NOME:
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Nº
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3º ano do Ensino Médio
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TURMA:
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Data / /
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DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
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PROF.: VERA
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ASSUNTO: ESTUDOS INDEPENDENTES
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VALOR: 40 PTS
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NOTA:
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v As atividades propostas abaixo estão disponíveis no livro didático do aluno: Cesar, Sezar e Caldini. .Biologia 3
v É importante ressaltar que no caderno pessoal do
aluno deve conter uma série de atividades de revisão e fixação, bem como resumo
dos conteúdos, fato que contribui demasiadamente para reapropriação dos conhecimentos.
v As atividades devem ser entregues em folha de papel
ao maço (ou de fichário) juntamente com estas duas folhas de instruções,
contendo o preenchimento completo do cabeçalho.
v As atividades abaixo foram divididas por temas para
facilitar o estudo.
v É necessário que seja feito com letra legível
(manuscrito) e muito capricho.
v Os conteúdos descritos aqui foram contemplados
durante o ano letivo e merecem muita atenção.
PLANO DE DE ESTUDOS
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1.2.3.1 Identificar as proteínas como compostas de
unidades chamadas aminoácidos
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1.2.3.2 Reconhecer as estruturas que as proteínas
podem apresentar
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1.2.3.3 Identificar a desnaturação protéica
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1.2.3.4 Reconhecer o mecanismo enzimático.
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1.2.3.4 Entender a síntese protéica como a
responsável pelo funcionamento dos organismos vivos.
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2.3.2 Aberrações cromossômicas: Síndrome de
Klinefelter, Sindrome do triplo X ou Super fêmea, Sindrome do duplo Y ou
Super macho, Síndrome
de Turner (XO), Síndrome de Down, Cri du chat
(síndrome do miado do gato), Trissomia do 13 – Patau, Trissomia do
18-Edwards.
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3. Terapias gênicas: Genoma Humano,
Células-Tronco, Transgênicos, Alimentos Modificados Geneticamente, Clonagem,
Aconselhamento genético, Inseminação artificial: em humanos e animais,
Genética Forense.
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3. Bases da herança: 1ª Lei de Mendel.
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4. Compreender as Leis Mendelianas.
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4.1Genética – conceitos básicos: Genes e cromossomos;
Cromossomos homólogos e genes alelos.
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4.1.1 Trabalho de Mendel:
·
Uso das ervilhas. Método experimental de Mendel.
Conclusões mendelianas. Formulação da primeira Lei de Mendel.
o
Convenções da genética: Genótipo (proporção).
Fenótipo (proporção). Influência do Meio Ambiente.
o Cruzamentos teste:
Ausência de dominância. Herança intermediária. Codominância. Dominância
incompleta. Alelos letais.
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5. Segunda Lei de Mendel: Diibridismo e Formulação
da segunda Lei de Mendel.
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5.1 Polialelia alelos múltiplos:
·
Coloração de pelagem em coelhos
·
Sistema ABO
·
Fator Rhesus (fator Rh).
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5.2 Fatores
interferentes de probabilidade:
·
Regra do ‘e’.
·
Regra do ‘ou’.
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6. Diferenciar heranças genéticas autossômicas de
heranças genéticas sexuais.
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6.1 Relacionar o
funcionamento do organismo humano com seus distúrbios genéticos
(albinismo, fenilcetonúria, anemia,
problemas imunológicos, incompatibilidades sangüíneas, transplantes), avaliando a
importância do aconselhamento genético, bem como sua
finalidade e acesso.
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7. Herança do Sexo:
·
Cromossomos sexuais: diferenças morfológicas e
substancias entre os cromossomos X e Y.
·
Herança ligada ao sexo: Daltonismo, Raquitismo, Hemofilia.
·
Herança restrita ao sexo, holândrica ou ligada ao
cromossomo Y: Hopertricose
auricular e membranas interdigitais.
·
Herança influenciada pelo sexo: calvice, chifres
em ovinos Dorset.
·
Herança limitada pelo sexo: gemelaridade
dizigótica e produção de leite.
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8. Análise e
construção de heredogramas:
·
Conceito de genealogia.
·
Análise simbológica.
·
Análise de heranças familiares – daltonismo, sistema ABO,
Fator RH, Raquitismo, Hemofilia.
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9. Evolução: 9.1.
LAMARCK E DARWIN
9.2.
Fósseis
9.3.
Órgãos Vestigiais, Evidências Moleculares E Bioquímicas
9.4. Estruturas
Análogas E Homólogas
9.5.
Teoria Sintética.
9.6.
Especiação
9.7. Evolução Humana:
Ordem Dos Primatas – Hominídeos
9.8.
Hominídeos As Populações Humanas Atuais
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Proteínas, Enzimas e Ácidos
Nucleicos.
ATIVIDADES
1- Observe o processo que está
ocorrendo nas figuras (a) e (b) abaixo.
a) Agora explique e
nomeie cada processo.
b) O que são enzimas?
c) Qual a função das enzimas?
d) O que é desnaturação
proteica? Por quais motivos ela pode ocorrer?
2 - Descreva os seguintes tipo de RNA:
a)
RNA mensageiro
b) RNA transportador
c) RNA ribossômico
3. Faça uma tabela
diferenciando DNA de RNA, quanto ao tipo de pentose, estrutura, bases
nitrogenadas e função.
4. Transcrição e tradução.
I.
Esta questão trata-se de uma construção, portanto se
você errar ao longo da atividade a questão TODA
estará perdida.
a) Faça a fita de DNA 2 complementar abaixo da fita DNA 1.
DNA 1: A T C G T A T A C T A
C A A A T A T T T T G G G C G C A T T A C C
DNA 2:
b) Faça a transcrição da fita DNA 1 em
RNA mensageiro, obedecendo a região de TATA Box.
DNA 1: A T C G T A T A C T A
C A A A T A T T T T G G G C G C A T T A C C
RNA mensageiro:
c)
Traduza,
em aminoácidos, os códons do RNA mensageiro e forme a sua proteína. Lembre-se de obedecer ao códon de início AUG e aos de parada descritos na tabela.
Proteína:
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II.
Esta questão trata-se de uma construção, portanto se
você errar ao longo da atividade a questão TODA
estará perdida.
a)
Faça a fita de DNA 2 complementar abaixo da fita DNA 1.
DNA 1: A T C G C A A A T A C
T A T A G T A C A C C T A C A A A T A A A C T C C
DNA 2:
b) Faça a transcrição da fita DNA 1 em
RNA mensageiro, obedecendo a região de TATA Box.
.DNA 1: A T C G C A A A T A C T A T A G T A C A C C T A C A A A T A A A C T C
C
RNA mensageiro:
c) Traduza, em aminoácidos, os
códons do RNA mensageiro e forme a sua proteína. Lembre-se de obedecer ao códon de início AUG e aos de parada descritos na tabela
Proteína:
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5. Numere a coluna da
direita de acordo com o ácido nucléico, à esquerda, a que a característica pertença.
1 – DNA
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( ) Guarda as informações genéticas do indivíduo.
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( ) Ribose
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( ) Fita única ou simples
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( ) Ácido Ribonucléico
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( ) Bases nitrogenadas: adenina, guanina, citosina, timina
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( ) Ácido desoxirribonucléico
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2 – RNA
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( ) Participa da Síntese de proteínas.
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( ) Dupla hélice ou fita dupla.
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( ) Desoxirribose
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( ) Bases nitrogenadas: adenina, guanina,
citosina, uracila.
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6. Observe o esquema
abaixo ele demonstra ácidos nucléicos e seus componentes. Escreva o nome das
moléculas pedidas.
Nome deste ↑ácido nucléico: Genética Moderna:
1.
O que são células-tronco?
2.
O que é uma célula-totipotente? Pluripotente?
3. Onde são encontradas
as células-tronco?
Nome deste
↑ácido nucléico:
4. Diferencie
células-tronco embrionárias de células-tronco do adulto.
5.
Defina Clonagem e descreva a técnica de clonagem
terapêutica e reprodutiva.
6.
Quais são as questões éticas e religiosas que
circundam a clonagem reprodutiva?
7. Diferencie Alimentos
geneticamente modificados de alimentos transgênicos.
8. Quais são os prós e
contras dos transgênicos?
9.
O que foi o Projeto Genoma Humano?
10.
Quando foi concluído o Projeto Genoma Humano?
11. Quais são as
implicações éticas sobre o sequenciamento e armazenamento das informações
genéticas das pessoas?
12. O que é
aconselhamento genético?
13.
Quais são os benefícios do aconselhamento para um
país subdesenvolvido como o nosso?
14. O que é a
inseminação artificial?
15. Diferencie
fecundação in vitro de inseminação artificial.
16.
Quais as implicações religiosas deste tema?
17.
Quais as vantagens econômicas da inseminação em
animais (bovinos, equinos, etc)?
18.
O que é genética forense?
19. Como ela tem ajudado?
20. lustre os cariótipos
das doenças listadas abaixo:
a) Síndrome de Turner
b) Síndrome de Klinefelter
c) Síndrome de Patau
Genética
Mendeliana:
1. Quando Mendel
iniciou seus experimentos com as ervilhas, trabalhou inicialmente com a análise
de uma característica por vez, utilizando sempre “linhagens puras”
Pergunta-se:
a) O que é linhagem pura?
b)
Como Mendel obtinha linhagens puras de ervilhas?
2. Conceitue:
a) Lócus gênico
b) Alelo
c) Dominância
d) Recessividade
e) Homozigoto
f) Heterozigoto
g) Genótipo
h) Fenótipo
3. Um casal não
consegue ter filhos porque a mulher, apesar de produzir óvulos normais, possui
o útero atrofiado(útero infantil). Uma amiga se dispõe a desenvolver em seu
útero o embrião do filho do casal, obtido por fecundação em laboratório. Essa
amiga, no entanto, é portadora de uma doença hereditária. Há possibilidade de
essa doença ser transmitida à criança? Justifique sua resposta.
4. Um determinado casal
normal, mas heterozigoto para o albinismo, solicitou aconselhamento genético
sobre a possibilidade de vir a ter crianças apresentando a condição albina.
Qual a probabilidade desse casal ter:
a) quatro crianças albinas?
b) uma criança albina e
do sexo feminino?
c) uma criança normal
heterozigota e do sexo masculino?
d) Represente o
provável heredograma desse casal, admitindo-se que as suposições feitas nas
letras (b) e (c), realmente se concretizem.
5. A queratose
(anomalia da pele) é condicionada por um alelo dominante. Um homem com
queratose, heterozigoto, casa- se com
uma mulher normal. Se o casal tiver cinco filhos, qual a probabilidade de serem
dois normais e três com queratose?
6. Em coelhos a pelagem
branca é dominante, enquanto que a pelagem cinza é recessiva. Do cruzamento de
vários casais heterozigotos nasceram 480 filhotes.
a) Qual seria o nº
esperado de filhotes brancos?
b) Qual seria o nº
esperado de filhotes heterozigotos?
7. Para que haja
possibilidade de ocorrência de eritroblastose fetal (doença hemolítica do
recém-nascido), é preciso que o pai, a mãe e o filho tenham, respectivamente,
os fatores sanguíneos:
a)
Pai:
b) Mãe:
c) Filho:
8. No diagrama abaixo está representado o casamento
entre um homem normal e uma mulher normal, filha de um homem hemofílico .
Sabendo-se que a hemofilia é uma doença determinada por
um gene recessivo e ligado ao sexo, deste casamento poderão nascer crianças
hemofílicas na proporção de:
9. O gene L determina
cabelos castanhos e é dominante sobre l, que determina cabelos louros. O gene A
determina olhos castanhos e é dominante sobre a, que determina olhos azuis.
Esses genes segregam-se independentemente. Um homem de cabelos castanhos e olhos
azuis casa-se com uma mulher de cabelos e olhos castanhos. O casal tem um filho
de cabelos castanhos e olhos azuis e outro de cabelos louros e olhos castanhos.
Qual a probabilidade de esse casal ter um filho de cabelos louros e olhos azuis?
10. Monte um heredograma
(genealogia) de um casal e seu filho. O pai é dos grupos sanguíneos A+,mas de
genótipos heterozigotos tanto no sistema ABO quanto no fato Rh.A mãe e dos
grupos sanguíneos O-.O filho possui grupos sanguíneos O+.Dentro dos símbolos
heredograma (quadrado, circulo) você deverá escrever os fenótipo.
11. Uma mulher
Rh+ , cujo pai é Rh– , é casada
com um homem Rh– , cuja mãe é Rh– . A probabilidade desse casal vir a
ter uma criança Rh–
é de:
Evolução
I. LAMARCK E DARWIN
1) Cite as teorias de
Lamarck e explique por que estão erradas.
2) Explique a teoria da
seleção natural de Darwin.
II. FÓSSEIS
1) O que são fósseis?
2) Quais os principais
tipos de fossilização?
3) Quais as condições
ideais para que haja fossilização?
III. ÓRGÃOS VESTIGIAIS,
EVIDÊNCIAS MOLECULARES E BIOQUÍMICAS
1) Explique o que é um
órgão vestigial.
2) Cite uma evidência molecular.
IV. ESTRUTURAS ANÁLOGAS
E HOMÓLOGAS
1) Defina estrutura
análoga e dê um exemplo comparativo.
2) O que são estruturas
homólogas? Cite 3 exemplos. V.
V- TEORIA SINTÉTICA.
1) Em quais
características está pautada a Teoria Sintética?
2) Explique a
importância da mutação e permutação.
3) Explique como a
migração, deriva genética e endogamia atuam . VI.
VI - ESPECIAÇÃO
1) Diferencie a
anagênese da cladogênese.
2) Explique a atuação do isolamento geográfico e isolamento reprodutivo na formação de novas espécies, com exemplos.
VII. EVOLUÇÃO HUMANA: ORDEM DOS PRIMATAS – HOMINÍDEOS
1) Observe a árvore filogenética que relaciona primatas atuais e seus ancestrais.
Classifique os
primatas e os hominídeos de acordo com as características até chegar em Homo sapiens. VIII. HOMINÍDEOS AS
POPULAÇÕES HUMANAS ATUAIS
1) Dentre as populações
humanas listadas abaixo caracterize, de maneira geral e onde surgiram, cada uma delas:
a)
Negroides
b) Caucasoides
c) Australoides
d) Mongoloides
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