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Nº
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1º ano do Ensino Médio
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TURMA:
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Data / /
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DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
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PROF.: ROSÂNGELA
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ASSUNTO: ESTUDOS INDEPENDENTES
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VALOR: 40 PTS
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NOTA:
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Pesquisar,
conceituar e exemplificar as questões abaixo.
01. Variedades linguísticas
02. Países em que a Língua Portuguesa é oficial
03. Funções da linguagem
04. Figuras de linguagem (mais de 15)
05. Denotação e conotação
06. Fonologia:
·
Fonema
e letra
·
Ditongos
crescente e decrescente
·
Tritongo
·
Encontro
consonantal
·
Dígrafo
07. Acentuação gráfica (inclusive os casos especiais)
08. Classes de palavras:
·
Artigo
·
Substantivo
·
Adjetivo
·
Numeral
09. Estrutura e
formação de palavras
10. Gêneros literários
(lírico, épico e dramático)
11. Identificar e copiar
o contexto histórico, as características, autores principais e obras
de destaque referente aos estilos de épocas abaixo
a)
Trovadorismo
b)
Humanismo
c)
Renascimento
d)
Quinhentismo
e)
Barroco
f)
Arcadismo ou Neoclassicismo
12.
Produção de texto e gramática
contextualizada
-
Texto dissertativo-argumentativo
-
Faça uma redação referente ao tema a seguir:
Proposta
de redação – (enem 2006 – adaptada)
Uma vez que nos tornamos leitores da palavra, invariavelmente estaremos lendo o mundo sob a influência dela, tenhamos consciência disso ou não. A partir de então, mundo e palavra permearão constantemente nossa leitura e inevitáveis serão as correlações, de modo intertextual, simbiótico, entre realidade e ficção.
Lemos porque a necessidade de
desvendar caracteres, letreiros, números faz com que passemos a olhar, a
questionar, a buscar decifrar o desconhecido. Antes mesmo de ler a palavra, já
lemos universo que nos permeia: um cartaz, uma
imagem, um som, um olhar, um gesto.
São muitas as razões para a
leitura. Cada leitor tem a sua maneira de perceber e de atribuir significado ao
que lê.
Inajá Martins de Almeida. O ato de ler. Internet: <www.amigosdolivro.com.br> (com adaptações).
Inajá Martins de Almeida. O ato de ler. Internet: <www.amigosdolivro.com.br> (com adaptações).
Minha mãe muito cedo me
introduziu aos livros. Embora nos faltassem móveis e roupas, livros não poderiam
faltar. E estava absolutamente certa. Entrei na universidade e tornei-me
escritor. Posso garantir: todo escritor é, antes de tudo, um leitor.
Moacyr Scliar. O poder das letras. In: TAM Magazine, jul./2006, p. 70 (com adaptações).
Moacyr Scliar. O poder das letras. In: TAM Magazine, jul./2006, p. 70 (com adaptações).
(...) possuía o que qualquer criança devoradora de
histórias gostaria de ter: um pai dono de livraria.
Até que
veio para ela o magno dia de começar a exercer sobre mim uma tortura chinesa.
Como casualmente, informou-me que possuía
“As reinações de Narizinho”,
de Monteiro Lobato. Era um livro grosso, meu Deus, era um livro para se ficar
vivendo com ele, comendo-o, dormindo-o.
(,,, )"E você fica com o livro por quanto tempo
quiser." Entendem? Valia mais do que me dar o livro: "pelo tempo que
eu quisesse" é tudo o que uma pessoa, grande ou pequena, pode ter a
ousadia de querer.
(,,,) Horas depois abri-o, li algumas linhas maravilhosas,
fechei-o de novo, fui passear pela casa, adiei ainda mais indo comer pão com
manteiga, fingi que não sabia onde guardara o livro, achava-o, abria-o por
alguns instantes. (Felicidade Clandestina, de Clarice Lispector)
Existem inúmeros universos
coexistindo com o nosso, neste exato instante, e todos bem perto de nós. Eles
são bidimensionais e, em geral, neles imperam o branco e o negro.
Estes universos bidimensionais
que nos rodeiam guardam surpresas incríveis e inimagináveis! Viajamos
instantaneamente aos mais remotos pontos da Terra ou do Universo; ficamos
sabendo os segredos mais ocultos de vidas humanas e da natureza; atravessamos
eras num piscar de olhos; conhecemos civilizações desaparecida s e outras que
nunca foram vistas por olhos humanos. Estou falando dos universos a
que chamamos de livros. Por uns poucos reais podemos nos transportar a esses
universos e sair deles muito mais ricos do que quando entramos.
Internet: <www.amigosdolivro.com.br> (com adaptações).
Internet: <www.amigosdolivro.com.br> (com adaptações).
Considerando
que os textos acima têm caráter apenas motivador, redija um texto dissertativo
a respeito do seguinte tema: O poder de transformação da leitura. Ao desenvolver o tema proposto, procure utilizar
os conhecimentos adquiridos e as reflexões feitas ao longo de sua formação.
Selecione, organize e relacione argumentos, exemplifique, fatos e opiniões para
defender seu ponto de vista e suas propostas, sem ferir os direitos
humanos.
Observações:
- Seu texto deve ser escrito na modalidade padrão da língua portuguesa.
- O texto não deve ser escrito em forma de poema (versos) ou narração.
- O texto deve ter, no mínimo, 15 (quinze) linhas e no máximo, 20 (vinte), escritas.
- Faça a redação em uma folha própria (pegar com o professor(a), deverá ser a caneta azul ou preta.
- O rascunho pode ser feito no verso da proposta, o qual também deverá ser entregue.
Orientações:
O trabalho
deverá ser manuscrito, unicamente,
pelo aluno em Estudos Independentes. Após encontrar o material da pesquisa de
cada item descrito, faça uma síntese enfatizando os pontos mais relevantes.
Bom trabalho
!
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