NOME:
|
Nº
| |||
1º ano do Ensino Médio
|
TURMA: F
|
Data / /
| ||
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
|
PROF.: ROSILENE
| |||
ASSUNTO: ESTUDOS INDEPENDENTES
|
VALOR: 40 PTS
|
NOTA:
|
Pesquisar, conceituar e exemplificar as questões abaixo.
01. Variedades linguísticas
02. Países em que a Língua Portuguesa é oficial
03. Funções da linguagem
04. Figuras de linguagem (mais de 15)
05. Denotação e conotação
06. Fonologia:
·
Fonema
e letra
·
Ditongos
crescente e decrescente
·
Tritongo
·
Encontro
consonantal
·
Dígrafo
07. Acentuação gráfica (inclusive os casos especiais)
08. Classes de palavras:
·
Artigo
·
Substantivo
·
Adjetivo
·
Numeral
09. Estrutura e
formação de palavras
10. Gêneros literários
(lírico, épico e dramático)
11. Identificar e copiar
o contexto histórico, as características, autores principais e obras
de destaque referente aos estilos de épocas abaixo
a)
Trovadorismo
b)
Humanismo
c)
Renascimento
d)
Quinhentismo
e)
Barroco
f)
Arcadismo ou Neoclassicismo
12) Becos da Memória
Escrevivências
O minucioso trabalho literário de Conceição Evaristo é marcado pelo uso
da metalinguagem e da junção de vocábulos que geram novas
palavras e novos significados. Sua invenção com a palavra
volta-se sempre para a ancestralidade, raiz que recupera o passado
e o entrelaça com a projeção ao futuro, fazendo brotar novos significados –
lexicais e para além do texto.
1) Dado o exposto, explique a afirmação
acima e, justifique com exemplos do livro.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
“A menina
crescia. Crescia violentamente por dentro. Era magra e esguia. Seus ossinhos do
ombro ameaçavam furar o vestidinho tão gasto. Maria Nova estava sendo forjada a
ferro e a fogo. A vida não brincava com ela nem ela brincava com a vida”.
2). Com exemplos da obra justifique a
afirmação acima.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Da calma e do silêncio
Quando eu morder
a palavra,
por favor,
não me apressem,
quero mascar,
rasgar entre os dentes,
a pele, os ossos, o tutano
do verbo,
para assim versejar
o âmago das coisas.
Quando meu olhar
se perder no nada,
por favor,
não me despertem,
quero reter,
no adentro da íris,
a menor sombra,
do ínfimo movimento.
Quando meus pés
abrandarem na marcha,
por favor,
não me forcem.
Caminhar para quê?
Deixem-me quedar,
deixem-me quieta,
na aparente inércia.
Nem todo viandante
anda estradas,
há mundos submersos,
que só o silêncio
da poesia penetra.
(Poemas de
recordação e outros movimentos)
Conceição Evaristo.
3)
Analise o poema acima, justificando a sua interpretação com características da
prosa “Becos da Memória”.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
“Totó entendia, era
menino, mas de vez enquanto, sentia aquela punhalada no peito. Uma dor aguda,
fria....” “Vinha o medo. E quando o plano do desfavelamento aconteceu na
prática é que fomos descobrir que os pretensos donos éramos nós”...
4)
Por que o desfavelamento prejudicava tanto aquelas pessoas? Dê um exemplo
financeira e psicológico baseado no livro.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Somos sempre vários quando escrevemos,
mesmo sozinhos, mesmo nossa própria vida.
Philippe Lejeune
mesmo sozinhos, mesmo nossa própria vida.
Philippe Lejeune
[...] a recordação daquele mundo me traz lágrimas aos olhos. Como éramos
pobres! Miseráveis talvez! Como a vida acontecia simples e como tudo era e é
complicado! (...). Escrevo como uma homenagem póstuma à Vó Rita, (...) aos
bêbados, às putas, aos malandros, às crianças vadias que habitam os becos de
minha memória. (EVARISTO, 2006, p. 21).
5). Justifique com trechos da obra os textos
acima.
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
13) Faça um resumo do livro “Becos da Memória”,
porém em cada situação distinta retratada capítulo a capítulo exemplifique com
uma foto referente ao problema abordado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário