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E.E TRÊS PODERES
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Ensino Médio
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Série:
1° ano
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Valor:
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Disciplina: GEOGRAFIA
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Profª : Mastrângela Ferrari
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Território e redes
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Território e redes
A globalização perversa unifica por meio das
técnicas a informação cujo objetivo
é ampliar o conhecimento dos homens sobre
os objetos, o planeta e as sociedades que
o habitam em suas inter-relações.
Isto significa que a informação, transmitida
pela rede da comunicação, deveria
levar a todos o conhecimento
gerado na informação/pesquisa/produção e gerar uma
sociedade da informação
mundializada e cada vez mais democrática e solidária.
No entanto, o que acontece é que
esses meios de comunicação em rede digital,
mediado pelas infovias a serviço do capital,
buscam em sua velocidade,
instantaneidade e modernidade difusa e atende um público
consumidor ainda
restrito, criando a Geografia dos excluídos, dos marginalizados pelo
processo
econômico. Os excluídos são os desterritorializados do espaço geográfico por
meio do analfabetismo, desemprego, saúde, moradia e agora pela informação, que
levaria
os sujeitos para um novo patamar civilizatório. Contra esse tipo de exclusão
está a
antiglobalização representada pelo Fórum Mundial de Porto Alegre que
luta pelo interesse
público e uma agenda internacional e uma nova globalização
em que interajam
capitalismo e progresso tecnológico com justiça social e
solidariedade. Tanto o território
(espaço definido e delimitado por e a partir
de relações de poder) quanto a rede (fluxos,
conexões entre lugares, por meio
de produtos, ideias, pessoas, trabalho, cultura,
informação, lazer, fluxo
financeiro, fusões de transnacionais) têm servido ao capitalismo
para produzir
mais, a menos custos, encurtar as distâncias utilizando meios mais
rápidos de
circulação, investir em centros de pesquisa para produzir novas tecnologias,
utilizar a informática e redes de computadores para acelerar a integração de
mercados
por meio da comunicação virtual beneficiando pequena parcela da
população. Como
consequência disso os processos da globalização financeira e
econômica, continuam
excluindo os países pobres dos benefícios gerados pela
ciência e a tecnologia. Os
adolescentes consomem telefones celulares, jogos
eletrônicos e som digital, influenciados
pela rede técnica da publicidade em
escala global, mas nem sempre questionam a
globalização e a sociedade que é
excluída dessa vida civilizada e informatizada, a
maioria nem se interessa pela
parcela da população que não tem boa qualidade de vida,
emprego e nem participa
da sociedade da informação. Os que estão excluídos do acesso
a esses bens são
as que fazem parte da territorialidade das favelas e sua exclusão
de serviços
públicos, sobretudo a segurança, esse território foi dominado por gangues de
traficantes que aí delimitam seu poder, elevando o número de mortes de jovens
que
poderiam ter um futuro de inclusão se não fossem privados da alfabetização
digital
o que lhe favoreceria a capacitação intelectual de luta contra a
pobreza
ATIVIDADES
1. No texto, por que a
globalização é chamada de perversa?
2. Qual é o objetivo da rede
de informação?
3. De acordo com o texto, o
que deveria acontecer se o objetivo da rede de informação
fosse alcançado?
fosse alcançado?
4. Qual a realidade das redes
de informação, já que os objetivos não são atingidos?
5. De acordo com o texto, quem
são s excluídos?
6. Qual é a luta da
antiglobalização?
7. De acordo com o texto, o
que é território?
8. De acordo com o texto, o
que é rede?
9. De acordo com o texto, para
que o território e as redes têm servido ao capitalismo?
10. Qual a consequência do uso
das redes para favorecer a globalização financeira e
econômica? 11. De acordo com o texto, de que territorialidade faz parte a maioria dos
excluídos?
econômica? 11. De acordo com o texto, de que territorialidade faz parte a maioria dos
excluídos?
12. Quem domina o território
das favelas?
13. De acordo com o texto, por
que a alfabetização digital poderia fazer diminuir o número
de morte dos jovens nas favelas?
de morte dos jovens nas favelas?
14. Marque (X) no que pode ser
consequência boa de uma inclusão digital.
( ) a democratização da informatização –
acesso á informação..
( ) diminuição das desigualdades sociais.
( ) consciência dos direitos e valorização da
cidadania.
( ) conhecimento das políticas públicas a
serviço da inclusão digital e o papel das ONGs.
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