MODELO PARA
ELABORAÇÃO E FORMATAÇÃO DE ARTIGO/TRABALHO ESCOLAR – E. E. TRÊS PODERES
TRABALHO SOBRE
ENERGIA SOLAR - FÍSICA
(adaptado do
modelo do CE S. CAMILO – ES)
ANDRADE, Maria
Mariá de 1
SILVA NETO, João
José da 2
DIAS, Fernanda
Moura Vargas 3
1. Aluna do terceiro ano, turma X da E. E. Três Poderes
RESUMO
Palavras-chave: Artigo
Científico; Metodologia; Normas.

Este
documento está escrito
de acordo com
o modelo indicado para o
artigo, assim , serve de referência , ao mesmo
tempo em
que comenta os diversos
aspectos da formatação .
Observe as instruções e formate seu artigo de acordo com este padrão. A redação do artigo deve considerar o público ao qual se
destina. A linguagem será gramaticalmente correta, precisa, coesa, coerente e,
preferencialmente, em terceira pessoa ou utilizando a impessoalização textual
O
artigo completo
deve ter de 04 a 06 páginas. As margens
devem ser: superior e esquerda 3,0 cm; inferior e direita 2,0 cm. Todas as
páginas do documento devem ser numeradas no canto superior direito. O tamanho de página
deve ser A4. O tipo
de fonte para o texto deve ser
Arial, tamanho 12. O Título do Artigo deve estar
centralizado, tamanho 14 em negrito , com
letras maiúsculas e não ultrapassar três linhas.
Os nomes
dos autores : alinhar a direita, com fonte Arial, tamanho
10, espaçamento simples, com o último
sobrenome em caixa alta, separado por vígula, o restante do nome por extenso com
1ª letra primeira letra
de cada nome
em maiúsculo. As demais informações:
Curso, Período, Turma, seguido do e-mail do autor separado por hífen, devem vir
em nota de rodapé devidamente numeradas. Nas linhas
seguintes , deve-se repetir
o mesmo procedimento para
o outro autor e o professor orientador. Portanto, pode ser de autoria de um ou
de mais autores.
Títulos das sessões :
os títulos das sessões
do trabalho devem ser
posicionados à esquerda , em negrito. Deve-se
utilizar texto
com fonte Arial,
tamanho 12, em
negrito, em maiúsculo. Não colocar ponto final nos títulos.
A
numeração de página deve ser considerada a partir da primeira página (página do
Resumo), porem deve ser inserida a partir da 2ª página, na parte superior à
direita, em Arial 12.
Os
elementos pré-textuais obrigatórios do artigo são: Título em português e inglês,
Autoria, professor orientador, resumo em português e inglês, palavras-chave em
português e inglês e nota de rodapé.
Na
introdução, deve-se apresentar o tema do artigo e a problemática em que se
insere e desenvolver
os objetivos que se pretende atingir.

Por se tratar de um
modelo que pretende atender a todas as áreas, os elementos: Métodos ou
Casuística e Métodos (pesquisa com seres humanos), e outros são títulos
opcionais cabendo aos autores julgarem sua relevância no artigo em tópicos
específicos.


DESENVOLVIMENTO

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Citação
É a
menção, no texto, de uma informação obtida de outra fonte. Pode ser uma
transcrição ou paráfrase, direta ou indireta, de fonte escrita ou oral.
Este
tópico tem como base a norma da ABNT NBR 10520:2002 – Citações em documentos,
devendo ser consultada nos casos omissos neste Manual.
As
citações podem figurar incluídas no texto, em nota de rodapé ou remetendo às
referências no final do texto.
As
citações podem ser representadas pelos sistemas numéricos ou autor-data,
devendo, o sistema escolhido, ser mantido ao longo de todo o trabalho.

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Citação: sistema AUTOR-DATA
Neste
sistema as citações devem incluir o autor e a data do documento referenciado.
No caso da indicação de autoria aparecer no decorrer do texto, apenas a inicial
do nome deve aparecer em maiúscula, e quando a citação se apresentar entre
parênteses, todas as letras do nome devem ser maiúsculas.
Exemplos: Segundo Xavier (2004, p. 243), o aquecimento global
está só começando.
O aquecimento global está só
começando (XAVIER, 2004, p. 243).
Importante: A entrada da citação deve ser idêntica à entrada
estabelecida para a referência bibliográfica do referido documento.
Citação
direta ou textual
É a transcrição fiel
de grafia, redação e pontuação do documento consultado.
Neste caso é obrigatória a indicação da
página consultada.
Citação
direta até 3 linhas
É inserida no texto,
em fonte normal (Arial 12) e entre aspas.
Exemplo:
“[...] a técnica é a maneira mais adequada de se vencer as etapas indicadas pelo método. Por isso diz-se que o método equivale à estratégia, enquanto a técnica equivale à tática [...].” (GALIANO, 1986, p. 14).
Citação
direta com mais de 3 linhas
A citação direta com
mais de 3 linhas deve ser destacada do texto, recuada a 4cm da margem esquerda,
digitada em fonte Arial 11, sem aspas e com espaçamento simples entre as
linhas.
Exemplo:
A eliminação da gema
apical aos 50 dias de emergência das plantas não afeta a produtividade da
cultura, porém, em um ano com irregularidade de chuvas, pode aumentar a
precocidade e, independentemente das condições do cultivo, reduz a altura das
plantas. (BELTRÃO, 1990, p. 52).
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|||
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RESULTADOS
E DISCUSSÃO
Em pesquisas com levantamento de dados
ou experimentais que utilizam entrevistas, prontuários, avaliações de pessoas
ou animais é necessário inserir os principais resultados obtidos com o
desenvolvimento da pesquisa. Poderão ser inseridas figuras e tabelas. É
importante destacar que em pesquisas de revisão sistemática da literatura, o
trabalho pode também ser apresentado com resultados e discussão.
Dados
Os
dados ilustrativos e complementares ao texto do trabalho podem ser apresentados
de diversas formas, ou seja, tabelas, gráficos, figuras, quadros, etc., e
devem aparecer
próximos ao texto em que foram citados pela primeira vez.
A
fonte a ser utilizada na identificação e
corpo desses elementos é Arial 10, tendo sua identificação numérica e título em
negrito.
Independente
da forma de apresentação (tabelas,
gráficos, figuras, quadros, etc.), a fonte de origem dos dados deve ser citada
abaixo do título (veja exemplos abaixo). Quando
a fonte for o próprio autor do trabalho
deve ser indicada conforme exemplo abaixo:
Fonte: O Autor (2012).
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Tabelas
Forma
não discursiva de apresentar informações, das quais o dado numérico se destaca
como informação central (IBGE, 1993).
Estrutura da Tabela
Não
devem exceder as margens estabelecidas para a apresentação do trabalho,
ocupando, preferencialmente, apenas uma folha.
A tabela é composta por:
Número
indicativo – Título – Data (colocados na parte superior da tabela, em negrito)
Cabeçalho
(indica o conteúdo de cada coluna)
Coluna (espaço
vertical da tabela)
Linha (espaço
horizontal da tabela)
Traço (elemento
separador entre espaços da tabela)
Fonte (indicação
do responsável físico ou jurídico pelos dados da tabela)
Nota (texto
esclarecedor do conteúdo de parte ou do todo da tabela)
As tabelas não
são fechadas lateralmente e também não tem divisão entre linhas e colunas.
Fonte:
(IBGE, 1981)
Gráficos
Adotados
como forma gráfica de apresentação de tendências e evolução dos
fenômenos
abordados.
Número
Indicativo e título são apresentados na parte superior, em negrito.
Exemplo:
Gráfico 1:
Distribuição proporcional das mortes por causas externas
Fonte: (TABNET/PRO-AIM,
2005)
Figuras
Ilustrações
distintas de tabelas, gráficos e quadros, cuja formatação é livre face sua
diversidade, salvo em relação ao número indicativo e título, que devem ser
colocados na parte inferior da ilustração, em negrito.
Exemplo:
Figura 1 - Pontos especiais de Gambee (parede
anterior)
Fonte: (AZEVEDO et al.,
2004)

Número
Indicativo e Título são apresentados na parte inferior, em negrito.
Exemplo:
Quadro 5 – Indicadores Epidemiológicos e operacionais
–
Estado de São Paulo, 1998 e 1999
Fonte: (SÃO PAULO,
2000)
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Esta
parte do trabalho pretende apresentar as principais conclusões, destacando o
progresso e as aplicações que a pesquisa propicia.
A
escrita das considerações finais deve expressar a relação entre os objetivos do
trabalho e os resultados encontrados. Pode ser iniciada com o que foi
aprendido. Deve ser exposto de forma muito resumida e pontual as idéias
principais e as contribuições que o trabalho proporcionou para a área de
estudos.
Nas
Considerações Finais podem ser colocadas também as limitações do estudo com
relação ao problema, sugestões de modificações no método para futuros estudos. Deve, portanto,
abster-se do uso de citações. Destinando-se a demonstrar se as hipóteses foram
confirmadas, quando houver, a responder às perguntas feitas no inicio do trabalho
e a esclarecer se os objetivos fixados na introdução foram atingidos. A
conclusão não é um resumo do trabalho.

Referência
bibliográfica é o conjunto de elementos que permitem a identificação de
documentos no todo ou em parte, utilizados como fonte de consulta e citados nos
trabalhos elaborados.
As
referências bibliográficas devem ser alinhadas à esquerda e digitadas
utilizando-se espaço simples entre suas linhas. Entre uma referência e outra
deve-se adotar espaço duplo.
A
ordem de apresentação das referências é alfabética de acordo com a entrada
estabelecida, ou seja, sobrenome do autor, ou na falta desse, título do
documento. As referências em formato eletrônico ou de “sites” devem fazer parte da mesma ordem
alfabética.
Todas
as regras estabelecidas neste item seguem o preconizado pela norma ABNT NBR
6023:2002 Referências e Patrias (2007), devendo ser consultados nos casos
omissos do Manual de Orientação de Trabalhos Acadêmicos.
FUNDAÇÃO GETULIO
VARGAS. Normas para apresentação de monografia.
3. ed. Escola de Administração de Empresas de São Paulo, Biblioteca Karl A.
Boedecker. São Paulo: FGV-EAESP, 2003. 95 p. (normasbib.pdf, 462kb). Disponível
em: <www.fgvsp.br/biblioteca>. Acesso em: 23 set. 2004.
IENH. Manual de normas de ABNT. Disponível em:
<www.ienh.com.br>. Acesso em: 23
set. 2004.
OLIVEIRA, N. M.;
ESPINDOLA, C. R. Trabalhos acadêmicos: recomendações
práticas. São Paulo: CEETPS, 2003.
PÁDUA, E. M. M. de. Metodologia
científica: abordagem teórico-prática. 10. ed. ver. atual. Campinas, SP:
Papirus, 2004.
UNIÃO
SOCIAL CAMILIANA. Manual de orientações para trabalhos acadêmicos. 3.
ed. rev. amp. São Paulo: Centro Universitário São Camilo, 2012.
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