NOME:
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Nº
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1º ano do Ensino Médio
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TURMA:
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Data 29 / 11 / 18
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DISCIPLINA: HISTÓRIA
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PROF.: HENYRIA
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ASSUNTO: ESTUDOS INDEPENDENTES
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VALOR: 40 PTS
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NOTA:
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A) Não existiam
divisões de classes no antigo Egito, todos viviam em harmonia, não existiam
riquezas e pobrezas.
B) A sociedade era
composta por sua maioria de escravos, camponeses e artesãos, esses eram as
classes mais pobres.
C) Existia ascensão
social no Egito antigo, um escravo por exemplo, poderia virar um faraó ou
escriba, basta esforço pessoal.
D) O chefe de estado
no Egito era o Faraó, porém este não fazia parte da classe alta, rica da
sociedade.
QUESTÃO
2- (UFAC/2010)
Considere as assertivas
sobre a civilização grega e escolha a alternativa CORRETA:
I. No seu modelo de democracia os escravos e
as mulheres tinham os mesmos direitos que os homens.
II. O pensamento grego tinha por base a razão e supervalorizava o homem (antropocentrismo).
III. A elite grega era muito despojada e trabalhava de forma equivalente aos escravos.
IV. Sua religião era de base politeísta e vários de seus deuses tinham características antropomórficas.
II. O pensamento grego tinha por base a razão e supervalorizava o homem (antropocentrismo).
III. A elite grega era muito despojada e trabalhava de forma equivalente aos escravos.
IV. Sua religião era de base politeísta e vários de seus deuses tinham características antropomórficas.
A) Os
tópicos II e IV estão corretos, pois tanto a filosofia (pensamento), quanto a
religião, tinham como base a razão, inclusive seus deuses também podiam sofrer
fraquezas humanas, tais como, paixões, dores e fracassos.
B) O
tópico II está correto porque os grandes templos gregos, como o Parthenon e o
Templo de Apolo, não poderiam ter sido construídos por escravos e era
trabalhando pesado que a elite se preparava para os jogos olímpicos.
C) Os tópicos
I e III estão corretos, pois articulam as diversas camadas sociais, em
benefício da maioria.
D) O
tópico I é o correto, pois no Brasil todos são iguais perante a lei, e nossa
democracia é uma réplica perfeita da democracia grega.
QUESTÃO 3- (FUVEST 2015) - Examine
estas imagens produzidas no antigo Egito e assinale a opção CORRETA:
A) o caráter familiar do
cultivo agrícola no Oriente Próximo, dada a escassez de mão de obra e a
proibição, no antigo Egito, do trabalho compulsório.
B) a inexistência de qualquer
conhecimento tecnológico que permitisse o aprimoramento da produção de
alimentos, o que provocava longas temporadas de fome.
C) o prevalecimento da
agricultura como única atividade econômica, dada a impossibilidade de caça ou
pesca nas regiões ocupadas pelo antigo Egito.
D) a importância das
atividades agrícolas no antigo Egito, que ocupavam os trabalhadores durante
aproximadamente metade do ano.
QUESTÃO
4- Leia o trecho a seguir, tema da escola de samba do
Salgueiro, em 2007.
“Falar de
Candace ... É preciso olhar para trás para ir pra frente. Porque atrás de nós
tem um espelho e é nele que está nossa cara verdadeira. Nosso espelho é um
espelho de Rainhas. Rainhas-Mães, Rainhas Guerreiras. Candaces. Somos herdeiros
dessas Rainhas, temos a fala de nossos ancestrais". (Trecho da peça
Candaces - A Reconstrução do Fogo)
A partir
desta inspiração inicial, o Salgueiro vem desvendar em seu enredo a história
das Candaces, dinastia de rainhas da África Oriental que comandaram, antes da
era cristã, um dos mais prósperos impérios do continente. Mais do que uma
linhagem de rainhas, Candace torna-se um conceito, através do qual a força da
mulher negra se faz presente em lutas, conquistas e no legado matriarcal que
venceu o tempo e as distâncias. Assinale a opção CORRETA:
A) A utilização do tema da
ancestralidade africana, não tem nenhuma relação com a valorização cultural das
nossas matrizes éticas, nem mesmo com a valorização da figura da mulher.
B) A utilização do tema da
ancestralidade africana, remonta as raízes culturais do antigo reino da Núbia,
um dos mais prósperos impérios do continente.
C) As candaces foram mulheres
importantes na sociedade egípcia, desenvolvida no vale do rio Nilo, o único e
próspero império do continente.
D) As candaces foram mulheres
importantes na sociedade egípcia, bem como na sociedade da Núbia, este último,
o único e próspero império do continente.
A)
O denominado “Cativeiro da Babilônia” constituiu-se no processo de diáspora dos
hebreus da região da Palestina. Esse processo os tornou um povo vagante desde
aquela migração forçada e consequente dispersão de sua civilização - situação
só reparada com a criação do Estado de Israel em 1948.
B)
Suas leis foram sistematizadas a partir de reelaborações de códigos de várias
civilizações do Oriente Próximo, todavia, apresentaram uma novidade em relação
às demais ao defender os pobres, viúvas e órfãos.
C)
A defesa de um deus uno, transcendente e bom implicava a vivência ética e moral
visando à salvação futura de cada um.
D)
A consideração de si mesmos como “povo eleito” incutia nos hebreus a
responsabilidade de serem exemplos de moralidade e vivência para as demais
civilizações antigas.
Akhenaton
rebelou-se contra um mundo antigo – o Egito foi a segunda grande civilização da
História. Em primeiro lugar, surgiram os sumérios; depois, os egípcios. E, como
no caso da Suméria, a grandeza do Egito foi forjada ao longo de um rio, o Nilo.
COIMBRA, David. Uma história do
mundo. 6.ed. Porto Alegre
Foi
por este motivo que Heródoto, historiador grego, escreveu sobre o Egito,
assinale a opção CORRETA:
A) “O Nilo é uma dádiva do
Egito.”
B) “O Egito é uma dádiva do Nilo.”
C) “No Egito reina o faraó.”
D) “O Egito seria o mesmo com ou sem o Nilo.”
QUESTÃO 7-
Nenhum povo do mundo
antigo contribuiu tanto para a riqueza e a compreensão da Política, no seu
sentido mais amplo, como o fizeram estes. Os nomes de Sócrates, Platão e
Aristóteles, no campo da teoria, de Péricles e de Demóstenes na arte da
oratória, estão presentes em qualquer estudo erudito que se faça a respeito e
mesmo nos mais singelos manuais de divulgação.
O texto acima faz referência a que povo, assinale a
opção CORRETA:
A)
egípcios
B)
hebreus
C)
gregos
D)
romanos
QUESTÃO
8- Como Gana e Mali, outros grupos humanos da África - que estavam ligados
ao comércio e trocavam ouro - também se tornaram reinos, pois desde cedo essa
região passou por um processo de urbanização devido à localização próxima ao
Oceano Atlântico. Continuando o raciocínio, assinale a alternativa CORRETA, em relação aos reinos
descritos acima.
A) Os reinos de
Timbuctu: udaneses e Ifés.
B) Os reinos de
Isazebo: Bantos e Zulus.
C) Os reinos iorubás:
Ifé e Benin.
D) Os reinos sudaneses:
Bantos e Benin.
QUESTÃO 9- (Fatec) "A
cidade-estado era um objeto mais digno de devoção do que os deuses do Olimpo,
feitos à imagem de bárbaros humanos. A personalidade humana, quando emancipada,
sofre se não encontra um objeto mais ou menos digno de sua devoção, fora de si
mesma."
(Toynbee, Arnold J. HELENISMO, HISTÓRIA DE UMA CIVILIZAÇÃO)
Na antiguidade clássica,
as cidades-estados representavam, assinale a opção CORRETA:
A)
uma forma de garantir territorialmente a participação ampla da população na
vida política grega.
