quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

ESTUDOS INDEPENDENTES - HISTÓRIA - 1º ANO - PROFª HENYRIA



NOME:                                                                                                       
1º ano do Ensino Médio
TURMA: 
Data    29 / 11 / 18

DISCIPLINA: HISTÓRIA  
PROF.: HENYRIA 
ASSUNTO: ESTUDOS INDEPENDENTES 
VALOR: 40 PTS 
NOTA:



QUESTÃO 1 -Sobre a sociedade do Egito antigo analise o desenho abaixo e assinale a opção CORRETA:



A) Não existiam divisões de classes no antigo Egito, todos viviam em harmonia, não existiam riquezas e pobrezas.
B) A sociedade era composta por sua maioria de escravos, camponeses e artesãos, esses eram as classes mais pobres.
C) Existia ascensão social no Egito antigo, um escravo por exemplo, poderia virar um faraó ou escriba, basta esforço pessoal.
D) O chefe de estado no Egito era o Faraó, porém este não fazia parte da classe alta, rica da sociedade.

QUESTÃO 2- (UFAC/2010) Considere as assertivas sobre a civilização grega e escolha a alternativa CORRETA:

I. No seu modelo de democracia os escravos e as mulheres tinham os mesmos direitos que os homens.
II. O pensamento grego tinha por base a razão e supervalorizava o homem (antropocentrismo).
III. A elite grega era muito despojada e trabalhava de forma equivalente aos escravos.
IV. Sua religião era de base politeísta e vários de seus deuses tinham características antropomórficas.

A) Os tópicos II e IV estão corretos, pois tanto a filosofia (pensamento), quanto a religião, tinham como base a razão, inclusive seus deuses também podiam sofrer fraquezas humanas, tais como, paixões, dores e fracassos.
B) O tópico II está correto porque os grandes templos gregos, como o Parthenon e o Templo de Apolo, não poderiam ter sido construídos por escravos e era trabalhando pesado que a elite se preparava para os jogos olímpicos.
C) Os tópicos I e III estão corretos, pois articulam as diversas camadas sociais, em benefício da maioria.
D) O tópico I é o correto, pois no Brasil todos são iguais perante a lei, e nossa democracia é uma réplica perfeita da democracia grega.



QUESTÃO 3- (FUVEST 2015) - Examine estas imagens produzidas no antigo Egito e assinale a opção CORRETA:



A) o caráter familiar do cultivo agrícola no Oriente Próximo, dada a escassez de mão de obra e a proibição, no antigo Egito, do trabalho compulsório.
B) a inexistência de qualquer conhecimento tecnológico que permitisse o aprimoramento da produção de alimentos, o que provocava longas temporadas de fome.
C) o prevalecimento da agricultura como única atividade econômica, dada a impossibilidade de caça ou pesca nas regiões ocupadas pelo antigo Egito.
D) a importância das atividades agrícolas no antigo Egito, que ocupavam os trabalhadores durante aproximadamente metade do ano.


QUESTÃO 4- Leia o trecho a seguir, tema da escola de samba do Salgueiro, em 2007.
“Falar de Candace ... É preciso olhar para trás para ir pra frente. Porque atrás de nós tem um espelho e é nele que está nossa cara verdadeira. Nosso espelho é um espelho de Rainhas. Rainhas-Mães, Rainhas Guerreiras. Candaces. Somos herdeiros dessas Rainhas, temos a fala de nossos ancestrais". (Trecho da peça Candaces - A Reconstrução do Fogo)
A partir desta inspiração inicial, o Salgueiro vem desvendar em seu enredo a história das Candaces, dinastia de rainhas da África Oriental que comandaram, antes da era cristã, um dos mais prósperos impérios do continente. Mais do que uma linhagem de rainhas, Candace torna-se um conceito, através do qual a força da mulher negra se faz presente em lutas, conquistas e no legado matriarcal que venceu o tempo e as distâncias. Assinale a opção CORRETA:

A) A utilização do tema da ancestralidade africana, não tem nenhuma relação com a valorização cultural das nossas matrizes éticas, nem mesmo com a valorização da figura da mulher.
B) A utilização do tema da ancestralidade africana, remonta as raízes culturais do antigo reino da Núbia, um dos mais prósperos impérios do continente.
C) As candaces foram mulheres importantes na sociedade egípcia, desenvolvida no vale do rio Nilo, o único e próspero império do continente.
D) As candaces foram mulheres importantes na sociedade egípcia, bem como na sociedade da Núbia, este último, o único e próspero império do continente.



