quarta-feira, 20 de novembro de 2019

ATIVIDADE AVALIATIVA 2°ANO F / 4° BIMESTRE - profª SIMONIA



NOME:                                                                                                       
2º ano do Ensino Médio
TURMA: 2º F
Data  29/11/2019

DISCIPLINA: HISTÓRIA 
PROF.: SIMONIA 
ASSUNTO:  ATIVIDADE AVALIATIVA 2°ANO / 4° BIMESTRE
VALOR:  10 PTS.
NOTA:




·         Imprimir e responder com letra legível na própria folha (atrás).
·         O trabalho é individual

Leia o texto abaixo e responda às questões 01 e 02.
As restrições e o controle intensivo sobre a colônia, tão característicos do mercantilismo ibérico, não se apresentaram na colonização inglesa da América do Norte. O resultado foi uma relativa autonomia econômica e política das colônias, fato mais evidente na Nova  Inglaterra. Por seu caráter de povoamento, os colonos ali procuraram criar e desenvolver uma “nova Inglaterra”, em tudo semelhante à sua terra de origem, e não apenas enriquecer-se para regressar à metrópole. Contribuiu também para o ameno pacto colonial na região, a instabilidade política inglesa no século XVII, com suas guerras civis (Revolução Puritana, Revolução Gloriosa) e guerras européias, que concentravam a atenção da coroa e das elites nacionais, deixando num segundo plano a intensificação da exploração colonial
(VICENTINO, Cláudio. História Geral. São Paulo, Scipione, 1997. P. 231.)
QUESTÃO 01 - Assunto: Idade Moderna
Identifique, a partir do texto, o que foi a política de “Negligência Salutar” e as suas consequências.

QUESTÃO 02 - Assunto: Idade Moderna
Identifique no texto a justificativa para a “Negligência Salutar”.

QUESTÃO 03 - Assunto: Idade Moderna
Qual traço da história dos Estados Unidos, após a independência, reforça a tese daqueles que negam o caráter revolucionário desse processo?

QUESTÃO 04 – Assunto: Idade Moderna
Resuma os acontecimentos ocorridos nos dois Congressos Continental da Filadélfia

QUESTÃO 05- Assunto: Revolução Francesa



Observe os gráficos abaixo.
(Fonte: FRANCO JR, Hilário e FILHO, Ruy de O. Andrade. Atlas – História Geral. São Paulo: Scipione. p.55)

 

A partir da análise do gráfico elabore um parágrafo de no máximo 10 linhas relacionando a situação econômica da França ao processo revolucionário de 1789.

QUESTÃO 06 – Assunto: Revolução Francesa
Explique o significado simbólico e político da “Queda da Bastilha”.



QUESTÃO 07 - Assunto: Revolução francesa
O poema que você lerá  a seguir faz parte de uma canção popular, composta por autor anônimo para comemorar a Queda da Bastilha.

Cantemos a glória e a vitória
Do Terceiro Estado,
Que demonstra como são lestos(ágeis)
num combate.
Paris em guerra, à miséria
Estava reduzida,
A burguesia sacrifica-se
sem objeção. (...)
Na Bastilha o fogo crepita
neste combate.
Guardas franceses, guardas burgueses,
com o mesmo ardor,
com grandeza de alma, de fogo
     [e chamas,
Não tem medo!
Como granizo, todos misturados,
Tiros de canhão. (...)
Governador (da bastilha) traidor  
      [nos aparenta bom acolhimento. (...)
               

Finge ter amizade
aos nossos soldados;
Mas os covardes mandam sem parar
todos para a morte.
As nossas tropas,enraivecidas,
sem desfalecimento,
marciais e sem igual,
sobem ao assalto.
A cidadela, embora cruel,
não pode resistir.
Faz-se a brecha, vitória completa
Vamos obter. (...)
Tomada da Bastilha,
Jornada sangrenta, mas triunfal,
Que graça celeste! (...)

