sexta-feira, 30 de novembro de 2018

ESTUDOS INDEPENDENTES - FÍSICA - 1º ANO - PROF. DIEGO


NOME:                                                                                              
1º ano do Ensino Médio 
TURMA: 
Data    29 / 11 / 18

DISCIPLINA: FÍSICA  
PROF.: DIEGO
ASSUNTO: ESTUDOS INDEPENDENTES 
VALOR: 40 PTS 
NOTA:


QUESTÃO 01 – Durante as aulas de Física, vimos que várias pessoas na internet, inclusive alguns youtubers defendem que o nosso planeta Terra é plano e não possui a forma arredonda que todos falam. Com isso, surgiu a chamada “teoria da Terra plana”. Construa um argumento mostrando porque essa “teoria da Terra plana” não pode ser considerada uma teoria de acordo com a ciência, usando, no mínimo, 3 motivos.


QUESTÃO 02 Certa vez, Galileu afirmou que uma pedra leve e outra pesada, quando abandonadas livremente de uma mesma altura, deveriam levar o mesmo tempo para chegar ao solo. Analisando essa situação, defina se essa afirmação de Galileu é um exemplo de modelo, lei, hipótese ou teoria e explique seu argumento com, no mínimo, 2 motivos.


QUESTÃO 03 – Durante as aulas, foi analisado um texto fictício cujo título era “GUARDACHUVALOGIA: CIÊNCIA OU NÃO-CIÊNCIA?” de autoria desconhecida. Nesse texto, uma pessoa passa 18 anos colhendo dados sobre como as pessoas escolhem seus guarda-chuvas, usando um método rigoroso e conseguindo criar leis até mesmo sobre como o sexo do dono influencia na cor dos guarda-chuvas escolhidos, culminando na publicação de 9 livros. Com base nessas informações e no que foi estudado em sala de aula, explique se a guardachuvalogia é ou não uma ciência, justificando sua explicação.


QUESTÃO 04 – Supondo que uma pessoa bebe 2litros de água por dia, qual a quantidade de água utilizada para beber pela população brasileira em dois anos? Considere a população brasileira igual a 200 milhões de pessoas e um ano contendo 365 dias. Lembre-se de expressar o resultado de acordo com a notação científica utilizada em sala de aula, ou seja, utilizando potência de base 10.


QUESTÃO 05 – Resolva a expressão matemática a seguir, utilizando os conhecimentos adquiridos em sala de aula sobre notação científica e potência de base 10.
 

(2 x 105 + 2 x 105 + 2 x 103) ● (2 x 103 + 2 x 103)

 

QUESTÃO 06 – Um estudante de Física diz que na noite de natal e na noite de réveillon uma pessoa que está próximo ao círculo polar antártico (extremo sul da Terra) verá o Sol mesmo quando o relógio marcar meia noite. Para explicar a alegação do estudante, a alternativa correta é:
A) Nesses dias ocorrem o Solstício de Verão, onde a duração do dia é maior que a duração da noite.
B) Esse fenômeno só pode acontecer durante um eclipse.
C) Essa alegação do estudante é infundada, não é possível existir sol durante a noite.
D) Nessas datas é verão no hemisfério Sul e com isso as regiões perto dos polos tem luz solar durante 6 meses.


QUESTÃO 07 – A Terra, assim como todos os corpos celestes presentes no universo, não está parada. Ao todo, são dezenas de diferentes formas de deslocamento realizadas pelo nosso planeta. Entre as alternativas a seguir, aquela que possui os fenômenos responsáveis pelas estações do ano é a alternativa
A) inclinação do eixo da Terra e a translação
B) rotação e precessão
C) nutação e a inclinação do eixo da Terra
D) apogeu e perigeu

QUESTÃO 08 – A Lua possui uma grande quantidade de crateras em sua superfície, sendo possível visualizar essas deformações do nosso satélite natural mesmo daqui da Terra, com um simples telescópio. Sobre essas crateras, analise as seguintes afirmações
I – Objetos que entram na atmosfera da Lua são incinerados e seus destroços colidem contra a sua superfície.
II – Grande parte dessas crateras tiveram origem da formação da Lua, quando a Terra colidiu com o planeta Theia.
III – A Lua não possui qualquer proteção contra corpos celestes que se aproximam dela por não possuir atmosfera como a Terra.
Estão corretas as afirmações
A) I e II
B) I e III
C) Somente II
D) II e III



QUESTÃO 09 – Muito misticismo existe em torno do nosso satélite natura, a Lua, principalmente porque causa do que chamamos de lado oculto da Lua. Em um dos discos de rock mais famosos da história, a banda Pink Floyd traz uma referência a esse misticismo da Lua, com o título THE DARK SIDE OF THE MOON (que significa literalmente O LADO ESCURO DA LUA).
Analise as afirmativas abaixo e marque a que está correta no que diz respeito a esse lado que não pode ser visto daqui da Terra.
A) Não é possível ver esse outro lado da Lua porque há uma sincronia entre seus movimentos de rotação e revolução.
B) Não conseguimos ver esse outro lado da Lua porque ele nunca é iluminado pelo Sol.
C) Esse lado que não pode ser visto só aparece na lua nova.
D) Essa informação não procede, é possível ver a lua por completo durante todo o ano.

QUESTÃO 10 – Leia atentamente o trecho da música de Gilberto Gil intitulada Seu Olhar.

“Na eternidade
Eu quisera ter
Tantos anos-luz
Quantos fosse precisar
Pra cruzar o túnel
Do tempo do seu olhar”

Gilberto Gil usa na letra da música a palavra composta anos-luz. No entanto, o sentido usado pelo compositor não é o mesmo que na ciência. Na Física, um ano-luz é uma medida que relaciona a velocidade da luz e o tempo de um ano e que, portanto, se refere a:
A) aceleração.
B) tempo.      
C) distância.       
D) luminosidade.

QUESTÃO 11 – Dois dos mais conhecidos modelos de universo criados antes de nossa época são o geocêntrico de Ptolomeu e o heliocêntrico de Copérnico. Mais tarde, Kepler sugeriu algumas mudanças nos modelos anteriores. Sobre esses três modelos, é incorreto afirmar que:
A) no modelo de Kepler, o movimentos dos planetas era elíptico.
B) o modelo de Ptolomeu sofreu duras críticas da Igreja por retirar a Terra do centro do sistema solar.                        
C) no modelo de Copérnico, o Sol estava no centro no Sistema Solar.
D) o modelo de Copérnico afirmava erroneamente que o movimento dos planetas era circular.

QUESTÃO 12 – Sobre os eclipses solares, é correto afirmar que:
A) O eclipse solar em sua totalidade ocorre quando a Lua encontra-se no perigeu.
B) Para que ocorra um eclipse solar é necessário que a Lua esteja na sua fase cheia.
C) O eclipse anular acontece quando a Lua encontra-se no afélio.
D) É impossível ocorrer um eclipse solar durante a noite.


QUESTÃO 13 – Sobre os eclipses lunares, é correto afirmar que:
A) Ocorrem quando a Lua entra na frente do Sol.
B) Ocorrem quando o Sol está entre a Terra e a Lua
C) O eclipse lunar só ocorre na fase nova.
D) Não podem acontecer na face oculta da Lua.  


As questões 14 e 15 foram retiradas do documentário COMO FUNCIONA O UNIVERSO – ESTRELAS, do Discovery Channel (indicado pelo professor para todos os alunos e assistido em sala de aula).

QUESTÃO 14 – O Sol, a nossa principal fonte de energia, está a 8 minutos-luz da Terra. Praticamente tudo o que sabemos sobre as estrelas aprendemos analisando o Sol. Dentre essas informações sobre as estrelas, qual das informações abaixo está incorreta?
A) as estrelas são formadas por massas gigantescas de gás hidrogênio.
B) logo após a fusão dos átomos de hidrogênio e a formação do gás hélio, ocorre o fenômeno chamado Super Nova.               
C) para que uma estrela seja formada, é necessário ação da força gravitacional.
D) as estrelas brilham porque a força gravitacional comprime o núcleo, átomos de hidrogênio se colidem e se fundem gerando átomos de hélio.



QUESTÃO 15 – Sobre a morte de uma estrela é incorreto afirmar que
A) quando não há mais hidrogênio para queimar, a estrela começa a queimar oxigênio.
B) conforme o hidrogênio é usado, ele torna a fusão mais lenta no núcleo da estrela, fazendo a força gravitacional esmagar a estrela.
C) por ser basicamente gás, uma estrela tende a expandir no seu estágio final de vida, uma vez que a fusão tenta compensar a perda de hidrogênio e aquece ainda mais o núcleo da estrela.
D) após se expandir e virar uma gigante vermelha o Sol vira uma ana branca extremamente densa.

QUESTÃO 16 – Sobre a hidrostática, é correto afirmar que
A) se João está totalmente submerso em uma piscina (em pé), a pressão em sua cabeça e em seu pé são iguais.
B) a pressão atmosférica é a mesma para alguém no alto de uma montanha e alguém ao nível do mar.
C) a pressão não depende do volume de fluido acima do ponto escolhido
D) a densidade do fluido não interfere na pressão exercida por ele.


QUESTÃO 17 – Complete os espaços em branco com as palavras abaixo: PRESSÃO - FORÇA – DENSIDADE.
1- Quando cortamos uma carne e a lâmina está afiada, podemos fazer uma ___________ menor. 
2- Se um objeto tem ____________ menor que a água, o objeto fica por cima.
3- Ao pressionarmos as duas extremidades de uma caneta, o dedo dói mais do lado mais pontiagudo pois a ____________ desse lado é maior.
4-  Se um lago congelado começar a quebrar, devemos andar de joelhos para diminuir a ____________ sobre a superfície do lago.

A sequência correta das palavras está contida na alternativa
A) Pressão, densidade, força, pressão
B) Pressão, força, força, densidade
C) Força, densidade, pressão, pressão
D) Força, densidade, pressão, força


QUESTÃO 18 – Analise as questões e responda com V ou F.
(   ) No pico de uma montanha muito alta a água ferve a uma temperatura maior.
(   ) Um mergulhador a 1m de profundidade recebe mais pressão se estiver em um lago enorme do que em uma pequena piscina.
(   ) A panela de pressão cozinha os alimentos mais rápido, pois consegue elevar a temperatura de ebulição da água.
(   ) Quando submergimos em um líquido ficamos com menor peso.

Dentre as opções abaixo, aquela que contem a ordem correta é a afirmativa
A) F, F, V, F
B) F, F, V, V 
C) V, F, F, V
D) F, V, V, V                              


QUESTAO 19 – Os recipientes abaixo, contém líquidos de mesma densidade. Considere um ponto no fundo do recipiente, e estabeleça a relação entre as pressões nesse ponto.



Dentre as opções a única que está correta é a alternativa
A) Pa = Pc > Pb = Pd
B) Pd > Pa = Pb > Pc                         
C) Pb> Pc> Pb> Pd         
D) Pd> Pa> Pb> Pc


QUESTÃO 20 – João colocou um bloquinho de volume 2,5 x 10-3 m3 em um dinamômetro e anotou que sua massa era 7 kg. Ao submergir totalmente esse cubo em água, cuja densidade é 1 x 103 kg/m3, qual o valor do empuxo que atua sobre o bloco e qual o peso aparente, respectivamente? (Considere g=10 m/s2)
A) 45 N e 25 N
B) 45 N e 70 N
C) 25 N e 45 N
D) 2,5 N e 7 N


QUESTÃO 21 – As sentenças abaixo referem-se aos experimentos realizados em sala. Dentre as opções a única que está correta é a alternativa
A) A bolinha de sabão que fazemos soprando desce porque é mais pesada que o ar.
B) A bolinha de sabão feita com a reação química sobe porque pega fogo.
C) Quando colocamos um bloco de madeira dentro da água, o peso dele diminui.
D) Ao colocar o bloco de madeira na água, o volume que subiu é o volume da parte submersa do bloco.


QUESTÃO 22 - Relacione as colunas. Dentre as opções abaixo, aquela que contem a ordem correta é a afirmativa
(1) Pressão                         (   ) Depende do volume de fluido deslocado
(2) Empuxo                         (   ) Propriedade específica do material
(3) Peso                               (   ) Depende da camada de fluido acima do ponto
(4) Densidade                      (   ) Depende da massa do objeto

A) 2,4,1,3                               
B) 1,4,2,3                                  
C) 2,1,3,4
D) 1,3,2,4


QUESTÃO 23 – Tiffany estava utilizando um dinamômetro para medir o peso de um objeto que estava com 50% do volume total submerso. Nesse momento, a leitura foi de 14N. No momento em que tirou da água, Tiffany deixou tudo cair e o dinamômetro quebrou. Por sorte, ela tinha anotado alguns dados (densidade: 1 x 103 kg/m3, volume do bloco: 1 x 10-2 m3). Portanto, calculou que o peso do objeto era (considere g=10 m/s2):
A) 14 N                                               
B) 50 N
C) 54 N
D) 64 N     
                       
                
QUESTÃO 24 – Ao fazer força sobre um fluido, todas as partes são pressionadas igualmente. Dessa forma, é possível elevar um carro através de um elevador hidráulico, usando uma força muito menor do que seu verdadeiro peso. Observando a figura, o carro pesa 4000N e está sobre uma área de 80 m2. Para conseguir erguer o carro, é possível aplicar uma força



A) 4 vezes menor
B) 40 vezes menor
C) 80 vezes menor
D) 20 vezes menor



QUESTÃO 25 – Sobre a grandeza física chamada empuxo, a única opção correta é a alternativa
A) O empuxo é uma força vertical e descendente, que atua sobre objetos mergulhados exclusivamente em líquidos.
B) O empuxo é uma força vertical e ascendente, que atua sobre objetos mergulhados em fluidos. Essa grandeza equivale ao peso do fluido deslocado pelo objeto mergulhado.
C) O empuxo terá o mesmo módulo da força peso.
D) O empuxo é uma força vertical e ascendente, que atua sobre objetos mergulhados exclusivamente em líquidos. Essa grandeza equivale ao peso de fluido deslocado pelo objeto mergulhado.


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