QUESTÃO 5 - (UPF) Com relação à civilização hebraica, é INCORRETO afirmar:
  
A) O denominado “Cativeiro da Babilônia” constituiu-se no processo de diáspora dos hebreus da região da Palestina. Esse processo os tornou um povo vagante desde aquela migração forçada e consequente dispersão de sua civilização - situação só reparada com a criação do Estado de Israel em 1948.  
B) Suas leis foram sistematizadas a partir de reelaborações de códigos de várias civilizações do Oriente Próximo, todavia, apresentaram uma novidade em relação às demais ao defender os pobres, viúvas e órfãos.  
C) A defesa de um deus uno, transcendente e bom implicava a vivência ética e moral visando à salvação futura de cada um.  
D) A consideração de si mesmos como “povo eleito” incutia nos hebreus a responsabilidade de serem exemplos de moralidade e vivência para as demais civilizações antigas.  


QUESTÃO 6 - Leia o texto abaixo:

Akhenaton rebelou-se contra um mundo antigo – o Egito foi a segunda grande civilização da História. Em primeiro lugar, surgiram os sumérios; depois, os egípcios. E, como no caso da Suméria, a grandeza do Egito foi forjada ao longo de um rio, o Nilo.

COIMBRA, David. Uma história do mundo. 6.ed. Porto Alegre
 Foi por este motivo que Heródoto, historiador grego, escreveu sobre o Egito, assinale a opção CORRETA:

A) “O Nilo é uma dádiva do Egito.”
B) “O Egito é uma dádiva do Nilo.”
C) “No Egito reina o faraó.”
D) “O Egito seria o mesmo com ou sem o Nilo.”


QUESTÃO 7- Nenhum povo do mundo antigo contribuiu tanto para a riqueza e a compreensão da Política, no seu sentido mais amplo, como o fizeram estes. Os nomes de Sócrates, Platão e Aristóteles, no campo da teoria, de Péricles e de Demóstenes na arte da oratória, estão presentes em qualquer estudo erudito que se faça a respeito e mesmo nos mais singelos manuais de divulgação.

O texto acima faz referência a que povo, assinale a opção CORRETA:

A) egípcios                                  
B) hebreus
C) gregos                                   
D) romanos

QUESTÃO 8- Como Gana e Mali, outros grupos humanos da África - que estavam ligados ao comércio e trocavam ouro - também se tornaram reinos, pois desde cedo essa região passou por um processo de urbanização devido à localização próxima ao Oceano Atlântico. Continuando o raciocínio, assinale a alternativa CORRETA, em relação aos reinos descritos acima.

A) Os reinos de Timbuctu: udaneses e Ifés.
B) Os reinos de Isazebo: Bantos e Zulus.
C) Os reinos iorubás: Ifé e Benin.
D) Os reinos sudaneses: Bantos e Benin.

QUESTÃO 9- (Fatec) "A cidade-estado era um objeto mais digno de devoção do que os deuses do Olimpo, feitos à imagem de bárbaros humanos. A personalidade humana, quando emancipada, sofre se não encontra um objeto mais ou menos digno de sua devoção, fora de si mesma."
                               (Toynbee, Arnold J. HELENISMO, HISTÓRIA DE UMA CIVILIZAÇÃO)

Na antiguidade clássica, as cidades-estados representavam, assinale a opção CORRETA:

A) uma forma de garantir territorialmente a participação ampla da população na vida política grega.
B) um recurso de expansão das colônias gregas.
C) uma forma de assegurar a independência política das cidades gregas entre si.
D) uma característica da civilização helenística no sistema político grego.

QUESTÃO 10 - (UFPE) Entre os povos do oriente médio, os hebreus foram os que mais influenciaram a cultura da civilização ocidental, uma vez que o cristianismo é considerado como uma continuação das tradições religiosas hebraicas.
A partir do texto anterior, assinale a alternativa INCORRETA:

A) Os hebreus constituíram dois reinos: o de Judá e o de Israel na Palestina.
B) As guerras geraram a unidade política dos hebreus. Essa unidade se firmou primeiro em torno de juízes e, depois, em volta dos reis.
C) A religião hebraica passou por diversas fases, evoluindo do politeísmo ao monoteísmo difundido pelos profetas.
D) Os hebreus organizaram-se social e economicamente com base na propriedade da terra, o que deu início à Diáspora.

QUESTÃO 11 - Assinale a opção CORRETA. A História é uma ciência que:

A) se fundamenta unicamente em documentos escritos;
B) estuda os acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade.
C) estuda os acontecimentos do passado dos homens, utilizando-se dos vestígios que a humanidade deixou.
D) estuda os acidentes históricos e geográficos do planeta Terra

QUESTÃO 12 - Sobre  o surgimento das primeiras cidades na antiguidade, pode-se dizer que se deram devido à muitos fatores. Assinale a opção INCORRETA sobre esses fatores:

A) Sedentarização da população.
B) Invenção da agricultura
C) Necessidade de fixar em uma local único.
D) Falta de água, como rios e lagos.

QUESTÃO 13- (UFRN) As sociedades que, na Antiguidade, habitavam os vales dos rios Nilo, Tigre e Eufrates tinham em comum um fato específico, assinale a opção CORRETA:

A) terem desenvolvido um intenso comércio marítimo, que favoreceu a constituição de grandes civilizações hidráulicas.
B) serem povos orientais que formaram diversos estados, aos quais organizavam e controlavam a produção de cereais, sem distinção social.
C) haverem possibilitado a formação do Estado a partir da produção de excedentes, da necessidade de controle hidráulico e da diferenciação social.
D) possuírem, baseados na prestação de serviço dos camponeses, imensos exércitos que viabilizaram a formação de grandes impérios milenares.

QUESTÃO 14- (ENEM 2006) - Segundo a explicação mais difundida sobre o povoamento da América, grupos asiáticos teriam chegado a esse continente pelo Estreito de Bering há 18 mil anos. A partir dessa região, localizada no extremo noroeste do continente americano, esses grupos e seus descendentes teriam migrado, pouco a pouco, para outras áreas, chegando até a porção sul do continente. Entretanto, por meio de estudos arqueológicos realizados no Parque Nacional da Serra da Capivara (Piauí), foram descobertos vestígios da presença humana que teriam até 50 mil anos de idade.
Validadas, as provas materiais encontradas pelos arqueólogos no Piauí, é CORRETO afirmar que:

A) comprovam que grupos de origem africana cruzaram o oceano Atlântico até o Piauí há 18 mil anos.
B) contestam a teoria de que o povoamento da América teria iniciado há 18 mil anos.
C) que o homem surgiu primeiramente na América do Norte e, depois, povoou os outros continentes.
D) confirmam que grupos de origem asiática cruzaram o Estreito de Bering há 18 mil anos.


QUESTÃO 15- (Ufpe) Em relação ao momento em que homens e mulheres se colocaram como seres históricos no mundo, é CORRETO afirmar:

A) A invenção da escrita, da roda, do fogo é o que caracteriza os povos, considerados com história, que se estabeleceram às margens do rio Nilo, há milhões de anos.
B) A história da humanidade teve início na região conhecida na antiguidade por Mesopotâmia, quando se inventou a escrita.
C) As pesquisas arqueológicas vêm apontando que a história humana teve início há um milhão de anos, em várias regiões do globo terrestre, simultaneamente.
D) Entre 4 e 6 milhões de anos atrás, surgiram na África os primeiros antepassados do ser humano com os quais teve início a história da humanidade.

QUESTÃO 16- (Ufrn) A prática da agricultura e a criação de rebanhos implicaram alterações nas sociedades neolíticas. Nesse contexto, em diversas comunidades do Oriente Próximo, identifica-se, entre outras transformações, assinale a opção CORRETA:

A) desenvolvimento de Impérios caracterizados pelo afastamento das tradições mítico-religiosas em favor de um pensamento racional e naturalista.
B) ampliação das atividades lucrativas, como, por exemplo, o comércio realizado pelos estrangeiros e seus escravos nos domínios das diversas cidades.
C) surgimento de uma prática política descentralizadora, que permitiu o livre desenvolvimento econômico das diferentes regiões ocupadas.
D) diferenciação social baseada na riqueza e no poder, com o surgimento do Estado, instrumento de controle e apropriação dos recursos naturais.

 QUESTÃO 17- (FGV-SP) Sobre a Revolução Urbana, pode-se afirmar de maneira CORRETA que:

A) ocorreu no final do Paleolítico, graças à utilização de pedra polida pelo homem.
B) representou a intensificação do nomadismo.
C) começou quando os homens derrotaram o poder dos sacerdotes e inauguraram as cidades-Estados.
D) ocorreu no final do Neolítico, quando se ampliou a agricultura irrigada.

QUESTÃO 18- Acerca do estágio cultural conhecido como paleolítico , é INCORRETO afirmar que, nesse estágio, registra(m) -se:

A) o aparecimento do Homo Sapiens e a descoberta do fogo.
B) a invenção da cerâmica e da metalurgia.
C) o nascimento da arte com representações de cenas do cotidiano humano nas paredes das cavernas.
D) a aprendizagem do homem na fabricação de facas, agulhas e anzóis de ossos.


QUESTÃO 19- (Fatec) O Iraque, recentemente em guerra com os EUA e Inglaterra, já foi palco de uma grande civilização na Antiguidade, a Mesopotâmia.  Desta civilização, inserida na área do Crescente Fértil, é CORRETO afirmar: 

A) teve em Senaqueribe seu mais importante rei, que além de transformar a Babilônia num dos principais centros urbanos, elaborou o 1º código de leis completo, assentado nas antigas tradições sumerianas. 
B) durante o governo de Nabucodonosor, foram realizadas grandes construções públicas, merecendo destaque os "Jardins Suspensos da Babilônia", considerados uma das maravilhas do Mundo Antigo. 
C) Assurbanípal, rei dos Assírios, depois de dominar a Caldeia, mudou a capital do império para a cidade de Ur. 
D) com Hamurábi, os sumerianos, vindos do planalto do Irã, fixaram-se na Caldéia e fundaram diversas cidades autônomas, como Ur, Nínive e Babilônia. 

QUESTÃO 20- (Fupac/2013- Adaptada) O primeiro registro de leis de que se tem notícia é o Código de Hamurabi. A seguir, a transcrição de quatro de seus artigos:

Artigo 2: Se alguém acusar um homem e o acusado mergulhar em um rio e afundar, quem o acusa pode tomar posse de sua casa. Mas se o rio provar que o acusado é inocente e ele escapar ileso, então quem o acusa será executado, e o acusado tomará sua casa
Artigo 200: Se um homem arrancou um dente de um outro homem livre igual a ele, arrancarão o seu dente.
Artigo 201: Se ele arrancou o dente de um homem vulgar, pagará um terço de uma mina de prata.
Artigo 202: Se um homem agrediu a face de um outro homem que lhe é superior, será golpeado sessenta vezes diante da assembleia com um chicote de couro de boi.

Sobre os responsáveis pela criação desse código, é CORRETA a afirmação:

A) Criado pelos fenícios, e não estabelece equivalência entre a punição e o crime cometido.
B) Criado pelos babilônicos, fundamentado no princípio da Lei de Talião “olho por olho, dente por dente”.
C) Mesopotâmia, e a pena pelo delito não dependia da posição social da vítima e do agressor.
D) Grécia e estabeleceu regras e direitos a todos os súditos, mas com privilégios às classes dominantes.

QUESTÃO 21- O comércio marítimo marcou a presença histórica de um importante povo da antiguidade, que estabeleceram contatos com diversos povos, ao longo da costa do Mar Mediterrâneo. Disserte acerca desse povo.


QUESTÃO 22-   O território originalmente (...) foi conquistado pelas tropas de Alexandre, o Grande, em 331 a.C. Ocupado mais tarde pelos árabes (624 d.C.), passou a fazer parte do Império Islâmico. Data dessa época a conversão de sua população ao islamismo. Por esse motivo, os iranianos de hoje que ocupam boa parte do antigo Império (...), são muitas vezes confundidos com árabes.
ARRUDA, J. J. & PILETTI, N. Toda a História. São Paulo: Ática, 2009, 13ª edição, p. 34.

Disserte acerca das principais características do território a que faz referência o texto acima.

QUESTÃO 23- O Império Persa expressou a estrutura político-administrativa da civilização medo-persa na Antiguidade Oriental. Alguns reis ficaram famosos por suas ações à frente do Império Persa. As colunas abaixo apresentam quatro desses reis e algumas características de seus reinados.


a) Ciro
I- Levou o reino ao seu apogeu, dividindo-o em províncias, chamadas satrápias.
b) Cambises
II- Seu reinado foi marcado pelo respeito às diferenças religiosas, sendo inclusive o responsável pela libertação dos judeus do cativeiro da Babilônia.
C) Dário I
III- Foi derrotado pelos Gregos nas Guerras Médicas.
D) Xerxes I
IV-Conquistou o Egito após a batalha de Pelusa, além de ser conhecido por sua política de intolerância religiosa



Relacione a coluna da esquerda, com as características de seus reinos, expostas na coluna da direita, indicando a qual governante corresponde a ação.


QUESTÃO 24-  "A história da Antiguidade Clássica é a história das cidades, porém, de cidades baseadas na propriedade da terra e na agricultura." 
                                                                    (K. Marx. "Formações econômicas pré-capitalistas.") 

Em decorrência da frase de Marx, e sobre seus conhecimentos acerca da sociedade grega e romana na antiguidade, disserte sobre o assunto.




QUESTÃO 25- A expansão romana pelo Mar Mediterrâneo gerou importantes transformações políticas, econômicas e sociais. Dentre elas, quais podemos citar como principais.


QUESTÃO 26- A ruralização econômica do Império Romano do Ocidente (do século III ao V d.C.), trouxeram muitas consequências e mudanças no mundo ocidental. Fale sobre essas modificações.



QUESTÃO 27- As Guerras Púnicas, conflitos entre Roma e Cartago, no século II a.C., foram motivadas por muitos fatores e tiveram importantes consequências para Roma, descreva-as.


QUESTÃO 28- Durante a República Romana, a conquista da igualdade civil e política, os tribunos da plebe e a lei das Doze tábuas foram decorrentes de situações provenientes á sociedade da época. Descreva qual situação da Plebe romana e a importância dessas conquistas para a modificação da situação desse grupo.


QUESTÃO 29- Descreva como era o feudo,– unidade socioeconômica básica na Europa Ocidental- durante a idade média.



QUESTÃO 30- (PUCCamp SP/2014) Considere o texto abaixo.

A sociedade dos fiéis forma um só corpo; mas o Estado têm três corpos: com efeito, os nobres e os servos se regem pelo mesmo estatuto [...] uns são guerreiros, protetores das Igrejas; são os defensores do povo, tanto dos grandes como dos pequenos. [...] A outra classe é a dos servos: esta desgraçada raça nada possui senão à custa de sofrimento. Dinheiro, vestuário, alimento, tudo os servos fornecem a toda a gente; nem um homem livre poderia subsistir sem os servos [...]
(Bispo Adalbéron de Léon. In: BERUTTI, Flávio, apud Jaques Le Goff. A civilização do Ocidente medieval. Lisboa: Editorial Estampa, v.II, 1984. p. 45-46. Tempo & Espaço, História. São Paulo: Saraiva, 2004. p.99)

Com base no texto e nos seus conhecimentos, o que se entende em relação à estrutura da sociedade feudal.

QUESTÃO 31- (FUVEST-2008) Se, para o historiador, a Idade Média não pode ser reduzida a uma “Idade das Trevas”, para o senso comum, ela continua a ser lembrada dessa maneira, como um período de práticas e instituições “bárbaras”.  Com base na afirmação acima, indique e descreva 

A) duas contribuições relevantes da Idade Média. 
B) duas práticas ou instituições medievais lembradas negativamente

QUESTÃO 32- As cruzadas no Oriente Médio (séculos XXIII) tiveram profunda repercussão sobre o feudalismo. Explique quais as consequências das cruzadas para o sistema feudal.

QUESTÃO 33-  Em 1748, Benjamin Franklin escreveu os seguintes conselhos a jovens homens de negócios:
“Lembra-te que o tempo é dinheiro… Lembra-te que o crédito é dinheiro… Lembra-te que o dinheiro é produtivo e se multiplica… Lembra-te que, segundo o provérbio, um bom pagador é senhor de todas as bolsas… A par da sobriedade e do trabalho, nada é mais útil a um moço que pretende progredir no mundo que a pontualidade e a retidão em todos os negócios”.

Tendo em vista a rigorosa educação religiosa do autor, esses princípios econômicos têm ligações com diversos aspectos sociais. Disserte sobre essa relação.

QUESTÃO 34- As reformas religiosas do século XVI não apenas romperam a unidade do cristianismo no ocidente, mas modificaram as estruturas eclesiásticas e a doutrina da salvação. Sobre essas reformas assinale V ou F, posteriormente explique cada resposta.

(   ) Os luteranos entendiam a reforma como restauração do verdadeiro cristianismo contra a laicização da reforma de Roma.
(   ) A Reforma Anglicana em 1534, pelo Ato de Supremacia de Henrique VIII, criou uma Igreja Nacional na Inglaterra, modificando o culto religioso.
(   ) Calvino tornou o culto mais complexo, condenou a doutrina da predestinação e recusou sacramentos como o batismo e a comunhão.
(   ) A Contrarreforma católica definiu medidas de combate aos protestantes: criou colégios destinados ao ensino dos jovens, difundiu a catequese entre os povos não cristãos e conteve o protestantismo utilizando os tribunais da Inquisição.
(   ) Do Concílio de Trento saiu uma Igreja reformada e modernizada. A autoridade papal foi diminuída e a doutrina tradicional da salvação competente negada com a criação do Catecismo e do Missal.


QUESTÃO 35- O Concílio de Trento, uma das medidas da Reforma Católica, cujo objetivo era enfrentar o avanço das ideias protestantes, apresentou uma série de decisões para assegurar a unidade da fé católica. Disserte sobre as principais decisões desse evento.


QUESTÃO 36- A peste, a fome e a guerra constituíram os elementos mais visíveis e terríveis do que se conhece como a crise do século XIV. Fale sobre as consequências dessa crise, ocorrida na Baixa Idade Média.


QUESTÃO 37- Considere os itens adiante.

 I. "... a busca da perfeição no retratar o homem levou a uma simbiose entre arte e ciência, desenvolvendo-se estudos de anatomia, técnicas de cores, perspectivas..."
II. ' ... o teocentrismo, o coletivismo, a tradição marcou as obras de arte do período e estiveram presentes na pintura, na arquitetura e na escultura..."
III. " ... procuram explicar o mundo através de novas teorias, fugindo às interpretações religiosas típicas do período anterior. O grande destaque é a utilização do método experimental...'

Disserte sobre as opções em que o Renascimento é identificado, explicando-as.


QUESTÃO 38- (PUC-SP-2003) (...) Outras coisas que viu, mui numerosas, Pedem tempo que o verso meu não dura, Pois lá encontrou, guardadas e copiosas, Mil coisas de que andamos à procura. Só de loucura não viu muito ou pouco Que ela não sai de nosso mundo louco. Mostrou-lhe também o que era seu, O tempo e as muitas obras que perdia, (...) Viu mais o que ninguém suplica ao céu, Pois todos cremos tê-lo em demasia: Digo o siso, montanha ali mais alta Que as erguidas do mais que aqui nos falta.     ARIOSTO, Ludovico. Orlando Furioso. São Paulo: Atelier, 2002. p. 261.

O trecho acima, de um livro de 1516, narra parte de uma viagem imaginária à Lua.  A personagem encontra o que não há na Terra e não encontra o que aqui há em excesso. Pode-se identificar o caráter humanista no texto, disserte sobre esse assunto.


QUESTÃO 39- A Europa Ocidental, nos séculos XV e XVI, sofreu diversas transformações políticas, econômicas e sociais. Sobre essas transformações podemos afirmar que:

l - o Humanismo e o Renascimento foram movimentos intelectuais e artísticos que privilegiaram a observação da natureza.
2 - a Reforma Luterana, identificando-se com os segmentos camponeses alemães, difundiu-se em virtude da centralização do Estado alemão.
3 - a Reforma Calvinista aproximava-se da moral burguesa, pois encorajava o trabalho e o lucro.
4 - a reação da Igreja Católica, denominada Contrarreforma, através do Concílio de Trento (1545), tentou barrar o avanço protestante, alterando os dogmas da fé católica.

Sobre essas transformações, assinale as verdadeiras ou falsas, posteriormente explique-as.


QUESTÃO 40- (ENEM-2001) O franciscano Roger Bacon foi condenado, entre 1277 e 1279, por dirigir ataques aos teólogos, por uma suposta crença na alquimia, na astrologia e no método experimental, e também por introduzir, no ensino, as ideias de Aristóteles. Em 1260, Roger Bacon escreveu: “Pode ser que se fabriquem máquinas graças às quais os maiores navios, dirigidos por um único homem, se desloquem mais depressa do que se fossem cheios de remadores; que se construam carros que avancem a uma velocidade incrível sem a ajuda de animais; que se fabriquem máquinas voadoras nas quais um homem (...) bata o ar com asas como um pássaro. (...) Máquinas que permitam ir ao fundo dos mares e dos rios” (apud. BRAUDEL, Fernand. Civilização material, economia e capitalismo: séculos XV-XVIII, São Paulo: Martins Fontes, 1996, vol. 3.).

Considerando a dinâmica do processo histórico, as ideias de Roger Bacon inseriam-se num movimento que convergiria mais tarde para o Renascimento, ao contemplarem a possibilidade de o ser humano controlar a natureza por meio das invenções. Associe o assunto tratado no texto, com as características do renascimento.


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