NOME:
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Nº
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2º ano do Ensino Médio
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TURMA:
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Data / /
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DISCIPLINA: FÍSICA
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PROF.: DIEGO
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ASSUNTO: ESTUDOS INDEPENDENTES
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VALOR: 40 PTS
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NOTA:
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QUESTÃO 1 – Um bloco de 2
Kg é puxado com velocidade constante por uma distância de 4 m em um piso
horizontal por uma corda que exerce uma força de 14 N fazendo um ângulo de 60º
acima da horizontal. Nessas condições, o trabalho executado pela corda sobre o
bloco é de:
A) 14,0 J.
B) 24,0 J.
C) 28,0 J.
D) 48,1 J.
QUESTÃO 2 – Daniel e André, seu irmão, estão parados
em um tobogã, nas posições mostradas nesta figura:
Daniel tem o dobro do peso de André e a altura em que
ele está, em relação ao solo, corresponde à metade da altura em que está seu
irmão. Em um certo instante, os dois começam a escorregar pelo tobogã. Despreze
as forças de atrito.
É CORRETO afirmar que, nessa situação, ao atingirem o
nível do solo, André e Daniel terão
A) energias cinéticas diferentes e módulos de
velocidade diferentes.
B) energias cinéticas iguais e módulos de velocidade
iguais.
C) energias cinéticas iguais e módulos de velocidade
diferentes.
D) energias cinéticas iguais e módulos de velocidade
iguais.
QUESTÃO 3 – Rita está esquiando
numa montanha dos Andes. A energia cinética dela em função do tempo, durante
parte do trajeto, está representada neste gráfico:
Os pontos Q e R,
indicados nesse gráfico, correspondem a dois instantes diferentes do movimento
de Rita. Despreze todas as formas de atrito.
Com base nessas informações, é CORRETO afirmar que
Rita atinge
A) velocidade máxima em R e
altura máxima em Q.
B) velocidade máxima em Q e
altura mínima em R.
C) velocidade máxima em Q e
altura máxima em R.
D) velocidade máxima em R e
altura mínima em Q.
QUESTÃO
4 – Um garoto gasta 75 J de energia para empurrar uma caixa por três metros.
Sabendo que a direção de aplicação da força do garoto forma um ângulo de 60°
com a direção do deslocamento da caixa, determine o valor da força feita pelo
garoto.
A) 15 N
B) 25 N
C) 40 N
D) 50 N
QUESTÃO 5 – Um esporte atual que tem chamado a atenção por sua
radicalidade é o bungee jumping. É praticado da seguinte maneira: uma corda
elástica é presa por uma de suas extremidades no alto de uma plataforma, em
geral sobre um rio ou lago, e a outra é presa aos pés de uma pessoa que em
seguida salta da plataforma e, ao final de alguns movimentos, permanece
dependurada pela corda, em repouso.
Sejam 70 kg a massa da pessoa, 10 m o comprimento da corda não
tensionada e 100 N/m a sua constante elástica. Desprezando a massa da corda e
considerando que a pessoa, após o salto, executa somente movimentos na
vertical, analise as afirmações abaixo.
I - Em nenhum instante, após o salto, ocorre movimento de queda livre.
II - Durante o movimento oscilatório, a força elástica da corda é a única força que realiza trabalho sobre a pessoa.
III - No movimento oscilatório realizado pela pessoa, a energia mecânica é conservada.
IV - A deformação da corda depende da massa da pessoa.
II - Durante o movimento oscilatório, a força elástica da corda é a única força que realiza trabalho sobre a pessoa.
III - No movimento oscilatório realizado pela pessoa, a energia mecânica é conservada.
IV - A deformação da corda depende da massa da pessoa.
Estão
corretas as afirmações
A) I e
III
B) II e
IV
C) III e
V
D) I e IV
QUESTÃO
6 – Um
corpo é lançado verticalmente para cima num local onde g = 10m/s2.
Devido ao atrito com o ar, o corpo dissipa, durante a subida, 25% de sua
energia cinética inicial na forma de calor e nestas condições, a altura máxima por
ele atingida é 15cm. Dessa maneira, é correto afirmar que a velocidade inicial
de lançamento do corpo é
A) 1 m/s
B) 2 m/s
C) 3 m/s
D) 4 m/s
QUESTÃO 7 – Mantendo uma inclinação de 60º com o plano
da lixa, uma pessoa arrasta a cabeça de um palito de fósforos sobre a lixa,
deslocando-o com velocidade constante por uma distância de 5 cm em um intervalo
de tempo de 0,1s e ao final desse deslocamento, a pólvora se põe em chamas. Se
a intensidade da força, constante, aplicada sobre o palito é 2 N, a potência
desenvolvida pela pessoa, desconsiderando-se eventuais perdas, é:
A) 5 x 101 W
B) 5 x 10-1 W
C) 6 x 10-1 W
D) 6 x 10-2 W
QUESTÃO
8 – Um amolador de facas, ao operar um esmeril, é
atingido por fagulhas incandescentes, mas não se queima. Isso acontece porque
as fagulhas:
A) tem calor específico muito grande.
B) tem temperatura muito baixa.
C) tem capacidade térmica muito pequena.
D) estão em mudança de estado.
QUESTÃO 9
– Um tanque cheio de gasolina de um automóvel, quando
exposto ao sol por algum tempo, derrama uma certa quantidade desse combustível.
Desse fato, conclui-se que:
A) só a gasolina se dilatou.
B) a quantidade de gasolina derramada representa sua dilatação real.
C) o tanque dilatou mais que a gasolina.
D) a quantidade de gasolina derramada representa sua dilatação aparente.
B) a quantidade de gasolina derramada representa sua dilatação real.
C) o tanque dilatou mais que a gasolina.
D) a quantidade de gasolina derramada representa sua dilatação aparente.
QUESTÃO 10 – Misturando-se um litro de água a 70 °C
e dois litros de água a 10°C, obtemos três litros de água a:
A) 25°C B) 30°C C) 35°C C) 70°C
QUESTÃO 11 – Um cientista coloca
um termômetro em um béquer
contendo água no estado líquido.
Supondo que o béquer
esteja num local ao nível do mar, a única leitura que pode ter sido feita
pelo cientista é:
A) 350 K B) 36 K C) 130 °C D) -30 K
QUESTÃO 12 – As tampas metálicas dos recipientes de vidro são mais facilmente removidas quando o conjunto é imerso em água
quente. Tal fato ocorre porque:
A) o metal
dilata-se mais que o vidro,
quando ambos são sujeitos à mesma variação
da temperatura.
D) a água quente lubrifica as superfícies em
contato, reduzindo o atrito entre
elas.
B) a água quente amolece
o vidro, permitindo que a tampa se solte.
C) a água quente amolece
o metal, permitindo que a tampa
se solte.
QUESTÃO 13 – Segundo o IPCC
- Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima, órgão
da ONU, durante
o último século a Antártica
sofreu um aumento de temperatura de 1,2 °C, pelo menos o dobro da média
registrada no resto do planeta
Terra, que ficou entre 0,2 °C e 0,6 °C. Este aumento
de temperatura verificado na Antártica, na escala Kelvin, foi de:
A) 0,6K B) 1,2 K C) 273 K D) 0,8 K
QUESTÃO
14 – Uma pessoa deseja fazer uma dieta para emagrecer comendo apenas gelo.
Sabendo que para perder 1kg de gordura um adulto comum precisa queimar
7700kcal, qual a massa aproximada de gelo que essa pessoa deverá ingerir para
emagrecer pelo menos 1kg de gordura, sabendo que o gelo a ser ingerido já se
encontra na temperatura de fusão. Considere Lfusão = 80cal/g e use QL
= m.L.
A) 150kg
B) 96kg
C) 50kg
D) 20kg
QUESTÃO 15
– As ondas são formas de transferência de energia de uma região para outra.
Existem ondas mecânicas – que precisam de meios materiais para se propagarem –
e ondas eletromagnéticas – que podem se propagar tanto no vácuo como em alguns
meios materiais. Sobre ondas, podemos afirmar corretamente que
A) a
energia transferida por uma onda eletromagnética é diretamente proporcional à
frequência dessa onda.
B) o som
é uma espécie de onda eletromagnética e, por isso, pode ser transmitido de uma
antena à outra, como ocorre nas transmissões de TV e rádio.
C) a luz
visível é uma onda mecânica que somente se propaga de forma transversal.
D)
existem ondas eletromagnéticas que são visíveis aos olhos humanos, como o
ultravioleta, o infravermelho e as micro-ondas.
QUESTÃO 16 – Na
figura está representada a configuração de uma onda mecânica que se propaga com
velocidade de 20 m/s.
A frequência da onda, em hertz, vale:
A) 5,0
B) 10
C) 20
D) 25
QUESTÃO 17 – Uma pessoa deseja alterar a altura do som produzido pelo seu violão. De
acordo com o que foi estudado sobre Acústica, a única opção que traz uma
possibilidade de se fazer isso é a alternativa.
A) tocando com mais ou menos intensidade.
B) ligando o violão em uma caixa de som.
C) trocando as cordas do violão.
D) apertando e afrouxando as tarraxas do violão.
QUESTÃO 18 – Quando ouvimos uma banda de rock ou uma orquestra sinfônica executar uma
música, podemos distinguir o som emitido por cada um dos instrumentos tocados
pelos músicos. Essa é uma das capacidades de nosso aparelho auditivo. A
qualidade do som que nos permite diferenciar cada um dos instrumentos, mesmo
quando tocando simultaneamente a mesma nota musical, é chamada de
A) amplitude
B) altura
C) timbre
D) intensidade
QUESTÃO
19 – Os habitantes dos pinheirais formados por araucárias começaram a
produzir cerâmicas e aperfeiçoaram seus instrumentos de trabalho. Para
descascar e moer cereais, as índias usavam um pilão de pedra. Se uma índia
batesse nos cereais 20 vezes por minuto, a frequência das batidas, em Hz, seria
de, aproximadamente,
A) 0,2
B) 0,3
C) 0,6
D) 2
QUESTÃO
20 – Uma ambulância está com a sirene ligada e emitindo um sinal sonoro. Uma
pessoa que se encontra parada, percebe uma alteração do som quando a ambulância
se aproxima e novamente percebe outra alteração quando a ambulância se afasta.
Do ponto de vista da Física, qual das alternativas abaixo melhor explica essa
situação?
A)
Houve REVERBERAÇÃO do som e pessoa escutou o som aumentando e diminuindo seu
volume.
B)
Aconteceu o EFEITO DOPPLER e a pessoa escutou o som ficando mais alto e mais
baixo.
C)
Houve uma RESSONÂNCIA do som e a pessoa escutou o som aumentando e diminuindo
seu volume.
D)
Houve uma REFRAÇÃO do som e a pessoa escutou o som com maior e menor
velocidade.
QUESTÃO
21 – Na música, uma das frequências fundamentais é dada por f = 110Hz, que
corresponde ao Lá1, a décima quinta nota branca de um piano.
Lembrando dos conceitos estudados em sala de aula, qual é, respectivamente, a
frequência de vibração do seu 2º, 3º e 4º harmônicos?
A)
220Hz, 330Hz e 440Hz
B)
110Hz, 220Hz e 330Hz
C)
110Hz, 330Hz e 440Hz
D)
220Hz, 440Hz e 660Hz
QUESTÃO 22 – A audição é um sentido ligado à percepção dos sons e está relacionada
diretamente com o funcionamento adequado da orelha. Sobre esse sentido e o
órgão responsável por ele, marque a alternativa INCORRETA:
A) A orelha é dividida em orelha externa, média
e interna.
B) Na orelha média encontra-se a membrana do
tímpano.
C) O nervo auditivo está localizado na orelha
média.
D) A cóclea contém células responsáveis por
captar sons.
QUESTÃO 23 – Durante uma aula sobre acústica, o professor Diego propõe a
seguinte situação: uma onda sonora de comprimento λ = 35m se propaga no ar com
velocidade de aproximadamente 350m/s. Para que os alunos interajam com a
atividade, o professor pergunta se alguma pessoa pode ouvir essa onda como um
som audível e para a surpresa do professor todos respondem que não, que essa
onda sonora não representa um som e que nenhum ser humano pode escutar tal
onda. Sobre a resposta unânime dos alunos é possível afirmar que
A) está correta, pois a frequência dessa onda está acima do espectro
sonoro audível pelo ser humano.
B) está incorreta, pois a frequência dessa onda está dentro do espectro
sonoro audível pelo ser humano.
C) está correta, pois a frequência dessa onda está abaixo do espectro
sonoro audível pelo ser humano.
D) está incorreta, pois cada pessoa escuta uma faixa de frequência
diferente do outro.
QUESTÃO 24
– A Ponte de Tacoma, nos Estados Unidos, ao receber impulsos periódicos do
vento, entrou em vibração e foi totalmente destruída. O fenômeno que melhor
explica esse fato é:
A)
o efeito Doppler
B)
a difração
C)
a interferência
D)
a ressonância
Questão 25 – A luz
branca incide sobre um meio transparente cujo índice de refração é igual a 1,2.
Sobre essa situação, é correto afirmar que
A) a velocidade da luz
nesse meio é 1,2 vezes mais lenta do que no vácuo.
B) a velocidade da luz
nesse meio é 1,2 vezes mais rápida do que no vácuo.
C) a velocidade da luz
nesse meio é igual à velocidade da luz no vácuo.
D) a velocidade da luz
nesse meio depende da velocidade do seu observador.
Questão 26 – Quando a
luz branca atravessa um prisma transparente, ela decompõe-se, tornando evidente
o espectro de cores que se unem para formá-la. O fenômeno descrito refere-se à:
A) reflexão da luz.
B) absorção da luz.
C) difração da luz.
D) dispersão da luz.
Questão 27 (ENEM 2016 / Adaptada) – Algumas
crianças, ao brincarem de esconde-esconde, tapam os olhos com as mãos,
acreditando que, ao adotarem tal procedimento, não poderão ser vistas. Essa
percepção da criança contraria o conhecimento científico porque, para serem
vistos, os objetos
A) refletem partículas de luz (fótons), que atingem
os olhos.
B) geram
partículas de luz (fótons), convertidas pela fonte externa.
C) são
atingidos por partículas de luz (fótons), emitidas pelos olhos.
D) são
atingidos pelas partículas de luz (fótons), emitidas pela fonte externa e pelos
olhos.
Questão 28 (PUC MG 2012
/ Adaptada) – Foi René Descartes, em 1637, o primeiro a discutir claramente a
formação do arco-íris. Ele escreveu: “Considerando que esse arco-íris aparece
não apenas no céu, mas também no ar perto de nós, sempre que haja gotas de água
iluminadas pelo Sol, como podemos ver em certas fontes, eu imediatamente
entendi que isso acontece devido apenas ao caminho que os raios de luz traçam
nessas gotas e atingem nossos olhos. Ainda mais, sabendo que as gotas são
redondas, como fora anteriormente provado e, mesmo que sejam grandes ou
pequenas, a aparência do arco-íris não muda de forma nenhuma, tive a ideia de
considerar uma bem grande, para que pudesse examinar melhor…”
Das alternativas abaixo, aquela que traz os
fenômenos ópticos responsáveis pela formação do arco-íris é
A) difração e refração
B) interferência e refração
C) reflexão e interferência
D) refração e reflexão
Questão 29 (ENEM 2019 /
Adaptada) – “Quando se considera a extrema velocidade com que a luz se espalha
por todos os lados e que, quando vêm de diferentes lugares, mesmo totalmente
opostos, [os raios luminosos] se atravessam uns aos outros sem se atrapalharem,
compreende-se que, quando vemos um objeto luminoso, isso não poderia ocorrer
pelo transporte de uma matéria que venha do objeto até nós, como uma flecha ou
bala atravessa o ar; pois certamente isso repugna bastante a essas duas propriedades
da luz, principalmente a última”.
O texto contesta que
concepção acerca do comportamento da luz?
A) O entendimento de que
a luz precisa de um meio de propagação, difundido pelos defensores da
existência do éter.
B) O modelo corpuscular
defendido por Newton, que descreve a luz como um feixe de partículas.
C) O modelo ondulatório
para a luz, o qual considera a possibilidade de interferência entre feixes
luminosos.
D) A crença na
velocidade infinita da luz, defendida pela maioria dos filósofos gregos.
Questão 30 (ENEM 2019 /
Adaptada) Os olhos humanos normalmente têm três tipos de cones
responsáveis pela percepção das cores: um tipo para tons vermelhos, um para tons
azuis e outro para tons verdes. As diversas cores que enxergamos são o
resultado da percepção das cores básicas, como indica a figura.
A protanopia é um tipo de daltonismo em que há
diminuição ou ausência de receptores da cor vermelha. Considere um teste com
dois voluntários: uma pessoa com visão normal e outra com caso severo de
protanopia. Nesse teste, eles devem escrever a cor dos cartões que lhes são
mostrados. São utilizadas as cores indicadas na figura.
Para qual
cartão os dois voluntários identificarão a mesma cor?
A)
Vermelho.
B) Verde.
C)
Magenta.
D) Branco.
D) Branco.
Questão 31 – Thomas
Young (1773-1829) fez a luz de uma fonte passar por duas fendas paralelas antes
de atingir um obstáculo e observou no anteparo o surgimento de regiões claras e
escuras, ajudando a fortalecer a teoria de Huygens sobre a natureza da luz.
Marque a alternativa verdadeira a respeito desse fenômeno:
A) Trata-se do fenômeno da refração, em que a luz
tem condição de passar por obstáculos.
B) Trata-se do fenômeno da polarização, que ocorre
somente com ondas mecânicas.
C) Trata-se do fenômeno da difração, em que, após a
passagem por pequenos obstáculos, as ondas tendem a contorná-lo.
D) Trata-se do fenômeno da difração, em que, após a
passagem por pequenos obstáculos, as ondas mecânicas tendem a contorná-lo.
Questão 32 – Um feixe de
luz de comprimento de onda de 600 nm se propaga no vácuo até atingir a
superfície de uma placa de vidro. Sabendo-se que o índice de refração do vidro
é n = 1,5 e que a velocidade de propagação da luz no vácuo é C = 3 x 108 m/s,
o comprimento de onda e a velocidade de propagação da onda no vidro em nm e
m/s, respectivamente, são: (Obs.: Considere 1 nm = 1 x 10-9 m
e).
A) 400 nm; 2 x 108 m/s
B) 200 nm; 4 x 108 m/s
C) 200 nm; 2 x 108 m/s
D) 400 nm; 1 x 108 m/s
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