ESCOLA
ESTADUAL TRES PODERES
TRABALHO
DE RECUPERAÇÃO FINAL DE FÍSICA
VALOR:
40 PONTOS – DATA DE ENTREGA: 19/12/2017
Nome:
______________________________________________ Nº: ____ Turma: _____
Para
cada questão de múltipla escolha, justifique sua resposta e quando necessário
realize os cálculos. Perguntas e respostas alternadas. Você pode colar estas
perguntas em folha de papel almaço e responder na sequência da questão
respectiva.
Questão 01 – Dois fios, um de cobre com resistividade
1,7.10-8 W.m
e outro de alumínio com resistividade 2,8.10-8 W.m, possuem mesmo comprimento e mesmo
diâmetro. Se ambos forem percorridos pela mesma corrente i, pode-se afirmar
que:
A) a
diferença de potencial é menor no fio de cobre.
B) as
resistências ôhmicas dos dois fios são iguais.
C) a diferença de potencial é menor no fio de cobre.
D) a
perda de energia pelo efeito Joule é menor no fio de alumínio.
Questão 02 – Um condutor de cobre apresenta 1,0 km de
comprimento por 10 mm2 de seção reta e uma resistividade de 0,019 W.m. Aplicando-se uma diferença de
potencial de potencial de 57 V, que intensidade de corrente elétrica irá
percorrer o fio?
A) 300
mA
B) 350
mA
C) 450
mA
D) 600
mA
Questão 03 – Ao construir uma pilha com limões você
utilizou uma moeda de cobre e clipe de zinco. Ao conectá-la, corretamente,
através de um condutor (fio) a um LED (Diodo Emissor de Luz) percebe-se que
este último acende. Isto ocorre, pois esta pilha produz uma corrente elétrica
devida à diferença de potencial entre cobre (Cu) e zinco (Zn). Esta ddp está
relacionada às semi-reações de oxidação e redução nos materiais utilizados.
Na reação
química expressa pela reação global
Zn + Cu2+ ó Cu + Zn2+
Podemos
afirmar que houve:
A)
oxidações do Zn e do Cu.
B)
reduções do Cu2+ e do Cu.
C)
oxidação do Zn2+ e redução do Cu.
D)
oxidação do Zn e redução do Cu2+.
Questão 04 – Na montagem abaixo, feita pelo
ex-bolsista do PIBID Jorge Lucas, há dois tipos de circuitos ligados a uma mesma
rede elétrica (110 V), que mostra como utilizamos associação de resistores em
nosso cotidiano. Ambos possuem apenas duas lâmpadas conectadas. Nota-se que a
associação da esquerda (em série) possui brilho menos intenso que a associação
da direita (em paralelo).
As
residências recebem energia elétrica da distribuidora Centrais Elétricas de
Minas Gerais S. A. (CEMIG), com tensão de 110 V, geralmente por meio de dois
fios que vêm da rede externa. Isso significa que as tomadas elétricas, nas
residências, têm uma diferença de potencial de 110 V. Considere que as lâmpadas
e os eletrodomésticos comportam-se como resistências. Pode-se afirmar que, em
uma residência, a associação de resistências e a corrente elétrica são,
respectivamente:
A) em
série; igual em todas as resistências.
B) em
paralelo; independente do valor de cada resistência.
C) mista
(em paralelo e em série); dependente do valor de cada resistência.
D) em
paralelo; dependente do valor de cada resistência.
Questão 05 – Três esferas metálicas iguais, A, B e C, estão
apoiadas em suportes isolantes, tendo a esfera A carga elétrica negativa.
Próximas a ela, as esferas B e C estão em contato entre si, sendo que C está
ligada à terra por um fio condutor, como na figura. A partir dessa
configuração, o fio é retirado e, em seguida, a esfera A é levada para muito
longe. Finalmente, as esferas B e C são afastadas uma da outra. Após esses
procedimentos, as cargas das três esferas satisfazem as relações:
A) QA
< 0, QB > 0, QC > 0
B) QA
< 0, QB = 0, QC = 0
C) QA =
0, QB < 0, QC < 0
D) QA
> 0, QB > 0, QC = 0
Questão
06 – Em aulas práticas de laboratório você
pôde construir circuitos em série e em paralelo utilizando baterias, condutores
(fios) e resistores (lâmpadas, LEDS e outros).
Observe este circuito, constituído de três
resistores de mesma resistência R; um amperímetro A; uma bateria ε; e um
interruptor S:
Considere
que a resistência interna da bateria e a do amperímetro são desprezíveis e que
os resistores são ôhmicos. Com o interruptor S inicialmente desligado,
observa-se que o amperímetro indica uma corrente elétrica I.
Com base
nessas informações, é CORRETO afirmar que, quando o interruptor S é ligado, o
amperímetro passa a indicar uma corrente elétrica:
A) 3I
B) 2I
C) I/2
D) 2I/3
Questão 07 – Um circuito em série é formado por uma pilha, uma lâmpada incandescente
e uma chave interruptora. Ao se ligar a chave, a lâmpada acende quase
instantaneamente, irradiando calor e luz. Popularmente, associa-se o fenômeno
da irradiação de energia a um desgaste da corrente elétrica, ao atravessar o
filamento da lâmpada, e à rapidez com que a lâmpada começa a brilhar. Essa
explicação está em desacordo com o modelo clássico de corrente.
De acordo
com o modelo mencionado, o fato de a lâmpada acender quase instantaneamente
está relacionado à rapidez com que:
A) o
fluido elétrico se desloca no circuito.
B) as
cargas negativas móveis atravessam o circuito
C) a
bateria libera cargas móveis para o filamento da lâmpada.
D) o
campo elétrico se estabelece em todos os pontos do circuito.
Questão 08 – O
resultado da conversão direta de energia solar é uma das várias formas de
energia alternativa de que se dispõe. O aquecimento solar é obtido por uma
placa escura coberta por vidro, pela qual passa um tubo contendo água. A
água circula, conforme mostra o esquema abaixo. (Fonte: Adaptado de PALZ,
Wolfgang, “Energia solar e fontes
alternativas”. Hemus, 1981).
São feitas as seguintes afirmações quanto aos materiais utilizados no
aquecedor solar:
I. o reservatório de água quente deve ser metálico para conduzir melhor o
calor.
II. a cobertura de vidro tem como função reter melhor o calor, de forma
semelhante ao que ocorre em uma estufa.
III. a placa utilizada é escura para absorver melhor a energia radiante
do Sol, aquecendo a água com maior eficiência.
Dentre as afirmações acima, pode-se dizer que, apenas está(ão)
correta(s):
A) I
B) I e II
C) I e III
D) II e III
Questão 09 – O Sol representa uma fonte limpa e praticamente inesgotável de energia
para o nosso planeta. Essa energia pode ser captada por aquecedores solares,
armazenada e convertida posteriormente em trabalho útil. Considere determinada
região cuja insolação — potência solar incidente na superfície da Terra — seja
de 800 watts/m2. Uma usina
termossolar utiliza concentradores solares parabólicos que chegam a dezenas de
quilômetros de extensão. Nesses coletores solares parabólicos, a luz refletida
pela superfície parabólica espelhada é focalizada em um receptor em forma de
cano e aquece o óleo contido em seu interior a 400 °C. O calor desse óleo é
transferido para a água, vaporizando-a em uma caldeira. O vapor em alta
pressão movimenta uma turbina acoplada a um gerador de energia elétrica.
Considerando
que a distância entre a borda inferior e a borda superior da superfície
refletora tenha 6 m de largura e que focaliza no receptor os 800 watts/m2
de radiação provenientes do Sol, e que o calor especifico da água é 1 cal/g−1.°C−1 = 4.200 J/g−1.°C−1, então o comprimento
linear do refletor parabólico necessário para elevar a temperatura de 1 m3 (equivalente a 1
ton) de água inicialmente a 20°C para 100°C, em uma hora, estará́ entre
A) 15 m e
21 m.
B) 22 m e
30 m.
C) 105 m
e 125 m.
D) 680 m
e 710 m.
QUESTÃO 10) O abastecimento de nossas necessidades energéticas futuras dependerá
certamente do desenvolvimento de tecnologias para aproveitar a energia solar
com maior eficiência. A energia solar é a maior fonte de energia mundial. Num
dia ensolarado, por exemplo, aproximadamente 1 kJ de energia solar atinge cada
metro quadrado de superfície terrestre por segundo. No entanto, o
aproveitamento dessa energia é difícil porque ela é diluída (distribuída por
uma área muito extensa) e oscila com o horário e as condições climáticas. O uso
efetivo da energia solar depende de formas de estocar a energia coletada para o
uso posterior. (BROWN, T. Química: a Ciência Central. São Paulo: Pearson Prentice
Hall, 2005).
Atualmente, uma das formas de se utilizar a energia
solar tem sido armazená-la por meio de processos químicos endotérmicos que mais
tarde podem ser revertidos para liberar calor. Considerando a reação:
CH4(g)+H2O(v)+calor↔CO(g)+3H2(g)
e analisando-a como potencial mecanismo para
aproveitamento posterior da energia solar, conclui-se que se trata de uma estratégia
A) satisfatória, uma vez que a reação direta ocorre
com absorção de calor e promove a formação das substâncias combustíveis que
poderão ser utilizadas posteriormente para a obtenção de energia e realização
de trabalho útil.
B) insatisfatória, pois a reação apresentada não
permite que a energia presente no meio externo seja absorvida pelo sistema para
ser utilizada posteriormente.
C) insatisfatória, uma vez que há formação de gases
poluentes e com potencial poder explosivo, tornando-a uma reação perigosa e de
difícil controle.
D) insatisfatória, uma vez que a a formação do gás CO
que não possui conteúdo energético passível de ser aproveitado posteriormente e
é considerado um gás poluente.
QUESTÃO 11) “Nova classe média muda perfil de consumo de energia
“Entre os anos de 2005 e 2009, cerca de 20 milhões de
pessoas foram incorporadas à classe C, o que fez com que o perfil de consumo
residencial de energia fosse alterado. De acordo com dados da EPE (Empresa de
Pesquisa Energética), divulgados nesta terça-feira (24), de 2006 a 2010, cerca
de 8 milhões de novos consumidores foram incluídos no mercado de energia
elétrica. No período, subiu de 18,5% para 26,6% o percentual de consumidores
entre 200 e 500 kWh/mês. Já os consumidores acima de 500 kWh/mês passaram de
1,9% em 2006, para 2,7% no ano passado. Por outro lado, os consumidores na
faixa entre 0 e 200 kWh ainda são maioria, apesar do recuo de 79,6% em 2006,
para 71% em 2010. O aumento do consumo de energia se deve ao crescimento
econômico, à distribuição de renda da população e à ascensão das classes D e E,
para a classe C. O consumo de energia nas residências brasileiras nos primeiros
quatro meses do ano cresceu 4,2% frente ao mesmo período de 2010, totalizando
37.990 GWh (gigawatts-hora). Já o consumo industrial de eletricidade subiu 4%
no primeiro quadrimestre, em relação a igual época de 2010, totalizando 59.451
mil GWh. De acordo com o levantamento da EPE, o consumo comercial também
registrou aumento de 5,7% no período, na comparação com o mesmo quadrimestre do
ano passado, somando 25.262 GWh. No geral, o consumo
de energia elétrica na rede das concessionárias totalizou 142.744 GWh
de janeiro a abril, o que representa um aumento de 4,1% em relação ao mesmo
período de 2010. A dinâmica de crescimento nos três primeiros meses de 2011
superou o período pré-crise em 2008, mesmo com a base já recuperada do 1º
trimestre de 2010.
O setor residencial
brasileiro é, depois da indústria, o que mais consome energia elétrica. A
participação do setor residencial no consumo total de energia cresceu de forma
bastante acelerada nos últimos anos. Esse crescimento pode ser explicado (Fonte: Revista
Infomoney de 24/05/2011 acessado via https://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/infomoney em 12/09/2017)”.
I. pelo processo de urbanização no país, com a migração da
população rural para as cidades.
II. pela busca por melhor qualidade de vida, com a maior
utilização de sistemas de refrigeração, iluminação e aquecimento.
III. pela substituição de determinadas fontes de energia - a
lenha, por exemplo - pela energia elétrica.
Dentre as explicações apresentadas
A) apenas III é correta.
B) apenas I e II são
corretas.
C) apenas I e III são
corretas.
D) I, II e III são
corretas.
QUESTÃO 12) Observe o modelo simplificado de um
projeto fotovoltaico.
Neste
modelo estão indicados componentes necessários a correta implantação de energia
solar em um residência.
Pode-se
afirmar corretamente que:
A) O inversor é um dispositivo elétrico ou eletromecânico
capaz de converter corrente contínua em corrente alternada.
B) O Controlador de carga age como regulador de voltagem, assegurando a carga otimizada
das baterias e mantendo-as em regime de flutuação (manutenção da carga) quando
atingida a carga total.
C) O painel recebe calor do Sol que é transformado em energia
elétrica por meio de um processo conhecido como efeito fotovoltaico.
D) A bateria é
um dispositivo eletroquímico de duas ou mais células para armazenamento de energia. Cada célula contém um terminal positivo (cátodo) e um terminal negativo (ânodo).
QUESTÃO 13) (UFMS-MS) A energia solar é uma das fontes alternativas de energia
utilizadas pelo homem. A intensidade média anual da radiação solar na cidade de
Campo Grande – MS é igual a 700 W/m2
considerando 6 horas de irradiação por dia.
Um
equipamento de captação de energia solar, para aquecer a água destinada ao
consumo doméstico, possui rendimento igual a 60%, isto é, 60% da potência da
radiação solar disponível é transformada em potência útil pelo equipamento.
Considere uma residência que possui um desses equipamentos instalado, cuja área
de captação de irradiação solar é de 4,0 m2 e que toda a potência
útil é consumida. Se o custo da energia elétrica no local é de R$ 0,60 por kWh,
a economia média anual (365 dias) em reais, nessa residência, será
A) igual a R$ 367,92.
