terça-feira, 3 de dezembro de 2019

TRABALHO DE E.I - FÍSICA - 1º C - PROFª AUGUSTA



NOME:                                                                                                       
1º ano do Ensino Médio
TURMA: 1º C
Data        /        /  

DISCIPLINA: FÍSICA 
PROF.: AUGUSTA 
ASSUNTO: ESTUDOS INDEPENDENTES 
VALOR: 40 PTS 
NOTA:




1)    Por que os cosmólogos acreditam que o Universo está se expandindo?
 a) Porque é muito difícil detectar a luz de galáxias distantes.
 b) Porque a luz das galáxias distantes está deslocada para o vermellho.
c) Porque a temperatura do Universo está cada vez mais fria.
d) Nenhuma acima.

2)    . Qual característica observada no nosso Universo visível não é explicada no Big Bang?
a) A ausência de cargas magnéticas isoladas, os monopolos.
b) A temperatura da radiação cósmica de fundo.
c) A maior abundância de hidrogênio em relação ao hélio.
d) Nenhuma acima.

3)    A deflexão da luz das estrelas pelo Sol:
a) é um fenômeno que se deve à natureza quântica da luz.
b) resulta da velocidade finita da luz.
c) curvatura do espaço nas vizinhanças do Sol.

4)    Assinale a opção INCORRETA em reação ao conjunto de astros que formam o Sistema Solar:
a) Os Planetas não têm luz própria. Exemplo de planetas: Terra, Júpiter, Saturno e Marte.
b) Os Planetas giram em torno do Sol. Exemplo de planetas: Mercúrio, Vênus, Terra e Urano.
c) As Estrelas possuem luz própria e iluminam os planetas e satélites.
d) Os Satélites possuem luz própria e giram ao redor do Sol. Exemplo de satélite natural: Lua.
 5) De acordo com a IAU, União Astronômica Internacional, os corpos celestes para serem considerados planetas precisam apresentar as seguintes características, EXCETO:
      a) órbita definida ao redor do sol.
      b) movimento de translação autônomo.
      c) forma arredondada.
      d) luz própria.

6)    A respeito das chamadas estrelas cadentes, marque a alternativa correta:
a) As estrelas cadentes são, na verdade, meteoritos que, ao entrarem na atmosfera terrestre, tornam-se incandescentes em razão do atrito com o ar.
b) As estrelas cadentes resultam de fragmentos de asteroides ou restos de cometas que, ao entrarem na atmosfera terrestre, tornam-se incandescentes por conta do atrito com o ar.
c) Em uma fase do processo de morte de uma estrela, fragmentos (estrelas cadentes) originam-se a partir das explosões estelares e viajam pelo espaço em uma altíssima velocidade.
d) As estrelas cadentes são, na verdade, meteoros que, ao entrarem na atmosfera terrestre, tornam-se incandescentes por conta das reações químicas entre os elementos do meteoro e os elementos do ar.

7) Entre os motivos que levaram o rebaixamento de Plutão a um planeta anão, podemos assinalar corretamente:
a) Possui tamanho reduzido.
b) A sua órbita não é totalmente autônoma.
c) O seu formato é indefinido.
d) Não realiza o movimento de rotação.

8) Por que no Brasil não temos terremotos de grande intensidade?
a) O Brasil se encontra no meio de uma placa tectônica, e, por isso, quase não percebemos os tremores.
b) O Brasil se encontra na borda (ponta) de uma placa tectônica, e, por isso, não percebemos os tremores.
c) A localização do Brasil não interfere na percepção dos tremores.
d) O Brasil se encontra no meio da Placa Africana, e, por isso, quase não percebemos os tremores.

9) Leia a música:
 O dia que o sol declarou seu amor à terra, cantada por Jorge Bem Jor.
Eu sou o sol
Eu sou o astro rei
A maravilha cósmica que Deus fez
Por isso eu lhe dou de presente todo o meu calor
Com muito amor e lhe dizer
Que eu sou o sol
Sou eu que brilho
Pra você meu amor Não fique zangada quando eu esquento a lua
Nos dias que ela fica minguada
Pois ela dizendo que sente ciúmes de você
Não quer se enfeitar nem aparecer
Mas quando eu dou meu calor pra ela
Ela fica nova cheia de vida e toda prosa
Começa a brilhar e a aparecer e dizer:
Que eu sou, eu sou o sol
 A importância do Sol como fonte de energia para Terra está representada pela ideia:
a) “... não fique zangada quando eu esquento a Lua...”
b) “... não quer se enfeitar nem aparecer... “
c) “... eu sou o astro rei a maravilha cósmica...”
d) “... por isso eu lhe dou de presente todo meu calor...”

10) “Dona Benta continuava com os olhos nas estrelas. Súbito, Narizinho, que estava em outro degrau da escada fazendo tricô, deu um berro. - Vovó, Emília está botando a língua para mim! Mas Dona Benta não ouviu. Não tirava os olhos das estrelas. Estranhando aquilo, os meninos foram se aproximando. E ficaram também a olhar para o céu, em procura do que estava prendendo a atenção da boa velha. - Que é, vovó, que a senhora está vendo lá em cima? Eu não estou enxergando nada – disse Pedrinho. Dona Benta não pode deixar de rir-se. Pôs nele os olhos, puxou-o para o seu colo e falou: - Não está vendo nada, meu filho? Então olha para o céu estrelado e não vê nada? - Só vejo estrelinhas – murmurou o menino. - E acha pouco, meu filho? Você vê uma metade do universo e acha pouco? Pois saiba que os astrônomos passam a vida inteira estudando as maravilhas que há nesse céu em que você só vê estrelinhas. É que eles sabem e você não sabe. “Eles sabem ler o que está escrito no céu – e você nem desconfia que haja um milhão de coisas escritas no céu...” ( Extraído do livro Viagem ao Céu, de Monteiro Lobato. 36° ed. São Paulo, Brasiliense, 1988. p.12) Estudando o céu, assim como o Pedrinho, você aprendeu sobre o universo na sua turma. Marque a frase correta:

a) O universo é formado por um conjunto de galáxias e as “estrelinhas” vistas por Pedrinho pertencem à Via Láctea.
b) No céu, os astrônomos observaram que o universo é pequeno, formado só pelo Sol, Terra, Lua e Júpiter.
c) As “estrelinhas” vistas por Pedrinho são o próprio universo.

d) A Terra, a Lua, o Sol, os outros planetas e os cometas são os únicos astros que formam o universo


Nenhum comentário: