NOME:
|
Nº
| |||
3º ano do Ensino Médio
|
TURMA:
|
Data 29 / 11 / 18
| ||
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
|
PROF.: ROSANGELA / EDNA
| |||
ASSUNTO: ESTUDOS INDEPENDENTES
|
VALOR: 40 PTS
|
NOTA:
|
1. PRÉ-MODERNISMO
Contexto
histórico e características do pré-modernismo, biografia e obra de destaque dos
principais autores:
-
Lima Barreto
-
Monteiro Lobato
-
Augusto dos Anjos
-
Euclides da Cunha
2. Modernismo português
Conceituar
as principais Vanguardas Europeias:
-
Cubismo
-
Futurismo
-
Expressionismo
-
Dadaísmo
-
Surrealismo
3. Fernando Pessoa e os
heterônimos:
-
Fernando Pessoa
-
Alberto Caeiro
-
Ricardo Reis
-
Álvaro de Campos
(pesquisar
a biografia e um poema de cada escritor acima)
4. MODERNISMO
BRASILEIRO
a) Primeira geração e Semana
de Arte Moderna
-
Características e contexto histórico da primeira geração da semana de 1922.
-
biografia dos autores:
Oswald
de Andrade
Manuel
Bandeira
Mário
de Andrade
b) Segunda geração
-
Características e contexto histórico da segunda geração
-
biografia dos autores:
Graciliano
Ramos
Cecília
Meireles
Vinícius
de Moraes
Carlos
Drummond de Andrade
c) Terceira geração
-
Características e contexto histórico da terceira geração
-
biografia dos autores:
Guimarães
Rosa
Ariano
Suassuna
Clarice
Lispector
João
Cabral de Melo Neto
5. Movimento Tropicália
e Concretismo
-
Conceituar e exemplificar
6. Produção de texto e
gramática contextualizada
-
Texto dissertativo-argumentativo
-
Faça uma redação referente ao tema a seguir:
Proposta
de redação – (enem 2006 – adaptada)
Uma vez que nos tornamos leitores da palavra, invariavelmente estaremos lendo o mundo sob a influência dela, tenhamos consciência disso ou não. A partir de então, mundo e palavra permearão constantemente nossa leitura e inevitáveis serão as correlações, de modo intertextual, simbiótico, entre realidade e ficção.
Lemos porque a necessidade de
desvendar caracteres, letreiros, números faz com que passemos a olhar, a
questionar, a buscar decifrar o desconhecido. Antes mesmo de ler a palavra, já
lemos universo que nos permeia: um cartaz, uma
imagem, um som, um olhar, um gesto.
São muitas as razões para a
leitura. Cada leitor tem a sua maneira de perceber e de atribuir significado ao
que lê.
Inajá Martins de Almeida. O ato de ler. Internet: <www.amigosdolivro.com.br> (com adaptações).
Inajá Martins de Almeida. O ato de ler. Internet: <www.amigosdolivro.com.br> (com adaptações).
Minha mãe muito cedo me
introduziu aos livros. Embora nos faltassem móveis e roupas, livros não poderiam
faltar. E estava absolutamente certa. Entrei na universidade e tornei-me
escritor. Posso garantir: todo escritor é, antes de tudo, um leitor.
Moacyr Scliar. O poder das letras. In: TAM Magazine, jul./2006, p. 70 (com adaptações).
Moacyr Scliar. O poder das letras. In: TAM Magazine, jul./2006, p. 70 (com adaptações).
(...) possuía o que qualquer criança devoradora de
histórias gostaria de ter: um pai dono de livraria.
Até que
veio para ela o magno dia de começar a exercer sobre mim uma tortura chinesa.
Como casualmente, informou-me que possuía
“As reinações de Narizinho”,
de Monteiro Lobato. Era um livro grosso, meu Deus, era um livro para se ficar
vivendo com ele, comendo-o, dormindo-o.
(,,, )"E você fica com o livro por quanto tempo
quiser." Entendem? Valia mais do que me dar o livro: "pelo tempo que
eu quisesse" é tudo o que uma pessoa, grande ou pequena, pode ter a
ousadia de querer.
(,,,) Horas depois abri-o, li algumas linhas maravilhosas,
fechei-o de novo, fui passear pela casa, adiei ainda mais indo comer pão com
manteiga, fingi que não sabia onde guardara o livro, achava-o, abria-o por
alguns instantes. (Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector)
Existem inúmeros universos
coexistindo com o nosso, neste exato instante, e todos bem perto de nós. Eles
são bidimensionais e, em geral, neles imperam o branco e o negro.
Estes universos bidimensionais que nos rodeiam
guardam surpresas incríveis e inimagináveis! Viajamos instantaneamente aos mais
remotos pontos da Terra ou do Universo; ficamos sabendo os segredos mais
ocultos de vidas humanas e da natureza; atravessamos eras num piscar de olhos;
conhecemos civilizações desaparecida s e outras que nunca foram vistas por
olhos humanos. Estou falando dos universos a que chamamos de livros.
Por uns poucos reais podemos nos transportar a esses universos e sair deles
muito mais ricos do que quando entramos.
Internet: <www.amigosdolivro.com.br> (com adaptações).
Internet: <www.amigosdolivro.com.br> (com adaptações).
Considerando
que os textos acima têm caráter apenas motivador, redija um texto dissertativo
a respeito do seguinte tema: O poder de transformação da leitura. Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar
os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação.
Selecione, organize e relacione argumentos, exemplifique, fatos e opiniões para
defender seu ponto de vista e suas propostas, sem ferir os direitos
humanos.
Observações:
- Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da língua portuguesa.
- O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.
- O texto deve ter, no mínimo, 15 (quinze) linhas e no máximo, 20 (vinte), escritas.
- A redação deve ser desenvolvida na folha própria e apresentada a caneta azul ou preta.
- O rascunho pode ser feito no verso da proposta, o qual também deverá ser entregue.
- Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da língua portuguesa.
- O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.
- O texto deve ter, no mínimo, 15 (quinze) linhas e no máximo, 20 (vinte), escritas.
- A redação deve ser desenvolvida na folha própria e apresentada a caneta azul ou preta.
- O rascunho pode ser feito no verso da proposta, o qual também deverá ser entregue.
Orientações:
O trabalho
deverá ser manuscrito, unicamente,
pelo aluno em Estudos Independentes. Após encontrar o material da pesquisa de
cada item descrito, faça uma síntese enfatizando os pontos mais relevantes.
Bom trabalho
!
Nenhum comentário:
Postar um comentário