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Nº
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1º ano do Ensino Médio
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TURMA: 1º A
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Data / /
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DISCIPLINA: FÍSICA
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PROF.: CASSIMIRO
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ASSUNTO: ESTUDOS INDEPENDENTES
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VALOR: 40 PTS
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NOTA:
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PERGUNTAS E RESPOSTAS ALTERNADAS. JUSTIFIQUE AS QUESTÕES DE MÚLTIPLA ESCOLHA.
1
Uma folha de massa igual 0,3 g cai de uma árvore com velocidade constante.
Determine a força resultante sobre essa folha, sabendo que ela está sujeita à
força de resistência do ar.
Dado:
a aceleração da gravidade tem valor igual a 9,8 m/s².
2
Um corpo com massa de 5 kg é lançado sobre um plano horizontal liso, com
velocidade de 40 m/s. Determine o módulo da intensidade da força que deve ser aplicada
sobre o corpo contra o sentido do movimento, para pará-lo em 20 s.
a)
200 N
b)
20 N
c)
10 N
d)
40 N
e)
8 N
3) Unicastelo-SP)
Assinale
a alternativa que contém um exemplo de aplicação da Primeira Lei de Newton.
a)
Um livro apoiado sobre uma mesa horizontal é empurrado horizontalmente para a
direita com uma força de mesma intensidade da força de atrito que atua sobre
ele, mantendo-o em movimento retilíneo e uniforme.
b)
Quando um tenista acerta uma bola com sua raquete, exerce nela uma força de
mesma direção e intensidade da que a bola exerce na raquete, mas de sentido
oposto.
c)
Em uma colisão entre duas bolas de bilhar, a quantidade de movimento do sistema
formado por elas imediatamente depois da colisão é igual à quantidade de
movimento do sistema imediatamente antes da colisão.
d)
Em um sistema de corpos onde forças não conservativas não realizam trabalho, só
pode ocorrer transformação de energia potencial em cinética ou de energia
cinética em potencial.
e)
Se a força resultante que atua sobre um carrinho de supermercado enquanto ele
se move tiver sua intensidade dobrada, a aceleração imposta a ele também terá
sua intensidade dobrada.
4)
Marque a alternativa correta a respeito da Terceira lei de Newton.
a)
A força normal é a reação da força peso.
b)
Ação e reação são pares de forças com sentidos iguais e direções opostas.
c)
A força de ação é sempre maior que a reação.
d)
Toda ação corresponde a uma reação de mesma intensidade e sentido.
e)
Toda ação corresponde a uma reação de mesma intensidade, mas sentido oposto.
5) O gráfico mostra a
variação do módulo da força, em newtons, aplicada a uma mola helicoidal em
função da elongação que ela sofre, medida em centímetros.
Para uma elongação de
34 cm, dentro do limite de elasticidade da mola, calcule o módulo da força
aplicada.
Adaptado de O Estado de
São Paulo — 22.09.2004
A partir do momento da
ocorrência do equinócio:
a) as noites ficam cada
vez mais curtas e os dias mais longos.
b) as noites e os dias
passam a ter a mesma duração.
c) os dias ficam cada
vez mais curtos e as noites mais longas.
d) as médias térmicas
tendem a diminuir, pois é evidenciada uma maior inclinação dos raios solares.
e) as médias térmicas tendem a aumentar, pois os raios solares incidem
perpendicularmente quando se dirigem em direção ao Trópico de Câncer.
7. (MODELO ENEM) As estações do ano, assunto que se aprende
desde a mais tenra idade, estão intimamente relacionadas com os climas
terrestres. Isto ocorre porque
a) a inclinação do eixo
terrestre, mais o movimento de translação da Terra em torno do Sol, expõe as
diversas regiões do planeta a diferentes incidências de luz e calor.
b) o planeta, durante
sua órbita, se distancia muito do Sol no solstício e se aproxima em demasia do
Sol no equinócio.
c) em certas ocasiões,
aproximadamente de 11 em 11 anos, o Sol emite maior concentração de energia, o
que altera a recepção de calor.
d) todo o ano ocorre a
conjunção dos planetas (mesmo ponto no plano da órbita), o que ocasiona o calor
do verão.
e) a Lua, na sua órbita
em torno da Terra, desvia os raios solares nos dias de solstício, ocasionando,
nos diferentes hemisférios, maior e menor incidência de calor.
8) Calcule aproximadamente o período de rotação
de um satélite artificial da Terra cujo raio da órbita é 2 vezes menor que o
raio da órbita da Lua. Considere que o período de rotação da Lua ao redor da
Terra é igual a 28 dias.
9)
O modelo de universo proposto por Kepler, apesar de Heliocêntrico, tinha
disparidades com o modelo de Copérnico. Marque a alternativa que contém tais
disparidades.
a)
No modelo de Copérnico as trajetórias dos planetas eram circulares, enquanto no
de Kepler as trajetórias eram elípticas. Como sabemos hoje, as trajetórias dos
planetas ao redor do sol são elípticas.
b)
No modelo de Copérnico as trajetórias dos planetas eram elípticas, enquanto no
de Kepler as trajetórias eram circulares. Como sabemos hoje, as trajetórias dos
planetas ao redor do sol são elípticas.
c)
Copérnico acreditava que o movimento no céu era circular e uniforme. A 3ª lei
de Kepler nos mostra que o movimento dos planetas ao redor do Sol é variado.
d)
Copérnico acreditava também, de forma errada, que o movimento no céu era
circular e uniforme. A 2ª lei de Kepler nos mostra que o movimento dos planetas
ao redor do centro da galáxia é variado.
10) Quando o raio médio
da órbita de um planeta está em unidade astronômica (UA), e o período de
revolução está em anos terrestres, o resultado da lei dos períodos aplicada a
qualquer planeta deve tender a 1. Qual deverá ser o raio médio da órbita de um
planeta qualquer do sistema solar, em UA, que possui período de translação de
oito anos?
a) 0,5
b) 1
c) 2
d) 3
e) 4
11) A densidade da glicerina tem um valor de
1,26 g/cm³. Calcule o peso de 2 litros de glicerina. Considere g = 10m/s².
12) Ao misturar dois
líquidos distintos A e B, nota-se:
O líquido A apresenta
volume de 20 cm³ e densidade absoluta de 0,78 g/cm³. O líquido B tem 200 cm³ de
volume e densidade absoluta igual a 0,56 g/cm³.
Determine em g/ cm³ a
densidade apresentada por essa mistura.
13) (FUVEST) Os
chamados “Buracos Negros”, de elevada densidade, seriam regiões do
Universo capazes de absorver matéria, que passaria a ter a densidade desses
Buracos. Se a Terra, com massa da ordem de 1027g, fosse absorvida
por um “Buraco Negro” de densidade 1024g/cm3, ocuparia um
volume comparável ao:
a) de um nêutron
b) de uma gota d’água
c) de uma bola de futebol
d) da Lua
b) de uma gota d’água
c) de uma bola de futebol
d) da Lua
14) Um fazendeiro manda
cavar um poço e encontra água a 12m de profundidade. Ele resolve colocar uma
bomba de sucção muito possante na boca do poço, isto é, bem ao nível do chão. A
posição da bomba é:
a) ruim, porque não
conseguirá tirar água alguma do poço;
b) boa, porque não faz
diferença o lugar onde se coloca a bomba;
c) ruim, porque gastará
muita energia e tirará pouca água;
d) boa, apenas terá de
usar canos de diâmetro maior;
e) boa, porque será
fácil consertar a bomba se quebrar, embora tire pouca água.
15) (FUVEST) Quando
você toma um refrigerante em um copo com um canudo, o líquido sobe pelo
canudo, porque:
a) a pressão
atmosférica cresce com a altura, ao longo do canudo;
b) a pressão no
interior da sua boca é menor que a densidade do ar;
c) a densidade do
refrigerante é menor que a densidade do ar;
d) a pressão em um
fluido se transmite integralmente a todos os pontos do fluido;
e) a pressão
hidrostática no copo é a mesma em todos os pontos de um plano horizontal.
16) Uma lata com dois
orifícios encontra-se parada, imersa em um recipiente com água. O orifício
superior comunica-se com o exterior através de uma mangueira. Ao injetarmos ar
pela mangueira, é correto afirmar que a lata:
a) afundará
b) subirá
c) aumentará de peso
d) permanecerá parada.
e) receberá ar pelo
orifício inferior.
17) Calcule em atm a pressão a que um submarino
fica sujeito quando baixa a uma profundidade de 100 metros. Para a água do mar
adote que a densidade vale 1000 kg/m3.
18) Quando você está na
lanchonete tomando um refrigerante num copo com canudo, o líquido sobe
em direção à sua boca, em virtude de
b) a pressão
atmosférica e da sua boca serem iguais.
c) a pressão
atmosférica ser variável em função do volume do refrigerante.
d) a pressão
atmosférica ser maior que a pressão na boca e “empurrar” o líquido no canudo.
e) a pressão
atmosférica da sua boca não interferir ao tomar o refrigerante.
19) A gasolina é
vendida por litro, mas em sua utilização como combustível, a massa é o que
importa. Um aumento da temperatura do ambiente leva a um aumento no volume da
gasolina. Para diminuir os efeitos práticos dessa variação, os tanques dos
postos de gasolina são subterrâneos.
Se os tanques NÃO fossem subterrâneos:
I. Você levaria vantagem ao abastecer o carro
na hora mais quente do dia pois estaria comprando mais massa por litro de
combustível.
II. Abastecendo com a temperatura mais baixa,
você estaria comprando mais massa de combustível para cada litro.
III. Se a gasolina fosse vendida por kg em vez
de por litro, o problema comercial decorrente da dilatação da gasolina estaria
resolvido.
Destas considerações, somente:
a) I é correta
b) II é correta
c)III é correta
d) I e II são corretas.
e) II e III são corretas.
20) O que é densidade?
Bom trabalho
Cassimiro
Dez/2019
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