(Em : Gustavo Freitas.900 textos e documentos de história. 2. ed. Lisboa, Plátano, s/d.v.3, p87-8).
                   

IDENTIFIQUE os participantes da revolução e descreva a sua classe.

QUESTÃO 08 -  Assunto: Revolução francesa
A luta pela liberdade na Revolução Francesa de 1789 possibilitou a conquista de direitos essenciais que até hoje formam alguns dos pilares do mundo contemporâneo.

Cite os principais direitos assegurados na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789.

QUESTÃO 09 - Assunto: Revolução Francesa
O jogo da péla é considerado um dos ancestrais do tênis. Desde o século XIII era praticado em salas fechadas. O jogo atingiu seu auge no século XVII, sendo praticado por clérigos, burgueses e príncipes. Arqueólogos franceses, do INRAP - Institut National de Recherches Archéologiques Préventives (Instituto Nacional de Pesquisas Arqueológicas Preventivas) descobriram vestígios do que pode ter sido a principal quadra oficial do gênero, em sala anexa a Versalhes, provavelmente datando do reinado de Luís XIII (1610-1643). Segundo o INRAP a sala foi desativada em 1643, quando assumiu o trono Luís XIV - que tinha um problema na perna e não podia nem jogar nem dançar. De qualquer maneira uma nova sala desse jogo foi construída no palácio de Versalhes e foi palco de um evento que marcou o início da revolução francesa.                                                                                                               (Correio  Brasiliense, 23/08/02)

EXPLIQUE o significado político do evento que marcou a Revolução Francesa citado no texto.

QUESTÃO 10 - Assunto: Revolução Francesa

Leia o texto abaixo:


            É a liberdade que a burguesia mais se atém. Exige, em primeiro lugar, a liberdade econômica, embora a Declaração dos Direitos não lhe faça nenhuma menção. Isso porque, aos olhos da burguesia, a liberdade econômica era algo implícito e estava presente em vários campos.    
            A liberdade da propriedade veio com a abolição dos privilégios feudais. A liberdade de cultivo foi implantada, embora o Código Rural, de 1791, mantivesse o terreno de pastagem livre e o direito de percurso. A liberdade de produção foi generalizada pelo fim dos monopólios e das corporações. A liberdade do comércio interno foi acompanhada pela unificação do mercado nacional, pela abolição das tarifas internas e dos pedágios. Ao mesmo tempo, a abolição dos privilégios das companhias comerciais liberava o comércio externo. Enfim, foi implantada a liberdade do trabalho, proibindo o direito de associação, de reunião e de greve.

(Fonte: SOBOUL, Albert. A Revolução Francesa. São Paulo: Difel, 1995.p.48-49 – adaptado)


a)     Retire do texto as passagens que comprovam os avanços econômicos conquistados pela França a partir da promulgação da Constituição de 1791.
b)     A Revolução Francesa teve como suporte teórico os ideais iluministas. A leitura do texto permite comprovar que em alguns pontos esses ideais foram esquecidos visando atender aos interesses da burguesia. Transcreva a passagem do texto que confirma a afirmativa acima.


QUESTÃO 11 - Assunto: Bloqueio Continental

 

Como imperador e comandante das forças armadas, Napoleão liderou uma série de guerras para expandir o domínio da França. O exército francês foi fortalecido numericamente em armas e soldados, tornando-se o mais poderoso da Europa.
Em outubro de 1805, a marinha francesa tentou invadir a Inglaterra, mas foi derrotada.
Em represália pela derrota militar para os ingleses, o governo napoleônico procurou outros meios para enfraquecer a Inglaterra. Decretou, em 1806, o Bloqueio Continental.

a)     Conceitue Bloqueio Continental.
b)     Explique o objetivo da decretação do Bloqueio Continental.
c)         Determine a conseqüência da decretação do Bloqueio Continental  para a América Portuguesa.



BOM DESEMPENHO!!!

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