NOME:
|
Nº
| |||
2º ano do Ensino Médio
|
TURMA: 2º F
|
Data
| ||
DISCIPLINA: HISTÓRIA
|
PROF.: SIMONIA
| |||
ASSUNTO: ATIVIDADE AVALIATIVA 2°ANO / 4° BIMESTRE
|
VALOR:
|
NOTA:
|
·
Imprimir e responder com
letra legível na própria folha (atrás).
·
O trabalho é individual
Leia
o texto abaixo e responda às questões 01
e 02.
As
restrições e o controle intensivo sobre a colônia, tão característicos do
mercantilismo ibérico, não se apresentaram na colonização inglesa da América do
Norte. O resultado foi uma relativa autonomia econômica e política das
colônias, fato mais evidente na Nova
Inglaterra. Por seu caráter de povoamento, os colonos ali procuraram
criar e desenvolver uma “nova Inglaterra”, em tudo semelhante à sua terra de
origem, e não apenas enriquecer-se para regressar à metrópole. Contribuiu
também para o ameno pacto colonial na região, a instabilidade política inglesa
no século XVII, com suas guerras civis (Revolução Puritana, Revolução Gloriosa)
e guerras européias, que concentravam a atenção da coroa e das elites
nacionais, deixando num segundo plano a intensificação da exploração colonial
(VICENTINO,
Cláudio. História Geral. São Paulo, Scipione, 1997. P. 231.)
QUESTÃO 01 - Assunto: Idade
Moderna
Identifique, a partir do texto, o que foi
a política de “Negligência Salutar” e as suas consequências.
QUESTÃO 02 - Assunto: Idade
Moderna
Identifique
no texto a justificativa para a “Negligência Salutar”.
QUESTÃO 03 - Assunto: Idade
Moderna
Qual traço da
história dos Estados Unidos, após a independência, reforça a tese daqueles que
negam o caráter revolucionário desse processo?
QUESTÃO 04 – Assunto:
Idade Moderna
Resuma
os acontecimentos ocorridos nos dois Congressos Continental da Filadélfia
Observe os gráficos abaixo.
(Fonte: FRANCO JR, Hilário e FILHO, Ruy de O.
Andrade. Atlas – História Geral. São Paulo: Scipione. p.55)
A partir da
análise do gráfico elabore um parágrafo de no máximo 10 linhas relacionando a
situação econômica da França ao processo revolucionário de 1789.
QUESTÃO 06 – Assunto:
Revolução Francesa
Explique
o significado simbólico e político da “Queda da Bastilha”.
QUESTÃO 07 - Assunto: Revolução
francesa
O poema que você lerá a
seguir faz parte de uma canção popular, composta por autor anônimo para
comemorar a Queda da Bastilha.
Cantemos a
glória e a vitória
Do Terceiro
Estado,
Que demonstra
como são lestos(ágeis)
num combate.
Paris em
guerra, à miséria
Estava
reduzida,
A burguesia
sacrifica-se
sem objeção.
(...)
Na Bastilha o
fogo crepita
neste
combate.
Guardas
franceses, guardas burgueses,
com o mesmo
ardor,
com grandeza
de alma, de fogo
[e chamas,
Não tem medo!
Como granizo,
todos misturados,
Tiros de
canhão. (...)
Governador
(da bastilha) traidor
[nos aparenta bom acolhimento. (...)
|
Finge ter
amizade
aos nossos
soldados;
Mas os
covardes mandam sem parar
todos para a
morte.
As nossas
tropas,enraivecidas,
sem
desfalecimento,
marciais e
sem igual,
sobem ao
assalto.
A cidadela, embora
cruel,
não pode
resistir.
Faz-se a
brecha, vitória completa
Vamos obter.
(...)
Tomada da Bastilha,
Jornada
sangrenta, mas triunfal,
Que graça
celeste! (...)
(Em : Gustavo Freitas.900 textos e documentos de história. 2. ed. Lisboa, Plátano, s/d.v.3, p87-8). |
IDENTIFIQUE os participantes da revolução e descreva a sua classe.
QUESTÃO 08 -
Assunto: Revolução francesa
A luta pela liberdade na Revolução Francesa de 1789
possibilitou a conquista de direitos essenciais que até hoje formam alguns dos
pilares do mundo contemporâneo.
Cite os principais direitos assegurados na
Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão de 1789.
QUESTÃO 09 - Assunto: Revolução Francesa
O jogo da péla é
considerado um dos ancestrais do tênis. Desde o século XIII era praticado em salas
fechadas. O jogo atingiu seu auge no século XVII,
sendo praticado por clérigos, burgueses e príncipes. Arqueólogos franceses,
do INRAP - Institut National de Recherches Archéologiques Préventives
(Instituto Nacional de Pesquisas Arqueológicas Preventivas) descobriram
vestígios do que pode ter sido a principal quadra oficial do gênero, em sala
anexa a Versalhes,
provavelmente datando do reinado de Luís XIII
(1610-1643). Segundo o INRAP a sala foi desativada em 1643, quando assumiu o trono Luís XIV - que tinha um problema
na perna e não podia nem jogar nem dançar. De qualquer maneira uma nova sala
desse jogo foi construída no palácio de Versalhes e foi palco de um evento que
marcou o início da revolução francesa.
(Correio
Brasiliense, 23/08/02)
Leia o texto abaixo:
É a liberdade que a burguesia mais
se atém. Exige, em primeiro lugar, a liberdade econômica, embora a Declaração
dos Direitos não lhe faça nenhuma menção. Isso porque, aos olhos da burguesia,
a liberdade econômica era algo implícito e estava presente em vários campos.
A liberdade da propriedade veio com
a abolição dos privilégios feudais. A liberdade de cultivo foi implantada,
embora o Código Rural, de 1791, mantivesse o terreno de pastagem livre e o
direito de percurso. A liberdade de produção foi generalizada pelo fim dos monopólios
e das corporações. A liberdade do comércio interno foi acompanhada pela
unificação do mercado nacional, pela abolição das tarifas internas e dos
pedágios. Ao mesmo tempo, a abolição dos privilégios das companhias comerciais
liberava o comércio externo. Enfim, foi implantada a liberdade do trabalho,
proibindo o direito de associação, de reunião e de greve.
(Fonte: SOBOUL, Albert. A Revolução Francesa. São
Paulo: Difel, 1995.p.48-49 – adaptado)
Como
imperador e comandante das forças armadas, Napoleão liderou uma série de
guerras para expandir o domínio da França. O exército francês foi fortalecido
numericamente em armas e soldados, tornando-se o mais poderoso da Europa.
Em
outubro de 1805, a marinha francesa tentou invadir a Inglaterra, mas foi
derrotada.
Em
represália pela derrota militar para os ingleses, o governo napoleônico
procurou outros meios para enfraquecer a Inglaterra. Decretou, em 1806, o
Bloqueio Continental.
a)
Conceitue Bloqueio Continental.
b)
Explique o objetivo da decretação do Bloqueio
Continental.
c)
Determine a conseqüência da decretação do
Bloqueio Continental para a América
Portuguesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário