segunda-feira, 18 de novembro de 2019

ATIVIDADE AVALIATIVA 1°ANO / 4° BIMESTRE - profª SIMONIA



NOME:                                                                                                       
1º ano do Ensino Médio
TURMA: 
Data  

DISCIPLINA: HISTÓRIA 
PROF.: SIMONIA 
ASSUNTO:  ATIVIDADE AVALIATIVA 1°ANO / 4° BIMESTRE
VALOR:  10 PTS.
NOTA:


·         Imprimir e responder com letra legível na própria folha (atrás).
·         O trabalho é individual

QUESTÃO 01 - Assunto: Idade Moderna: Estados Nacionais

Cite as principais características dos Estados Nacionais modernos.

QUESTÃO 02 - Assunto: As relações políticas na Europa após a Idade Média

Leia o trecho a seguir:

Foi no século XIV que ocorreu na Europa o início do fortalecimento do poder central por meio das monarquias nacionais, apontando para a organização do Estado Moderno. O processo de formação desse Estado foi bastante contraditório, tornando difícil sua definição. Na realidade ele refletia um longo período de transição, em que forças políticas e sociais renovadoras (como a burguesia) pro­curavam seu espaço político e outras lutavam para manter o poder e seus privilégios (nobreza).

APRESENTE 2 (dois) privilégios recebidos pela burguesia e pela nobreza na afirmação dos Estados Modernos.


QUESTÃO 03 -  Assunto: Absolutismo monárquico
Leia os textos.

Nada havendo de maior sobre a terra, depois de Deus, que os príncipes soberanos, e sendo por Ele estabelecidos como seus representantes para governarem os outros homens, é necessário lembrar-se de sua qualidade, a fim de respeitar-lhes e reverenciar-lhes a majestade com toda a obediência, a fim de sentir e falar deles com toda a honra, pois quem despreza seu príncipe soberano despreza a Deus, de Quem ele é a imagem na terra.

BODIN, J. In: MARQUES, A.; BERUTTI, F.; FARIA, R. História moderna através de textos. São Paulo: Contexto, 1999. p. 61-62.

O fim último causa final e desígnio dos homens [...], ao introduzir aquela restrição sobre si mesmos sob a qual os vemos viver nos Estados, é o cuidado com sua própria conservação e com uma vida mais satisfeita. Quer dizer, o desejo de sair daquela mísera condição de guerra que é a consequência necessária [...] das paixões naturais dos homens, quando não há um poder visível capaz de os manter em respeito, forçando-os, por medo do castigo, ao cumprimento de seus pactos [...].
HOBBES, Thomas. Leviatã, 1651. In: Os pensadores, 1983.

A partir dos trechos das obras de Jean Bodin e Thomas Hobbes, diferencie a proposta apresentada por eles sobre o poder dos monarcas.

QUESTÃO 04 - Assunto: Renascimento
Observe a figura.


1      Homem de Vitrúvio
(Fonte: historiaeorenascimento.blogspot.com)

A figura acima, intitulada Homem de Vitrúvio, representa o período renascentista. A partir dela podemos perceber que uma das CARACTERÍSTICAS do Renascimento era o antropocentrismo.
Cite mais três características do Renascimento.

QUESTÃO 05 - Assunto: A religião e as artes no mundo moderno

O Renascimento e a Reforma são considerados movimentos que inauguraram a modernidade ocidental.

EXPLIQUE como esses acontecimentos contribuiram na mudança de comportamento do homem moderno.

QUESTÃO 06 - Assunto: Reforma

                                                          Algumas das 95 teses de Lutero

"21. Erram os pregadores de indulgências quando dizem que pelas indulgências do papa o homem fica livre de todo o pecado e que está salvo.
27. Enganam os homens que dizem que.. logo que a moeda é lançada na caixa a alma voa (do Purgatório).
33. Deve-se desconfiar daqueles que dizem que as indulgências do papa são um inestimável dom divino pelo qual o homem se reconcilia com Deus.
36. Qualquer cristão verdadeiramente arrependido um plena remissão do castigo e do pecado; ela é-Ihe devida sem indulgências.
50. E preciso ensinar aos cristãos que. se o papa conhecesse as usurpações dos pregadores de indulgências. ele preferiria que a Basílica de São Pedro desaparecesse em cinzas a vê-la construída com a pele. a carne e os ossos das suas ovelhas.
86. Por que é que o papa [...J não constrói a Basílica de São Pedro com seu próprio dinheiro e não com o das suas ovelhas'?
95. É preciso exortar os cristãos a esperar entrar no céu mais por verdadeira penitência do que por uma Ilusória tranquilidade de espírito."

a) EXPLIQUE como Matinho Lutero concebia  a salvação.
b) IDENTIFIQUE no texto acima o foco das críticas de Lutero.
c) EXPLIQUE o que eram indulgências criticadas por Lutero?

QUESTÃO 07 -  Assunto:  Reforma Protestante
Leia os textos.

Texto I

Deus chama cada um para uma vocação particular cujo objetivo é a glorificação dele mesmo. O comerciante que busca o lucro, pelas qualidades que o sucesso econômico exige: o trabalho, a sobriedade, a ordem, responde também ao chamado de Deus, santificando de seu lado o mundo pelo esforço, e sua ação é santa.

CALVINO, João. In: MOUSNIER, Roland. História geral das civilizações. Os séculos XVI e XVII: os processos da civilização europeia. São Paulo: Difel, 1973. p. 90. v. 1. t. IV.

Texto II

Deixai de vos atormentar! Deus não é um juiz severo, mas um pai compassivo. Fazei o que quereis, sois e sereis pecadores por toda a vida. Contudo, se credes no Redentor, estais salvos. Tende confiança.

LUTERO, Martinho. Disponível em: <http://poetawagner.blogspot.com.br/2011/08/textos-reforma-e-contrarreforma.html>. Acesso em: 8 nov. 2014.

Explique de que forma os pensamentos anteriormente citados revolucionaram o pensamento da Idade Moderna.

QUESTÃO 08 – Assunto: Calvinismo
Leia o texto atentamente para responder ao que se pede:

Calvinismo e Capitalismo
Você já deve ter ouvido falar em capitalismo. De modo simplificado, pode se dizer que o capitalismo caracteriza-se pelo trabalho assalariado e pela busca do lucro. Mas, afinal, que relação o calvinismo tem com isso? Segundo um estudioso chamado Max Weber, a moral calvinista favoreceu o desenvolvimento do capitalismo. Veja como ele chegou a essa conclusão. Calvino dizia que, se uma pessoa enriquecia por meio do trabalho e de uma vida puritana, era sinal de que tinha sido eleita por Deus e teria a salvação de sua alma garantida. Vida puritana para ele era acordar cedo, poupar, não participar de jogos de azar, não ingerir bebidas alcoólicas e dedicar-se ás orações e ao trabalho. Pois bem, ao valorizar o trabalho, uma vida regrada e o hábito de guardar dinheiro, o calvinismo aprovava o estilo de vida da burguesia contribuindo para isso com o nascimento do capitalismo.

a) Qual a diferença entre as ideias de Martinho Lutero e João Calvino?

b) De acordo com o texto e com a matéria vista em aula, qual a diferença entre o capitalismo e as relações econômicas do feudalismo?

QUESTÃO 09 - Assunto: A religião e as artes no mundo moderno

A Contra Reforma Católica, dentro do espírito de reestruturação da Igreja, procurou ativar o Tribunal de Inquisição.

a) EXPLIQUE o que foi o Tribunal de Inquisição.

b) EXPLIQUE como funcionava esse tribunal.


QUESTÃO 10 - Assunto: A religião e as artes no mundo moderno

No meio de pestes terríveis, de repetidas guerras e de aflitivas lutas civis, numa Europa Ocidental e Central abalada por brutais reviravoltas da conjuntura econômica, a Igreja de Cristo parecia navegar à deriva para o abismo. Mas o século XVI viu-a recuperar-se e, ao mesmo tempo, quebrar-se e mostrar à luz do dia o escandaloso espetáculo de ódio entre os seus filhos.

(DELUMEAU, J.A Civilização do Renascimento. Lisboa, Estampa, 1984.)

EXPLIQUE o contexto histórico que justifica a expressão “a Igreja de Cristo parecia navegar à deriva para o abismo” utilizada pelo autor no trecho acima.

QUESTÃO 11 - Assunto: Contra Reforma

Quais foram as medidas tomadas pela igreja Católica para tentar impedir o avanço das igrejas protestantes? Cite e explique pelo menos dois elementos da contrarreforma católica.

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