B) igual a R$ 551,88.
C) maior que R$ 2.124,00.
D) menor que R$ 367,92.
Eficiência
energética: 16%
Área
externa do módulo: 1,94 m2.
Produção
média mensal de energia: 38,75 kWh/mês.
É possível
afirmar corretamente que a potência fornecida ao circuito será próxima de:
A) 310,4 W
B) 387,5 W
C) 1629,6
D) 1940,0 W
QUESTÃO 15) “As usinas de energia solar responderão por 2,5% das necessidades
globais de eletricidade até 2025 e 16% em 2040, diz o relatório da associação
europeia do setor e do Greenpeace. Hoje, elas representam 0,05% da matriz
energética. A taxa de expansão anual do setor tem sido de 35%.” (Jornal O Estado de S. Paulo, 07/09/2006)
Assinale a alternativa que melhor explique esse enunciado:
A) Essa tendência de expansão explica-se
pelo fato de o Sol representar fonte inesgotável de energia, cuja transformação
em eletricidade exige um processo simples e de baixo custo, se comparado com a
hidroeletricidade.
B) O desenvolvimento da geração de energia
elétrica a partir da solar ainda é incipiente no Brasil, pois envolve um
processo caro e complexo se comparado à hidroeletricidade, relativamente barata
e abundante.
C) A transformação de energia solar (de
radiação) em elétrica difundiu-se muito no Brasil para uso doméstico,
especialmente após a crise do apagão, em 2001.
D) A tropicalidade do Brasil permite
vislumbrar, a médio prazo, um quadro de substituição da energia hidrelétrica
por energia solar, sobretudo nas áreas metropolitanas costeiras.
QUESTÃO 16) O mapa abaixo mostra o nascer e o por
do Sol do ponto de vista de alguém localizado na E. E. Três Poderes.
Utilizou-se para isso o sistema SunCalc.net desenvolvido por Vladimir
Agofonkin. Considere dawn = amanhecer, Sunrise = nascente, solar noon = meio dia solar, sunset = poente, dusk =
anoitecer.
Pode-se afirmar que o período retratado no mapa corresponde corretamente
a:
A) Equinócio de Primavera – 22 de
setembro.
B) Solstício de Verão – 21 de dezembro.
C) Equinócio de Outono – 21 de março
D) Solstício de Inverno – 21 de junho.
QUESTÃO 17) Observe a conta de energia elétrica
abaixo (semelhante à nossas contas residenciais).
A residência da referida conta possui um chuveiro que na posição
“inverno” terá uma potência de 5000 W e na posição “verão” terá 3000 W. Sabendo
que os quatro membros da família, que em um esforço para economizar, tomam dois
banhos de 08 (oito) minutos cada e considerando o mês de referência, pode-se
afirmar que o do valor total, sem os encargos e o adicional de bandeira, o
gasto com banho nesta residência representou:
A) Aproximadamente 50% do valor pago pelo
consumo.
B) Aproximadamente R$ 72,00.
C) Aproximadamente R$ 81,00
D) Aproximadamente R$ 128,00.
QUESTÃO 18) Explosões solares emitem radiações eletromagnéticas
muito intensas e ejetam, para o espaço, partículas carregadas de alta energia,
o que provoca efeitos danosos na Terra. O gráfico a seguir mostra o tempo
transcorrido desde a primeira detecção de uma explosão solar até a chegada dos
diferentes tipos de perturbação e seus respectivos efeitos na Terra.
Considerando-se
o gráfico, é correto afirmar que a perturbação por ondas de rádio geradas em
uma explosão solar
A) dura
mais que uma tempestade magnética.
B) chega à
Terra dez dias antes do plasma solar.
C) chega à
Terra depois da perturbação por raios X.
D) tem duração maior que a da perturbação
por raios X
QUESTÃO 19) Radiações
como raios X, luz verde, luz ultravioleta, microondas ou ondas de rádio são
caracterizadas por seu comprimento de onda (l) e por sua freqüência (f). Quando
essas radiações propagam-se no vácuo, todas apresentam o mesmo valor para:
a) λ
b) f
c) λ.f
d) λ / f
QUESTÃO
20) A luz emitida por uma lâmpada fluorescente é produzida por
átomos de mercúrio excitados, que, ao perderem energia, emitem luz. Alguns dos
comprimentos de onda de luz visível emitida pelo mercúrio, nesse processo,
estão mostrados nesta tabela:
Considere
que, nesse caso, a luz emitida se propaga no ar. Considerando-se essas
informações, é
CORRETO afirmar
que, em comparação com os de luz violeta, os fótons de luz amarela têm
A) menor
energia e menor velocidade.
B) maior
energia e maior velocidade.
C) menor
energia e mesma velocidade.
D) maior
energia e mesma velocidade.
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