domingo, 2 de dezembro de 2018

ESTUDOS INDEPENDENTES - LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO - PROFª TANIA



NOME:                                                                                              
2º ano do Ensino Médio 
TURMA: 
Data    29 / 11 / 18

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA 
PROF.: TANIA HAUCK
ASSUNTO: ESTUDOS INDEPENDENTES 
VALOR: 40 PTS 
NOTA:


O trabalho aborda a maior parte do conteúdo, mas é necessário você estudar os conteúdos do livro e do caderno.

Viajando com os poetas românticos brasileiros

Marisa Lajolo

O Romantismo foi um estilo de arte. Foi a moda dominante na Europa de meados do século XVIII até a metade do século XIX. A arte romântica valorizava o indivíduo, dava rédea solta à imaginação, exprimia sentimentos íntimos, expressava ideias de liberdade, buscava as raízes dos diferentes povos.
Parece que é por valorizar o indivíduo e os sentimentos  que a expressão  romantismo  (e todas as palavras daí derivadas) acabou desenvolvendo o significado mais coerente que tem hoje, de clima, de estado de espírito sentimental, afetivo, apaixonado. Como se canta na música popular, por exemplo.
Enquanto estilo artístico, o Romantismo chegou ao Brasil logo depois da Independência e prolongou-se até quase o final do século XIX. A literatura romântica muito contribuiu para a construção da imagem do Brasil independente. O romance romântico ensinou o Brasil a ler histórias que tinham por cenário a paisagem carioca em vez de capitais europeias como Lisboa ou Londres. E a poesia romântica, além de também exaltar a paisagem nacional, foi responsável pelas primeiras e sugestivas imagens do povo e da cultura brasileiros.
Sem sotaque lusitano, escrita num português já abrasileirado, sonoro e muito musical, a poesia romântica pôde circular bem num país com um baixo índice de leitores como era o Brasil do século XIX. Mais do que a prosa, a poesia presta-se a ser lida e ouvida coletivamente, a ser declamada de memória.
[...] A poesia romântica tem entre seus temas a celebração das diferentes etnias que constituem o povo brasileiro. Índios, africanos e brancos serviram de inspiração a homens e mulheres - brancos, negros e mestiços - que foram construindo a identidade plural brasileira.
Com Gonçalves Dias, a poesia celebra a América anterior ao descobrimento; [...]. Em Luís Gama ecoa o vivo protesto pelo preconceito racial, e a poesia de Castro Alves inspira-se em movimentos antiescravistas.
Além desses temas mais coletivos, a expressão de individualidade e a confissão intimista são também temas românticos. E esse foi um outro caminho para os escritores brasileiros conquistarem seu público. [...] Casimiro de Abreu e Álvares de Azevedo escreveram poemas líricos [...].
Foi assim, com o Romantismo, que a literatura brasileira tornou-se uma linguagem na qual aprendemos a nos exprimir, quer enquanto povo mestiço de diferentes etnias, quer enquanto indivíduos  com diferentes sonhos de felicidade. [...]

(LAJOLO, Marisa. Apresentação. In: Poesia romântica brasileira. São Paulo: Moderna/FNDE, 2003. p.3-4. (Palavra da Gente, EJA, 4).)



1) Qual é o objetivo do texto "Viajando com os poetas românticos brasileiros"?



2) Qual é a relação que a autora estabelece entre a Independência do Brasil e o Romantismo brasileiro?


3) Segundo o texto, quais são as principais características da poesia brasileira produzida no Romantismo?


  
4)“No período romântico, a Literatura de cada nação européia buscava freqüentemente colocar em evidência seus respectivos heróis nacionais, representados por reis e cavaleiros andantes medievais. (...) Assim como os europeus buscavam um herói que representasse suas origens nacionais, alguns autores brasileiros faziam o mesmo.”
(José Luis Jobim e Roberto Acízelo de Souza. Iniciação à Literatura Brasileira, p. 115)

Esta reflexão se refere ao:

a)   Ultra-Romantismo.
b)   Indianismo.
c)   Condoreirismo.
d)   Medievalismo.
e)   Individualismo
Textos para questões 5 e 6.
 Há uma crise nos séculos como nos homens. É quando a poesia cegou deslumbrada de fitar-se no misticismo e caiu do céu sentindo exaustas as  suas asas de ouro.
O poeta acorda na terra. Demais, o poeta é homem.. Homo sum,, como dizia célebre o Romano. Vê, ouve, sente e, o que é mais, sonha de noite as belas visões palpáveis de acordado. Tem nervos, tem fibras e tem artérias – isto é, antes e depois de ser um ente idealista, é um ente que tem corpo. E digam o que quiserem, sem esses elementos, que sou o primeiro a reconhecer muito prosaico, não há poesia.
                            (Prefácioà segunda parte de Lira dos vinte anos de Álvares de 
5.   No texto, observa-se a constatação de que:

a)   O passado era uma época mais feliz para viver.
b)   O ser humano  muda de acordo com a época.
c)   A época contemporânea tem mais recursos.
d)   A felicidade se confunde com a poesia.
e)   O poeta só trabalha com abstrações.

6.   A tese central do texto é:
a)   Tema da poesia brasileira do século XIX.
b)   Síntese das aspirações do romantismo brasileiro.
c)   Apologia da poética de celebração da vida física.
d)   Descrição da poesia nativa ligada à natureza.
e)   Negação do desejo romântico de chegar ao bem.

7. Tema bastante recorrentenas literaturas românticas portuguesa e brasileira, o amor impossível aparece em personagens que encarnam o modelo romântico, cujas características são:
a) o sentimentalismo e a idealização do amor.
b) os jogos de interesses e a racionalidade..
c) o subjetivismo e o racionalismo.
d) o egocentrismo e o amor subordinado a interesses sociais.
e) a introspecção psicológica e a idealização da mulher.
8.  Iracema
“Além, muito além daquela serra que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira.
O favo da jati não era doce como o seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.
Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira
tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra
com as primeiras águas.”
(José de Alencar)
Ao caracterizar Iracema, José de Alencar relaciona-a a elementos da natureza, pondo aquela em relação a esta em uma posição de :
a) equilíbrio
b) dependência
c) complementaridade
d) vantagem


9. “Vocês mulheres têm isso de comum com as flores, que umas são filhas da sombra e abrem com a noite, e outras são filhas da luz e carecem do Sol. Aurélia é como estas; nasceu para a riqueza. Quando admirava a sua formosura naquela salinha térrea de Santa Tereza, parecia-me que ela vivia ali exilada. Faltava o diadema, o trono, as galas, a multidão submissa; mas a rainha ali estava em todo o seu esplendor. Deus a destinara à opulência.” 
Do texto depreende-se que: 
a) romances românticos regionalistas, como Senhora, exaltam a beleza natural feminina. 
b) os romances realistas de Aluísio Azevedo denunciam o artificialismo da beleza feminina. 
c) as obras modernistas têm, entre outros, o objetivo de criticar a submissão da mulher à riqueza material. 
d) a linguagem descritiva dos escritores naturalistas caracteriza a sensualidade e a espiritualidade da mulher. 
e) a personagem feminina foi caracterizada sob a perspectiva idealizadora típica dos autores românticos.


 A partir do texto, responda as questões 10 e 11.
“Sua história tem pouca coisa de notável. Fora Leonardo algibebe¹ em Lisboa, sua pátria; aborrecera-se porém do negócio, e viera ao Brasil. Aqui chegando, não se sabe por proteção de quem, alcançou o emprego de que o vemos empossado, e que exercia, como dissemos, desde tempos remotos. Mas viera com ele no mesmo navio, não sei fazer o quê, uma certa Maria da hortaliça, quitandeira das praças de Lisboa, saloia² rechonchuda e bonitota. O Leonardo, fazendo-se-lhe justiça, não era nesse tempo de sua mocidade mal apessoado, e sobretudo era maganão³ . Ao sair do Tejo, estando a Maria encostada à borda do navio, o Leonardo fingiu que passava distraído por junto dela, e com o ferrado sapatão assentou-lhe uma valente pisadela no pé direito. A Maria, como se já esperasse por aquilo, sorriu-se como envergonhada do gracejo, e deu-lhe também em ar de disfarce um tremendo beliscão nas costas da mão esquerda. Era isto uma declaração em forma, segundo os usos da terra: levaram o resto do dia de namoro cerrado; ao anoitecer passou-se a mesma cena de pisadela e beliscão, com a diferença de serem desta vez um pouco mais fortes; e no dia seguinte estavam os dois amantes tão extremosos e familiares, que pareciam sê-lo de muitos anos.”
(Manuel Antônio de Almeida, “Memórias de um sargento de milícias”)
Glossário: 
1- algibebe: mascate, vendedor ambulante. 
2- saloia: aldeã das imediações de Lisboa. 
3- maganão: brincalhão, jovial, divertido.
10 .Neste excerto, o modo pelo qual é relatado o início do relacionamento entre Leonardo e Maria:
a) manifesta os sentimentos antilusitanos do autor, que enfatiza a grosseria dos portugueses em oposição ao refinamento dos brasileiros.
b) revela os preconceitos sociais do autor, que retrata de maneira cômica as classes populares, mas de maneira respeitosa a aristocracia e o clero. 
c) reduz as relações amorosas a seus aspectos sexuais e fisiológicos, conforme os ditames do Naturalismo. 
d) opõe-se ao tratamento idealizante e sentimental das relações amorosas, dominante no Romantismo. 
e) evidencia a brutalidade das relações inter-raciais, própria do contexto colonial-escravista.
11. No excerto, o narrador incorpora elementos da linguagem usada pela maioria das personagens da obra, como se verifica em:
a) aborrecera-se porém do negócio.
b) de que o vemos empossado.
c) rechonchuda e bonitona.
d) envergonhada do gracejo.
e) amantes tão extremosos.


12.
I. "A segunda Revolução Industrial, o cientificismo, o progresso tecnológico, o socialismo utópico, a filosofia positivista de Augusto Comte, o evolucionismo formam o contexto sócio-político-econômico-filosófico-científico em que se desenvolveu a estética realista".
II. "O escritor realista acerca-se dos objetos e das pessoas de um modo pessoal, apoiando-se na intuição e nos sentimentos".
III. "Os maiores representantes da estética realista-naturalista no Brasil foram: Machado de Assis, Aluísio de Azevedo e Raul Pompéia".
IV. "Podemos citar como características da estética realista: o individualismo, a linguagem erudita e a visão fantasiosa da sociedade".

Verificamos que em relação ao Realismo-Naturalismo está(estão) correta(s):
a) apenas a I e II
b) apenas a I e III
c) apenas a II e IV
d) apenas a II e III
e) apenas a III e IV

13. Sobre o Realismo, assinale a afirmativa correta.
a) O romance é visto como distração e não como meio de crítica às instituições sociais decadentes.
b) Os escritores realistas procuram ser pessoais e objetivos.
c) O romance sertanejo ou regionalista originou-se no Realismo.
d) O Realismo constitui uma oposição ao idealismo romântico.
e) O Realismo vê o Homem somente como um produto biológico.

14 Vários autores afirmam que a diferença entre Realismo e Naturalismo é muito sutil.
Um dos trechos a seguir é claramente naturalista. Assinale a alternativa em que ele aparece.

a) "Desesperado, deixou o cravo, pegou do papel escrito e rasgou-o. Nesse momento, a moça, embebida no olhar do marido, começou a cantarolar à toa, inconscientemente, uma cousa nunca antes cantada nem sabida..."
b) "Enfim chegou a hora da encomendação e da partida. Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos."
c) "Entretanto, das portas surgiam cabeças congestionadas de sono; ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas; pigarreava-se grosso por toda a parte; começavam as xícaras a tilintar; o cheiro do café aquecia, suplantando todos os outros..."
d) "Foi por esse tempo que eu me reconciliei outra vez com o Cotrim, sem chegar a saber a causa do dissentimento. Reconciliação oportuna, porque a solidão pesava-me, e a vida era para mim a pior das fadigas, que é a fadiga sem trabalho."
e) "E enquanto uma chora, outra ri; é a lei do mundo, meu rico senhor; é a perfeição universal. Tudo chorando seria monótono, tudo rindo, cansativo; mas uma boa distribuição de lágrimas e polcas, soluços e sarabandas, acaba por trazer à alma do mundo a variedade necessária, e faz-se o equilíbrio da vida."

15. Assinale a opção cuja característica, pertencente ao realismo - naturalismo, não aparece no excerto.

"O tísico do número 7 há dias esperava o seu momento de morrer, estendido na cama, os olhos cravados no ar, a boca muito aberta, porque já lhe ia faltando o fôlego.
Não tossia; apenas, de quando em quando, o esforço convulsivo para atravessar os pulmões desfeitos sacudia-lhe todo o corpo e arrancava-lhe da garganta uma ronqueira lúgubre, que lembrava o arrular ominoso dos pombos."

Das características a seguir, pertencentes ao realismo - naturalismo, apenas uma não aparece no excerto anterior. Assinale-a.
a) Animalização do homem.
b) Visão determinista e mecanicista do homem.
c) Patologismo.
d) Veracidade.
e) Retrato da realidade cotidiana.

16
Sobre os autores do Realismo/Naturalismo, numere a 2 coluna de acordo com a 1.
1) Machado de Assis
2) Aluízio de Azevedo

( ) Em "O Cortiço", as idéias naturalistas se conjugam para revelar as misérias existentes na capital do país.
( ) O autor inova na literatura brasileira pelo seu senso de coletividade, pela descrição de multidão.
( ) Escreveu um romance, em que ataca o racismo, o reacionarismo clerical, a estreiteza do universo provinciano e descreve a lenta e difícil ascensão social do mestiço brasileiro.
( ) Autor de obras-primas, como "Quincas Borba" e "Dom Casmurro", é irônico, pessimista e crítico. Suas tramas quebram a estrutura linear e seu estilo é refinado e elegante, esmerando-se na correção lingüística.
( ) Na sua 1 fase, estava comprometido com o idealismo romântico. Na 2 fase, mais maduro, fazia a análise psicológica e social de temas da burguesia da época: o adultério, o parasitismo social, o egoísmo, a vaidade, o interesse, além da confusão entre razão e loucura.
A seqüência correta é:



a) 1, 1, 2, 1 e 2
b) 2, 2, 1, 2 e 1
c) 1, 2, 1, 1 e 2
d) 2, 2, 2, 1 e 1
e) 2, 2, 1, 1 e 1



17.
Expressões tais como "machos e fêmeas", "cabelo para o alto do casco", "molhar o pêlo" constroem imagens que remetem a uma ________ entre homens e animais, típica do ________, que se constitui num prolongamento do ________.


a) dissociação - Realismo - Naturalismo
b) contemporização - Modernismo - Realismo
c) dissociação - Romantismo - Naturalismo
d) associação - Naturalismo - Realismo
e) contemporização - Realismo – Romantismo
18. Invejo o ourives quando escrevo:
Imito o amor
Com que ele, em ouro, o auto relevo
Faz uma flor.

a). Retire do texto uma característica do Parnasianismo.

_____________________________________________________________________



b). Cite o nome de dois poetas do Parnasianismo.

_________________________________________________________________________


19.
“Ah! plangentes violões dormentes, mornos,
Soluços ao luar, choros ao vento…
Tristes perfis, os mais vagos contornos,
Bocas murmurejantes de lamento.
Sutis palpitações à luz da lua.
Anseio dos momentos mais saudosos,
Quando lá choram na deserta rua
As cordas vivas dos violões chorosos.
Quando os sons dos violões vão soluçando,
Quando os sons dos violões nas cordas gemem,
E vão dilacerando e deliciando,
Rasgando as almas que nas sombras tremem.
Vozes veladas, veludosas vozes,
Volúpias dos violões, vozes veladas,
Vagam nos velhos vórtices velozes
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.”


a) Aponte duas características do Simbolismo presentes no poema.

_________________________________________________________________

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b) Cite o nome de dois poetas simbolistas.

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______________________________________________________________________

Admirável Chip Novo
Pitty
Pane no sistema alguém me desconfigurou
onde estão meus olhos de robô?
Eu não sabia, eu não tinha percebido
Eu sempre achei que era vivo
Parafuso e fluído em lugar de articulação
Até achava que aqui batia um coração
Nada é orgânico é tudo programado
E eu achando que tinha me libertado
Mas lá vêm eles novamente, eu sei o que vão fazer:
Reinstalar o sistema

Pense, fale, compre, beba
Leia,vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, more, gaste, viva

Pense, fale, compre, beba
Leia,vote, não se esqueça
Use, seja, ouça, diga
Não senhor, Sim senhor, Não senhor, Sim senhor
[...]
Fonte: http://letras.terra.com.br/pitty/

21. A forma como os verbos são utilizados nas segunda e terceira estrofes da letra da música reforça a ideia de
a) ordem, pois o eu da música é governado por um sistema.
b) alegria, pois o eu do texto concorda com o sistema.
c) desejo, pois o eu da música era livre.
d) revolta, pois o eu do texto critica o sistema.

22. (IF-SP) Considere as seguintes frases:
I – A testemunha do assalto identificou o bandido.
            II- A mãe carregava a criança no colo.
III- A vítima queixava-se de fortes dores de cabeça.
Não está claro se o substantivo destacado  se refere a homem ou a mulher:
a)         Apenas na frase I
b)         Apenas na frase II
c)         Apenas na frase III
d)         Apenas nas frases I e III
e)         Em todas as frases.

23. Assinale a opção em que  houve erro na passagem de um dos substantivos para o plural:
    a) abelhas-mestras, tias-avós.
    b) guarda –civis, guarda-roupas.
    c) sempre-vivas, amores-perfeitos.
    d) tico-ticos, reco-recos.
    e) todo-poderosos, mata-borrões.

24.A forma que pode estar no futuro do subjuntivo é:
 
a) Quando virdes a realidade dos fatos...
b) Se irmos diretamente ao assunto...
c) Quando vos verdes em idênticas situações...
d) Se susterdes a palavra...
e) Se vós imposerdes a vossa idéia...
 
25. Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas:
 
“Visto que a democratização do ensino é uma necessidade, a escola pública ___________ de ser realmente apoiada e defendida, embora muitos _______________ pois abaixamento de nível”.
 
a) tenha - contestem - haveria
b) tem - contestam - há
c) tem - contestam - haveria
d) tem - contestem - haveria
e) N.D.A.

26. Assinale a frase em que há erro de conjugação verbal:
a)  os esportes entretêm a quem os pratica;
b)  ele antevira o desastre;
c)  só ficarei tranqüilo quando vir o resultado;
d)  eles se desavinham freqüentemente;
e)  ainda hoje requero o atestado de bons antecedentes.


Considere as frases:
1)  “Eles querem que nós (fazer) o trabalho”.
2)  “Fazemos esforços para que todos (caber) na sala”.

27. Flexionando corretamente os verbos indicados, teremos:
a)  façamos - cabem;
b)  fazemos - caibam;
c)  fazemos - coubessem;
d)  façamos - caberem;
e)  façamos - caibam.

28.No texto, os pronomes eu – quem – este, são, respectivamente:
a) indefinido – pessoal – indefinido
b) pessoal – interrogativo – demonstrativo
c) pessoal – indefinido – demonstrativo
d) interrogativo – pessoal – indefinido
e) indefinido – pessoal – interrogativo


 28.Toda pessoa deve responder pelos compromissos assumidos.” A palavra destacada é:
a) pronome adjetivo indefinido
b) pronome substantivo indefinido
c) pronome adjetivo demonstrativo
d) pronome substantivo demonstrativo
e) nenhuma das alternativas acima é correta


29 .Sobre os modos verbais, está correta a sequência:
I - Modo verbal que expressa ideia de certeza, quando um fato é concluído como real;
II –Modo verbal que expressa dúvida, incerteza, quando há poucas possibilidades de concretização da ação verbal;
III – Modo verbal que pode estar na forma afirmativa ou na forma negativa. Expressa ideia de ordem, conselho ou pedido.
a) modo imperativo – modo subjuntivo – modo indicativo.
b) modo imperativo – modo indicativo – modo subjuntivo.
c) modo indicativo – modo subjuntivo – modo imperativo.
d) modo indicativo – modo imperativo – modo subjuntivo.
:
30. Assinale o período com erro relacionado ao emprego dos pronomes relativos.
a) O livro a que me referi é este.
 b) Ele é uma pessoa de cuja honestidade ninguém duvida.
c) O livro em cujos os dados nos baseamos é aquele.
d) A pessoa perante a qual compareci foi muito agradável

31.  Nas frases:
1. "ACELERE, feminista!"
2. "Talvez a saída SEJA fazer como um amigo meu."
3. "Na menor brecadinha, SERIA uma batida na certa."
4. "... deixei que todas PAGASSEM a conta inteira."
os verbos em maiúsculo estão, respectivamente, no:
a) imperativo afirmativo; presente do subjuntivo; futuro do pretérito do indicativo; pretérito imperfeito do subjuntivo;
b) imperativo afirmativo; imperativo afirmativo; futuro do presente do indicativo; presente do indicativo;
c) presente do indicativo; presente do subjuntivo; futuro do pretérito do indicativo; pretérito imperfeito do subjuntivo;
d) presente do subjuntivo; imperativo afirmativo; futuro do pretérito do indicativo; pretérito imperfeito do subjuntivo;
e) imperativo afirmativo; presente do subjuntivo; futuro do pretérito do indicativo; presente do indicativo.


32."...TENDO antes o cuidado de FECHAR a porta da rua e RETIRAR a chave, como ele FIZERA com a da despensa."
Os verbos em letra maiúscula identificam-se, respectivamente, com:
a) infinitivo, gerúndio, gerúndio, pretérito perfeito.
b) gerúndio, infinitivo, infinitivo, pretérito mais que perfeito.
c) gerúndio, pretérito imperfeito infinitivo, presente.
d) gerúndio, futuro do presente do subjuntivo, infinitivo, pretérito mais que perfeito.
e) infinitivo, infinitivo, gerúndio, futuro do presente do subjuntivo.

33. De acordo com a norma culta da língua, o trecho destacado - "- Se a senhora não ficasse zangada... eu dizia..." - apresenta uma inadequação no uso do tempo verbal.
Essa inadequação pode ser corrigida com a seguinte alteração:
a) "- Se a senhora não ficasse zangada... eu dissera..."
b) "- Se a senhora não ficasse zangada... eu diria..."
c) "- Se a senhora não ficasse zangada... eu direi..."
d) "- Se a senhora não ficasse zangada... eu digo..."
e) "- Se a senhora não ficasse zangada... dirá..."

34. Observe a tirinha Garfield, de Jim Davis, e assinale a alternativa correta:


A locução adverbial com certeza é formada pela preposição com + o nome certeza
I. A locução adverbial com certeza, no segundo e no terceiro quadrinho, pode ser substituída pelo advérbio certamente sem qualquer prejuízo de sentido.
II. A expressão com certeza exerce função de adjunto adverbial, pois está modificando o sentido de um verbo.
III. As locuções adverbiais são, em sua maioria, iniciadas por uma conjunção e acrescidas de um substantivo, um advérbio ou adjetivo.
IV. A locução adverbial com certeza é classificada como locução adverbial afirmativa.
a) Todas estão corretas.
b) I, II e IV estão corretas.
c) II e III estão corretas.
d) I e III estão corretas.
e) II, III e IV estão corretas.

35. Assinale a alternativa que indica corretamente o valor semântico das preposições em destaque nas frases:
I. Ele sempre cuidou da família com muita dedicação.
II. Com a doença do pai, ela voltou para a cidade natal.
III. Desde pequenos, os príncipes eram preparados para a liderança.
IV. A pequena casa de madeira foi destruída a machado.
a) modo – companhia – modo – modo
b) causa – modo – finalidade – instrumento
c) modo – modo – causa – causa
d) modo – causa – finalidade – instrumento
e) companhia – causa – semelhança – modo
 (Enem-2014)

36. Miss Universo: "As pessoas racistas devem procurar ajuda"
SÃO PAULO - Leila Lopes, de 25 anos, não é a primeira negra a receber a faixa de Miss Universo. A primazia coube a Janelle "Penny" Commissiong, de Trinidad e Tobago, vencedora do concurso em 1977. Depois dela vieram Chelsi Smith, dos Estados Unidos, em 1995; Wendy Fitzwilliam, também de Trindad e Tobago, em 1998, e Mpule Kwelagobe, de Botswana, em 1999. Em 1986, a gaúcha Deise Nunes, que foi a primeira negra a se eleger Miss Brasil, ficou em sexto lugar na classificação geral. Ainda assim a estupidez humana faz com que, vez ou outra, surjam manifestações preconceituosas como a de um site brasileiro que, às vésperas da competição, e se valendo do anonimato de quem o criou, emitiu opiniões do tipo "Como alguém consegue achar uma preta bonita?" Após receber o título, a mulher mais linda do mundo - que tem o português como língua materna e também fala fluentemente o inglês - disse o que pensa de atitudes como essa e também sobre como sua conquista pode ajudar os necessitados de Angola e de outros países.
COSTA, D. Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 10 set 2011 (adaptado)
O uso da expressão “ainda assim” presente nesse texto tem como finalidade
a) criticar o teor das informações fatuais até ali veiculadas.
b) questionar a validade das ideias apresentadas anteriormente.
c) comprovar a veracidade das informações expressas anteriormente.
d) introduzir argumentos que reforçam o que foi dito anteriormente.
e) enfatizar o contrassenso entre o que é dito antes e o que vem em seguida.


37.Conjunção e preposição ligam termos. Qual a diferença entre essa duas classe de palavras?

38. O que é interjeição?

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