quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

TRABALHO DE GEOGRAFIA 1º ANO - PROFª MASTRÂNGELA




E.E TRÊS PODERES
                                      


 Ensino Médio


Série:
1° ano 
  Valor:        


Disciplina: GEOGRAFIA
Profª : Mastrângela Ferrari 

Território e redes




Território e redes

                      

A globalização perversa unifica por meio das técnicas a informação cujo objetivo
é ampliar o conhecimento dos homens sobre os objetos, o planeta e as sociedades que
o habitam em suas inter-relações. Isto significa que a informação, transmitida
pela rede da comunicação, deveria levar a todos o conhecimento
gerado na informação/pesquisa/produção e gerar uma sociedade da informação
mundializada e cada vez mais democrática e solidária. No entanto, o que acontece é que
esses meios de comunicação em rede digital, mediado pelas infovias a serviço do capital,
buscam em sua velocidade, instantaneidade e modernidade difusa e atende um público
consumidor ainda restrito, criando a Geografia dos excluídos, dos marginalizados pelo
processo econômico. Os excluídos são os desterritorializados do espaço geográfico por
meio do analfabetismo, desemprego, saúde, moradia e agora pela informação, que levaria
os sujeitos para um novo patamar civilizatório. Contra esse tipo de exclusão está a
antiglobalização representada pelo Fórum Mundial de Porto Alegre que luta pelo interesse
público e uma agenda internacional e uma nova globalização em que interajam
capitalismo e progresso tecnológico com justiça social e solidariedade. Tanto o território
(espaço definido e delimitado por e a partir de relações de poder) quanto a rede (fluxos,
conexões entre lugares, por meio de produtos, ideias, pessoas, trabalho, cultura,
informação, lazer, fluxo financeiro, fusões de transnacionais) têm servido ao capitalismo
para produzir mais, a menos custos, encurtar as distâncias utilizando meios mais
rápidos de circulação, investir em centros de pesquisa para produzir novas tecnologias,
utilizar a informática e redes de computadores para acelerar a integração de mercados
por meio da comunicação virtual beneficiando pequena parcela da população. Como
consequência disso os processos da globalização financeira e econômica, continuam
excluindo os países pobres dos benefícios gerados pela ciência e a tecnologia. Os
adolescentes consomem telefones celulares, jogos eletrônicos e som digital, influenciados
pela rede técnica da publicidade em escala global, mas nem sempre questionam a
globalização e a sociedade que é excluída dessa vida civilizada e informatizada, a
maioria nem se interessa pela parcela da população que não tem boa qualidade de vida,
emprego e nem participa da sociedade da informação. Os que estão excluídos do acesso
a esses bens são as que fazem parte da territorialidade das favelas e sua exclusão
de serviços públicos, sobretudo a segurança, esse território foi dominado por gangues de
traficantes que aí delimitam seu poder, elevando o número de mortes de jovens que
poderiam ter um futuro de inclusão se não fossem privados da alfabetização digital
o que lhe favoreceria a capacitação intelectual de luta contra a pobreza
ATIVIDADES
1. No texto, por que a globalização é chamada de perversa?
2. Qual é o objetivo da rede de informação?
3. De acordo com o texto, o que deveria acontecer se o objetivo da rede de informação
fosse alcançado?
4. Qual a realidade das redes de informação, já que os objetivos não são atingidos?
5. De acordo com o texto, quem são s excluídos?
6. Qual é a luta da antiglobalização?
7. De acordo com o texto, o que é território?
8. De acordo com o texto, o que é rede?
9. De acordo com o texto, para que o território e as redes têm servido ao capitalismo?
10. Qual a consequência do uso das redes para favorecer a globalização financeira e
econômica? 11. De acordo com o texto, de que territorialidade faz parte a maioria dos
excluídos?
12. Quem domina o território das favelas?
13. De acordo com o texto, por que a alfabetização digital poderia fazer diminuir o número
de morte dos jovens nas favelas?
14. Marque (X) no que pode ser consequência boa de uma inclusão digital.
(   ) a democratização da informatização – acesso á informação..
(   ) diminuição das desigualdades sociais.
(   ) consciência dos direitos e valorização da cidadania.
(   ) conhecimento das políticas públicas a serviço da inclusão digital e o papel das ONGs.

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