NOME:
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Nº
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2º ano do Ensino Médio
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TURMA:
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Data 29 / 11 / 18
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DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
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PROF.: TANIA HAUCK
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ASSUNTO: ESTUDOS INDEPENDENTES
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VALOR: 40 PTS
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NOTA:
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O trabalho aborda a maior parte do conteúdo, mas é
necessário você estudar os conteúdos do livro e do caderno.
Viajando com os poetas românticos brasileiros
O Romantismo foi um estilo de arte. Foi a moda dominante na Europa de
meados do século XVIII até a metade do século XIX. A arte romântica valorizava
o indivíduo, dava rédea solta à imaginação, exprimia sentimentos íntimos,
expressava ideias de liberdade, buscava as raízes dos diferentes povos.
Parece que é por valorizar o indivíduo e os
sentimentos que a expressão romantismo (e todas as palavras
daí derivadas) acabou desenvolvendo o significado mais coerente que tem hoje,
de clima, de estado de espírito sentimental, afetivo, apaixonado. Como se canta
na música popular, por exemplo.
Enquanto estilo artístico, o Romantismo chegou ao
Brasil logo depois da Independência e prolongou-se até quase o final do século
XIX. A literatura romântica muito contribuiu para a construção da imagem do
Brasil independente. O romance romântico ensinou o Brasil a ler histórias que
tinham por cenário a paisagem carioca em vez de capitais europeias como Lisboa
ou Londres. E a poesia romântica, além de também exaltar a paisagem nacional,
foi responsável pelas primeiras e sugestivas imagens do povo e da cultura
brasileiros.
Sem sotaque lusitano, escrita num português já
abrasileirado, sonoro e muito musical, a poesia romântica pôde circular bem num
país com um baixo índice de leitores como era o Brasil do século XIX. Mais do
que a prosa, a poesia presta-se a ser lida e ouvida coletivamente, a ser
declamada de memória.
[...] A poesia romântica tem entre seus temas a
celebração das diferentes etnias que constituem o povo brasileiro. Índios,
africanos e brancos serviram de inspiração a homens e mulheres - brancos,
negros e mestiços - que foram construindo a identidade plural brasileira.
Com Gonçalves Dias, a poesia celebra a América
anterior ao descobrimento; [...]. Em Luís Gama ecoa o vivo protesto pelo
preconceito racial, e a poesia de Castro Alves inspira-se em movimentos
antiescravistas.
Além desses temas mais coletivos, a expressão de
individualidade e a confissão intimista são também temas românticos. E esse foi
um outro caminho para os escritores brasileiros conquistarem seu público. [...]
Casimiro de Abreu e Álvares de Azevedo escreveram poemas líricos [...].
Foi assim, com o Romantismo, que a literatura
brasileira tornou-se uma linguagem na qual aprendemos a nos exprimir, quer
enquanto povo mestiço de diferentes etnias, quer enquanto indivíduos com
diferentes sonhos de felicidade. [...]
(LAJOLO,
Marisa. Apresentação. In: Poesia romântica brasileira. São Paulo: Moderna/FNDE,
2003. p.3-4. (Palavra da Gente, EJA, 4).)
1) Qual é o objetivo do texto "Viajando com os poetas românticos brasileiros"?
2) Qual é a relação que a autora estabelece entre a Independência do Brasil e o Romantismo brasileiro?
3) Segundo o texto, quais são as
principais características da poesia brasileira produzida no Romantismo?
4)“No período romântico, a
Literatura de cada nação européia buscava freqüentemente colocar em evidência
seus respectivos heróis nacionais, representados por reis e cavaleiros andantes
medievais. (...) Assim como os europeus buscavam um herói que representasse
suas origens nacionais, alguns autores brasileiros faziam o mesmo.”
(José Luis Jobim e Roberto Acízelo de Souza.
Iniciação à Literatura Brasileira, p. 115)
Esta reflexão se refere ao:
a) Ultra-Romantismo.
b) Indianismo.
c) Condoreirismo.
d) Medievalismo.
e) Individualismo
Textos
para questões 5 e 6.
Há uma crise nos séculos como nos homens. É
quando a poesia cegou deslumbrada de fitar-se no misticismo e caiu do céu
sentindo exaustas as suas asas de ouro.
O
poeta acorda na terra. Demais, o poeta é homem.. Homo sum,, como dizia célebre
o Romano. Vê, ouve, sente e, o que é mais, sonha de noite as belas visões
palpáveis de acordado. Tem nervos, tem fibras e tem artérias – isto é, antes e
depois de ser um ente idealista, é um ente que tem corpo. E digam o que
quiserem, sem esses elementos, que sou o primeiro a reconhecer muito prosaico,
não há poesia.
(Prefácioà segunda parte de
Lira dos vinte anos de Álvares de
5. No texto, observa-se a constatação de que:
a) O passado era uma época mais feliz para
viver.
b) O ser humano
muda de acordo com a época.
c) A época contemporânea tem mais recursos.
d) A felicidade se confunde com a poesia.
e) O poeta só trabalha com abstrações.
6. A tese central do texto é:
a) Tema da poesia brasileira do século XIX.
b) Síntese das aspirações do romantismo
brasileiro.
c) Apologia da poética de celebração da vida
física.
d) Descrição da poesia nativa ligada à natureza.
e) Negação do desejo romântico de chegar ao bem.
7.
Tema bastante recorrentenas literaturas românticas portuguesa e brasileira, o
amor impossível aparece em personagens que encarnam o modelo romântico, cujas
características são:
a)
o sentimentalismo e a idealização do amor.
b)
os jogos de interesses e a racionalidade..
c)
o subjetivismo e o racionalismo.
d)
o egocentrismo e o amor subordinado a interesses sociais.
e)
a introspecção psicológica e a idealização da mulher.
8. Iracema
“Além, muito além daquela serra que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira.
O favo da jati não era doce como o seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.
Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira
tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra
com as primeiras águas.”
(José de Alencar)
“Além, muito além daquela serra que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna e mais longos que seu talhe de palmeira.
O favo da jati não era doce como o seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hálito perfumado.
Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira
tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra
com as primeiras águas.”
(José de Alencar)
Ao caracterizar Iracema,
José de Alencar relaciona-a a elementos da natureza, pondo aquela em relação a
esta em uma posição de :
a) equilíbrio
b) dependência
c) complementaridade
d) vantagem
a) equilíbrio
b) dependência
c) complementaridade
d) vantagem
9. “Vocês mulheres têm isso de comum com as
flores, que umas são filhas da sombra e abrem com a noite, e outras são filhas
da luz e carecem do Sol. Aurélia é como estas; nasceu para a riqueza. Quando
admirava a sua formosura naquela salinha térrea de Santa Tereza, parecia-me que
ela vivia ali exilada. Faltava o diadema, o trono, as galas, a multidão
submissa; mas a rainha ali estava em todo o seu esplendor. Deus a destinara à
opulência.”
Do texto depreende-se que:
a) romances românticos regionalistas, como Senhora, exaltam a beleza natural feminina.
b) os romances realistas de Aluísio Azevedo denunciam o artificialismo da beleza feminina.
c) as obras modernistas têm, entre outros, o objetivo de criticar a submissão da mulher à riqueza material.
d) a linguagem descritiva dos escritores naturalistas caracteriza a sensualidade e a espiritualidade da mulher.
e) a personagem feminina foi caracterizada sob a perspectiva idealizadora típica dos autores românticos.
a) romances românticos regionalistas, como Senhora, exaltam a beleza natural feminina.
b) os romances realistas de Aluísio Azevedo denunciam o artificialismo da beleza feminina.
c) as obras modernistas têm, entre outros, o objetivo de criticar a submissão da mulher à riqueza material.
d) a linguagem descritiva dos escritores naturalistas caracteriza a sensualidade e a espiritualidade da mulher.
e) a personagem feminina foi caracterizada sob a perspectiva idealizadora típica dos autores românticos.
A partir do texto, responda as questões
10 e 11.
“Sua história tem pouca
coisa de notável. Fora Leonardo algibebe¹ em Lisboa, sua pátria; aborrecera-se
porém do negócio, e viera ao Brasil. Aqui chegando, não se sabe por proteção de
quem, alcançou o emprego de que o vemos empossado, e que exercia, como
dissemos, desde tempos remotos. Mas viera com ele no mesmo navio, não sei fazer
o quê, uma certa Maria da hortaliça, quitandeira das praças de Lisboa, saloia²
rechonchuda e bonitota. O Leonardo, fazendo-se-lhe justiça, não era nesse tempo
de sua mocidade mal apessoado, e sobretudo era maganão³ . Ao sair do Tejo,
estando a Maria encostada à borda do navio, o Leonardo fingiu que passava
distraído por junto dela, e com o ferrado sapatão assentou-lhe uma valente
pisadela no pé direito. A Maria, como se já esperasse por aquilo, sorriu-se
como envergonhada do gracejo, e deu-lhe também em ar de disfarce um tremendo
beliscão nas costas da mão esquerda. Era isto uma declaração em forma, segundo
os usos da terra: levaram o resto do dia de namoro cerrado; ao anoitecer
passou-se a mesma cena de pisadela e beliscão, com a diferença de serem desta
vez um pouco mais fortes; e no dia seguinte estavam os dois amantes tão
extremosos e familiares, que pareciam sê-lo de muitos anos.”
(Manuel Antônio de Almeida, “Memórias de um sargento de milícias”)
(Manuel Antônio de Almeida, “Memórias de um sargento de milícias”)
Glossário:
1- algibebe: mascate, vendedor ambulante.
2- saloia: aldeã das imediações de Lisboa.
3- maganão: brincalhão, jovial, divertido.
1- algibebe: mascate, vendedor ambulante.
2- saloia: aldeã das imediações de Lisboa.
3- maganão: brincalhão, jovial, divertido.
10 .Neste excerto, o modo
pelo qual é relatado o início do relacionamento entre Leonardo e Maria:
a) manifesta os sentimentos antilusitanos do autor, que enfatiza a grosseria dos portugueses em oposição ao refinamento dos brasileiros.
b) revela os preconceitos sociais do autor, que retrata de maneira cômica as classes populares, mas de maneira respeitosa a aristocracia e o clero.
c) reduz as relações amorosas a seus aspectos sexuais e fisiológicos, conforme os ditames do Naturalismo.
d) opõe-se ao tratamento idealizante e sentimental das relações amorosas, dominante no Romantismo.
e) evidencia a brutalidade das relações inter-raciais, própria do contexto colonial-escravista.
11. No excerto, o narrador incorpora elementos da linguagem usada pela maioria das personagens da obra, como se verifica em:
a) aborrecera-se porém do negócio.
b) de que o vemos empossado.
c) rechonchuda e bonitona.
d) envergonhada do gracejo.
e) amantes tão extremosos.
a) manifesta os sentimentos antilusitanos do autor, que enfatiza a grosseria dos portugueses em oposição ao refinamento dos brasileiros.
b) revela os preconceitos sociais do autor, que retrata de maneira cômica as classes populares, mas de maneira respeitosa a aristocracia e o clero.
c) reduz as relações amorosas a seus aspectos sexuais e fisiológicos, conforme os ditames do Naturalismo.
d) opõe-se ao tratamento idealizante e sentimental das relações amorosas, dominante no Romantismo.
e) evidencia a brutalidade das relações inter-raciais, própria do contexto colonial-escravista.
11. No excerto, o narrador incorpora elementos da linguagem usada pela maioria das personagens da obra, como se verifica em:
a) aborrecera-se porém do negócio.
b) de que o vemos empossado.
c) rechonchuda e bonitona.
d) envergonhada do gracejo.
e) amantes tão extremosos.
12.
I. "A segunda Revolução Industrial, o cientificismo, o progresso tecnológico, o socialismo utópico, a filosofia positivista de Augusto Comte, o evolucionismo formam o contexto sócio-político-econômico-filosófico-científico em que se desenvolveu a estética realista".
II. "O escritor realista acerca-se dos objetos e das pessoas de um modo pessoal, apoiando-se na intuição e nos sentimentos".
III. "Os maiores representantes da estética realista-naturalista no Brasil foram: Machado de Assis, Aluísio de Azevedo e Raul Pompéia".
IV. "Podemos citar como características da estética realista: o individualismo, a linguagem erudita e a visão fantasiosa da sociedade".
Verificamos que em relação ao Realismo-Naturalismo está(estão) correta(s):
a) apenas a I e II
b) apenas a I e III
c) apenas a II e IV
d) apenas a II e III
e) apenas a III e IV
13. Sobre o Realismo, assinale a afirmativa correta.
a) O romance é visto como distração e não como meio de crítica às instituições sociais decadentes.
b) Os escritores realistas procuram ser pessoais e objetivos.
c) O romance sertanejo ou regionalista originou-se no Realismo.
d) O Realismo constitui uma oposição ao idealismo romântico.
e) O Realismo vê o Homem somente como um produto biológico.
14 Vários autores afirmam que a diferença entre Realismo e Naturalismo é muito sutil.
Um dos trechos a seguir é claramente naturalista. Assinale a alternativa em que ele aparece.
I. "A segunda Revolução Industrial, o cientificismo, o progresso tecnológico, o socialismo utópico, a filosofia positivista de Augusto Comte, o evolucionismo formam o contexto sócio-político-econômico-filosófico-científico em que se desenvolveu a estética realista".
II. "O escritor realista acerca-se dos objetos e das pessoas de um modo pessoal, apoiando-se na intuição e nos sentimentos".
III. "Os maiores representantes da estética realista-naturalista no Brasil foram: Machado de Assis, Aluísio de Azevedo e Raul Pompéia".
IV. "Podemos citar como características da estética realista: o individualismo, a linguagem erudita e a visão fantasiosa da sociedade".
Verificamos que em relação ao Realismo-Naturalismo está(estão) correta(s):
a) apenas a I e II
b) apenas a I e III
c) apenas a II e IV
d) apenas a II e III
e) apenas a III e IV
13. Sobre o Realismo, assinale a afirmativa correta.
a) O romance é visto como distração e não como meio de crítica às instituições sociais decadentes.
b) Os escritores realistas procuram ser pessoais e objetivos.
c) O romance sertanejo ou regionalista originou-se no Realismo.
d) O Realismo constitui uma oposição ao idealismo romântico.
e) O Realismo vê o Homem somente como um produto biológico.
14 Vários autores afirmam que a diferença entre Realismo e Naturalismo é muito sutil.
Um dos trechos a seguir é claramente naturalista. Assinale a alternativa em que ele aparece.
a) "Desesperado, deixou o cravo, pegou do papel escrito e rasgou-o. Nesse momento, a moça, embebida no olhar do marido, começou a cantarolar à toa, inconscientemente, uma cousa nunca antes cantada nem sabida..."
b) "Enfim chegou a hora da encomendação e da partida. Sancha quis despedir-se do marido, e o desespero daquele lance consternou a todos."
c) "Entretanto, das portas surgiam cabeças congestionadas de sono; ouviam-se amplos bocejos, fortes como o marulhar das ondas; pigarreava-se grosso por toda a parte; começavam as xícaras a tilintar; o cheiro do café aquecia, suplantando todos os outros..."
d) "Foi por esse tempo que eu me reconciliei outra vez com o Cotrim, sem chegar a saber a causa do dissentimento. Reconciliação oportuna, porque a solidão pesava-me, e a vida era para mim a pior das fadigas, que é a fadiga sem trabalho."
e) "E enquanto uma chora, outra ri; é a lei do mundo, meu rico senhor; é a perfeição universal. Tudo chorando seria monótono, tudo rindo, cansativo; mas uma boa distribuição de lágrimas e polcas, soluços e sarabandas, acaba por trazer à alma do mundo a variedade necessária, e faz-se o equilíbrio da vida."
15. Assinale a opção cuja característica, pertencente ao realismo - naturalismo, não aparece no excerto.
"O tísico do número 7 há dias esperava o seu momento de morrer, estendido na cama, os olhos cravados no ar, a boca muito aberta, porque já lhe ia faltando o fôlego.
Não tossia; apenas, de quando em quando, o esforço convulsivo para atravessar os pulmões desfeitos sacudia-lhe todo o corpo e arrancava-lhe da garganta uma ronqueira lúgubre, que lembrava o arrular ominoso dos pombos."
Das características a seguir, pertencentes ao realismo - naturalismo, apenas uma não aparece no excerto anterior. Assinale-a.
a) Animalização do homem.
b) Visão determinista e mecanicista do homem.
c) Patologismo.
d) Veracidade.
e) Retrato da realidade cotidiana.
16
Sobre os autores do Realismo/Naturalismo, numere a 2 coluna de acordo com a 1.
1) Machado de Assis
2) Aluízio de Azevedo
( ) Em "O Cortiço", as idéias naturalistas se conjugam para revelar as misérias existentes na capital do país.
( ) O autor inova na literatura brasileira pelo seu senso de coletividade, pela descrição de multidão.
( ) Escreveu um romance, em que ataca o racismo, o reacionarismo clerical, a estreiteza do universo provinciano e descreve a lenta e difícil ascensão social do mestiço brasileiro.
( ) Autor de obras-primas, como "Quincas Borba" e "Dom Casmurro", é irônico, pessimista e crítico. Suas tramas quebram a estrutura linear e seu estilo é refinado e elegante, esmerando-se na correção lingüística.
( ) Na sua 1 fase, estava comprometido com o idealismo romântico. Na 2 fase, mais maduro, fazia a análise psicológica e social de temas da burguesia da época: o adultério, o parasitismo social, o egoísmo, a vaidade, o interesse, além da confusão entre razão e loucura.
A seqüência correta é:
a) 1, 1,
2, 1 e 2
b) 2, 2, 1, 2 e 1
c) 1, 2, 1, 1 e 2
b) 2, 2, 1, 2 e 1
c) 1, 2, 1, 1 e 2
d) 2, 2,
2, 1 e 1
e) 2, 2,
1, 1 e 1
17.
Expressões tais como "machos e fêmeas", "cabelo para o alto do casco", "molhar o pêlo" constroem imagens que remetem a uma ________ entre homens e animais, típica do ________, que se constitui num prolongamento do ________.
a) dissociação - Realismo - Naturalismo
b) contemporização - Modernismo - Realismo
c) dissociação - Romantismo - Naturalismo
d) associação - Naturalismo - Realismo
e) contemporização - Realismo – Romantismo
Expressões tais como "machos e fêmeas", "cabelo para o alto do casco", "molhar o pêlo" constroem imagens que remetem a uma ________ entre homens e animais, típica do ________, que se constitui num prolongamento do ________.
a) dissociação - Realismo - Naturalismo
b) contemporização - Modernismo - Realismo
c) dissociação - Romantismo - Naturalismo
d) associação - Naturalismo - Realismo
e) contemporização - Realismo – Romantismo
18.
Invejo o ourives quando escrevo:
Imito
o amor
Com
que ele, em ouro, o auto relevo
Faz
uma flor.
a).
Retire do texto uma característica do Parnasianismo.
_____________________________________________________________________
b).
Cite o nome de dois poetas do Parnasianismo.
_________________________________________________________________________
19.
“Ah!
plangentes violões dormentes, mornos,
Soluços ao luar, choros ao vento…
Tristes perfis, os mais vagos contornos,
Bocas murmurejantes de lamento.
Sutis palpitações à luz da lua.
Anseio dos momentos mais saudosos,
Quando lá choram na deserta rua
As cordas vivas dos violões chorosos.
Quando os sons dos violões vão soluçando,
Quando os sons dos violões nas cordas gemem,
E vão dilacerando e deliciando,
Rasgando as almas que nas sombras tremem.
Vozes veladas, veludosas vozes,
Volúpias dos violões, vozes veladas,
Vagam nos velhos vórtices velozes
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.”
Soluços ao luar, choros ao vento…
Tristes perfis, os mais vagos contornos,
Bocas murmurejantes de lamento.
Sutis palpitações à luz da lua.
Anseio dos momentos mais saudosos,
Quando lá choram na deserta rua
As cordas vivas dos violões chorosos.
Quando os sons dos violões vão soluçando,
Quando os sons dos violões nas cordas gemem,
E vão dilacerando e deliciando,
Rasgando as almas que nas sombras tremem.
Vozes veladas, veludosas vozes,
Volúpias dos violões, vozes veladas,
Vagam nos velhos vórtices velozes
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.”
a)
Aponte duas características do Simbolismo presentes no poema.
_________________________________________________________________
__________________________________________________________________
b)
Cite o nome de dois poetas simbolistas.
_____________________________________________________________________
______________________________________________________________________
Admirável Chip Novo
Pitty
Pane no sistema alguém
me desconfigurou
onde estão meus olhos
de robô?
Eu não sabia, eu não
tinha percebido
Eu sempre achei que era
vivo
Parafuso e fluído em
lugar de articulação
Até achava que aqui
batia um coração
Nada é orgânico é tudo
programado
E eu achando que tinha
me libertado
Mas lá vêm eles
novamente, eu sei o que vão fazer:
Reinstalar o sistema
Pense, fale, compre,
beba
Leia,vote, não se
esqueça
Use, seja, ouça, diga
Tenha, more, gaste,
viva
Pense, fale, compre,
beba
Leia,vote, não se
esqueça
Use, seja, ouça, diga
Não senhor, Sim senhor,
Não senhor, Sim senhor
[...]
Fonte:
http://letras.terra.com.br/pitty/
21. A forma como os
verbos são utilizados nas segunda e terceira estrofes da letra da música
reforça a ideia de
a) ordem, pois o eu da
música é governado por um sistema.
b) alegria, pois o eu
do texto concorda com o sistema.
c) desejo, pois o eu da
música era livre.
d)
revolta, pois o eu do texto critica o sistema.
22.
(IF-SP) Considere as seguintes frases:
I
– A testemunha do assalto
identificou o bandido.
II- A mãe carregava a criança no colo.
III-
A vítima queixava-se de fortes dores
de cabeça.
Não
está claro se o substantivo destacado se
refere a homem ou a mulher:
a) Apenas na frase I
b) Apenas na frase II
c) Apenas na frase III
d) Apenas nas frases I e III
e) Em todas as frases.
23.
Assinale a opção em que houve erro na
passagem de um dos substantivos para o plural:
a) abelhas-mestras, tias-avós.
b) guarda –civis, guarda-roupas.
c) sempre-vivas, amores-perfeitos.
d) tico-ticos, reco-recos.
e) todo-poderosos, mata-borrões.
24.A forma que pode
estar no futuro do subjuntivo é:
a) Quando virdes a realidade dos fatos...
b) Se irmos diretamente ao assunto...
c) Quando vos verdes em idênticas situações...
d) Se susterdes a palavra...
e) Se vós imposerdes a vossa idéia...
25. Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas:
“Visto que a democratização do ensino é uma necessidade, a escola pública ___________ de ser realmente apoiada e defendida, embora muitos _______________ pois abaixamento de nível”.
a) tenha - contestem - haveria
b) tem - contestam - há
c) tem - contestam - haveria
d) tem - contestem - haveria
e) N.D.A.
a) Quando virdes a realidade dos fatos...
b) Se irmos diretamente ao assunto...
c) Quando vos verdes em idênticas situações...
d) Se susterdes a palavra...
e) Se vós imposerdes a vossa idéia...
25. Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas:
“Visto que a democratização do ensino é uma necessidade, a escola pública ___________ de ser realmente apoiada e defendida, embora muitos _______________ pois abaixamento de nível”.
a) tenha - contestem - haveria
b) tem - contestam - há
c) tem - contestam - haveria
d) tem - contestem - haveria
e) N.D.A.
26.
Assinale a frase em que há erro de conjugação verbal:
a) os esportes entretêm a quem os pratica;
b) ele antevira o desastre;
c) só ficarei tranqüilo quando vir o resultado;
d) eles se desavinham freqüentemente;
e) ainda hoje requero o atestado de bons
antecedentes.
Considere
as frases:
1) “Eles querem que nós (fazer) o trabalho”.
2) “Fazemos esforços para que todos (caber) na
sala”.
27.
Flexionando corretamente os verbos indicados, teremos:
a) façamos - cabem;
b) fazemos - caibam;
c) fazemos - coubessem;
d) façamos - caberem;
e) façamos - caibam.
28.No
texto, os pronomes eu – quem – este, são, respectivamente:
a) indefinido – pessoal –
indefinido
b) pessoal – interrogativo – demonstrativo
c) pessoal – indefinido – demonstrativo
d) interrogativo – pessoal – indefinido
e) indefinido – pessoal – interrogativo
b) pessoal – interrogativo – demonstrativo
c) pessoal – indefinido – demonstrativo
d) interrogativo – pessoal – indefinido
e) indefinido – pessoal – interrogativo
28.“Toda pessoa deve responder pelos
compromissos assumidos.” A palavra destacada é:
a) pronome adjetivo
indefinido
b) pronome substantivo indefinido
c) pronome adjetivo demonstrativo
d) pronome substantivo demonstrativo
e) nenhuma das alternativas acima é correta
b) pronome substantivo indefinido
c) pronome adjetivo demonstrativo
d) pronome substantivo demonstrativo
e) nenhuma das alternativas acima é correta
29
.Sobre os modos verbais, está correta a sequência:
I - Modo verbal que expressa ideia de
certeza, quando um fato é concluído como real;
II –Modo verbal que expressa dúvida,
incerteza, quando há poucas possibilidades de concretização da ação verbal;
III – Modo verbal que pode estar na
forma afirmativa ou na forma negativa. Expressa ideia de ordem, conselho ou
pedido.
a) modo imperativo – modo subjuntivo –
modo indicativo.
b) modo imperativo – modo indicativo –
modo subjuntivo.
c) modo indicativo – modo subjuntivo –
modo imperativo.
d) modo indicativo – modo imperativo –
modo subjuntivo.
:
30.
Assinale o período com erro relacionado ao emprego dos pronomes relativos.
a) O livro a que me referi é este.
b) Ele é uma pessoa de cuja honestidade
ninguém duvida.
c) O livro em cujos os dados nos
baseamos é aquele.
d) A pessoa perante a qual compareci foi
muito agradável
31. Nas frases:
1. "ACELERE, feminista!"
2. "Talvez a saída SEJA fazer como
um amigo meu."
3. "Na menor brecadinha, SERIA uma
batida na certa."
4. "... deixei que todas PAGASSEM a
conta inteira."
os verbos em maiúsculo estão,
respectivamente, no:
a) imperativo afirmativo; presente do
subjuntivo; futuro do pretérito do indicativo; pretérito imperfeito do
subjuntivo;
b) imperativo afirmativo; imperativo
afirmativo; futuro do presente do indicativo; presente do indicativo;
c) presente do indicativo; presente do
subjuntivo; futuro do pretérito do indicativo; pretérito imperfeito do
subjuntivo;
d) presente do subjuntivo; imperativo
afirmativo; futuro do pretérito do indicativo; pretérito imperfeito do
subjuntivo;
e) imperativo afirmativo; presente do
subjuntivo; futuro do pretérito do indicativo; presente do indicativo.
32."...TENDO antes o cuidado de
FECHAR a porta da rua e RETIRAR a chave, como ele FIZERA com a da
despensa."
Os verbos em letra maiúscula
identificam-se, respectivamente, com:
a) infinitivo, gerúndio, gerúndio,
pretérito perfeito.
b) gerúndio, infinitivo, infinitivo,
pretérito mais que perfeito.
c) gerúndio, pretérito imperfeito
infinitivo, presente.
d) gerúndio, futuro do presente do
subjuntivo, infinitivo, pretérito mais que perfeito.
e) infinitivo, infinitivo, gerúndio,
futuro do presente do subjuntivo.
33. De acordo com a norma culta da língua, o
trecho destacado - "- Se a senhora não ficasse zangada... eu
dizia..." - apresenta uma inadequação no uso do tempo verbal.
Essa inadequação pode ser corrigida com
a seguinte alteração:
a) "- Se a senhora não ficasse
zangada... eu dissera..."
b) "- Se a senhora não ficasse
zangada... eu diria..."
c) "- Se a senhora não ficasse
zangada... eu direi..."
d) "- Se a senhora não ficasse
zangada... eu digo..."
e) "- Se a senhora não ficasse zangada...
dirá..."
A locução adverbial com certeza é formada pela preposição com + o nome certeza
I. A locução adverbial com certeza, no segundo e no
terceiro quadrinho, pode ser substituída pelo advérbio certamente sem qualquer
prejuízo de sentido.
II. A expressão com certeza exerce função de
adjunto adverbial, pois está modificando o sentido de um verbo.
III. As locuções adverbiais são, em sua
maioria, iniciadas por uma conjunção e acrescidas de um substantivo, um
advérbio ou adjetivo.
IV. A locução adverbial com certeza é classificada
como locução adverbial afirmativa.
a) Todas estão corretas.
b) I, II e IV estão corretas.
c) II e III estão corretas.
d) I e III estão corretas.
e) II, III e IV estão corretas.
35. Assinale a alternativa que indica
corretamente o valor semântico das preposições em destaque nas frases:
I. Ele sempre cuidou da família com muita dedicação.
II. Com a doença do pai, ela voltou para a cidade
natal.
III. Desde pequenos, os príncipes eram
preparados para a
liderança.
IV. A pequena casa de madeira foi
destruída a machado.
a) modo – companhia – modo – modo
b) causa – modo – finalidade –
instrumento
c) modo – modo – causa – causa
d) modo – causa – finalidade –
instrumento
e) companhia – causa – semelhança – modo
(Enem-2014)
36. Miss Universo: "As
pessoas racistas devem procurar ajuda"
SÃO PAULO - Leila Lopes,
de 25 anos, não é a primeira negra a receber a faixa de Miss Universo. A
primazia coube a Janelle "Penny" Commissiong, de Trinidad e Tobago,
vencedora do concurso em 1977. Depois dela vieram Chelsi Smith, dos Estados
Unidos, em 1995; Wendy Fitzwilliam, também de Trindad e Tobago, em 1998, e
Mpule Kwelagobe, de Botswana, em 1999. Em 1986, a gaúcha Deise Nunes, que foi a
primeira negra a se eleger Miss Brasil, ficou em sexto lugar na classificação
geral. Ainda assim a estupidez humana faz com que, vez ou outra, surjam
manifestações preconceituosas como a de um site brasileiro que, às vésperas da
competição, e se valendo do anonimato de quem o criou, emitiu opiniões do tipo
"Como alguém consegue achar uma preta bonita?" Após receber o título,
a mulher mais linda do mundo - que tem o português como língua materna e também
fala fluentemente o inglês - disse o que pensa de atitudes como essa e também
sobre como sua conquista pode ajudar os necessitados de Angola e de outros
países.
COSTA, D.
Disponível em: http://oglobo.globo.com. Acesso em: 10 set 2011 (adaptado)
O uso da expressão “ainda assim”
presente nesse texto tem como finalidade
a) criticar o teor das informações
fatuais até ali veiculadas.
b) questionar a validade das ideias apresentadas anteriormente.
c) comprovar a veracidade das informações expressas anteriormente.
d) introduzir argumentos que reforçam o que foi dito anteriormente.
e) enfatizar o contrassenso entre o que é dito antes e o que vem em seguida.
b) questionar a validade das ideias apresentadas anteriormente.
c) comprovar a veracidade das informações expressas anteriormente.
d) introduzir argumentos que reforçam o que foi dito anteriormente.
e) enfatizar o contrassenso entre o que é dito antes e o que vem em seguida.
37.Conjunção e preposição ligam termos.
Qual a diferença entre essa duas classe de palavras?
38. O que é interjeição?
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