quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Tema:  Consciência Negra - profª Simonia - 2º ano







Feira Cultural: Semana de Educação para a Vida

Tema:  Consciência Negra

JUSTIFICATIVA:



Preconceito é uma ideia preconcebida sobre os outros, sobre os diferentes, sobre os quais não temos conhecimento. A matéria prima do preconceito é a diferença, tanto de gênero, idade, geração, classe social e cor.

Para estabelecer um amplo debate sobre este mal que está arraigado na sociedade brasileira, foi elaborada pelo Congresso Nacional em 2003, no dia 9 de Janeiro, a lei 10.639 que incluiu o Dia Nacional da Consciência Negra ao Calendário Escolar. A mesma lei torna obrigatório o ensino sobre diversas áreas da História e Cultura Afro-brasileira. São abordados temas como a luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira, o negro na sociedade nacional, inserção do negro no mercado de trabalho, discriminação, identificação de etnias etc.

 Seguindo esta responsabilidade formadora atribuída às instituições de ensino, no dia vinte de novembro de 2017 a Escola Estadual Três Poderes comemora junto a toda comunidade escolar, a diversidade cultural trazida pelos negros ao Brasil. Os alunos demonstrarão através de diversas vertentes toda a variedade e complexidade da contribuição negra para os dias atuais, sons, vestimentas, capoeira, culinária e influência religiosa presentes em nosso dia a dia e que em certos momentos nem mesmo são percebidos.

Apenas com o conhecimento é possível romper barreiras que há tanto tempo estão presentes em nossa sociedade, e a escola tem papel fundamental para quebrar estes preconceitos.



“Preconceito é falta de conhecimento, temos que desvendar e respeitar os outros pelas suas diferenças.”

















Cronograma


·        As turmas formarão oficinas em suas respectivas salas de aula no dia 21/ 11/ 2017

·        Os grupos se organizarão por sala e cada turma terá um professor como mediador do projeto. Os professores que não estiverem nesta função serão os avaliadores.



Organização

2°A: Religiões de matrizes africanas

2°B: Importantes intelectuais negros brasileiros

2°C: Músicas de matrizes africanas

2°D: Culinária afrodescendente

2°E: Danças e vestimentas de matriz africana / O que é o Colorismo?

2°F: As várias formas de resistência

3°I: Ser mulher negra no Brasil hoje

3°J: A inserção do negro no mercado de trabalho



Avaliação

Critérios
10
                  5
3
Qualidade na pesquisa e materiais apresentados
Boa articulação de ideias, domínio da linguagem e capricho no acabamento
 Ideias razoavelmente articuladas, domínio da linguagem e pode melhorar o acabamento.
Não conseguiu articular as ideias, erros de português e deve melhorar o acabamento do material
Participação
Participou das discussões, sugeriu temas de pesquisa, contribuiu consideravelmente para o grupo
 Participou das discussões, não sugeriu temas de pesquisa, contribuição mediana para o grupo
Não participou das discussões e não contribuiu para as pesquisas
Abordagem da temática
Abordagem inovadora apresentando resultados relevantes ao tema (além da proposta)
 Abordagem inovadora, porém os resultados não surpreenderam (apenas o que foi proposto)
Abordagem simplista e os resultados não contemplaram o tema (não atingiu o objetivo)
Criatividade na apresentação
Alunos caracterizados e objetos expostos para apreciação do público
 Apenas os objetos estão expostos para apreciação do público
Apenas os alunos estão caracterizados







DESENVOLVIMENTO:




O desenvolvimento do projeto estará em consonância com os blocos temáticos citados e será feito de acordo com as necessidades da turma, estabelecendo o problema e a proposta de conteúdo. O tema será desenvolvido na sala de aula por meio de atividades para a sua exploração, sistematização e para a conclusão dos trabalhos. Os alunos devem fazer observações diretas no entorno familiar, observações indiretas em ilustrações e/ou vídeos, experimentações e leituras.



OBJETIVOS:

  • Valorizar a cultura negra e seus afrodescendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade.
  • Entender e valorizar a identidade da mulher negra;
  • Redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo tempo;
  • Desmitificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da cultura africana;
  • Trazer à tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos.


    EQUIPE TRÊS PODERES – 1° TURNO

Nenhum comentário: