STAND DA UNI-BH
COM ALUNOS DO CURSO DE PSICOLOGIA E DIREITO FAZENDO ATIVIDADES LÚDICAS
CAMPEONATO DE FUTSAL
OFICINAS SOBRE CONSCIÊNCIA NEGRA
Preconceito é uma ideia preconcebida sobre os outros, sobre os diferentes, sobre os quais
não temos conhecimento. A matéria prima do preconceito é a diferença, tanto de gênero, idade,geração, classe social e cor.
Para estabelecer um amplo debate sobre este mal que está arraigado na sociedade
brasileira, foi elaborada pelo Congresso Nacional em 2003, no dia 9 de Janeiro, a lei 10.639 que
incluiu o Dia Nacional da Consciência Negra ao Calendário Escolar. A mesma lei torna
obrigatório o ensino sobre diversas áreas da História e Cultura Afro-brasileira. São abordados
temas como a luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira, o negro na sociedade nacional,
inserção do negro no mercado de trabalho, discriminação, identificação de etnias etc.
Seguindo esta responsabilidade formadora atribuída às instituições de ensino, no dia
vinte de novembro de 2017 a Escola Estadual Três Poderes comemora junto a toda comunidade
escolar, a diversidade cultural trazida pelos negros ao Brasil. Os alunos demonstrarão através de
diversas vertentes toda a variedade e complexidade da contribuição negra para os dias atuais,
sons, vestimentas, capoeira, culinária e influência religiosa presentes em nosso dia a dia e que
em certos momentos nem mesmo são percebidos.
Apenas com o conhecimento é possível romper barreiras que há tanto tempo estão
presentes em nossa sociedade, e a escola tem papel fundamental para quebrar estes
preconceitos.
“Preconceito é falta de conhecimento, temos que desvendar e respeitar
os outros pelas suas diferenças.”
Organização
2°A: Religiões de matrizes africanas2°B: Importantes intelectuais negros brasileiros
2°C: Músicas de matrizes africanas
2°D: Culinária afrodescendente
2°E: Danças e vestimentas de matriz africana / O que é o Colorismo?
2°F: As várias formas de resistência
3°I: Ser mulher negra no Brasil hoje
3°J: A inserção do negro no mercado de trabalho
TEATRO - 1º ano - Prof. Fernando e Pofª Cristiane
Sociologia - A Teoria do Agir Comunicativo de Habermas
Ensino Médio. Prof. Ricardo Falcao
“A tarefa da linguagem, no agir comunicativo, é fornecer o horizonte pré-estruturado a partir do qual os sujeitos podem relacionar-se entre si e sobre o mundo. O entendimento possível entre os sujeitos dá-se na linguagem porque nela está depositado o saber pré-teórico específico do gênero humano.
A linguagem mediatiza fundamentalmente toda relação significativa entre sujeito e objeto. Ela está inevitavelmente presente em toda comunicação humana, a qual implica um entendimento mútuo sobre o sentido de todas as palavras e sobre o sentido do ser das coisas mediadas pelos significados da palavra. A linguagem possui, primordialmente, um sentido comunicativo, ou seja, nós moramos na linguagem. Para nos comunicarmos, a única alternativa é a linguagem. Sem ela, não temos nem conhecimento e nem acesso ao mundo.
Do ponto de vista do exercício democrático, Habermas pressupõe que as instituições devem estar organizadas e estruturadas de maneira que o discurso possa surgir como forma de resolução dos conflitos surgidos das quebras pactuais ou dificuldades de comunicação das comunidades. O ponto central é, portanto, o mesmo, independente da sua formulação. As normas e as decisões políticas só podem legitimarem-se em decorrência de poderem ser questionadas e aceitas no discurso entre cidadãos livres e iguais”.
PROJETO PAINEL 3P
TEMAS VARIADOS
ESPANHOL - PROFª PRISCILA
Consciência negra!!
Espero que a sementinha da igualdade racial esteja plantada no coração de cada um, após nossas discussões sobre essa temática! Profª Isabel
"O poder de transformação da leitura" Profª Rosangela
Durante o ano corrente, estudamos como elaborar um bom texto dissertativo-argumentativo. Aprendemos as técnicas de tal texto, treinamos vários temas e percebemos que, para fazer uma boa redação dentro dos padrões do ENEM, é preciso ter o hábito da leitura. Assim, decidimos fazer a Feira do Livro, momento este, o qual cada aluno doaria os livros já lidos e pegaria outros que se interessariam em ler. Contudo, percebemos que um livro só ganha vida quando está sendo lido por alguém.
PROJETO BRASIL - REGIONALIDADES - Prof. Bruno Queiroz
DEMONSTRAR AS RIQUEZAS NATURAIS E CULTURAIS DE NOSSO PAIS, PARA QUE DE FORMA INTERDISCIPLINAR POSSAM CRIAR UM OLHAR AMPLO SOBRE A DIVERSIDADE DOS BRASILEIROS NAS QUAIS TODAS DEVEM SER RESPEITADAS
PALESTRA SOBRE VIOLENCIA X BULLYING
PROF. CLAUDIO - FACULDADE KENNEDY/PROMOVE
FESTIVAL DE CINEMA - CURTAS PRODUZIDOS PELOS ALUNOS
NAS OFICINAS DE ARTE
PROF. CLIVER HONORATO
ARTE E TECNOLOGIA
No 4° bimestre tivemos o tema “Arte e Tecnologia” como idéia
central. Expandindo o conceito de tecnologia para além de celulares,
computadores e objetos eletrônicos, discutimos através de um texto como a
tecnologia influencia nossas ações do dia-a-dia.
Também foi apresentado o conceito de como a tecnologia tem
influenciado o mundo da Arte e auxiliado nas diversas linguagens artísticas.
Para a conclusão do bimestre, foi dado um trabalho onde os estudantes em grupo
ou individualmente poderiam escolher um tema de preferência que tenha a ver com
assuntos pertinentes para eles, ou presente nas conversas ou em seu cotidiano.
Dentre os assuntos escolhidos tivemos: gravidez da
adolescência, drogas, racismo, desigualdade social, auto-estima, violência
contra a mulher, preocupação com o meio ambiente, poluição, bulyng, depressão,
jogos digitais. Com o tema escolhido deveria ser feito uma pesquisa e
apresentar de maneira criatividade, interessante e com uso de meios
tecnológicos tal assunto.
Tivemos diversos trabalhos que foram apresentados por
fotografias, teatro, dança, músicas, poesias, desenhos, objetos, maquetes,
instalações, gambiarras, livros etc, todos produzidos pelos próprios alunos. Foi
um momento de grande aprendizagem e de percepção de como o uso de outros meios
didáticos são importantes para a construção do conhecimento.
Professor de Arte: Saulo Tironi
Estagiários: Lara Marques, Alexandre Santos, Arthur Arvelos
e Leonardo Martins
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