quinta-feira, 29 de outubro de 2020

PET 300 ANOS DE MINAS GERAIS

 





            Com alegria, comunicamos que o Estado de Minas Gerais completará 300 anos no dia 2 de dezembro de 2020. Nas escolas, o tricentenário do Estado deverá ser assinalado pela valorização da história e cultura de Minas Gerais, por meio da realização de atividades pedagógicas, cuja culminância ocorrerá em novembro, mês no qual promovemos a Semana de Educação para a Vida, estabelecida pela Lei Federal nº 11.988/2009 e celebramos o Dia da Consciência Negra, 20 de Novembro, instituído pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011.
                Assim, este Guia de Orientações, bem como o PET Comemorativo dos 300 Anos de Minas Gerais foram elaborados com a contribuição da área de Educação das Relações Étnicoraciais, objetivando que as atividades possam ser realizadas considerando a passagem do Tricentenário nas escolas públicas estaduais, rememorando a trajetória do povo mineiro, a construção e o desenvolvimento do Estado de Minas Gerais.
            Destacamos que a Educação das Relações Étnico-raciais tem como objetivo facilitar o conhecimento e os estudos relacionados à diversidade étnica da população brasileira, proporcionando melhoria das relações de convívio social no ambiente escolar, estimulando e apoiando práticas pedagógicas voltadas para a valorização da cultura e história dos povos tradicionais, viabilizando o cumprimento da Lei Nº10.639/2003.
                    Nesse sentido, recomendamos que seja considerada a representatividade da população Afro-brasileira no território mineiro, nas abordagens disciplinares, textos e materiais selecionados, para os trabalhos que serão desenvolvidos pelas unidades escolares.
                    Esperamos que a realização de estudos temáticos integrados possam abarcar diversas áreas do conhecimento, desenvolvendo habilidades e competências na perspectiva da formação integral dos estudantes. Dessa forma, esta proposta pretende conectar os pilares fundamentais da educação - aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver e aprender a ser, incentivando, o conhecimento e as práticas de convivência democrática integradas aos princípios do Currículo Referência de Minas Gerais - CRMG e aos propósitos da Base Nacional Comum Curricular - BNCC. Por fim, a proposta de atividades referentes à passagem dos 300 anos de Minas Gerais, abordadas neste documento, devem considerar a intensificação dos estudos da História da África e Afro-brasileiras, assim como poderão compor ou subsidiar as atividades planejadas pelas escolas da rede estadual de ensino para a “Semana de Educação para a Vida”. A organização das atividades da Semana de Educação para a Vida, prevista pela Resolução SEE nº 4.254/2019 para o período de 16 a 20 de novembro, deverá respeitar as especificidades regionais e culturais.

DIVULGAÇÃO SEE MG por meio do site https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br. 
Disponível em: < https://drive.google.com/file/d/1xiAItsxP22VISEEkAE5l7zuQydLLXiq-/view>
ACESSE O MATERIAL



Nenhum comentário: