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NOME:
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Nº
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2º ANO/E.M.
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TURMA:
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Data
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DISCIPLINA: HISTÓRIA
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PROFª SIMÔNIA PAIVA
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ASSUNTO: Trabalho de
Estudos Independentes
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VALOR: 40
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NOTA:
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Caro Aluno (a), A avaliação de E.I.
constará de questões abertas (dissertativas) e questões de múltipla escolha.
Para que você obtenha sucesso, estude os capítulos do seu livro que
correspondem à matéria para a prova. Eles foram trabalhados em sala de aula e
estão indicados a seguir: Capítulos: Rebeliões regenciais, II Reinado, Abolição
e a Queda da Monarquia. Você também deverá entregar no dia da prova:
___/___/2017 os exercícios abaixo resolvidos. Eles serão avaliados em 40
pontos. Cada exercício resolvido corretamente valerá 02 pontos. Esses
exercícios são mais uma forma de ajudar você a estudar para a prova (que valerá
60 pontos). Bons estudos!
QUESTÃO 01 – EXPLIQUE o processo político que
resultou na abdicação de D. Pedro I em 1831.
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QUESTÃO
02 – O Sete de Abril de 1831, mais do que o Sete de Setembro de 1822,
representou a verdadeira independência nacional, o início do governo do país
por si mesmo, a Coroa agora representada apenas pela figura quase simbólica de
uma criança de cinco anos. O governo do país por si mesmo, levado a efeito
pelas regências, revelou-se difícil e conturbado. Rebeliões e revoltas
pipocaram por todo o país, algumas lideradas por grupos de elite, outras pela
população tanto urbana como rural, outras ainda por escravos. (...) A partir de
1837, no entanto, o regresso conservador ganhou força, até que o golpe da
Maioridade de 1840 colocou D. Pedro II no trono, inaugurando o Segundo Reinado.
Estava estruturado o Império do Brasil com base na unidade nacional, na
centralização política e na preservação do trabalho escravo. (CARVALHO, J. Murilo et al. Documentação
política, 1808-1840. In: "Brasiliana da Biblioteca Nacional". Rio de
Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional/Nova Fronteira, 2001.) INDIQUE um exemplo de revolta popular,
ocorrida no período regencial e EXPLIQUE porque a antecipação da maioridade de
D. Pedro II foi uma solução para a crise.
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QUESTÃO 03 – "Dois partidos lutam hoje em
nossa pátria: o Restaurador e o Moderado. O primeiro foi leal ao monarca que
abdicou e defende os inquestionáveis direitos do Sr. Pedro II. O segundo é
partidário do sistema republicano e quer reduzir o Brasil a inúmeras Repúblicas
'fracas' e 'pequenas', e assim seus membros poderiam tornar-se seus futuros
ditadores."
(Adaptado do jornal O CARAMURU de 12 de abril de 1832, citado
por Arnaldo Contier, Imprensa e Ideologia em São Paulo, 1979)
A partir do texto, responda:
A) INDIQUE o período da história política do Brasil em
que o texto foi escrito.
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B) APONTE o regime político defendido pelos partidos
citados no texto.
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QUESTÃO 04 – Sobre o sistema parlamentarista no
Brasil, responda:
A) Quando foi implantado o parlamentarismo no Brasil
Império? Por quê? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
B) EXPLIQUE a
frase: "O Rei reina, mas não governa".
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QUESTÃO 05 – CITE quais eram e onde ocorreram as
revoluções que agitaram o país no início do 2º Reinado.
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QUESTÃO 06 – LISTE quais eram os principais
produtos produzidos no Brasil no final do século XIX. Desses produtos, qual era
o mais importante para a nossa economia?
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QUESTÃO 07 – ENUMERE as razões que favoreceram a
expansão da produção cafeeira no Brasil.
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QUESTÃO 08 – EXPLIQUE porque a expansão da lavoura
de café contribuiu para a urbanização da região Sudeste Brasileira. __________________________________________________________________________________________
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QUESTÃO
09 – RELACIONE a produção do café e o desenvolvimento das ferrovias no
Brasil. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
QUESTÃO
10 – A implantação do café no Brasil provocaria diversas transformações
socioeconômicas, entre as quais a estabilização financeira, a implantação de um
mercado interno e a formação de uma nova aristocracia. Em 1850, o Brasil
passaria por um surto industrial. Na política interna, a característica
principal seria a conciliação partidária. INDIQUE dois motivos explicam o
deslocamento da produção cafeeira do Vale do Paraíba para o Oeste Paulista.
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QUESTÃO 11 – Sobre a economia do Império
responda: O Brasil dependia apenas das vendas para o mercado externo?
JUSTIFIQUE sua resposta.
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QUESTÃO 12 -
Em 1845 o governo inglês aprovou a lei conhecida como Bill Aberdeen e em
1850 o Parlamento brasileiro aprovou a Lei Eusébio de Queiroz. DISCUTA o
significado destas duas leis.
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QUESTÃO
13 – O fim do tráfico de escravos (1850) exigiu uma política de
substituição da mão-de-obra, cujo debate demonstrou grande preocupação em
definir um tipo racial para o brasileiro. A percepção da raça como elemento
determinante na formação de uma nação era aceita como verdade comprovada pela
ciência. Com base nestas considerações EXPLIQUE o posicionamento do Estado e
das elites brasileiras no que se refere ao papel da política imigratória, nesse
período.
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QUESTÃO
14 – DESCREVA como foi a vida dos recém libertos após a Abolição
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QUESTÃO
15 – No processo histórico brasileiro, de uma maneira ou de outra, os
militares atuaram nos momentos de crise política. Entre 1870 e 1889, a
monarquia passou por um processo de crescente instabilidade política, até sua
queda definitiva. ESCLAREÇA o que foi a Questão Militar no período
mencionado.
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QUESTÃO 16 – Do ponto de vista político podemos considerar o
período regencial como:
A) uma época
conturbada politicamente, embora sem lutas separatistas que comprometessem a
unidade do país.
B) um
período em que as reivindicações populares, como direito de voto, abolição da
escravidão e descentralização política foram amplamente atendidas.
C) uma
transição para o regime republicano que se instalou no país a partir de 1840.
D) uma fase
extremamente agitada com crises e revoltas em várias províncias, geradas pelas contradições
das elites, classe média e camadas populares.
E) uma etapa
marcada pela estabilidade política, já que a oposição ao imperador Pedro I
aproximou os vários segmentos sociais, facilitando as alianças na regência.
QUESTÃO 17 – Qual desses movimentos revoltosos
não ocorreu durante o Período Regencial:
A) Cabanagem B) Balaiada C) Sabinada D) Conjuração Baiana E) Guerra dos Farrapos
QUESTÃO
18 – Dentre os fatores que levaram os gaúchos a proclamar a República Rio-Grandense,
durante a Revolução Farroupilha, é CORRETO apontar:
A) a pressão exercida pelas potências
estrangeiras, que se opunham ao regime monárquico brasileiro; os altos impostos
cobrados pelo império; e a proibição do contrabando de gado, extremamente
prejudicial aos gaúchos.
B) os
acordos alfandegários feitos pelo governo imperial com potências estrangeiras,
prejudiciais à economia nacional; os altos impostos cobrados pelo império; e a
permissividade em relação ao contrabando, o que era prejudicial aos interesses
rio-grandenses.
C) a
execução de leis de caráter liberal, contrárias aos interesses do povo; a falta
de investimento público no setor industrial; e a proteção excessiva das
riquezas naturais do solo, buscando preservar a vegetação do pampa, o que
prejudicava a economia gaúcha.
D) a pressão
exercida por potências estrangeiras contra o excessivo livre-cambismo
brasileiro; o incentivo à terceirização da manufatura do couro; e a proibição
do contrabando, o que prejudicava os produtores gaúchos na concorrência com os
produtores platinos, devido ao aumento dos seus custos de produção.
E) a
execução de leis de caráter liberal, contrárias aos interesses do povo; os
acordos favoráveis ao tráfico negreiro, celebrados entre o Brasil e potências
estrangeiras; e a necessidade de elevar os impostos para favorecer o
desenvolvimento da pecuária, o que prejudicava o setor industrial gaúcho.
QUESTÃO
19 – Faça a correspondência:
I- Lei Eusébio de Queiroz
II-Lei do
Ventre Livre
III-Lei dos
sexagenários
IV-Lei Áurea
(
)Libertava escravos com mais de 60 anos.
( )Libertou todos os negros da escravidão.
( )Proibiu o tráfico negreiro
( )Libertava todos os filhos de escravos
QUESTÃO 20 – Para os conselheiros do Império, o
Brasil era como um sistema heliocêntrico, dominado pelo sol do Estado, em torno
do qual giravam os grandes planetas do que chamavam, "as classes
conservadoras" e, muito longe, a miríade de estrelas da grande massa do
povo. (José Murilo de Carvalho)
Através do
texto, compreendemos que a proposta política do Segundo Reinado privilegiava:
A) as massas populares, base de sustentação
política do império.
B) as elites
dominantes, que tinham no Império a garantia de seus interesses.
C) apenas os
segmentos de classe média que emergiam economicamente após a imigração.
D) os fazendeiros do Vale do Paraíba e
senhores de engenho nordestinos, que jamais tiveram interesses contrariados
pelo imperador.
E) os
escravos, base econômica do período, libertados pelo Império.
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