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1º ano do Ensino Médio
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TURMA:
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Data
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DISCIPLINA: HISTÓRIA
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PROF.: SIMONIA
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ASSUNTO: ATIVIDADE AVALIATIVA 1°ANO / 4° BIMESTRE
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VALOR:
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NOTA:
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Imprimir e responder com
letra legível na própria folha (atrás).
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O trabalho é individual
QUESTÃO 01 - Assunto: Idade Moderna: Estados Nacionais
Cite as principais características dos
Estados Nacionais modernos.
QUESTÃO 02 - Assunto: As relações políticas na Europa após a
Idade Média
Leia o trecho a seguir:
Foi no século XIV
que ocorreu na Europa o início do fortalecimento do poder central por meio das
monarquias nacionais, apontando para a organização do Estado Moderno. O
processo de formação desse Estado foi bastante contraditório, tornando difícil
sua definição. Na realidade ele refletia um longo período de transição, em que
forças políticas e sociais renovadoras (como a burguesia) procuravam seu
espaço político e outras lutavam para manter o poder e seus privilégios
(nobreza).
APRESENTE 2 (dois) privilégios recebidos pela
burguesia e pela nobreza na afirmação dos Estados Modernos.
QUESTÃO 03 - Assunto: Absolutismo monárquico
Leia os textos.
Nada havendo de maior sobre a terra, depois de Deus, que os
príncipes soberanos, e sendo por Ele estabelecidos como seus representantes
para governarem os outros homens, é necessário lembrar-se de sua qualidade, a
fim de respeitar-lhes e reverenciar-lhes a majestade com toda a obediência, a
fim de sentir e falar deles com toda a honra, pois quem despreza seu príncipe
soberano despreza a Deus, de Quem ele é a imagem na terra.
BODIN, J. In: MARQUES,
A.; BERUTTI, F.; FARIA, R. História
moderna através de textos. São Paulo: Contexto, 1999. p. 61-62.
O fim último causa final e desígnio dos homens [...], ao
introduzir aquela restrição sobre si mesmos sob a qual os vemos viver nos
Estados, é o cuidado com sua própria conservação e com uma vida mais
satisfeita. Quer dizer, o desejo de sair daquela mísera condição de guerra que
é a consequência necessária [...] das paixões naturais dos homens, quando não
há um poder visível capaz de os manter em respeito, forçando-os, por medo do
castigo, ao cumprimento de seus pactos [...].
HOBBES, Thomas. Leviatã,
1651. In: Os pensadores, 1983.
A partir dos trechos das obras de Jean Bodin e Thomas Hobbes, diferencie
a proposta apresentada por eles sobre o poder dos monarcas.
QUESTÃO 04 - Assunto:
Renascimento
Observe
a figura.
Homem de Vitrúvio
(Fonte: historiaeorenascimento.blogspot.com)
A figura acima, intitulada
Homem de Vitrúvio, representa o período renascentista. A partir dela podemos
perceber que uma das CARACTERÍSTICAS
do Renascimento era o antropocentrismo.
Cite mais três
características do Renascimento.
QUESTÃO
05 - Assunto: A
religião e as artes no mundo moderno
O
Renascimento e a Reforma são considerados movimentos que inauguraram a
modernidade ocidental.
EXPLIQUE como esses acontecimentos contribuiram na
mudança de comportamento do homem moderno.
QUESTÃO 06 - Assunto:
Reforma
Algumas das 95 teses de Lutero
"21.
Erram os pregadores de indulgências quando dizem que pelas indulgências do papa
o homem fica livre de todo o pecado e que está salvo.
27.
Enganam os homens que dizem que.. logo que a moeda é lançada na caixa a alma
voa (do Purgatório).
33.
Deve-se desconfiar daqueles que dizem que as indulgências do papa são um
inestimável dom divino pelo qual o homem se reconcilia com Deus.
36.
Qualquer cristão verdadeiramente arrependido um plena remissão do castigo e do
pecado; ela é-Ihe devida sem indulgências.
50. E
preciso ensinar aos cristãos que. se o papa conhecesse as usurpações dos
pregadores de indulgências. ele preferiria que a Basílica de São Pedro
desaparecesse em cinzas a vê-la construída com a pele. a carne e os ossos das
suas ovelhas.
86.
Por que é que o papa [...J não constrói a Basílica de São Pedro com seu próprio
dinheiro e não com o das suas ovelhas'?
95. É preciso exortar os cristãos a esperar entrar no céu mais por
verdadeira penitência do que por uma Ilusória tranquilidade de espírito."
a) EXPLIQUE como Matinho Lutero concebia a
salvação.
b) IDENTIFIQUE no texto acima o foco das críticas de Lutero.
c) EXPLIQUE o que eram indulgências
criticadas por Lutero?
QUESTÃO 07 - Assunto: Reforma Protestante
Leia os textos.
Texto
I
Deus chama cada um para uma
vocação particular cujo objetivo é a glorificação dele mesmo. O comerciante que
busca o lucro, pelas qualidades que o sucesso econômico exige: o trabalho, a
sobriedade, a ordem, responde também ao chamado de Deus, santificando de seu
lado o mundo pelo esforço, e sua ação é santa.
CALVINO,
João. In: MOUSNIER, Roland. História geral
das civilizações. Os séculos XVI e XVII: os processos da civilização
europeia. São Paulo: Difel, 1973. p. 90. v. 1. t. IV.
Texto
II
Deixai de vos atormentar! Deus não é um juiz severo, mas um
pai compassivo. Fazei o que quereis, sois e sereis pecadores por toda a vida.
Contudo, se credes no Redentor, estais salvos. Tende confiança.
LUTERO, Martinho.
Disponível em:
<http://poetawagner.blogspot.com.br/2011/08/textos-reforma-e-contrarreforma.html>.
Acesso em: 8 nov. 2014.
Explique de que
forma os pensamentos anteriormente citados revolucionaram o pensamento da Idade
Moderna.
QUESTÃO 08 – Assunto:
Calvinismo
Leia o texto
atentamente para responder ao que se pede:
Calvinismo e Capitalismo
Você já deve
ter ouvido falar em capitalismo. De modo simplificado, pode se dizer que o
capitalismo caracteriza-se pelo trabalho assalariado e pela busca do lucro. Mas,
afinal, que relação o calvinismo tem com isso? Segundo um estudioso chamado Max
Weber, a moral calvinista favoreceu o desenvolvimento do capitalismo. Veja como
ele chegou a essa conclusão. Calvino dizia que, se uma pessoa enriquecia por
meio do trabalho e de uma vida puritana, era sinal de que tinha sido eleita por
Deus e teria a salvação de sua alma garantida. Vida puritana para ele era
acordar cedo, poupar, não participar de jogos de azar, não ingerir bebidas
alcoólicas e dedicar-se ás orações e ao trabalho. Pois bem, ao valorizar o
trabalho, uma vida regrada e o hábito de guardar dinheiro, o calvinismo
aprovava o estilo de vida da burguesia contribuindo para isso com o nascimento
do capitalismo.
a) Qual a diferença entre as ideias de Martinho Lutero e João
Calvino?
b) De acordo com o texto e com a matéria vista em aula, qual
a diferença entre o capitalismo e as relações econômicas do feudalismo?
QUESTÃO 09 - Assunto: A religião e as artes no mundo moderno
A Contra
Reforma Católica, dentro do espírito de reestruturação da Igreja, procurou
ativar o Tribunal de Inquisição.
a) EXPLIQUE o que foi o Tribunal de Inquisição.
b) EXPLIQUE como funcionava esse tribunal.
QUESTÃO 10 - Assunto: A religião e as artes no mundo moderno
No meio de pestes terríveis, de repetidas guerras e de aflitivas lutas
civis, numa Europa Ocidental e Central abalada por brutais reviravoltas da
conjuntura econômica, a Igreja de Cristo parecia navegar à deriva para o
abismo. Mas o século XVI viu-a recuperar-se e, ao mesmo tempo, quebrar-se e
mostrar à luz do dia o escandaloso espetáculo de ódio entre os seus filhos.
(DELUMEAU, J.A
Civilização do Renascimento. Lisboa, Estampa, 1984.)
EXPLIQUE o contexto histórico que justifica a
expressão “a
Igreja de Cristo parecia navegar
à deriva para o abismo” utilizada pelo autor no trecho acima.
QUESTÃO 11 - Assunto: Contra
Reforma
Quais foram as
medidas tomadas pela igreja Católica para tentar impedir o avanço das igrejas
protestantes? Cite e explique pelo menos dois elementos da contrarreforma
católica.
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