EXERCÍCIOS DE FÍSICA –
ATIVIDADE AVALIATIVA
(RESPOSTAS)
Nome:_______________________________________________
Nº: ____ Turma: ____
A tabela abaixo apresenta o consumo médio e o
consumo mês a mês de energia elétrica na Escola Estadual Três Poderes.
a)
Quais os meses onde o consumo foi mais baixo. Você pode encontrar uma
justificativa para isto?
Os meses de
janeiro e fevereiro foram os de consumo mais baixo. Janeiro é facilmente
explicado pelas férias, quanto a fevereiro, uma possível explicação, seria por
ser um mês com poucos dias letivos (incluindo o carnaval) e às aulas podem ter
retornado um pouco mais tarde. É curioso o fato de janeiro ter tido um consumo
maior do que no mês de fevereiro.
b)
Como podemos justificar o consumo de julho, sendo este um mês que costuma ter
pelo menos quinze dias de férias. Levante uma hipótese razoável.
Julho é um
mês com pelo menos 15 (quinze) dias de férias, então esperava-se um consumo
menor, entretanto, pelo histórico das contas houve um consumo maior que o do
mês de agosto e equivalente a meses de aula. Ao alunos aventaram várias
hipóteses: possível reposição de aulas, a escola foi alugada para algum evento
ou a escola estava em obras o que, em geral, demanda consumo alto de energia
por aparelho eletrointensivos como serras e furadeiras, por exemplo.
c)
Neste ano a E.E. Três Poderes contava com 860 alunos de manhã, 904 alunos à tarde e 665 alunos à noite. Qual o consumo
médio por aluno na escola por mês? Supondo que o custo do KWh naquele ano era
de R$ 0,78, quanto cada aluno consome em média de energia elétrica na escola?
O consumo
médio foi de 7506,67 kWh por mês e a escola possui 2429 alunos, então temos que
7506,67 kWh/2429 alunos representa um consumo médio mensal por aluno de 3,09
kWh por aluno/mês. Como o valor do kWh (quilowatt-hora) é de R$ 0,78 então
temos que 3,09 kWh x 0,78 é igual a R$ 2,41 por aluno ao mês.
Para
encontrar o gasto de energia utilizada em KWh (quilowatt-hora) devemos utilizar
a equação da Potência, isto é P = ∆E/t, onde ∆E é a energia utilizada e t é o
tempo em horas. Neste caso a energia pode ser encontrada por ∆E = P.t.
Considere a tabela abaixo:
Considerando
os valores de potência média e de utilização diária dos eletrodomésticos, encontre
para cada o consumo em kWh em um mês. Considerando que hoje a tarifa cobrada
pela CEMIG é de R$ 0,88, calcule quanto o custo mensal de cada aparelho em sua
conta.
A energia
consumida pode ser calcula por ∆E = P.t. Assim:
Para o
chuveiro elétrico (considere que 08 minutos x 2 banhos ao dia representam 16
minutos que é equivalente a 0,26 hora, basta dividir os minutos por 60 e
considere um mês de 30 dias:
∆E = 4400 W x
(0,26 h x 30) = 34.320 Wh = 34,32 kWh
O custo deste
chuveiro ligado no mês é de 34,32 kWh x 0,88 = R$ 30,20
O Ferro
elétrico fica ligado 3 horas por dia uma vez por semana, ou seja, 4 vezes ao
mês (ainda bem!). Então:
∆E = 1000 W x
(3 h x 4) = 12.000Wh = 12 kWh
O custo deste
ferro ligado é de 12 kWh x 0,88 = R$ 10,56
(O jeito de
fazer os demais é semelhante).
ESCOLA ESTADUAL TRÊS
PODERES
EXERCÍCIOS DE FÍSICA –
ATIVIDADE AVALIATIVA
RESPOSTAS
Nome:_____________________________________________
Nº: ____ Turma: ____
ATIVIDADE EXPERIMENTAL:
CIRCUITOS EM SÉRIE E EM PARALEO
CIRCUITOS ELÉTRICOS
“Qualquer
caminho por onde os elétrons possam fluir é chamado de um circuito elétrico.
Para o fluxo contínuo de elétrons, deve haver um circuito elétrico sem
interrupções. Uma chave elétrica, que pode ser ligada e desligada para
estabelecer ou cortar o fornecimento de energia, é geralmente usada para
implementar interrupções no circuito. A maior parte dos circuitos possui mais
do que um dispositivo que recebe energia elétrica. Esses dispositivos em geral
são conectados a um circuito de uma entre duas maneiras possíveis, ou em série
ou em paralelo.
CIRCUITOS EM
SÉRIE
Um
circuito em série
básico é mostrado
na figura abaixo.
As três lâmpadas
estão conectadas em série
com a bateria.
Quando a chave
é fechada, a mesma
corrente se estabelece
quase que imediatamente nas
três lâmpadas. A carga
não vai sendo “acumulada” em
qualquer uma das
lâmpadas, mas flui através de cada uma delas. Os elétrons
livres que existem em todas as partes
do circuito começam
a se mover juntos.
Cada elétron acabará
percorrendo todo o
circuito (e a mesma
quantidade de carga
atravessa a bateria). Este é
o único caminho
disponível para os
elétrons no circuito.”
(Fonte:
Hewitt, Paul G., Física Conceitual, 9ª edição, ed. Bookman, 2002).
Atividade 1
1) Você
já sabe montar um circuito elétrico simples com uma lâmpada. Agora vamos montar
um circuito simples com duas lâmpadas associadas em série. Veja o desenho
abaixo.
(Os valores utilizados
são somente exemplos)
2) Meça a
d.d.p na pilha: 6,00
V e meça a diferença de potencial no
LED 1: 2,75 V e no LED 2: 3,25 V
3) No
modo amperímetro, meça a corrente elétrica que atravessa o circuito. Meça a
corrente elétrica entre a pilha e o primeiro LED . Anote o valor: 70 mA (miliampère)
ou 0,07
A (ampère). Meça a corrente elétrica entre no fio entre os dois
LEDs. Anote o valor: 70 mA (miliampère)
ou 0,07
A (ampère)
a) Você
notou diferença entre a corrente elétrica na primeira medida e na segunda
medida?
Não! Os valores das correntes elétricas
medidas entre a pilha e o LED1 e entre os dois LEDs é o mesmo.
b) Qual
conclusão o grupo pode chegar sobre a corrente elétrica ao longo do circuito?
A corrente elétrica dispõe de um único
caminho através do circuito. Isso significa que a mesma corrente percorre cada
um dos dispositivos elétricos do circuito (resistência).
c) O que
ocorre se você interromper o circuito entre a pilha e o primeiro LED? E se você
interromper o circuito entre o dois LEDs?
Não haverá passagem de corrente elétrica
e nenhum dos LEDs acenderá. Os mesmo ocorre para o segundo caso.
d) Há
alguma maneira de pelo menos um dos LEDS permanecer ligado se houver
interrupção em algum ponto do circuito em série?
Não é possível ligar nenhum dos LEDs no circuito em série se houver interrupção em
algum ponto do circuito, pois a corrente só flui por um único caminho. Qualquer
interrupção do circuito significa que a corrente elétrica será interrompida e
nenhum dos LEDs ficará ligado.
4) Calcule
as Resistências elétricas R1 e R2 a partir dos dados coletados anteriormente.
Utilize R1 = V1/i e R2: V2/i (Onde V1 e V2 sãos as d.d.p. dos LEDs 1 e 2).
(Considerando os valores escolhidos ou
medidos anteriormente. Estamos analisando apenas o caso apresentado nas questões
1 e 2 desta atividade).
Como e considerando que a corrente é a mesma e que
V1 = 2,75 V (no LED1) e V2 = 3,25 V (no LED 2), então, = 39,29 W
(W
lê-se Ohm é a unidade de Resistência Elétrica R).
então, = 46,43 W.
5) Em um
circuito em série se você somar R1 e R2 você terá aquilo que nós chamamos
Resistência Equivalente R. É como se pudéssemos substituir as duas resistências
(LEDS) por uma única. Ao encontrar a Resistência Equivalente (R1 + R2) você
poderá encontrar o valor da corrente elétrica que atravessa seu circuito
considerando i = V/R. Encontre a resistência equivalente R.
A resistência equivalente R é a soma das resistências
R1 e R2, assim:
R = R1 + R2 = 39,29 + 46,43 46,43 W. = 85,71 46,43 W (Este é o valor da
resistência equivalente).
6)
Encontre a corrente elétrica que flui pelo circuito desta vez utilizando o
resultado encontrado anteriormente para a resistência equivalente R e
considerando a voltagem (ddp) das pilhas associadas que compõem seu circuito
fazendo i = V/R. Como você compara este resultado com o da corrente i medida anteriormente.
Como , onde V é a voltagem
(diferença de potencial) fornecida pela pilha e R é a resistência equivalente,
então temos que:
= = 0,07 A ou 70 mA (que é o resultado que
esperávamos, pois foi o valor que medimos como amperímetro. É possível que você
não encontre um resultado tão exato, mas um valor aproximado, devido a erros
próprios no processo de medida).
6) Você
acha que serie viável que em uma casa todas as lâmpadas (da sala, quarto,
cozinha, etc) pudessem ser ligadas em série? Por quê?
Não, pois se uma das lâmpadas parasse de
funcionar ou o circuito fosse interrompido, por exemplo, pelo interruptor,
então todas as luzes se apagariam.
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