NOME:
|
Nº
| |||
3º ano do Ensino Médio
|
TURMA:
|
Data / /
| ||
DISCIPLINA: FÍSICA
|
PROF.: CASSIMIRO
| |||
ASSUNTO: ESTUDOS INDEPENDENTES
|
VALOR: 40 PTS
|
NOTA:
|
PERGUNTAS E RESPOSTAS ALTERNADAS. JUSTIFIQUE AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA.
1. O
que se entende por domínio magnético?
2. Usando
a noção de domínios magnéticos, explique por que alguns materiais são atraídos
por ímãs e outros, não.
3. (Fuvest-SP)
Quatro ímãs iguais em forma de barra, com as polaridades indicadas, estão
apoiados sobre uma mesa horizontal, como na figura, vistos de cima.
Uma pequena bússola é também colocada na mesa, no ponto central P, equidistante dos ímãs, indicando a direção e o sentido magnético dos ímãs em P. A figura que melhor representa a orientação da agulha da bússola é:
Justifique sua
resposta.
4. Não
se podem separar os polos norte e sul de um ímã. Justifique esse fato usando a
noção de domínios magnéticos.
5. Uma
agulha não apresenta propriedade magnética (não atrai outros corpos), mas pode
atrair outros corpos quando estiver muito próxima de um ímã. Justifique esse
fato pela noção de domínios magnéticos.
6. Um
bloco de alumínio em forma de paralelepípedo foi inserido entre os polos norte
e sul de um ímã em forma de ferradura, como mostra a figura.
Ilustrações: Daniel das
Neves
Pode-se afirmar corretamente
que no interior do bloco:
a) não haverá formação
de dipolos magnéticos.
b) haverá formação de
dipolos magnéticos com a mesma orientação do ímã.
c) haverá formação de
dipolos magnéticos com orientação oposta à do ímã.
d) a formação de
dipolos magnéticos ocorrerá somente se o bloco for atritado com o ímã.
e) a formação de
dipolos magnéticos fica condicionada ao meio em que se encontra o sistema.
7. Um
estudante desejava grudar um recado na porta da geladeira de casa. Não tendo
com que prender o recado, lembrou-se de um ímã guardado na gaveta de sua
escrivaninha. Apanhou-o e foi surpreendido pelo fato de ele não parar grudado,
mas cair invariavelmente no chão. Pensou, então, em reimantá-lo. Para tanto,
ele deveria:
a) bater com um martelo
numa extremidade do ímã.
b) aquecer o ímã no
forno.
c) atritá-lo com um
pedaço de ferro nos dois sentidos.
d) atritá-lo com um
pedaço de ferro apenas em um sentido.
e) resfriá-lo na
geladeira.
9. Há uma pequena
região no espaço, entre a Terra e a Lua, em que o campo gravitacional
resultante da ação de ambas é nulo. Admitindo que a massa da Terra equivale a
cerca de 81 vezes a massa da Lua e que a distância entre ambas é de 384 000 km,
localize a distância dessa região ao centro da Terra.
10. (UEL-PR)
A agulha de uma bússola assume a posição indicada na figura ao lado quando
colocada numa região onde existe, além do campo magnético terrestre, um campo
magnético uniforme e horizontal.
11. Considerando a
posição das linhas de campo uniforme desenhadas na figura, o vetor campo
magnético terrestre na região pode ser indicado pelo vetor:
12. O
que é magnetosfera?
13 Existe campo magnético na superfície de
outros planetas ou em satélites naturais, como a Lua?
14. 6. Uma carga de prova puntiforme é
repelida por outra, puntiforme também, com uma força de intensidade 5,0 ⋅
102N. Essa outra cria no local em que está a primeira um campo
elétrico de intensidade 4,0 ⋅ 105 N/C. Considere que o
fato ocorra no vácuo, onde k = 9 ⋅
109Nm2/C2, e que a carga geradora seja de 1,0 ⋅
10−10 C.
a) Qual é o valor da
carga de prova?
b) Qual é a distância
entre as cargas?
15. A
10 cm de uma carga geradora de 6,0 ⋅ 10−6 C está uma carga de prova de 4,0 ⋅
10−6 C. Ambas estão no vácuo, onde k = 9 ⋅ 109Nm2 /C2.
a) Qual é a intensidade
do campo elétrico no local em que está a carga de prova?
b) Qual é a intensidade
da força repulsiva entre ambas?
16. (Unirio-RJ)
A figura a seguir mostra como estão distanciadas, entre si, duas cargas
elétricas puntiformes, Q e 4Q, no vácuo.
Pode-se afirmar que o
módulo do campo elétrico (E) é nulo no ponto:
a) A
b) B
c) C
d) D
e) E
17 2. Em um arranjo experimental simples,
uma bobina de n espiras, de área interna A, está inserida em um
campo magnético uniforme de intensidade B, tendo suas extremidades
conectadas a um voltímetro. Ela é posta a girar com uma frequência f em
torno de seu eixo diametral perpendicular às linhas de ε
indução de B. Expresse, em função das grandezas acima, a fem induzida ε
lida no voltímetro.
18. (UFRN) Numa feira
de ciências, Renata apresentou um dispositivo simples capaz de gerar energia
elétrica. O dispositivo apresentado, conhecido como gerador homopolar, era
constituído por um disco metálico girando com velocidade constante em um campo
magnético constante e uniforme, cuja ação é extensiva a toda a área do disco,
como mostrado na figura a seguir. Para ilustrar o aparecimento da energia
elétrica no gerador, Renata conectou uma lâmpada entre a borda do disco e o
eixo metálico de rotação.
Considerando o
dispositivo acima apresentado, é correto afirmar que
a) a força eletromotriz
é originada devido à força de Lorentz.
b) a força eletromotriz
é originada pela variação de fluxo magnético no disco.
c) a corrente que
aparece no circuito acoplado ao gerador homopolar é alternada.
d) a intensidade da
diferença de potencial no gerador depende do sentido de rotação do disco.
19 (UFV-MG) Um arame, dobrado em forma da
letra U e com extremidades a e b, gira com velocidade angular ω em uma região onde existe um campo magnético uniforme B,
perpendicular ao plano da página, como ilustrado ao lado.
Analise as seguintes
afirmativas relativas a esta situação:
I. Se a velocidade
angular ω aumentar, mantendo-se B constante, o módulo máximo
da diferença de potencial entre as extremidades do arame também aumentará.
II. Se a direção de B
mudar para uma direção paralela à página e perpendicular ao eixo de
rotação, mantendo-se todas as outras grandezas constantes, a diferença de
potencial entre as extremidades do arame passará a ser nula.
III. Se a velocidade
angular ω for mantida constante e o módulo de B diminuir, o
módulo máximo da diferença de potencial entre as extremidades do arame
diminuirá.
Pode-se, então, afirmar
que:
a) apenas I e II são
verdadeiras.
b) apenas I e III são
verdadeiras.
c) apenas III é
verdadeira.
d) apenas I é
verdadeira.
e) apenas II e III são
verdadeiras.
20. O
que se entende por dispersão da luz? Em que situações ela ocorre?
21 Usando
a lei de Snell, verifique a radiação monocromática que mais se desvia e a que
menos se desvia quando a luz branca do Sol, vinda do ar, refrata através de um
cristal, sob um ângulo de incidência de 30°. Os índices de refração do cristal
são 1,26 para a luz vermelha e 1,94 para a luz violeta; o do ar é 1.
22 (UFMG) Um feixe de luz do Sol é
decomposto ao passar por um prisma de vidro. O feixe de luz visível resultante
é composto de ondas com:
a) apenas sete
frequências, que correspondem às cores vermelha, alaranjada, amarela, verde,
azul, anil e violeta.
b) apenas três
frequências, que correspondem às cores vermelha, amarela e azul.
c) apenas três
frequências, que correspondem às cores vermelha, verde e azul.
d) uma infinidade de
frequências, que correspondem a cores desde a vermelha até a violeta.
23 (Fuvest-SP) Um feixe de luz é uma
mistura de três cores: verde, vermelho e azul. Ele incide, conforme indicado na
figura adiante, sobre um prisma de material transparente, com índice de
refração crescente com a frequência. Após atravessar o prisma, a luz atinge um
filme para fotografias a cores que, ao ser revelado, mostra três manchas
coloridas.
De
cima para baixo, as cores dessas manchas são, respectivamente:
a)
verde, vermelho e azul.
b)
vermelho, azul e verde.
c)
azul, vermelho e verde.
d)
verde, azul e vermelho.
e)
vermelho, verde e azul.
24. Que condição deve ser satisfeita para que ocorra difração
de ondas ao passarem por uma fenda?
25. Na figura de interferência a seguir, S1 e S2
são fendas de difração que provocam a interferência das ondas difratadas.
Considere que cada traço de semicircunferência representa uma crista. O que
representa o cruzamento de dois traços dessas semicircunferências? O que se
pode dizer acerca da região interna compreendida entre quatro daqueles traços?
Bom
trabalho
Cassimiro dezembro/2019
Nenhum comentário:
Postar um comentário