domingo, 8 de dezembro de 2019

TRABALHO E.I - PORTUGUÊS - 1º ANO - PROF.ª ROSANGELA



NOME:                                                                                                       
1º ano do Ensino Médio
TURMA: 
Data        /        /  

DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA 
PROF.: ROSÂNGELA 
ASSUNTO: ESTUDOS INDEPENDENTES 
VALOR: 40 PTS 
NOTA:



Pesquisar, conceituar e exemplificar as questões abaixo.

01. Variedades linguísticas

02. Países em que a Língua Portuguesa é oficial

03. Funções da linguagem

04. Figuras de linguagem (mais de 15)

05. Denotação e conotação

06. Fonologia:
·         Fonema e letra
·         Ditongos crescente e decrescente
·         Tritongo
·         Encontro consonantal
·         Dígrafo

07. Acentuação gráfica (inclusive os casos especiais)

08. Classes de palavras:
·         Artigo
·         Substantivo
·         Adjetivo
·         Numeral
                                                                                                                       
09. Estrutura e formação de palavras

10. Gêneros literários (lírico, épico e dramático)

11. Identificar e copiar o contexto histórico, as características, autores principais e obras de destaque referente aos estilos de épocas abaixo

a) Trovadorismo
b) Humanismo
c) Renascimento
d) Quinhentismo
e) Barroco
f) Arcadismo ou Neoclassicismo

12. Produção de texto e gramática contextualizada
- Texto dissertativo-argumentativo
- Faça uma redação referente ao tema a seguir:

Proposta de redação – (enem 2006 – adaptada)

Uma vez que nos tornamos leitores da palavra, invariavelmente estaremos lendo o mundo sob a influência dela, tenhamos consciência disso ou não. A partir de então, mundo e palavra permearão constantemente nossa leitura e inevitáveis serão as correlações, de modo intertextual, simbiótico, entre realidade e ficção. 
Lemos porque a necessidade de desvendar caracteres, letreiros, números faz com que passemos a olhar, a questionar, a buscar decifrar o desconhecido. Antes mesmo de ler a palavra, já lemos   universo que nos permeia: um cartaz, uma imagem, um som, um olhar, um gesto.  
São muitas as razões para a leitura. Cada leitor tem a sua maneira de perceber e de atribuir significado ao que lê.
Inajá Martins de Almeida. O ato de ler. Internet: <www.amigosdolivro.com.br> (com adaptações). 

Minha mãe muito cedo me introduziu aos livros. Embora nos faltassem móveis e roupas, livros não poderiam faltar. E estava absolutamente certa. Entrei na universidade e tornei-me escritor. Posso garantir: todo escritor é, antes de tudo, um leitor.
Moacyr Scliar. O poder das letras. In: TAM Magazine, jul./2006, p. 70 (com adaptações). 

(...) possuía o que qualquer criança devoradora de histórias gostaria de ter: um pai dono de livraria.
Até que veio para ela o magno dia de começar a exercer sobre mim uma tortura chinesa. Como casualmente, informou-me que possuía  As reinações de Narizinho”, de Monteiro Lobato. Era um livro grosso, meu Deus, era um livro para se ficar vivendo com ele, comendo-o, dormindo-o.
(,,, )"E você fica com o livro por quanto tempo quiser." Entendem? Valia mais do que me dar o livro: "pelo tempo que eu quisesse" é tudo o que uma pessoa, grande ou pequena, pode ter a ousadia de querer.
(,,,) Horas depois abri-o, li algumas linhas maravilhosas, fechei-o de novo, fui passear pela casa, adiei ainda mais indo comer pão com manteiga, fingi que não sabia onde guardara o livro, achava-o, abria-o por alguns instantes. (Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector)

Existem inúmeros universos coexistindo com o nosso, neste exato instante, e todos bem perto de nós. Eles são bidimensionais e, em geral, neles imperam o branco e o negro.  
Estes universos bidimensionais que nos rodeiam guardam surpresas incríveis e inimagináveis! Viajamos instantaneamente aos mais remotos pontos da Terra ou do Universo; ficamos sabendo os segredos mais ocultos de vidas humanas e da natureza; atravessamos eras num piscar de olhos; conhecemos civilizações desaparecida s e outras que nunca foram vistas por olhos humanos.  Estou falando dos universos a que chamamos de livros. Por uns poucos reais podemos nos transportar a esses universos e sair deles muito mais ricos do que quando entramos.
Internet: <www.amigosdolivro.com.br> (com adaptações). 

Considerando que os textos acima têm caráter apenas motivador, redija um texto dissertativo a respeito do seguinte tema: O poder de transformação da leitura. Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação. Selecione, organize e relacione argumentos, exemplifique, fatos e opiniões para defender seu ponto de vista e suas propostas, sem ferir os direitos humanos.  

Observações: 

- Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da língua portuguesa.
- O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.
- O texto deve ter, no mínimo, 15 (quinze) linhas e no máximo, 20 (vinte), escritas.
- Faça a redação em uma folha própria (pegar com o professor(a), deverá ser a caneta azul ou preta.
- O rascunho pode ser feito no verso da proposta, o qual também deverá ser entregue.

Orientações:

O trabalho deverá ser manuscrito, unicamente, pelo aluno em Estudos Independentes. Após encontrar o material da pesquisa de cada item descrito, faça uma síntese enfatizando os pontos mais relevantes.
Bom trabalho !


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