Projeto
Interdisciplinar
MEDICAMENTO E BULA – Criação de um medicamento
indicado para quem apresenta dificuldades em matemática
Disciplinas envolvidas: Matemática, Química,
Biologia, Português e Artes.
Público-alvo: Ensino Médio – 1ºanos E, F, G e H
Professor responsável: Andréa Costa
Nascimento
Duração das atividades: O projeto será
desenvolvido durante o mês de novembro em sala de aula.
Apresentação da etapa final: 20/11/2018 (Semana da
Educação para a Vida)
Objetivos
No estudo de funções, durante
o 1º ano do Ensino Médio, temos o estudo de funções Exponenciais, que na
prática, é usada para o estudo de meia-vida de compostos químicos e de
medicamentos e sua representação é por meio de gráficos. Usando esses conteúdos
e a importância dos medicamentos e seu uso correto, este trabalho permitiu ao
aluno:
· Fazer um estudo sobre a
bula de um medicamento, e as informações contidas em cada uma delas como:
- Nome do medicamento;
- Apresentação, formas ou formulações;
- Composição – Como este medicamento funciona, Ingredientes e suas
dosagens;
- Informações ao paciente - Cuidados de armazenamento, prazo de
validade;
- Informações técnicas - Dados farmacológicos gerais sobre o
medicamento, Tempo necessário para início dos efeitos do medicamento, gráfico
da meia vida do medicamento;
- Indicações- para quem este medicamento é indicado;
- Contraindicações - Indicam condições em que o medicamento não deverá
ser utilizado;
- Precauções e advertências - Cuidados a serem tomados durante o uso do
medicamento;
- Interações - Dados sobre o uso concomitante com outras substâncias;
- Reações adversas - Efeitos colaterais possíveis ou esperados do
medicamento;
- Posologia – Como usar o medicamento: Informações sobre a dosagem e os
intervalos de administração;
- Superdosagem - Informações sobre o uso excessivo ou em altas doses.
· Construir Gráfico que representasse o
comportamento da meia vida do medicamento no organismo;
· Conhecer Meia vida de alguns compostos
químicos;
· Conhecer como ocorre a absorção de um
medicamento pelo organismo;
· Trabalhar a Linguagem escrita:
Criação/ elaboração da bula
e linguagem oral: Apresentação do “medicamento” e explicação da “bula”;
· Layout na elaboração das caixas,
rótulos, cartazes.
Atividades do projeto e plano de trabalho
·
Reconhecer
os principais itens de uma bula de medicamento
·
Criar
um “laboratório”, um “medicamento” e seus componentes, com finalidade de ajudar
aqueles com dificuldades em matemática.
·
Criar
um caixa para seu “medicamento” contendo informações importantes de forma clara
para seus “usuários”.
·
Elaborar
uma bula com a escrita adequada com as informações necessárias;
·
Montar
estandes para apresentar seu “medicamento”
·
Fotografar
ou filmar as atividades.
Aspectos a serem avaliados
·
Interesse
e participação durante a execução das atividades propostas;
·
Apresentação
do seu medicamento;
·
Apresentação
da bula;
·
Decoração/
organização do Estande;
Nenhum comentário:
Postar um comentário