quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Trabalho de HISTÓRIA - PROFª SIMONIA - 2º ANO Estudos Independentes



NOME:                                                                                                       
2º ANO/E.M.
TURMA:
Data  
 /     /
DISCIPLINA: HISTÓRIA
PROFª SIMÔNIA PAIVA
ASSUNTO:  Trabalho de Estudos Independentes
VALOR: 40
NOTA:




Caro Aluno (a), A avaliação de E.I. constará de questões abertas (dissertativas) e questões de múltipla escolha. Para que você obtenha sucesso, estude os capítulos do seu livro que correspondem à matéria para a prova. Eles foram trabalhados em sala de aula e estão indicados a seguir: Capítulos: Rebeliões regenciais, II Reinado, Abolição e a Queda da Monarquia. Você também deverá entregar no dia da prova: ___/___/2017 os exercícios abaixo resolvidos. Eles serão avaliados em 40 pontos. Cada exercício resolvido corretamente valerá 02 pontos. Esses exercícios são mais uma forma de ajudar você a estudar para a prova (que valerá 60 pontos). Bons estudos!



QUESTÃO 01 – EXPLIQUE o processo político que resultou na abdicação de D. Pedro I em 1831.  __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 QUESTÃO 02 – O Sete de Abril de 1831, mais do que o Sete de Setembro de 1822, representou a verdadeira independência nacional, o início do governo do país por si mesmo, a Coroa agora representada apenas pela figura quase simbólica de uma criança de cinco anos. O governo do país por si mesmo, levado a efeito pelas regências, revelou-se difícil e conturbado. Rebeliões e revoltas pipocaram por todo o país, algumas lideradas por grupos de elite, outras pela população tanto urbana como rural, outras ainda por escravos. (...) A partir de 1837, no entanto, o regresso conservador ganhou força, até que o golpe da Maioridade de 1840 colocou D. Pedro II no trono, inaugurando o Segundo Reinado. Estava estruturado o Império do Brasil com base na unidade nacional, na centralização política e na preservação do trabalho escravo.  (CARVALHO, J. Murilo et al. Documentação política, 1808-1840. In: "Brasiliana da Biblioteca Nacional". Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional/Nova Fronteira, 2001.)    INDIQUE um exemplo de revolta popular, ocorrida no período regencial e EXPLIQUE porque a antecipação da maioridade de D. Pedro II foi uma solução para a crise.

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QUESTÃO 03 – "Dois partidos lutam hoje em nossa pátria: o Restaurador e o Moderado. O primeiro foi leal ao monarca que abdicou e defende os inquestionáveis direitos do Sr. Pedro II. O segundo é partidário do sistema republicano e quer reduzir o Brasil a inúmeras Repúblicas 'fracas' e 'pequenas', e assim seus membros poderiam tornar-se seus futuros ditadores."

 (Adaptado do jornal O CARAMURU de 12 de abril de 1832, citado por Arnaldo Contier, Imprensa e Ideologia em São Paulo, 1979)

 A partir do texto, responda:

A) INDIQUE o período da história política do Brasil em que o texto foi escrito.

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B) APONTE o regime político defendido pelos partidos citados no texto.

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QUESTÃO 04 – Sobre o sistema parlamentarista no Brasil, responda:

A) Quando foi implantado o parlamentarismo no Brasil Império? Por quê? ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

  B) EXPLIQUE a frase: "O Rei reina, mas não governa". _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________



QUESTÃO 05 – CITE quais eram e onde ocorreram as revoluções que agitaram o país no início do 2º Reinado. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

QUESTÃO 06 – LISTE quais eram os principais produtos produzidos no Brasil no final do século XIX. Desses produtos, qual era o mais importante para a nossa economia?  ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 07 – ENUMERE as razões que favoreceram a expansão da produção cafeeira no Brasil. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

QUESTÃO 08 – EXPLIQUE porque a expansão da lavoura de café contribuiu para a urbanização da região Sudeste Brasileira. __________________________________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 QUESTÃO 09 – RELACIONE a produção do café e o desenvolvimento das ferrovias no Brasil. ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 QUESTÃO 10 – A implantação do café no Brasil provocaria diversas transformações socioeconômicas, entre as quais a estabilização financeira, a implantação de um mercado interno e a formação de uma nova aristocracia. Em 1850, o Brasil passaria por um surto industrial. Na política interna, a característica principal seria a conciliação partidária. INDIQUE dois motivos explicam o deslocamento da produção cafeeira do Vale do Paraíba para o Oeste Paulista.

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QUESTÃO 11 – Sobre a economia do Império responda: O Brasil dependia apenas das vendas para o mercado externo? JUSTIFIQUE sua resposta.

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QUESTÃO 12 -  Em 1845 o governo inglês aprovou a lei conhecida como Bill Aberdeen e em 1850 o Parlamento brasileiro aprovou a Lei Eusébio de Queiroz. DISCUTA o significado destas duas leis.   ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________­­­­­­­­__________________________________________________________________________________________

 QUESTÃO 13 – O fim do tráfico de escravos (1850) exigiu uma política de substituição da mão-de-obra, cujo debate demonstrou grande preocupação em definir um tipo racial para o brasileiro. A percepção da raça como elemento determinante na formação de uma nação era aceita como verdade comprovada pela ciência. Com base nestas considerações EXPLIQUE o posicionamento do Estado e das elites brasileiras no que se refere ao papel da política imigratória, nesse período.

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 QUESTÃO 14 – DESCREVA como foi a vida dos recém libertos após a Abolição

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 QUESTÃO 15 – No processo histórico brasileiro, de uma maneira ou de outra, os militares atuaram nos momentos de crise política. Entre 1870 e 1889, a monarquia passou por um processo de crescente instabilidade política, até sua queda definitiva. ESCLAREÇA o que foi a Questão Militar no período mencionado. 

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 QUESTÃO 16 – Do ponto de vista político podemos considerar o período regencial como:

A) uma época conturbada politicamente, embora sem lutas separatistas que comprometessem a unidade do país.

B) um período em que as reivindicações populares, como direito de voto, abolição da escravidão e descentralização política foram amplamente atendidas.

C) uma transição para o regime republicano que se instalou no país a partir de 1840.

D) uma fase extremamente agitada com crises e revoltas em várias províncias, geradas pelas contradições das elites, classe média e camadas populares.

E) uma etapa marcada pela estabilidade política, já que a oposição ao imperador Pedro I aproximou os vários segmentos sociais, facilitando as alianças na regência.

QUESTÃO 17 – Qual desses movimentos revoltosos não ocorreu durante o Período Regencial: 

 A) Cabanagem     B) Balaiada  C) Sabinada       D) Conjuração Baiana  E) Guerra dos Farrapos

 QUESTÃO 18 – Dentre os fatores que levaram os gaúchos a proclamar a República Rio-Grandense, durante a Revolução Farroupilha, é CORRETO apontar:

 A) a pressão exercida pelas potências estrangeiras, que se opunham ao regime monárquico brasileiro; os altos impostos cobrados pelo império; e a proibição do contrabando de gado, extremamente prejudicial aos gaúchos.

B) os acordos alfandegários feitos pelo governo imperial com potências estrangeiras, prejudiciais à economia nacional; os altos impostos cobrados pelo império; e a permissividade em relação ao contrabando, o que era prejudicial aos interesses rio-grandenses.

C) a execução de leis de caráter liberal, contrárias aos interesses do povo; a falta de investimento público no setor industrial; e a proteção excessiva das riquezas naturais do solo, buscando preservar a vegetação do pampa, o que prejudicava a economia gaúcha.

D) a pressão exercida por potências estrangeiras contra o excessivo livre-cambismo brasileiro; o incentivo à terceirização da manufatura do couro; e a proibição do contrabando, o que prejudicava os produtores gaúchos na concorrência com os produtores platinos, devido ao aumento dos seus custos de produção.

E) a execução de leis de caráter liberal, contrárias aos interesses do povo; os acordos favoráveis ao tráfico negreiro, celebrados entre o Brasil e potências estrangeiras; e a necessidade de elevar os impostos para favorecer o desenvolvimento da pecuária, o que prejudicava o setor industrial gaúcho.

 QUESTÃO 19 – Faça a correspondência:

 I- Lei Eusébio de Queiroz

II-Lei do Ventre Livre

III-Lei dos sexagenários

IV-Lei Áurea

 (    )Libertava escravos com mais de 60 anos.

(    )Libertou todos os negros da escravidão.

(    )Proibiu o tráfico negreiro

(    )Libertava todos os filhos de escravos

QUESTÃO 20 – Para os conselheiros do Império, o Brasil era como um sistema heliocêntrico, dominado pelo sol do Estado, em torno do qual giravam os grandes planetas do que chamavam, "as classes conservadoras" e, muito longe, a miríade de estrelas da grande massa do povo.  (José Murilo de Carvalho)

Através do texto, compreendemos que a proposta política do Segundo Reinado privilegiava:

 A) as massas populares, base de sustentação política do império. 

B) as elites dominantes, que tinham no Império a garantia de seus interesses. 

C) apenas os segmentos de classe média que emergiam economicamente após a imigração.

 D) os fazendeiros do Vale do Paraíba e senhores de engenho nordestinos, que jamais tiveram interesses contrariados pelo imperador. 

E) os escravos, base econômica do período, libertados pelo Império.

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