-o, li algumas linhas maravilhosas, fechei-o de novo, fui passear pela casa, adiei ainda mais indo comer pão com manteiga, fingi que não sabia onde guardara o livro, achava-o, abria-o por alguns instantes. (Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector) http://pagina-de-vida.blogspot.com.br/2007/05/felicidade-clandestina-clarice.html (com adaptações)
Existem inúmeros universos coexistindo com o nosso, neste exato instante, e todos bem perto de nós. Eles são bidimensionais e, em geral, neles imperam o branco e o negro.
Estes universos bidimensionais que nos rodeiam guardam surpresas incríveis e inimagináveis! Viajamos instantaneamente aos mais remotos pontos da Terra ou do Universo; ficamos sabendo os segredos mais ocultos de vidas humanas e da natureza; atravessamos eras num piscar de olhos; conhecemos civilizações desaparecida s e outras que nunca foram vistas por olhos humanos. Estou falando dos universos a que chamamos de livros. Por uns poucos reais podemos nos transportar a esses universos e sair deles muito mais ricos do que quando entramos. Internet: <www.amigosdolivro.com.br> (com adaptações).
Considerando que os textos acima têm caráter apenas motivador, redija um texto dissertativo a respeito do seguinte tema: O poder de transformação da leitura. Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, exemplifique, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas, sem ferir os direitos humanos.
Observações: - Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da língua portuguesa. - O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração. - O texto deve ter, no mínimo, 15 (quinze) linhas e no máximo, 20 (vinte), escritas. - A redação deve ser desenvolvida na folha própria e apresentada a caneta azul ou preta. - O rascunho pode ser feito no verso da proposta, o qual também deverá ser entregue.
Orientações:
O trabalho deverá ser manuscrito, unicamente, pelo aluno em Estudos Independentes. Após encontrar o material da pesquisa de cada item descrito, faça uma síntese enfatizando os pontos mais relevantes.
Bom trabalho !
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