B)
um recurso de expansão das colônias gregas.
C) uma forma de assegurar a independência política das cidades gregas entre
si.
D)
uma característica da civilização helenística no sistema político grego.
QUESTÃO 10 - (UFPE) Entre os povos do oriente médio, os hebreus
foram os que mais influenciaram a cultura da civilização ocidental, uma vez que
o cristianismo é considerado como uma continuação das tradições religiosas
hebraicas.
A
partir do texto anterior, assinale a alternativa INCORRETA:
A) Os hebreus constituíram dois reinos: o de Judá e o de
Israel na Palestina.
B) As guerras geraram a unidade política dos hebreus. Essa
unidade se firmou primeiro em torno de juízes e, depois, em volta dos reis.
C) A religião hebraica passou por diversas fases, evoluindo
do politeísmo ao monoteísmo difundido pelos profetas.
D) Os hebreus organizaram-se social e economicamente com
base na propriedade da terra, o que deu início à Diáspora.
QUESTÃO 11 - Assinale a opção CORRETA. A História
é uma ciência que:
A) se fundamenta
unicamente em documentos escritos;
B) estuda os
acontecimentos presentes para prever o futuro da humanidade.
C) estuda os acontecimentos do passado dos homens,
utilizando-se dos vestígios que a humanidade deixou.
D) estuda os
acidentes históricos e geográficos do planeta Terra
QUESTÃO 12 - Sobre o surgimento das primeiras cidades na
antiguidade, pode-se dizer que se deram devido à muitos fatores. Assinale a
opção INCORRETA sobre esses
fatores:
A) Sedentarização da
população.
B) Invenção da
agricultura
C) Necessidade de
fixar em uma local único.
D) Falta de água,
como rios e lagos.
QUESTÃO 13- (UFRN) As sociedades que, na
Antiguidade, habitavam os vales dos rios Nilo, Tigre e Eufrates tinham em comum
um fato específico, assinale a opção CORRETA:
A) terem desenvolvido um intenso comércio marítimo,
que favoreceu a constituição de grandes civilizações hidráulicas.
B) serem povos orientais que formaram diversos
estados, aos quais organizavam e controlavam a produção de cereais, sem
distinção social.
C) haverem possibilitado a formação do Estado a
partir da produção de excedentes, da necessidade de controle hidráulico e da
diferenciação social.
D) possuírem, baseados na prestação de serviço dos
camponeses, imensos exércitos que viabilizaram a formação de grandes impérios
milenares.
QUESTÃO
14- (ENEM
2006) - Segundo a explicação mais difundida sobre o povoamento da América,
grupos asiáticos teriam chegado a esse continente pelo Estreito de Bering há 18
mil anos. A partir dessa região, localizada no extremo noroeste do continente
americano, esses grupos e seus descendentes teriam migrado, pouco a pouco, para
outras áreas, chegando até a porção sul do continente. Entretanto, por meio de
estudos arqueológicos realizados no Parque Nacional da Serra da Capivara
(Piauí), foram descobertos vestígios da presença humana que teriam até 50 mil
anos de idade.
Validadas, as provas materiais encontradas
pelos arqueólogos no Piauí, é CORRETO
afirmar que:
A) comprovam que grupos de origem africana
cruzaram o oceano Atlântico até o Piauí há 18 mil anos.
B) contestam a teoria de que o povoamento da
América teria iniciado há 18 mil anos.
C) que o homem surgiu primeiramente na América
do Norte e, depois, povoou os outros continentes.
D) confirmam que grupos de origem asiática
cruzaram o Estreito de Bering há 18 mil anos.
QUESTÃO 15- (Ufpe) Em relação ao momento em que homens e mulheres se colocaram como
seres históricos no mundo, é CORRETO afirmar:
A) A invenção da escrita, da roda, do fogo é o que
caracteriza os povos, considerados com história, que se estabeleceram às
margens do rio Nilo, há milhões de anos.
B) A história da humanidade teve início na região
conhecida na antiguidade por Mesopotâmia, quando se inventou a escrita.
C) As pesquisas arqueológicas vêm apontando que a
história humana teve início há um milhão de anos, em várias regiões do globo
terrestre, simultaneamente.
D) Entre 4 e 6 milhões de
anos atrás, surgiram na África os primeiros antepassados do ser humano com os
quais teve início a história da humanidade.
QUESTÃO 16- (Ufrn) A prática da agricultura e a criação de rebanhos implicaram
alterações nas sociedades neolíticas. Nesse
contexto, em diversas comunidades do Oriente Próximo, identifica-se, entre
outras transformações, assinale a opção CORRETA:
A) desenvolvimento de Impérios caracterizados pelo
afastamento das tradições mítico-religiosas em favor de um pensamento racional
e naturalista.
B) ampliação das atividades lucrativas, como, por
exemplo, o comércio realizado pelos estrangeiros e seus escravos nos domínios
das diversas cidades.
C) surgimento de uma prática política
descentralizadora, que permitiu o livre desenvolvimento econômico das
diferentes regiões ocupadas.
D) diferenciação social
baseada na riqueza e no poder, com o surgimento do Estado, instrumento de
controle e apropriação dos recursos naturais.
QUESTÃO 17- (FGV-SP) Sobre a Revolução Urbana, pode-se afirmar de maneira CORRETA
que:
A)
ocorreu no final do Paleolítico, graças à utilização de pedra polida pelo
homem.
B) representou a intensificação do nomadismo.
C) começou quando os homens derrotaram o poder dos
sacerdotes e inauguraram as cidades-Estados.
D) ocorreu no final do Neolítico, quando se ampliou a agricultura irrigada.
QUESTÃO 18- Acerca do estágio cultural conhecido como paleolítico , é INCORRETO
afirmar que, nesse estágio, registra(m) -se:
A) o aparecimento do Homo Sapiens e a descoberta do
fogo.
B) a invenção da cerâmica e
da metalurgia.
C) o nascimento da arte com representações de cenas
do cotidiano humano nas paredes das cavernas.
D) a aprendizagem do homem na fabricação de facas,
agulhas e anzóis de ossos.
QUESTÃO 19- (Fatec) O Iraque, recentemente em guerra com os EUA e Inglaterra, já foi
palco de uma grande civilização na Antiguidade, a Mesopotâmia. Desta
civilização, inserida na área do Crescente Fértil, é CORRETO afirmar:
A) teve em Senaqueribe seu mais importante rei, que
além de transformar a Babilônia num dos principais centros urbanos, elaborou o
1º código de leis completo, assentado nas antigas tradições sumerianas.
B) durante o governo de Nabucodonosor, foram
realizadas grandes construções públicas, merecendo destaque os "Jardins
Suspensos da Babilônia", considerados uma das maravilhas do Mundo
Antigo.
C) Assurbanípal, rei dos Assírios, depois de dominar
a Caldeia, mudou a capital do império para a cidade de Ur.
D) com Hamurábi, os sumerianos, vindos do planalto do
Irã, fixaram-se na Caldéia e fundaram diversas cidades autônomas, como Ur,
Nínive e Babilônia.
QUESTÃO 20- (Fupac/2013- Adaptada) O
primeiro registro de leis de que se tem notícia é o Código de Hamurabi. A
seguir, a transcrição de quatro de seus artigos:
Artigo 2: Se
alguém acusar um homem e o acusado mergulhar em um rio e afundar, quem o acusa
pode tomar posse de sua casa. Mas se o rio provar que o acusado é inocente e
ele escapar ileso, então quem o acusa será executado, e o acusado tomará sua
casa
Artigo 200: Se
um homem arrancou um dente de um outro homem livre igual a ele, arrancarão o
seu dente.
Artigo 201: Se
ele arrancou o dente de um homem vulgar, pagará um terço de uma mina de prata.
Artigo 202: Se
um homem agrediu a face de um outro homem que lhe é superior, será golpeado
sessenta vezes diante da assembleia com um chicote de couro de boi.
Sobre os responsáveis pela criação desse código, é CORRETA a afirmação:
A) Criado pelos fenícios, e não estabelece
equivalência entre a punição e o crime cometido.
B) Criado pelos babilônicos, fundamentado no
princípio da Lei de Talião “olho por olho, dente por dente”.
C) Mesopotâmia, e a pena pelo delito não dependia da
posição social da vítima e do agressor.
D) Grécia e estabeleceu regras e direitos a todos os
súditos, mas com privilégios às classes dominantes.
QUESTÃO 21- O comércio marítimo marcou a presença
histórica de um importante povo da antiguidade, que estabeleceram contatos com diversos povos, ao longo da costa
do Mar Mediterrâneo. Disserte acerca desse povo.
QUESTÃO 22- O
território originalmente (...) foi conquistado pelas tropas de Alexandre, o
Grande, em 331 a.C. Ocupado mais tarde pelos árabes (624 d.C.), passou a fazer
parte do Império Islâmico. Data dessa época a conversão de sua população ao
islamismo. Por esse motivo, os iranianos de hoje que ocupam boa parte do antigo
Império (...), são muitas vezes confundidos com árabes.
ARRUDA,
J. J. & PILETTI, N. Toda a História. São Paulo: Ática, 2009, 13ª edição, p.
34.
Disserte
acerca das principais características do território a que faz referência o
texto acima.
QUESTÃO 23- O Império Persa expressou a estrutura
político-administrativa da civilização medo-persa na Antiguidade Oriental.
Alguns reis ficaram famosos por suas ações à frente do Império Persa. As
colunas abaixo apresentam quatro desses reis e algumas características de seus
reinados.
a) Ciro
|
I- Levou o reino ao seu apogeu, dividindo-o
em províncias, chamadas satrápias.
|
b) Cambises
|
II- Seu reinado foi marcado pelo respeito
às diferenças religiosas, sendo inclusive o responsável pela libertação dos
judeus do cativeiro da Babilônia.
|
C) Dário I
|
III- Foi derrotado pelos Gregos nas Guerras
Médicas.
|
D) Xerxes I
|
IV-Conquistou o Egito após a batalha de
Pelusa, além de ser conhecido por sua política de intolerância religiosa
|
Relacione
a coluna da esquerda, com as características de seus reinos, expostas na coluna
da direita, indicando a qual governante corresponde a ação.
QUESTÃO 24- "A história da
Antiguidade Clássica é a história das cidades, porém, de cidades baseadas na
propriedade da terra e na agricultura."
(K. Marx. "Formações econômicas pré-capitalistas.")
Em decorrência da frase de Marx, e sobre seus
conhecimentos acerca da sociedade grega e romana na antiguidade, disserte sobre
o assunto.
QUESTÃO 25- A
expansão romana pelo Mar Mediterrâneo gerou importantes transformações
políticas, econômicas e sociais. Dentre elas, quais podemos citar como
principais.
QUESTÃO 26- A ruralização econômica do Império Romano do
Ocidente (do século III ao V d.C.), trouxeram muitas consequências e mudanças
no mundo ocidental. Fale sobre essas modificações.
QUESTÃO 27- As Guerras Púnicas, conflitos entre Roma e Cartago,
no século II a.C., foram motivadas por muitos fatores e tiveram importantes
consequências para Roma, descreva-as.
QUESTÃO 28- Durante a República Romana, a conquista da igualdade
civil e política, os tribunos da plebe e a lei das Doze tábuas foram
decorrentes de situações provenientes á sociedade da época. Descreva qual
situação da Plebe romana e a importância dessas conquistas para a modificação
da situação desse grupo.
QUESTÃO 29- Descreva como era o feudo,– unidade
socioeconômica básica na Europa Ocidental- durante a idade média.
QUESTÃO 30- (PUCCamp SP/2014) Considere o texto abaixo.
A sociedade dos fiéis
forma um só corpo; mas o Estado têm três corpos: com efeito, os nobres e os
servos se regem pelo mesmo estatuto [...] uns são guerreiros, protetores das
Igrejas; são os defensores do povo, tanto dos grandes como dos pequenos. [...]
A outra classe é a dos servos: esta desgraçada raça nada possui senão à custa
de sofrimento. Dinheiro, vestuário, alimento, tudo os servos fornecem a toda a
gente; nem um homem livre poderia subsistir sem os servos [...]
(Bispo Adalbéron de
Léon. In: BERUTTI, Flávio, apud Jaques Le Goff. A civilização do Ocidente
medieval. Lisboa: Editorial Estampa, v.II, 1984. p. 45-46. Tempo & Espaço,
História. São Paulo: Saraiva, 2004. p.99)
Com base no texto e nos
seus conhecimentos, o que se entende em relação à estrutura da sociedade
feudal.
QUESTÃO 31- (FUVEST-2008) Se, para o historiador, a
Idade Média não pode ser reduzida a uma “Idade das Trevas”, para o senso comum,
ela continua a ser lembrada dessa maneira, como um período de práticas e
instituições “bárbaras”. Com base na
afirmação acima, indique e descreva
A) duas contribuições relevantes da Idade
Média.
B) duas práticas ou instituições medievais
lembradas negativamente
QUESTÃO 32- As cruzadas no Oriente Médio (séculos
XXIII) tiveram profunda repercussão sobre o feudalismo. Explique quais as
consequências das cruzadas para o sistema feudal.
QUESTÃO 33- Em 1748, Benjamin Franklin escreveu os seguintes conselhos
a jovens homens de negócios:
“Lembra-te que o tempo
é dinheiro… Lembra-te que o crédito é dinheiro… Lembra-te que o dinheiro é
produtivo e se multiplica… Lembra-te que, segundo o provérbio, um bom pagador é
senhor de todas as bolsas… A par da sobriedade e do trabalho, nada é mais útil
a um moço que pretende progredir no mundo que a pontualidade e a retidão em
todos os negócios”.
Tendo
em vista a rigorosa educação religiosa do autor, esses princípios econômicos
têm ligações com diversos aspectos sociais. Disserte sobre essa relação.
QUESTÃO 34- As reformas religiosas
do século XVI não apenas romperam a unidade do cristianismo no ocidente, mas
modificaram as estruturas eclesiásticas e a doutrina da salvação. Sobre essas
reformas assinale V ou F, posteriormente explique cada resposta.
( ) Os
luteranos entendiam a reforma como restauração do verdadeiro cristianismo
contra a laicização da reforma de Roma.
( ) A Reforma Anglicana em 1534, pelo Ato de
Supremacia de Henrique VIII, criou uma Igreja Nacional na Inglaterra,
modificando o culto religioso.
( ) Calvino tornou o culto mais complexo,
condenou a doutrina da predestinação e recusou sacramentos como o batismo e a
comunhão.
( ) A Contrarreforma católica definiu medidas
de combate aos protestantes: criou colégios destinados ao ensino dos jovens,
difundiu a catequese entre os povos não cristãos e conteve o protestantismo
utilizando os tribunais da Inquisição.
( ) Do Concílio de Trento saiu uma Igreja
reformada e modernizada. A autoridade papal foi diminuída e a doutrina
tradicional da salvação competente negada com a criação do Catecismo e do
Missal.
QUESTÃO 35- O Concílio de Trento,
uma das medidas da Reforma Católica, cujo objetivo era enfrentar o avanço das
ideias protestantes, apresentou uma série de decisões para assegurar a unidade
da fé católica. Disserte sobre as principais decisões desse evento.
QUESTÃO
36- A peste, a
fome e a guerra constituíram os elementos mais visíveis e terríveis do que se
conhece como a crise do século XIV. Fale sobre as consequências dessa crise,
ocorrida na Baixa Idade Média.
QUESTÃO
37- Considere os
itens adiante.
I. "... a busca da perfeição no retratar
o homem levou a uma simbiose entre arte e ciência, desenvolvendo-se estudos de
anatomia, técnicas de cores, perspectivas..."
II. ' ... o teocentrismo, o coletivismo,
a tradição marcou as obras de arte do período e estiveram presentes na pintura,
na arquitetura e na escultura..."
III. " ... procuram explicar o
mundo através de novas teorias, fugindo às interpretações religiosas típicas do
período anterior. O grande destaque é a utilização do método experimental...'
Disserte sobre as opções em que o
Renascimento é identificado, explicando-as.
QUESTÃO
38- (PUC-SP-2003)
(...) Outras coisas que viu, mui numerosas, Pedem tempo que o verso meu não
dura, Pois lá encontrou, guardadas e copiosas, Mil coisas de que andamos à
procura. Só de loucura não viu muito ou pouco Que ela não sai de nosso mundo
louco. Mostrou-lhe também o que era seu, O tempo e as muitas obras que perdia,
(...) Viu mais o que ninguém suplica ao céu, Pois todos cremos tê-lo em
demasia: Digo o siso, montanha ali mais alta Que as erguidas do mais que aqui
nos falta. ARIOSTO, Ludovico. Orlando Furioso. São
Paulo: Atelier, 2002. p. 261.
O trecho acima, de um livro de 1516,
narra parte de uma viagem imaginária à Lua.
A personagem encontra o que não há na Terra e não encontra o que aqui há
em excesso. Pode-se identificar o caráter humanista no texto, disserte sobre
esse assunto.
QUESTÃO
39- A Europa
Ocidental, nos séculos XV e XVI, sofreu diversas transformações políticas,
econômicas e sociais. Sobre essas transformações podemos afirmar que:
l - o Humanismo e o Renascimento foram
movimentos intelectuais e artísticos que privilegiaram a observação da
natureza.
2 - a Reforma Luterana, identificando-se
com os segmentos camponeses alemães, difundiu-se em virtude da centralização do
Estado alemão.
3 - a Reforma Calvinista aproximava-se
da moral burguesa, pois encorajava o trabalho e o lucro.
4 - a reação da Igreja Católica,
denominada Contrarreforma, através do Concílio de Trento (1545), tentou barrar
o avanço protestante, alterando os dogmas da fé católica.
Sobre
essas transformações, assinale as verdadeiras ou falsas, posteriormente explique-as.
QUESTÃO
40- (ENEM-2001) O
franciscano Roger Bacon foi condenado, entre 1277 e 1279, por dirigir ataques
aos teólogos, por uma suposta crença na alquimia, na astrologia e no método
experimental, e também por introduzir, no ensino, as ideias de Aristóteles. Em
1260, Roger Bacon escreveu: “Pode ser que se fabriquem máquinas graças às quais
os maiores navios, dirigidos por um único homem, se desloquem mais depressa do
que se fossem cheios de remadores; que se construam carros que avancem a uma
velocidade incrível sem a ajuda de animais; que se fabriquem máquinas voadoras
nas quais um homem (...) bata o ar com asas como um pássaro. (...) Máquinas que
permitam ir ao fundo dos mares e dos rios” (apud. BRAUDEL, Fernand. Civilização
material, economia e capitalismo: séculos XV-XVIII, São Paulo: Martins Fontes,
1996, vol. 3.).
Considerando a dinâmica do processo
histórico, as ideias de Roger Bacon inseriam-se num movimento que convergiria
mais tarde para o Renascimento, ao contemplarem a possibilidade de o ser humano
controlar a natureza por meio das invenções. Associe o assunto tratado no
texto, com as características do renascimento.
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