quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

TRABALHO DE E.I - LÍNGUA PORTUGUESA - 1º F - PROFª ROSILENE


NOME:                                                                                                       
1º ano do Ensino Médio
TURMA: F
Data        /        /  

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA 
PROF.: ROSILENE 
ASSUNTO: ESTUDOS INDEPENDENTES 
VALOR: 40 PTS 
NOTA:


Pesquisar, conceituar e exemplificar as questões abaixo.


01. Variedades linguísticas

02. Países em que a Língua Portuguesa é oficial

03. Funções da linguagem

04. Figuras de linguagem (mais de 15)

05. Denotação e conotação

06. Fonologia:
·         Fonema e letra
·         Ditongos crescente e decrescente
·         Tritongo
·         Encontro consonantal
·         Dígrafo

07. Acentuação gráfica (inclusive os casos especiais)

08. Classes de palavras:
·         Artigo
·         Substantivo
·         Adjetivo
·         Numeral
                                                                                                                       
09. Estrutura e formação de palavras

10. Gêneros literários (lírico, épico e dramático)

11. Identificar e copiar o contexto histórico, as características, autores principais e obras de destaque referente aos estilos de épocas abaixo

a) Trovadorismo
b) Humanismo
c) Renascimento
d) Quinhentismo
e) Barroco
f) Arcadismo ou Neoclassicismo


12) Becos da Memória

Escrevivências

O minucioso trabalho literário de Conceição Evaristo é marcado pelo uso da  metalinguagem e da junção de vocábulos que geram novas palavras e novos significados. Sua invenção com a palavra volta-se sempre para a ancestralidade, raiz que recupera o passado e o entrelaça com a projeção ao futuro, fazendo brotar novos significados – lexicais e para além do texto.

1) Dado o exposto, explique a afirmação acima e, justifique com exemplos do livro.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
“A menina crescia. Crescia violentamente por dentro. Era magra e esguia. Seus ossinhos do ombro ameaçavam furar o vestidinho tão gasto. Maria Nova estava sendo forjada a ferro e a fogo. A vida não brincava com ela nem ela brincava com a vida”.
2). Com exemplos da obra justifique a afirmação acima.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Da calma e do silêncio
Quando eu morder
a palavra,
por favor,
não me apressem,
quero mascar,
rasgar entre os dentes,
a pele, os ossos, o tutano
do verbo,
para assim versejar
o âmago das coisas.
Quando meu olhar
se perder no nada,
por favor,
não me despertem,
quero reter,
no adentro da íris,
a menor sombra,
do ínfimo movimento.
Quando meus pés
abrandarem na marcha,
por favor,
não me forcem.
Caminhar para quê?
Deixem-me quedar,
deixem-me quieta,
na aparente inércia.
Nem todo viandante
anda estradas,
há mundos submersos,
que só o silêncio
da poesia penetra.
(Poemas de recordação e outros movimentos)
   Conceição Evaristo.


3) Analise o poema acima, justificando a sua interpretação com características da prosa “Becos da Memória”.

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


“Totó entendia, era menino, mas de vez enquanto, sentia aquela punhalada no peito. Uma dor aguda, fria....” “Vinha o medo. E quando o plano do desfavelamento aconteceu na prática é que fomos descobrir que os pretensos donos éramos nós”...

4) Por que o desfavelamento prejudicava tanto aquelas pessoas? Dê um exemplo financeira e psicológico baseado no livro.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Somos sempre vários quando escrevemos,
mesmo sozinhos, mesmo nossa própria vida.
Philippe Lejeune

[...] a recordação daquele mundo me traz lágrimas aos olhos. Como éramos pobres! Miseráveis talvez! Como a vida acontecia simples e como tudo era e é complicado! (...). Escrevo como uma homenagem póstuma à Vó Rita, (...) aos bêbados, às putas, aos malandros, às crianças vadias que habitam os becos de minha memória. (EVARISTO, 2006, p. 21).

5). Justifique com trechos da obra os textos acima.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

13) Faça um resumo do livro “Becos da Memória”, porém em cada situação distinta retratada capítulo a capítulo exemplifique com uma foto referente ao problema abordado.



Nenhum comentário: