domingo, 11 de dezembro de 2016

ESTUDOS INDEPENDENTES - MATEMÁTICA - 3º ANO - PROFªS ANDREIA / JEANE




E.E TRÊS PODERES
                                      


 Ensino Médio


Série:
3° ano
TODOS
  Valor: 40,0 pontos       


Disciplina: MATEMÁTICA
Profªs. :ANDREIA  / JEANE

Trabalho - ESTUDOS INDEPENDENTES








Prezado Aluno (a),





     Chegou o momento de retomar o que você, por algum motivo, deixou de aprender durante o ano letivo. Para isso, procure estudar com seriedade e dedicação tornando esta 2ª oportunidade a favor do seu crescimento e sucesso.

     Acredito no seu potencial e tenho a certeza que o seu resultado será fruto do seu esforço!



Orientações para os Estudos Independentes



Essa atividade deve ser feita em folha separada, para entregar no dia _____ / ______ / _________.

Faça com capricho e organização. Lembre-se que é preciso deixar todos os cálculos e/ou justificativas, necessários para a resolução de todos os exercícios.



A Avaliação será baseada neste trabalho e em tudo o que foi trabalhado em sala de aula: matéria e os exercícios trabalhados pelo em seu caderno, atividades e avaliações realizadas ao longo do ano.



Bons estudos!

Profª. Andréa Costa/ Jeane Andréa



Questão 1: O ponto A = (m + 3, n - 1) pertence ao 3º quadrante. Neste caso, quais são os possíveis valores de m e n?





Questão 2:  Calcule a distância entre os pontos A(a - 2, b + 8) e B(a + 4, b).





Questão 3: Sendo A(3, 1), B(4, -4) e C(-2, 2) vértices de um triângulo, classifique-o quanto aos seus lados (equilátero, isósceles ou escaleno).





Questão 4: As coordenadas do ponto médio de um segmento AB são ( - 1, 2). Sabendo-se que as coordenadas do ponto A são ( 2, 5), quais devem se as coordenadas do ponto B?





Questão 5:(MACK-SP) No triângulo ABC, A(1, 1) é um dos vértices, N(5, 4) é o ponto médio do lado BC e M(4, 2) é o ponto médio do lado AB. Calcule as coordenadas dos vértices B e C e o baricentro do triângulo.


 

Questão 6:  Determine y para que os pontos A(3, 5), B(-3, 8) e C(4, y) sejam colineares.


 


Questão 7: Determine a equação da reta que passa pelos pontos A(-3, 2) e B(5, -4).

 


 

Questão 8:  Determine a equação geral da reta mostrada na figura abaixo:




Questão 9: Determine a equação geral da reta representada pelo gráfico abaixo:











Questão 10: Determine a equação geral da reta representada pelo gráfico abaixo:










Questão 11: Mateus representou uma reta no plano cartesiano, como mostra a figura.



De acordo com as informações contidas no gráfico, determine a equação geral da reta r.

Questão 12: Determine a equação da reta que passa pelo ponto ( 3, - 2) com inclinação de 60º.


Questão 13: Determine o ponto de interseção das retas r : x + 2y = 3 e s: 2x + 3y – 5 = 0.

Questão 14: Determine a equação reduzida da reta que passa pelo ponto P(2, - 3) e é perpendicular à reta   y = 3x – 1.


 


Questão 15: qual é a equação reduzida da reta que passa pela origem e é paralela à reta r: y = - 3x – 2?



Questão 16:(Pucsp) Os pontos A=(-1; 1), B=(2; -1) e C=(0; -4) são vértices consecutivos de um quadrado ABCD. Qual é a equação da reta suporte da diagonal BD desse quadrado?



Questão 17: Determine a equação da reta que passa pelo ponto A(3, – 5) e é paralela à reta de equação 8x – 2y + 1 = 0.



Questão 18: Determinar a reta perpendicular a 2x 5y = 3 pelo ponto P(-2; 3).



Questão 19: (Ufrn) Na figura a seguir, tem-se o gráfico de uma reta que representa a quantidade, medida em mL, de um medicamento que uma pessoa deve tomar em função de seu peso, dado em kgf, para tratamento de determinada infecção. O medicamento deverá ser aplicado em seis doses.



Assim, que dose de medicamento receberá uma pessoa que pesa 85kgf?



Questão 20: Calcule :

a) (-3)² + 6² =
b) 3² + (-5)² =
c) (-2)³ - (-1)³ =
d) 5² - 3
 - (-1) =
e) (-10)² - (-3) =

f) 5 . (-3)² + 1 - 6 =
g) 4 . (-1) . (-3)² =
h) -4 . 6 . (-1)
 =
i) (-7)² - 4 . 2 . (-2) =
j) (-6)² - 4 . (-3) . (-3) = 



Questão 21: Seja a função    f : R -----> R            definida por f(x) = 2x . Determine o valor de:  f(a+1) - f(a) .



Questão 22: Determine o valor da  expressão.  





Questão 23: Certa substância radioativa desintegra-se de modo que, decorrido o tempo t, em anos, a quantidade ainda não desintegrada da substância é S = S0 . 2-0,25t, em que S0 representa a quantidade de substância que  havia no início. Qual é o valor de t para que a metade da quantidade inicial desintegre-se?


Questão 24: Uma população de bactérias começa com 100 e dobra a cada três horas. Assim, o número n de bactérias após t horas é dado pela função N(t) = m. 2 t/3.




Nessas condições, determine o tempo necessário para a  população ser de 51.200 bactérias.



Questão 25: (Fatec-SP - Adaptada) Suponhamos que a população de uma certa cidade seja estimada, para daqui a x anos, por                                .


Determine a população referente ao terceiro ano.



Questão 26: Aplicando a definição, calcule o valor dos logaritmos:





Questão 27 : Se log 2 = 0,301 e log 3 = 0,477, calcule o valor de:

a) log 0,018                  b) log 14,4          c)              d)



Questão 28: (MACKENZIE) O pH do sangue humano é calculado por , sendo x a molaridade dos íons . Se essa molaridade for dada por 4,0 .10–8 e, adotando-se log 2 = 0,30, qual o valor desse pH ?



Questão 29: Um reservatório em formato cilíndrico possui 6 metros de altura e raio da base igual a 2 metros. Determine o volume e a capacidade desse reservatório em litros.


Questão 30: Uma piscina em forma de paralelepípedo tem por base um retângulo horizontal de lados 0,8 m e 1,2 m. Um individuo, ao mergulhar completamente  na piscina, faz o nível da água subir 0,075m. Então, qual é  o volume do indivíduo, em litros?






Questão 31: (Unicamp) A figura abaixo apresenta um prisma reto cujas bases são hexágonos regulares. Os lados dos hexágonos medem 5 cm cada um e a altura do prisma mede 10 cm. Calcule o volume do prisma.





Questão 32:







Suponha que o volume de terra acumulada no carrinho-de-mão do personagem seja igual ao do sólido esquematizado na figura abaixo, formado por uma pirâmide reta sobreposta a um paralelepípedo retângulo.
Assim, qual o volume médio de terra que Hagar acumulou em cada ano de trabalho é, em dm3?

Questão 33: Os números complexos são utilizados em várias áreas do conhecimento, tais como engenharia, eletromagnetismo, física quântica, teoria do caos, além da própria matemática, em que são estudadas análise complexa, álgebra linear complexa, álgebra de Lie complexa, com aplicações em resolução de equações algébricas e equações diferenciais.
Em algumas situações, é comum a troca da letra 
Descrição: i\,\! pela letra Descrição: j\,\!, devido ao frequente uso da primeira como indicação de corrente elétrica.

Determine  a solução da equação x² – 14x + 50 = 0, considerando o conjunto dos números complexos:

Questão 34: Sejam os complexos z1 = (2x+1) + yi e z2 = y + 2i. Determine x e y de modo que z1 + z2 = 0

Questão 35: Se f(z) = z² z + 1, então, qual deve ser o valor de  f(1 i) ?


Questão 36: Determine o valor do seguinte produto de (5 + 7i). (3 – 2i) .

Questão 37:(ENEM 2011)  Considere que uma pessoa decida investir uma  determinada quantia e que lhe sejam apresentadas três possibilidades de investimento, com rentabilidades líquidas garantidas pelo período de um ano, conforme  descritas:
- Investimento A: 3 % ao mês
- Investimento B: 36 % ao ano
- Investimento C: 18 % ao semestre
As rentabilidades, para esses investimentos, incidem sobre o valor do período anterior. O quadro fornece algumas aproximações para a análise das rentabilidades:
Descrição: http://soumaisenem.com.br/sites/default/files/captura_de_tela_2013-07-02_as_20.40.58.png
Para escolher o investimento com a maior rentabilidade anual, essa pessoa deverá:
a)  escolher qualquer um dos investimentos A, B ou C, pois as suas rentabilidades anuais são iguais a 36 %.
b) escolher o investimento A, pois a sua rentabilidade anual é maior que as rentabilidades anuais dos investimentos B e C.
c) escolher os investimentos A ou C, pois suas rentabilidades anuais são iguais a 39%
d) escolher o investimento B, pois sua rentabilidade de 36 % é maior que as rentabilidades de 3 % do investimento A e de 18 % do investimento C.

Questão 38: (ENEM 2011) Um jovem investidor precisa escolher qual investimento lhe trará maior retorno financeiro em uma aplicação de R$ 500,00. Para isso, pesquisa o rendimento e o imposto a ser pago em dois investimentos: poupança e CDB (Certificado de Depósito Bancário). As informações obtidas estão resumidas no quadro:

Para o jovem investidor, ao final de um mês, a aplicação mais vantajosa é:
a) a poupança, pois totalizará um montante de R$ 502,80
b) a poupança, pois totalizará um montante de R$ 500,56
c) o CDB, pois totalizará um montante de R$ 504,38
d) o CDB, pois totalizará um montante de R$ 504,21
e) o CDB, pois totalizará um montante de R$ 500,87





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