NOME:
|
Nº
| |||
3º ano do Ensino Médio
|
TURMA:
|
Data / /
| ||
DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
|
PROF.: EDNA / ROSILENE
| |||
ASSUNTO: ESTUDOS INDEPENDENTES
|
VALOR: 40 PTS
|
NOTA:
|
1). Cite os
principais escritores Pré-Modernistas e suas obras:
2) Sua principais
Características:
3) A poesia de Augusto dos Anjos
revela aspectos de uma literatura de transição designada como pré-modernista.
Com relação à poética e à abordagem temática presentes no soneto, identifique as
marcas dessa literatura de transição
existentes nela.
(Enem 2014)
Psicologia de um vencido
Eu, filho do carbono e do amoníaco,
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênese da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.
Monstro de escuridão e rutilância,
Sofro, desde a epigênese da infância,
A influência má dos signos do zodíaco.
Profundissimamente hipocondríaco,
Este ambiente me causa repugnância…
Sobe–me à boca uma ânsia análoga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.
Este ambiente me causa repugnância…
Sobe–me à boca uma ânsia análoga à ânsia
Que se escapa da boca de um cardíaco.
Já o verme — este operário das ruínas —
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e à vida em geral declara guerra,
Que o sangue podre das carnificinas
Come, e à vida em geral declara guerra,
Anda a espreitar meus olhos para roê–los,
E há de deixar–me apenas os cabelos,
Na frialdade ignorância da terra!
E há de deixar–me apenas os cabelos,
Na frialdade ignorância da terra!
ANJOS, A. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova
Aguilar, 1994.
(PUC-SP)
"Iria morrer, quem sabe naquela noite mesmo? E que tinha ele feito
de sua vida? Nada. Levara toda ela atrás da miragem de estudar a pátria, por
amá-la e querê-la muito bem, no intuito de contribuir para a sua felicidade e
prosperidade. Gastara a sua mocidade nisso, a sua virilidade também; e, agora
que estava na velhice, como ela o recompensava, como ela o premiava, como ela o
condenava? Matando-o. E o que não deixara de ver, de gozar, de fruir, na sua
vida? Tudo. Não brincara, não pandegara, não amara – todo esse lado da
existência que parece fugir um pouco à sua tristeza necessária, ele não vira,
ele não provara, ele não experimentara.
Desde dezoito anos que o tal patriotismo lhe absorvia e por ele fizera a
tolice de estudar inutilidades. Que lhe importavam os rios? Eram grandes? Pois
se fossem... em que lhe contribuiria para a felicidade saber o nome dos heróis
do Brasil? Em nada... O importante é que ele tivesse sido feliz. Foi? Não.
Lembrou-se das suas causas de tupi, do folclore, das suas tentativas
agrícolas... restava disto tudo em sua alma uma sofisticação? Nenhuma!
Nenhuma!"
(Lima Barreto)
4). As obras do autor desse trecho
integram o período literário chamado Pré-Modernismo. Tal designação para este
período se justifica, porque ele:
5) O modernismo no Brasil, principais
autores e obras.
6). Principais características.
7) A segunda geração Modernista quem
são os principais autores e as suas obras que se destacaram na literatura
nacional.
8). Características principais
9). Qual o fator determinante que
diferencia a segunda geração modernista da primeira.
10) Terceira geração modernista
principais autores, obras e o que diferencia a terceira da segunda geração.
10). Classifique as Orações Subordinadas Substantivas:
01. O soldado insistia / em que a prisão fosse feita.
02. Ignoro / quantos são os desabrigados.
03. Acreditava-se / que a terra fosse móvel.
04. Aconteceu / que faltou luz.
05. A mãe só deseja isso: / que você seja forte.
06. O tio está certo / de que a prima virá.
07. E provável / que vocês não tenham aula hoje.
08. É imprescindível / que todos se conscientizem.
09. (nós) Seremos julgados / por quem nos criou.
10. É fundamental / que o contratem.
11. Levo a impressão / de que já vou tarde.
12. Só me resta uma alternativa: / encontrar o remédio.
13. Ele disse / onde mora.
14. Arnaldo foi / quem trabalhou menos.
15. Ninguém sabe / se ela aceitará a proposta.
11) Diga se a Oração Adjetiva é Restritiva ou Explicativa:
01 - Duro é o sofrimento que nasce do vício.
02 - A água, que é incolor, é indispensável.
03 - Comprei um papagaio que fala muito.
04 - Deus, que é o pai de todos, sabia da luta que ele tivera.
05 - As pessoas que fingem não são dignas de confiança.
06 - Há coisas que nos comovem.
07 - O vulcão, que parecia extinto, voltou a dar sinal de vida.
08 - É teu tudo quanto aqui existe.
09 - Os bois da região, que contraíram febre aftosa, serão examinados.
10 - O livro que li é muito bom.
11 - A Lua, que é satélite da terra, inspirou muitos poetas.
12 - A neve, que é fria, provocou a morte da vegetação.
13 - Infeliz é o homem que não age honestamente.
14 - Os homens que tem seu preço são fáceis de corromper.
15 - Os idosos, que gostam de dançar, se divertiram muito.
12 ) Classifique as orações subordinadas adverbiais abaixo:
a) Embora ainda não tenha visto seu time fazer gols, o treinador evita culpar os atacantes.
b) Tomei providências, a fim de que vocês obtivessem seus direitos.
c) À proporção que me afasto, aperta a saudade.
d) Sua inteligência é tão grande quanto seu talento para arrumar encrenca.
e) Na dança moderna, as qualidades pessoais mais intensas de cada artista são mais evidentes do que na dança acadêmica.
f) E finalmente, como fisse o presidente, nós todos nos achamos no dever de zelar pelo meio ambiente.
g) À proporção que me afasto, aperta a saudade.
h) Segundo as autoridades afirmam, deve haver aumento de impostos.
i) Não dê esperanças se não estiver a fim dele, ainda que você não queira magoá-lo. Por outro lado, também não precisa trata-lo mal, só para que ele desencane. Isso vai machucar o coraçãozinho dele.
j) Ainda que seja inteligente, não será eleita representante dos alunos.
k) Quando um não quer, dois não brigam.
l) A bandeira subiu enquanto as crianças cantavam.
m) As crianças cantariam, contanto que alguém ensinasse.
n) Já que a professora ensinou, as crianças cantaram.
o) A bandeira demorou tanto a subir, que as crianças cansaram.
p) Não vou porque não quero.
q) Ele continuará no fundo, desde que tenha bastante ar.
r) Se precisar, chame o monitor.
a) Embora ainda não tenha visto seu time fazer gols, o treinador evita culpar os atacantes.
b) Tomei providências, a fim de que vocês obtivessem seus direitos.
c) À proporção que me afasto, aperta a saudade.
d) Sua inteligência é tão grande quanto seu talento para arrumar encrenca.
e) Na dança moderna, as qualidades pessoais mais intensas de cada artista são mais evidentes do que na dança acadêmica.
f) E finalmente, como fisse o presidente, nós todos nos achamos no dever de zelar pelo meio ambiente.
g) À proporção que me afasto, aperta a saudade.
h) Segundo as autoridades afirmam, deve haver aumento de impostos.
i) Não dê esperanças se não estiver a fim dele, ainda que você não queira magoá-lo. Por outro lado, também não precisa trata-lo mal, só para que ele desencane. Isso vai machucar o coraçãozinho dele.
j) Ainda que seja inteligente, não será eleita representante dos alunos.
k) Quando um não quer, dois não brigam.
l) A bandeira subiu enquanto as crianças cantavam.
m) As crianças cantariam, contanto que alguém ensinasse.
n) Já que a professora ensinou, as crianças cantaram.
o) A bandeira demorou tanto a subir, que as crianças cansaram.
p) Não vou porque não quero.
q) Ele continuará no fundo, desde que tenha bastante ar.
r) Se precisar, chame o monitor.
12) Faça a Concordância Correta Rasurando o Verbo Incorreto:
01. [Deu / Deram] dez horas no relógio da sala.
02. [Deu / Deram] uma hora há pouco.
03. O carrilhão [bateu / bateram] oito horas.
04. [Está / Estão] batendo três horas.
05. Quando [bater / baterem] dez horas, podem sair.
06. Nisto [deram / deu] três horas o relógio do boteco.
07. Será que já [soou / soaram] seis horas, o despertador?
08. [Bateram / bateu] dez horas em três torres.
09. A torre da igreja [bateram / bateu] dez horas.
10. [Davam / Dava] dez horas na igreja da cidade.
11. Naquele relógio já [soaram / soou] duas horas.
12. [Tinham / Tinha] batido duas horas no cartório do tabelião.
13. [Falta / Faltam] três minutos para as dez horas.
13) Faça a Concordância Correta, rasurando o termo incorreto.
• Exemplo: Estamos [quite/ quites]
com o serviço militar.
O1. [Salvo / Salvos] os doentes, os demais partiram.
02. [Excetos / Exceto] os dois menores, todos entram.
03. Todos estão [salvos / salvo], exceto o barqueiro.
O4. V. Exa. está [enganada / enganado], senhor vereador.
05. Meu filho emagrecia a [olhos vistos / olho visto].
06. Mais amor [menas / menos] confiança.
07. Hoje temos [menos / menas] lições.
08. Esperava [menas / menos] pergunta na prova.
09. Fiquem [alerta / alertas] rapazes.
10. Elas estão [alerta / alertas].
11. Os militares estão [alerta / alertas].
12. Os guardas estavam [alertas / alerta].
13. Muito [obrigada / obrigadas] disseram elas.
14. Muito [obrigado / obrigada] disse a mulher comovida.
15. Os rapazes disseram somente muito [obrigados / obrigado].
14) Use, nas Palavras Abaixo, o
Acento Grave Quando For Necessário:
01 – O plano dos bandidos saiu [as] avessas.
02 – Não chegaram [a] saber quem era [a] autoridade.
03 – Encontramos os barcos [as] margens da lagoa.
04 – Fui [a] casa, mas voltei logo.
05 – Não fui [aquela] farmácia.
06 – Entregamos o prêmio [aquele] aluno.
07 – Submeterei [aqueles] alunos a uma prova.
08 – Reprovo [aquela] atitude.
09 – Encontrei-o [a] porta de minha casa.
10 – [A] noite, se reuniam para ouvi-lo.
11 – Sua aversão [a] estrangeiros era censurada.
12 - [As] dez e meia todos dormiam.
13 - Enviei a encomenda [a] Fernanda.
14 – Você vai [a] aula hoje?
15 – Não desobedeça [a] ninguém.
15) Classifique
conforme a regência adequada.
01. É preferível morrer [do que ser / a ser] desonrado.
02. Naquele tempo João [namorava com / namorava] Maria.
03. Aos domingos nós [vamos no / vamos ao] cinema.
04. Pedro [ajuda o / ajuda ao] pai na oficina.
05. Para agradar [ao / o] pai, estudou com afinco.
06. Ansiamos [por dias / dias] melhores.
07. Atenderam [ao / o] meu pedido prontamente.
08. Respondi [ao / o] bilhete prontamente.
09. Chegamos [a / em] São Paulo pela manhã.
10. A noiva chegou [à / na] igreja às 18 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário