quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

TRABALHO DE E.I. - FÍSICA - 3º ANO - PROF. CASSIMIRO



NOME:                                                                                                       
3º ano do Ensino Médio
TURMA: 
Data        /        /  

DISCIPLINA: FÍSICA 
PROF.: CASSIMIRO
ASSUNTO: ESTUDOS INDEPENDENTES 
VALOR: 40 PTS 
NOTA:


PERGUNTAS E RESPOSTAS ALTERNADAS. JUSTIFIQUE AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA.
1. O que se entende por domínio magnético?
2. Usando a noção de domínios magnéticos, explique por que alguns materiais são atraídos por ímãs e outros, não.
3. (Fuvest-SP) Quatro ímãs iguais em forma de barra, com as polaridades indicadas, estão apoiados sobre uma mesa horizontal, como na figura, vistos de cima.

Uma pequena bússola é também colocada na mesa, no ponto central P, equidistante dos ímãs, indicando a direção e o sentido magnético dos ímãs em P. A figura que melhor representa a orientação da agulha da bússola é:





Justifique sua resposta.

4. Não se podem separar os polos norte e sul de um ímã. Justifique esse fato usando a noção de domínios magnéticos.
5. Uma agulha não apresenta propriedade magnética (não atrai outros corpos), mas pode atrair outros corpos quando estiver muito próxima de um ímã. Justifique esse fato pela noção de domínios magnéticos.
6. Um bloco de alumínio em forma de paralelepípedo foi inserido entre os polos norte e sul de um ímã em forma de ferradura, como mostra a figura.
Ilustrações: Daniel das Neves
Pode-se afirmar corretamente que no interior do bloco:
a) não haverá formação de dipolos magnéticos.
b) haverá formação de dipolos magnéticos com a mesma orientação do ímã.
c) haverá formação de dipolos magnéticos com orientação oposta à do ímã.
d) a formação de dipolos magnéticos ocorrerá somente se o bloco for atritado com o ímã.
e) a formação de dipolos magnéticos fica condicionada ao meio em que se encontra o sistema.

7. Um estudante desejava grudar um recado na porta da geladeira de casa. Não tendo com que prender o recado, lembrou-se de um ímã guardado na gaveta de sua escrivaninha. Apanhou-o e foi surpreendido pelo fato de ele não parar grudado, mas cair invariavelmente no chão. Pensou, então, em reimantá-lo. Para tanto, ele deveria:
a) bater com um martelo numa extremidade do ímã.
b) aquecer o ímã no forno.
c) atritá-lo com um pedaço de ferro nos dois sentidos.
d) atritá-lo com um pedaço de ferro apenas em um sentido.
e) resfriá-lo na geladeira.

9. Há uma pequena região no espaço, entre a Terra e a Lua, em que o campo gravitacional resultante da ação de ambas é nulo. Admitindo que a massa da Terra equivale a cerca de 81 vezes a massa da Lua e que a distância entre ambas é de 384 000 km, localize a distância dessa região ao centro da Terra.

10.  (UEL-PR) A agulha de uma bússola assume a posição indicada na figura ao lado quando colocada numa região onde existe, além do campo magnético terrestre, um campo magnético uniforme e horizontal.

11. Considerando a posição das linhas de campo uniforme desenhadas na figura, o vetor campo magnético terrestre na região pode ser indicado pelo vetor:

12.  O que é magnetosfera?

13   Existe campo magnético na superfície de outros planetas ou em satélites naturais, como a Lua?

14. 6. Uma carga de prova puntiforme é repelida por outra, puntiforme também, com uma força de intensidade 5,0 102N. Essa outra cria no local em que está a primeira um campo elétrico de intensidade 4,0 105 N/C. Considere que o fato ocorra no vácuo, onde k = 9 109Nm2/C2, e que a carga geradora seja de 1,0 1010 C.
a) Qual é o valor da carga de prova?
b) Qual é a distância entre as cargas?

15. A 10 cm de uma carga geradora de 6,0 106 C está uma carga de prova de 4,0 106 C. Ambas estão no vácuo, onde k = 9 109Nm2 /C2.
a) Qual é a intensidade do campo elétrico no local em que está a carga de prova?
b) Qual é a intensidade da força repulsiva entre ambas?

16. (Unirio-RJ) A figura a seguir mostra como estão distanciadas, entre si, duas cargas elétricas puntiformes, Q e 4Q, no vácuo.


Pode-se afirmar que o módulo do campo elétrico (E) é nulo no ponto:
a) A
b) B
c) C
d) D
e) E

17 2. Em um arranjo experimental simples, uma bobina de n espiras, de área interna A, está inserida em um campo magnético uniforme de intensidade B, tendo suas extremidades conectadas a um voltímetro. Ela é posta a girar com uma frequência f em torno de seu eixo diametral perpendicular às linhas de ε indução de B. Expresse, em função das grandezas acima, a fem induzida ε lida no voltímetro.

18. (UFRN) Numa feira de ciências, Renata apresentou um dispositivo simples capaz de gerar energia elétrica. O dispositivo apresentado, conhecido como gerador homopolar, era constituído por um disco metálico girando com velocidade constante em um campo magnético constante e uniforme, cuja ação é extensiva a toda a área do disco, como mostrado na figura a seguir. Para ilustrar o aparecimento da energia elétrica no gerador, Renata conectou uma lâmpada entre a borda do disco e o eixo metálico de rotação.

Considerando o dispositivo acima apresentado, é correto afirmar que
a) a força eletromotriz é originada devido à força de Lorentz.
b) a força eletromotriz é originada pela variação de fluxo magnético no disco.
c) a corrente que aparece no circuito acoplado ao gerador homopolar é alternada.
d) a intensidade da diferença de potencial no gerador depende do sentido de rotação do disco.

19  (UFV-MG) Um arame, dobrado em forma da letra U e com extremidades a e b, gira com velocidade angular ω em uma região onde existe um campo magnético uniforme B, perpendicular ao plano da página, como ilustrado ao lado.



Analise as seguintes afirmativas relativas a esta situação:
I. Se a velocidade angular ω aumentar, mantendo-se B constante, o módulo máximo da diferença de potencial entre as extremidades do arame também aumentará.
II. Se a direção de B mudar para uma direção paralela à página e perpendicular ao eixo de rotação, mantendo-se todas as outras grandezas constantes, a diferença de potencial entre as extremidades do arame passará a ser nula.
III. Se a velocidade angular ω for mantida constante e o módulo de B diminuir, o módulo máximo da diferença de potencial entre as extremidades do arame diminuirá.
Pode-se, então, afirmar que:
a) apenas I e II são verdadeiras.
b) apenas I e III são verdadeiras.
c) apenas III é verdadeira.
d) apenas I é verdadeira.
e) apenas II e III são verdadeiras.

20. O que se entende por dispersão da luz? Em que situações ela ocorre?

21 Usando a lei de Snell, verifique a radiação monocromática que mais se desvia e a que menos se desvia quando a luz branca do Sol, vinda do ar, refrata através de um cristal, sob um ângulo de incidência de 30°. Os índices de refração do cristal são 1,26 para a luz vermelha e 1,94 para a luz violeta; o do ar é 1.

22  (UFMG) Um feixe de luz do Sol é decomposto ao passar por um prisma de vidro. O feixe de luz visível resultante é composto de ondas com:
a) apenas sete frequências, que correspondem às cores vermelha, alaranjada, amarela, verde, azul, anil e violeta.
b) apenas três frequências, que correspondem às cores vermelha, amarela e azul.
c) apenas três frequências, que correspondem às cores vermelha, verde e azul.
d) uma infinidade de frequências, que correspondem a cores desde a vermelha até a violeta.

23  (Fuvest-SP) Um feixe de luz é uma mistura de três cores: verde, vermelho e azul. Ele incide, conforme indicado na figura adiante, sobre um prisma de material transparente, com índice de refração crescente com a frequência. Após atravessar o prisma, a luz atinge um filme para fotografias a cores que, ao ser revelado, mostra três manchas coloridas.

De cima para baixo, as cores dessas manchas são, respectivamente:

a) verde, vermelho e azul.
b) vermelho, azul e verde.
c) azul, vermelho e verde.
d) verde, azul e vermelho.
e) vermelho, verde e azul.

24. Que condição deve ser satisfeita para que ocorra difração de ondas ao passarem por uma fenda?

25. Na figura de interferência a seguir, S1 e S2 são fendas de difração que provocam a interferência das ondas difratadas. Considere que cada traço de semicircunferência representa uma crista. O que representa o cruzamento de dois traços dessas semicircunferências? O que se pode dizer acerca da região interna compreendida entre quatro daqueles traços?


Bom trabalho
Cassimiro             dezembro/2019

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